ISBN: 9788532310026

Grupos e terapia ocupacional

Formação, pesquisa e ações

Organizador(es): Flavia Liberman, Viviane Maximino

Autor(es): Ana Carolina da Costa Savani, Andrea Perosa Saigh Jurdi, Barbara Cristina Mello, Cristina Freire Weffort, Eliane Dias de Castro, Elizabeth Maria Freire de Araújo Lima, Flavia Liberman, Gisela Maria de S. Nigro, Leonardo José Costa de Lima, Letícia Cohen, Livia Barbieri Scandiuzi, Marcia Cabral da Costa, Maria Inês Britto Brunello, Maria Luisa Gazabim Simões Ballarin, Mauricio Lourenção Garcia, Paula Giovana Furlan, Priscilla Feres Spinola, Priscilla de Oliveira Luz, Renata Caruso Mecca, Solange Tedesco, Sonia Maria Leonardi Ferrari, Stella Maris Nicolau, Tainah Iaizzo Longatti, Thaís Valente, Viviane Maximino, Yara de Sá

No âmbito da educação, este livro discute a desafiadora tarefa de ensinar e aprender a fazer grupos. Os 16 capítulos nele contidos são um convite, reflexivo e sensível, a conhecer o trabalho grupal em construção permanente com populações diversas – estudantes de graduação, crianças, jovens populares urbanos, mulheres e homens. Referência fundamental para estudantes, profissionais e professores de TO.

Em estoque

R$96,50

ISBN: 9788532310026

Assuntos: ,

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9788532310026
REF: 11002
Edição 1
Ano 2015
Nº de Páginas 296
Peso 0.33 kg
Formato 14 × 21 cm

Flavia Liberman

Flavia LibermanTerapeuta ocupacional e doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é professora do curso de Terapia Ocupacional e do Programa de Mestrado Ensino em Ciências da Saúde Modalidade Profissional da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Baixada Santista. Autora de Danças em terapia ocupacional (Summus, 1998), Delicadas coreografias: instantâneos de uma terapia ocupacional (Summus, 2008) e de artigos em coletâneas e periódicos, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de atividades e recursos terapêuticos em terapia ocupacional, formação e trabalho em saúde, arte, corpo, grupos e mulheres. É membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Trabalho em Saúde (e  do Laboratório Corpo e Arte ambos da Unifesp – campus Baixada Santista e do Laboratório Interinstitucional de Atividades Humanas e TO. Contato: toflavia.liberman@gmail.com.

Viviane Maximino

Viviane MaximinoTerapeuta ocupacional pela Universidade de São Paulo (USP), é doutora em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e especialista no Método Terapia Ocupacional Dinâmica pelo Centro de Estudos de Terapia Ocupacional(Ceto). Professora do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Baixada Santista, é autora de Grupos de atividade para pacientes psicóticos (Ed. da Univap, 2001).Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nos temas grupos, atividades e recursos terapêuticos, fundamentos de terapia ocupacional e formação em saúde. É membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Trabalho em Saúde (Lepets), da Unifesp, campus Baixada Santista, e do Laboratório Interinstitucional de Atividades Humanas e Terapia Ocupacional. Contato: vivimax10@yahoo.com.br.

Ana Carolina da Costa Savani


Terapeuta ocupacional formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Baixada Santista. é acompanhante terapêutica em formação pelo Attenda – Transmissão e Clínica em Psicanálise. Atua como articuladora de oficinas de trabalho no Instituto “A Casa” e integra equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que apoia as equipes de Estratégia de Saúda da Família na região Leste da cidade de São Paulo. Contato: anacarol.csavani@gmail.com.

Andrea Perosa Saigh Jurdi


Terapeuta ocupacional, é doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do programa de mestrado Ensino em Ciências da Saúde Modalidade Profissional da Unifesp (Baixada Santista), desenvolve atividades em ensino, pesquisa e extensão na área da infância, saúde mental infantil e educação. Publicou diversos artigos em coletâneas e periódicos. É membro do Laboratório de Conhecimento Compartilhado em Saúde Mental da Unifesp e membro do Laboratório Interunidades de Estudo das Deficiências Lide da USP. Contato: andreajurdi@gmail.com.

Barbara Cristina Mello


Terapeuta ocupacional, é mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Baixada Santista. Especialista em Inclusão da Pessoa com Deficiência Mental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Terapia Ocupacional em Neurologia pela Faculdade Método de São Paulo (Famesp). É gerente de serviços da Residência Inclusiva de Santo Amaro. 

Cristina Freire Weffort


Terapeuta ocupacional com aperfeiçoamento em Gestão e Liderança pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é especialista em Dependência Química pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Atua na gestão de serviços de saúde mental. Contato: crisfw@gmail.com.

Eliane Dias de Castro


Terapeuta ocupacional e doutora em Ciências pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), é professora do curso de Terapia Ocupacional da USP e do Programa de Pós-Graduação Interunidades Estética e História da Arte da USP. Integra o Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte e Corpo e TO e Laboratório Interinstitucional de Atividades Humanas e TO. Pesquisa e atua nos temas: terapia ocupacional, intervenção social, atividades humanas, arte, corpo, cuidado de pessoas, produção de subjetividade, cultura e participação sociocultural, com publicações em periódicos. Contato: elidca@usp.br.

Elizabeth Maria Freire de Araújo Lima


Terapeuta ocupacional e doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é pós-doutora em Artes pela University of the Arts - London. Professora do Curso de Terapia Ocupacional da USP e orientadora no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp-Assis), é autora de Arte, clínica e loucura: território em mutação (Summus/Fapesp, 2009) e de diversos artigos em coletâneas e periódicos. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na interface arte, cultura e saúde e nos estudos da subjetividade. Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte e Corpo em Terapia Ocupacional e integra o Laboratório Interinstitucional de Atividades Humanas e TO. Contato: beth.lima@usp.br.

Flavia Liberman


Terapeuta ocupacional e doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é professora do curso de Terapia Ocupacional e do Programa de Mestrado Ensino em Ciências da Saúde Modalidade Profissional da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Baixada Santista. Autora de Danças em terapia ocupacional (Summus, 1998), Delicadas coreografias: instantâneos de uma terapia ocupacional (Summus, 2008) e de artigos em coletâneas e periódicos, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de atividades e recursos terapêuticos em terapia ocupacional, formação e trabalho em saúde, arte, corpo, grupos e mulheres. É membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Trabalho em Saúde (e  do Laboratório Corpo e Arte ambos da Unifesp – campus Baixada Santista e do Laboratório Interinstitucional de Atividades Humanas e TO. Contato: toflavia.liberman@gmail.com.

Gisela Maria de S. Nigro


Terapeuta ocupacional, é especialista em Práxis Artística e Terapêutica: Interfaces da Arte e da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Coordena o Centro de Atenção Psicossocial II Adulto Lapa. Contato: giselanigro@gmail.com.

Leonardo José Costa de Lima


Terapeuta ocupacional e mestre em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é assessor técnico da Saúde da pessoa idosa da Coordenadoria Regional de Saúde Oeste (São Paulo). Conselheiro e coordenador da Comissão de Desenvolvimento Científico e Ensino em Terapia Ocupacional do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), tem experiência clínica, acadêmica e como palestrante em saúde mental, artes e gerontologia. Integra o Laboratório Interinstitucional de Atividades Humanas e TO e o Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte e Corpo e TO. Contato: leocostalima02@gmail.com.

Letícia Cohen


Psicóloga formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e especialista em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, atua como psicóloga no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil II de Parelheiros (SP).Contato: leticiamcohen@hotmail.com.

Livia Barbieri Scandiuzi


Terapeuta ocupacional pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Baixada Santista, é residente em Saúde Mental pela Residência Multiprofissional da Unifesp. Contato: liviscandiuzzi@gmail.com.

Marcia Cabral da Costa


Terapeuta ocupacional e doutoranda em Psicologia da Universidade Federal Fluminense UFF), é professora do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da mesma instituição. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de saúde mental, saúde da família, arte, cultura, terapia ocupacional e formação em saúde. É líder do Grupo de Pesquisa Inclusão, Corpo, Arte e Transdisciplinaridade (InCArT) e membro do Grupo de Pesquisa Atividades Humanas e Terapia Ocupacional. Contato: marciacabralto@gmail.com.

Maria Inês Britto Brunello


Terapeuta ocupacional, é doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da graduação em Terapia Ocupacional da USP, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nos campos da deficiência intelectual, saúde mental infantojuvenil, ludicidade e abordagens grupais. Com publicações em periódicos, é coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Deficiência e Cotidiano do Curso de Terapia Ocupacional da USP. Contato: maribrunello@hotmail.com.

Maria Luisa Gazabim Simões Ballarin


Terapeuta ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é doutora em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e docente da Faculdade de Terapia Ocupacional do Centro de Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Desenvolve atividades de ensino e pesquisa nas áreas de saúde mental, terapia ocupacional e formação profissional em saúde, sendo autora de artigos em coletâneas e periódicos. Contato: mlballarin@puc-campinas.edu.br.

Mauricio Lourenção Garcia


Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é doutor e mestre em Psicologia Clínica pela mesma instituição. Professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp, campus Baixada Santista, tem experiência na área de psicologia com ênfase em clínica institucional. É tutor acadêmico do Pró-Saúde/Pet-Saúde, na linha de Formação para o Cuidado em Rede de Atenção Psicossocial, parceria entre a Unifesp-BS e a Secretaria Municipal de Saúde de Santos (SP). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nos temas: formação interprofissional e a produção do cuidado em redes territoriais, saúde e redes sociais, memória coletiva e processos de subjetivação. É membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Trabalho em Saúde (Lepets) da Unifesp (campus Baixada Santista). Contato: garcia.mauricio@unifesp.br.

Paula Giovana Furlan


Terapeuta ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília (UnB). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nos temas apoio institucional, atenção básica e gestão em saúde, grupos e coletivos, processos de formação profissional, trabalho em equipe, clínica e subjetividade. Contato: paulagio@gmail.com.

Priscilla de Oliveira Luz


Enfermeira e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é especialista em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (USP) e responsável técnica da enfermagem do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil II de Parelheiros (SP). Contato: pqprincipe@hotmail.com.

Priscilla Feres Spinola


Terapeuta ocupacional pelo Centro Universitário São Camilo, é mestranda do Programa Ciências da Reabilitação da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Terapia Ocupacional em Saúde Mental pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e especialista no método Terapia Ocupacional Dinâmica pelo Centro de Estudos de Terapia Ocupacional (Ceto), atua como terapeuta ocupacional no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário do Estado de São Paulo. Contato: prisci.to@gmail.com.

Renata Caruso Mecca


Terapeuta ocupacional pela Universidade de São Paulo (USP), é doutoranda em Memória Social na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Professora do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da mesma instituição. Publicou diversos artigos em coletâneas e periódicos. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de arte e corpo em terapia ocupacional, cultura e saúde, saúde mental e atenção básica. Membro do Grupo de Pesquisa Atividades Humanas e Terapia Ocupacional. Contato: meccadasartes@yahoo.com.br.

Solange Tedesco


Terapeuta ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), é doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professora do curso de Terapia Ocupacional e Psicologia do Centro Universitário São Camilo, coordena o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Unifesp, além de atuar como terapeuta ocupacional do Programa de Esquizofrenia do Departamento de Psiquiatria da mesma instituição. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em terapia ocupacional em saúde mental, avaliação multidimensional em terapia ocupacional, psicopatologia e saúde mental. Autora de artigos em coletâneas e periódicos. Contato: sotedesco@uol.com.br.

Sonia Maria Leonardi Ferrari


Especialista no método Terapia Ocupacional Dinâmica pelo Centro de Estudos de Terapia Ocupacional (Ceto), é diretora a do Instituto “A Casa” e do Centro de Especialidades em Terapia Ocupacional do Ceto. Professora dessa instituição, é coordenadora do Aprimoramento na Clínica das Psicoses do Instituto “A Casa”, além de autora de artigos publicados em coletâneas e periódicos. Contato: sferrari@uol.com.br

Stella Maris Nicolau


Terapeuta ocupacional pela Universidade de São Paulo (USP), é doutora em Ciências pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da mesma instituição. Professora do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp, campus Baixada Santista), desenvolve atividade de ensino, pesquisa e extensão na área das abordagens territoriais e comunitárias com pessoas com deficiência, gênero e deficiência, saúde mental comunitária e saúde coletiva. É membro do Laboratório de Reabilitação com Ênfase no Território do curso de Terapia Ocupacional da USP e do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Trabalho em Saúde (Lepets) da Unifesp, campus Baixada Santista.

Tainah Iaizzo Longatti


Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Baixada Santista, integra a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) do município de Pedras de Fogo (PB). Contato: tainahiaizzo@gmail.com.

Thaís Valente


Terapeuta ocupacional pelo Centro Universitário São Camilo, é especialista em Terapia Ocupacional em Saúde Mental pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Atualmente desenvolve ações de terapia ocupacional em Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas no bairro da Penha, município de São Paulo (SP). Contato: thais.rv@gmail.com.

Viviane Maximino


Terapeuta ocupacional pela Universidade de São Paulo (USP), é doutora em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e especialista no Método Terapia Ocupacional Dinâmica pelo Centro de Estudos de Terapia Ocupacional(Ceto). Professora do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Baixada Santista, é autora de Grupos de atividade para pacientes psicóticos (Ed. da Univap, 2001).Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nos temas grupos, atividades e recursos terapêuticos, fundamentos de terapia ocupacional e formação em saúde. É membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Trabalho em Saúde (Lepets), da Unifesp, campus Baixada Santista, e do Laboratório Interinstitucional de Atividades Humanas e Terapia Ocupacional. Contato: vivimax10@yahoo.com.br.

Yara de Sá


Psicóloga pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é facilitadora em Constelação Familiar Sistêmica pelo método de Alexandra Caymmi (TSFI), além de especialista em Teorias e Técnicas em Cuidados Integrativos pela Unifesp. É psicóloga no Ambulatório de Cuidados Integrativos: Programa para pacientes com ELA, Miastenia e Cuidadores da Unifesp. Contato: yara_psico@yahoo.com.br.

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [85.94 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Grupos e terapia ocupacional”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Danças em Terapia Ocupacional

Flavia Liberman
R$48,20

Em estoque

O livro é uma elaboração teórica sobre a atividade de dança em Terapia Ocupacional (TO). Baseado no trabalho com um grupo de mulheres, o texto faz uma análise crítica do conceito de atividade em TO e propõe novas abordagens para este instrumento de trabalho. A partir da sua experiência pessoal, a autora inova conceitos e abre, de forma pioneira, a discussão da prática profissional ao utilizar a dança e as linguagens do corpo como matéria-prima para a atividade em Terapia-Ocupacional.

Terapia ocupacional no Brasil

Celina C. Bartalotti
Marysia M. R. do Prado de Carlo
R$64,20

Em estoque

Preparado por profissionais e professores, é o primeiro livro lançado por autores brasileiros que traz os fundamentos da terapia ocupacional. Escrito para ser usado como livro-texto na graduação e para profissionais se atualizarem, os capítulos tratam de temas básicos para a prática da terapia ocupacional.

Delicadas coreografias

Instantâneos de uma terapia ocupacional
Flavia Liberman
R$133,00

Em estoque

Por meio de experiências clínicas e trabalho em cursos de graduação e com grupos, Flávia Liberman coletou dezenas de depoimentos e estudos a fim de problematizar características da prática da terapia ocupacional e discutir seus conceitos. Aqui, a autora analisa as delicadas coreografias de alunos e pacientes mostrando ser possível desenvolver maiores sensibilidades, mais atentas ao próprio corpo, ao pulso vital e aos contatos com o outro. Lindas imagens permeiam a obra.