ISBN: 9788532300782

Inclusão e educação

Doze olhares sobre a educação inclusiva

Autor(es): António M. Magalhães, Carlos Skliar, Catarina Tomás, David Rodrigues, Fátima Denari, João Barroso, Júlio Romero Ferreira, Luiza Cortesão, Luís de Miranda Correia, Manuel Jacinto Sarmento, Maria Teresa Eglér Mantoan, Natália Fernandes, Soraia Napoleão Freitas, Stephen R. Stoer, Windyz B. Ferreira

Desenvolver uma escola que rejeite a exclusão e promova a aprendizagem conjunta e sem barreiras. Trata-se de um objetivo ambiciosoe complexo porque a escola sempre conviveu com a seleção, e só aparentemente é “para todos e para cada um”. Aqui, doze especialistas apresentam suas perspectivas sobre o tema, abrindo horizontes para que os professores reflitam sobre a sua prática.

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ISBN: 9788532300782

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Editora: Summus Editorial

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Detalhes do Livro

ISBN 9788532300782
REF: 10078
Edição 1
Ano 2006
Nº de Páginas 320
Peso 0.38 kg
Formato 14 × 21 cm

António M. Magalhães


Carlos Skliar


Catarina Tomás


David Rodrigues


Professor da Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, Departamento de Educação Especial e Reabilitação. Coordena o Mestrado em Educação Especial e o Curso de Terapias Expressivas. É pesquisador nas áreas da Educação Inclusiva, Educação Especial e Psicomotricidade. Leciona em várias universidades portuguesas (Lisboa, Coimbra, Porto e Açores), é professor convidado na Universidade Católica de Lovaina e conferencista na Espanha, na França e na Itália. Trabalha em projetos europeus na Ucrânia, na Lituânia e na Rússia. Visita regularmente universidades brasileiras, especialmente a Unicamp e a Udesc. Trabalha para a Unesco em projetos de educação inclusiva e é coordenador do Fórum de Estudos de Educação Inclusiva (www.fmh.utl.pt/feei). É membro do conselho editorial de várias revistas portuguesas e de seis internacionais. É autor e organizador de diversos livros, entre eles Aprender juntos para aprender melhor (Feei, 2007), O corpo que (des)conhecemos (Edições FMH), Investigação em educação inclusiva – vol. 1 e 2 (Edições FMH). No Brasil, publicou: Atividade motora adaptada: a alegria do corpo (Artes Médicas, 2006), Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva (Summus, 2006), Os valores e as atividades corporais (Summus, 2008), Os lugares da exclusão social (Cortez, 2004), com Stephen Stoer e Antônio Magalhães, e Educação inclusiva e necessidades educacionais especiais (UFSM, 2005), com Ruy Krebs e Soraia Freitas. Pertence à rede de peritos europeus em defi ciência (Aned) da Comissão Européia e é embaixador paralímpico da seleção portuguesa para o projeto Pequim 2008. Recebeu em 2007 o prêmio de pesquisa “União Latina”.

Fátima Denari


João Barroso


Júlio Romero Ferreira


Luís de Miranda Correia


Luiza Cortesão


Manuel Jacinto Sarmento


Maria Teresa Eglér Mantoan


Maria Teresa Eglér Mantoan

É pedagoga. Mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (Leped) e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp. Membro da Ordem Nacional do Mérito Educacional pelos relevantes serviços prestados à educação brasileira, dedica-se, nas áreas de docência, pesquisa e extensão, ao direito incondicional de todos à educação e à formação inicial e continuada de professores para assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência.

Natália Fernandes


Soraia Napoleão Freitas


Stephen R. Stoer


Windyz B. Ferreira


Desenvolve há dez anos estudos sobre processos de exclusão e inclusão nas escolas. É consultora da Unesco (Paris e América Latina) para assuntos de educação inclusiva desde 1997, tendo participado da elaboração de importantes documentos. Implantou e coordenou o projeto nacional Educar na Diversidade, do Ministério da Educação. Docente de universidades brasileiras há mais de 25 anos, atualmente é professora doutora na Universidade Federal da Paraíba. Publicou inúmeros artigos e capítulos de livros, tanto no Brasil como no exterior, e em 2003 elaborou, para a organização Save the Children, a cartilha Aprendendo sobre os direitos das crianças com deficiência: guia de orientação à família, escola e comunidade.

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