Detalhes do Livro
ISBN | 9786555491746 |
---|---|
REF: | 12174 |
Edição | 1 |
Ano | 2025 |
Nº de Páginas | 296 |
Formato | 17 × 24 cm |
Autor(es): Daniel Roumanoff
Kinomichi significa “caminho da energia”. Essa arte marcial sem espírito de combate foi criada na França por Masamichi Noro no final da década de 1970. Boa parte de sua filosofia vem do aiquidô, mas também das pesquisas de figuras importantes do campo corporalista, como Gerda Alexander, criadora da eutonia, Lily Ehrenfried, criadora da ginástica holística, e Moshe Feldenkrais, que fundou o método que leva seu nome. O kinomichi baseia-se em cinco princípios — o sorriso, a espiral, a sensualidade, a flexibilidade e a espiritualidade — e pode ser praticado por todos, pois respeita e preserva a individualidade e os limites de cada um.
Este livro, escrito por Daniel Roumanoff, um dos alunos mais antigos e próximos de mestre Noro, oferece um olhar íntimo e profundo sobre essa abordagem. Mais do que um manual técnico detalhado, a obra funciona como um testemunho da transmissão dos ensinamentos de Noro ao longo de muitos anos de prática conjunta. Roumanoff explora a essência e o espírito do kinomichi, abordando os princípios fundamentais da prática, como:
• a importância do contato sensível e da conexão com o parceiro;
• a utilização de movimentos em espiral que promovem fluidez e energia;
• a busca da harmonia e da flexibilidade, em vez da oposição ou força bruta;
• a ausência de competição e a ênfase na paz e no desenvolvimento pessoal.
Em suma, trata-se de um relato valioso sobre a relação mestre-discípulo e a transmissão viva de uma arte focada no desenvolvimento humano integral (corpo, energia, espírito), na alegria do movimento e na interação harmoniosa. É uma leitura essencial para praticantes, interessados em filosofias orientais e para todos aqueles que atuam no campo corporal: terapeutas corporais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, bailarinos etc.
R$113,50
ISBN | 9786555491746 |
---|---|
REF: | 12174 |
Edição | 1 |
Ano | 2025 |
Nº de Páginas | 296 |
Formato | 17 × 24 cm |
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
Tao é o caminho. O shiatsu é uma técnica de massagem. Tao shiatsu é uma prática para nos colocar em sintonia com o tao, o caminho. É uma técnica utilizada como meio para desenvolvermos a nossa sensibilidade a um ponto que nos permita perceber a vida profundamente — em toda a sua dimensão e magia. Livro em formato 21×28 cm, com fotos e ilustrações.
Entre os estudiosos do movimento mais proeminente neste século está Moshe Feldenkrais, criador do método que leva seu nome e autor de obras consagradas como O domínio do movimento. Ruth Alon é a herdeira intelectual de Feldenkrais, continuadora e enriquecedora de sua obra. Neste livro ela apresenta seu desenvolvimento do método. Em linguagem acessível, tece informações teóricas e experiências práticas, apresentando sugestões que permitam a pessoas com dores e restrições de movimento descobrir uma nova sensação de liberdade.
A massagem do tecido conjuntivo se utiliza da manipulação da pele e do tecido subcutâneo para diagnosticar, aliviar e curar uma série de sintomas físicos. Ela começou a ser pesquisada pela fisioterapeuta alemã Elisabeth Dicke ainda na década de 1930. Depois de enfrentar diversos problemas de saúde, ela passou a tratá-los intuitivamente com traços profundos de massagem. Mais tarde, com a colaboração de outros profissionais, sistematizou sua técnica – que se ocupava em especial do tecido conjuntivo e tratava, através de traços de massagem praticados sobre ele, diferentes afecções clínicas dos órgãos internos, do aparelho musculoesquelético e até mesmo da pele.
Se hoje o tecido conjuntivo ganha destaque na fisioterapia e na ortopedia por meio de grupos de pesquisa que se voltam especialmente para a fáscia, temos aqui a prova de que Elisabeth Dicke foi uma das precursoras dessa abordagem. Assim, esta obra – ricamente ilustrada com fotografias e desenhos anatômicos – constitui uma leitura instigante e preciosa para os fisioterapeutas ou para aqueles que se debruçam sobre o estudo e o tratamento da fáscia nos dias atuais.
São entrevistas realizadas na Argentina e na Dinamarca, com Gerda Alexander, a criadora da Eutonia. A autora desenvolve os principais conceitos do método, explicados por sua própria criadora. A obra contém relato de fatos pessoais de uma vida emocionante e atribulada. Importante leitura para os estudiosos da área, bem como para pessoas que queiram travar contato com o tema.
Zen Shiatsu é uma terapia oriental de reequilibro físico-energético. Baseia-se em alongamentos e pressões firmes e suaves aplicadas em certas áreas do corpo. Um livro teórico-prático, com muitas ilustrações, mostrando uma técnica que tem afinidade com as mais atuais terapias corporais.
Agimos de acordo com nossa autoimagem. Esta autoimagem é condicionada por três fatores: constituição, socialização e autoeducação. Feldenkrais abre um caminho, através de exercícios fáceis de fazer, que melhoram a postura, a visão, a percepção de si mesmo, e consequentemente nossa relação com o mundo.
Corpo, transborda é um livro sobre o trabalho de expressão corporal para o artista cênico. Resultante de sua pesquisa no mestrado profissional em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena, esta obra de Marina Caron relata sua prática artístico-pedagógica considerando o corpo pela perspectiva da educação somática.
A autora compila 20 anos de pesquisa e propõe um olhar profundo sobre o corpo psicomotor e sua necessidade expressiva. Aborda questões sobre a organização corporal e o movimento, propondo procedimentos de autoconhecimento, consciência corporal e investigação poética. Ao detalhar sua prática e suas ideias, Marina oferece sugestões de vias de acesso que podem abrir caminhos para a criação artística. Além disso, faz uma ponte inédita com o trabalho de Suzanne Piret e Marie-Madeleine Béziers, atrelando a coordenação psicomotora às ferramentas criativas do ser humano, e retrata sua experiência com a educação somática de crianças.
Livro fundamental para artistas da cena, da dança, do teatro e da performance, educadores somáticos, profissionais da fisioterapia e leitores interessados no próprio corpo e em sua potência expressiva.
Considerado o maior mestre de hata-ioga do planeta, o autor criou um método que permite a todos – inclusive idosos, pessoas com deficiência ou que sofrem de doenças crônicas – praticar ioga e recuperar ou aprimorar a saúde. Seus ensinamentos não têm nada de dogmáticos: usando de sabedoria, simplicidade e experiência, ele mostra como atingir a paz interior por meio da ação, da reflexão e do autoconhecimento. Obra imprescindível para os que buscam qualidade de vida.
Neste livro, Alexander Lowen mostra como recuperar a vitalidade do corpo e liberar a energia de sentimentos suprimidos. Partindo de exemplos de sua atuação clínica, ele mostra que as experiências emocionais dolorosas – de abuso sexual ao medo de morrer, passando pela raiva e pelo coração partido – são manifestados em sintomas corporais. Partindo desse conhecimento, o autor ajuda os leitores a identificar esses sinais inequívocos do corpo que clamam por liberdade. A saúde vibrante que resulta desse processo tem benefícios inegáveis para a totalidade do ser, como o aumento do prazer sexual e o aprofundamento da espiritualidade. Este livro, ápice do trabalho de Lowen, é um guia certeiro para a transformação pessoal.
Com o lançamento deste livro, o público brasileiro terá acesso a um trabalho pioneiro de educação corporal. Muito antes do aparecimento de todas as “ginásticas suaves”, das quais foi inspiradora, a autora já havia percebido que só um trabalho sutil de conscientização e aguçamento sensorial poderia contribuir para a melhora do indivíduo em seu todo psicossomático.
Nesta obra, Liane Zink compartilha uma rica trajetória profissional e pessoal, entrelaçada com o desenvolvimento da psicoterapia corporal no Brasil e no mundo. Com base em sua experiência como terapeuta, formadora e viajante incansável, a autora nos convida a percorrer não apenas diferentes abordagens teórico‑práticas — como a bioenergética, a biossíntese e a biodinâmica —, mas também geografias, culturas e contextos sociais que moldaram sua visão sobre o corpo, os afetos e a energia.
O livro é fruto de décadas de atuação clínica, docência e pesquisa, marcadas por encontros transformadores com mestres como Alexander Lowen e David Boadella. Liane revela como contribuiu para a expansão das terapias corporais no Brasil, dos tempos pioneiros dos anos 1970 à fundação do Ágora — Centro de Estudos Reichianos e à criação dos encontros 3Bios, espaços de diálogo entre as três grandes escolas de psicoterapia corporal.
Ao relatar treinamentos realizados em países como Japão, Rússia, Portugal e Argentina, esta é uma obra de referência para profissionais e estudantes da área, repleto de reflexões sobre a leitura corporal, a prática clínica, a transferência, a utilização de sonhos e música na terapia, além de propostas vivenciais que resgatam a dimensão somática do ser humano. Trata-se de um mergulho no corpo como território de cura, memória e transformação. Prefácio de Rubens Kignel, apresentação de Carlos Briganti e posfácio de Regina Favre. Miolo em papel Couché 115g – 4 cores.