ISBN: 9788532310743

Orientação profissional em ação – Volume 1

Formação e prática de orientadores

Organizador(es): Dulce Helena Penna Soares, Marilu Diez Lisboa

Autor(es): Adolfo Pfeifer, Anna Kelly Fraxe Tizianel Frota, Camila de Sousa Pereira-Guizzo, Cláudia Basso, Dulce Helena Penna Soares, Gabriel Feigel, Geruza Tavares D'Avila, Iúri Novaes Luna, João Lucas Xavier, Magda Baetta, Marilu Diez Lisboa, Nadia Rocha Veriguine, Regina Célia Paulineli Borges

Numa era de precarização do trabalho, marcada pela incerteza e pela instabilidade econômico-social, a escolha – ou a redefinição – de uma carreira constitui um grande desafio. Quando se unem elementos como autoconhecimento, análise criteriosa das profissões e segurança no momento de optar por determinada área de atuação, a chance de sucesso é alta, mas poucas são as pessoas que têm consciência da importância desse tripé. Assim, os orientadores profissionais são essenciais para auxiliar os indivíduos a escolher uma carreira compatível com suas necessidades e aptidões.Este livro apresenta estudos, pesquisas e práticas de orientadores profissionais que visam contribuir para solidificar a área no Brasil. Objetiva, ainda, auxilia no planejamento de carreira da população que ainda não se inseriu no mundo do trabalho e daqueles que buscam uma profissão que lhes traga satisfação, segurança e crescimento pessoal.

Em estoque

R$98,90

ISBN: 9788532310743

Assuntos: , ,

Coleção: Orientação Profissional em Ação

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9788532310743
REF: 11074
Edição 1
Ano 2017
Nº de Páginas 312
Peso 0.35 kg
Formato 14 × 21 cm

Dulce Helena Penna Soares

Dulce Helena Penna SoaresPsicóloga mestre em Psicologia da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de Estrasburgo, na França, e pós-doutora em Psicologia pela UFRGS. Professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sócia do Instituto do Ser – Orientação Profissional e de Carreira e professora dos cursos de formação em orientação profissional e de carreira. Realiza consultoria em programas de orientação para aposentadoria e orientação financeira em organizações públicas e privadas. Ministra palestras e workshops em empresas e escolas.

Marilu Diez Lisboa

Marilu Diez LisboaPsicóloga clínica e social, é mestre e doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fundadora e diretora do Instituto do Ser – Orientação Profissional e de Carreira, é professora coordenadora dos cursos de Formação em Orientação Profissional – A facilitação da escolha da instituição. Presidente-fundadora e conselheira da Associação Brasileira de Orientação Profissional (Abop). Organizadora e coautora de livros na área do conhecimento de orientação profissional.

Adolfo Pfeifer


Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Análise de Sistemas pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e em Orientação Profissional pelo Instituto do Ser – Orientação Profissional e de Carreira. Especializado em Administração pela UFRGS e mestre em Ergonomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalha desde 2009 com gestão de pessoas no Serpro. 

Anna Kelly Fraxe Tizianel Frota


Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas) e formada pelo Instituto do Ser – Orientação Profissional e de Carreira de 2009 a 2015, nas cidades de Fortaleza (CE) e Florianópolis (SC). Autora do livro Profissão futuro – 100 perguntas para auxiliar na escolha profissional (2016, Matrix Editora). Atua como orientadora profissional de vestibulandos na Profissio – Escolhas e Carreiras e no Único Vestibulares, em São Luís (MA).

Camila de Sousa Pereira-Guizzo


Psicóloga doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e especializada em Gestão Organizacional e Recursos Humanos pelo Departamento de Engenharia de Produção da mesma instituição. Realizou o Curso de Formação em Orientação Profissional pelo Instituto do Ser – Orientação Profissional e de Carreira em 2013, em Salvador (BA). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec (Salvador, Bahia), atuando como docente dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação stricto sensu da instituição. Líder do grupo de pesquisa CNPq Fatores Humanos e Aprendizagem Tecnológica e membro do Grupo de Trabalho Relações Interpessoais e Competência Social (ANPEPP). 

Cláudia Basso


Mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formada em Orientação Profissional pelo Instituto do Ser – Orientação Profissional e de Carreira, em Florianópolis (SC). Atua como orientadora profissional e de carreira, orientadora financeira e para os estudos junto a jovens e adultos, e como consultora organizacional, no Instituto do Ser. Docente do Curso de Formação Profissional e de Carreira – A facilitação da escolha. Ministra palestras e workshops nesta mesma instituição. Docente nas modalidades presencial e EAD, em cursos técnico, superior e pós-graduação lato sensu, em IES públicas e privadas. Coautora de livros e de artigos científicos na área de orientação profissional.

Dulce Helena Penna Soares


Psicóloga mestre em Psicologia da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de Estrasburgo, na França, e pós-doutora em Psicologia pela UFRGS. Professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sócia do Instituto do Ser – Orientação Profissional e de Carreira e professora dos cursos de formação em orientação profissional e de carreira. Realiza consultoria em programas de orientação para aposentadoria e orientação financeira em organizações públicas e privadas. Ministra palestras e workshops em empresas e escolas.

Gabriel Feigel


Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui formação em Orientação Profissional pelo Instituto do Ser – Orientação Profissional e de Carreira, de Florianópolis (SC), e especialização em Psicologia Clínica pela Universidade de Araraquara (Uniara), em São Paulo. Atualmente faz mestrado em Psicologia na UFSC na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Desde 2013 atua como psicólogo educacional com adolescentes e adultos em busca de orientação profissional, além de aprovação em vestibulares e concursos públicos. 

Geruza Tavares D'Avila


Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do departamento de administração e turismo do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Realizou curso de formação em orientação profissional no Instituto do Ser – Orientação Profissional e de Carreira em 2008/2009, em Florianópolis (SC). 

Iúri Novaes Luna


Psicólogo e doutor em Sociologia Política. Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atuação no Curso de Graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Possui experiência nas áreas de psicologia e administração, com ênfase (pesquisa, ensino e intervenção) em psicologia organizacional e do trabalho e orientação profissional, de carreira e para a aposentadoria.  

João Lucas Xavier


Graduado pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc) e formado em Orientação Profissional, de Carreira e para a Aposentadoria pelo Instituto do Ser – Orientação Profissional e de Carreira. Pós-graduado em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto WP – Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental. É psicólogo clínico, orientador profissional, de carreira e para a aposentadoria e empresário.    

Magda Baetta


Psicóloga e pedagoga, é pós-graduada em Supervisão Escolar e Psicopedagogia. Trabalha em consultório particular, como psicóloga e orientadora profissional. Participou do curso de formação do Instituto do Ser – Orientação Profissional e de Carreira no Rio de Janeiro (RJ).  

Marilu Diez Lisboa


Psicóloga clínica e social, é mestre e doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fundadora e diretora do Instituto do Ser – Orientação Profissional e de Carreira, é professora coordenadora dos cursos de Formação em Orientação Profissional – A facilitação da escolha da instituição. Presidente-fundadora e conselheira da Associação Brasileira de Orientação Profissional (Abop). Organizadora e coautora de livros na área do conhecimento de orientação profissional.

Nadia Rocha Veriguine


Bacharel, licenciada, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Catarinense – campus Camboriú. Participou do curso de formação do Instituto do Ser – Orientação Profissional e de Carreira em Florianópolis, em 2006. 

Regina Célia Paulineli Borges


Mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formada em Orientação Profissional pelo Instituto do Ser – Orientação Profissional e de Carreira, em Florianópolis (SC). Possui especialização em Administração de Recursos Humanos pela Universidade São Judas Tadeu (USJT-SP) e em Administração Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Atua como orientadora profissional e de carreira, orientadora financeira e para os estudos junto a jovens e adultos, e como consultora organizacional, no Instituto do Ser. Ministra palestras e workshops nesta mesma instituição. Docente do Curso de Formação em Orientação Profissional e de Carreira – A facilitação da escolha. Coautora de livros e de artigos científicos na área de orientação profissional.  

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [207.35 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Orientação profissional em ação – Volume 1”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Pensando e Vivendo a Orientação Profissional

Dulce Helena Penna Soares
R$53,10

Em estoque

Imprescindível como instrumento de trabalho para psicólogos, educadores ou mesmo para pais que desejam auxiliar seus filhos na difícil tarefa da escolha da profissão, a OrientaçãoProfissional é tratada aqui do ponto de vista da afetividade, da criatividade e das relações com o meio social e econômico.

Escolha profissional, A

Do jovem ao adulto
Dulce Helena Penna Soares
R$67,90

Em estoque

Este livro apresenta uma proposta de compreensão da orientação profissional abrangendo os diversos fatores que interferem na escolha. A partir de uma sistematização de referenciais teóricos apresenta sugestões de intervenções práticas em grupo no processo de escolha ou re-escolha.

Orientação profissional em ação – Volume 2

Formação e prática de orientadores
Aline Bogoni Costa
Andréa Paula Mosqueta
Cláudia Basso
e mais 8 autores
R$90,60

Em estoque

Este segundo volume da coleção Orientação Profissional em Ação – Formação e prática de orientadores conta com a colaboração de experientes profissionais da área e apresenta estudos que podem contribuir com a ampliação da orientação profissional e de carreira (OPC) em todo o país. Entre os temas discutidos estão: as diferentes abordagens – educacional, organizacional e clínica – da OPC; a integração do trabalho do psicólogo com outros profissionais; os diversos modelos de intervenção e os procedimentos, técnicas e recursos utilizados com os diferentes públicos; a OP com alunos de escola pública; o papel dos professores nas escolhas profissionais dos alunos; a necessidade de orientar, desde cedo, o jovem desfavorecido economicamente, oferecendo-lhe também qualificação; o papel do orientador diante do capitalismo flexível; os passos necessários para construir um plano B diante da instabilidade econômica e social do país; os aspectos psicossociológicos da fase da aposentadoria; a educação financeira como elemento da OPC.