ISBN: 9788571830141

Práticas grupais contemporâneas

A brasilidade do psicodrama e de outras abordagens

Organizador(es): Heloisa Junqueira Fleury, Marlene Magnabosco Marra

Autor(es): Anna Maria Knobel, Cida Davoli, Daniela Nogueira Greeb, Flávio Lôbo Guimarães, Haim Weinberg, Helenice Gama Dias, Heloisa Junqueira Fleury, José Maurício de Lima, Liana Fortunato Costa, Luciana Monteiro Pessina, Luiz Contro, Maria Fátima Olivier Sudbrack, Marilene Grandesso, Marlene Magnabosco Marra, Patrícia Santana, Rosana Maria de Sousa Rebouças, Rosane Rodrigues, Sissi Malta Neves, Stanley Schneider

Os colaboradores deste livro são profissionais que trabalham em diferentes atividades sociais e têm em comum o fato de pensarem e agirem de forma questionadora. Essa prática reflexiva lhes permite transformar os problemas humanos, estimulando uma conversação fértil e viva com os participantes. Seu papel passa a ser descolonizador, político e espiritual.

R$78,90

ISBN: 9788571830141

Assuntos: ,

Editora: Editora Ágora

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:

Detalhes do Livro

ISBN 9788571830141
REF: 20014
Edição 1
Ano 2006
Nº de Páginas 240
Peso 0.28 kg
Formato 14 × 21 cm

Heloisa Junqueira Fleury

Heloisa Junqueira FleuryÉ psicóloga, Psicodramatista Didata Supervisora pela Febrap – Federação Brasileira de Psicodrama. Mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Docente no Departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae. Membro do Board da IAGP – International Association for Group Psychotherapy and Group Processes. É organizadora do livro Grupos – Intervenção socioeducativa e método sociopsicodramático e co-autora dos livros Intervenções grupais na educação, Intervenções grupais na saúde; Intervenções grupais nas organizações; Intervenções grupais nos direitos humanos; Práticas grupais contemporâneas; Quando a psicoterapia trava e Psicodrama e neurociência – contribuições para a mudança terapêutica, todos publicados pela Editora Ágora. E-mail: hjfleury@uol.com.br

Marlene Magnabosco Marra

Marlene Magnabosco MarraÉ psicóloga. Terapeuta de família, casais, grupos e indivíduos, é doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB) e pela TelAviv University (UTA). Pesquisadora associada da UnB, é coordenadora e docente do programa de pós-graduação em Psicodrama e Terapia de Casal e Família da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e do Instituto de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (Interpsi). Coeditora da Revista Brasileira de Psicodrama, é autora de diversos artigos e capítulos de livros, além de organizadora de obras voltadas para temas como cidadania, sociodrama e intervenções grupais.

Anna Maria Knobel


Psicóloga clínica, psicodramatista e professora-supervisora da Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Diretora do Instituto J. L. Moreno e mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Docente do Departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae, nos níveis I, II e III. Autora de Moreno em ato: a construção do psicodrama a partir das práticas (Ágora, 2004) e de vários artigos publicados em livros e na Revista Brasileira de Psicodrama.  

Cida Davoli


Psicóloga. Psicodramatista, professora, supervisora e terapeuta credenciada pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Coordenadora do projeto Psicodrama Público no Centro Cultural São Paulo (CCSP) de 2003 a 2010. Professora e coordenadora do curso de formação de psicodramatista do Grupo de Estudos e Trabalhos Psicodramáticos (Getep).  

Daniela Nogueira Greeb


Flávio Lôbo Guimarães


Haim Weinberg


Helenice Gama Dias


Heloisa Junqueira Fleury


Heloisa Junqueira Fleury

É psicóloga, Psicodramatista Didata Supervisora pela Febrap – Federação Brasileira de Psicodrama. Mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Docente no Departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae. Membro do Board da IAGP – International Association for Group Psychotherapy and Group Processes. É organizadora do livro Grupos – Intervenção socioeducativa e método sociopsicodramático e co-autora dos livros Intervenções grupais na educação, Intervenções grupais na saúde; Intervenções grupais nas organizações; Intervenções grupais nos direitos humanos; Práticas grupais contemporâneas; Quando a psicoterapia trava e Psicodrama e neurociência – contribuições para a mudança terapêutica, todos publicados pela Editora Ágora. E-mail: hjfleury@uol.com.br

José Maurício de Lima


Liana Fortunato Costa


É psicóloga, terapeuta conjugal e de família, psicodramatista, doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, docente permanente do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília, autora de dezenas de artigos científicos e capítulos de livros, autora do livro E quando acaba em mal me quer? – Reflexões acerca do grupo multifamiliar e da visita domiciliar como instrumento da psicologia na comunidade e uma das organizadoras das obras Família e problemas na contemporaneidade: reflexões e intervenções do Grupo Socius e Violência no cotidiano: do risco à proteção. É co-autora dos livros Intervenções grupais na saúde, Práticas grupais contemporâneas – A brasilidade do psicodrama e de outras abordagens e A transmissão geracional em diferentes contextos – Da pesquisa à intervenção, Temas da clínica do adolescente e da família, todos publicados por esta editora.

Luciana Monteiro Pessina


Luiz Contro


Luiz Contro

É psicólogo e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de professor, terapeuta didata e supervisor pelo Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (SP). Coordena grupos em instituições, ONGs e empresas e assessora equipes que discutem seus processos de trabalho. Autor de artigos em periódicos científicos, escreveu Psicossociologia crítica – A intervenção psicodramática (CRV, 2011) e Nos jardins do psicodrama – Entre o individual e o coletivo contemporâneo (Alínea, 2004). É coautor dos livros Psicodrama – Ciência e arte (Ágora, 2011), From one-to-one psychodrama to large group socio-psychodrama (2009, versão digital, acessível em http://www.luizcontro.com.br/livros.php) e de Práticas grupais contemporâneas (Ágora, 2006).

Maria Fátima Olivier Sudbrack


Marilene Grandesso


Marlene Magnabosco Marra


É psicóloga. Terapeuta de família, casais, grupos e indivíduos, é doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB) e pela TelAviv University (UTA). Pesquisadora associada da UnB, é coordenadora e docente do programa de pós-graduação em Psicodrama e Terapia de Casal e Família da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e do Instituto de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (Interpsi). Coeditora da Revista Brasileira de Psicodrama, é autora de diversos artigos e capítulos de livros, além de organizadora de obras voltadas para temas como cidadania, sociodrama e intervenções grupais.

Patrícia Santana


Rosana Maria de Sousa Rebouças


Psicóloga graduada pela UFBA. Especialista em psicologia clínica. Psicodramatista. Didata supervisora com foco psicoterápico pela Asbap. Formação em Neuropsicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pelo instituto O Corpo e a Letra. Atuação em clínica individual e em grupo com crianças, adolescentes e adultos. Consultora na área de desenvolvimento humano em organizações. Coordenadora de ensino e ciência na Asbap (2002-2004 e 2008-2009). É co-autora dos livros Práticas grupais contemporâneas – A brasilidade do psicodrama e de outras abordagens e Psicodrama e neurociência – contribuições para a mudança terapêutica, publicados pela Editora Ágora. E-mail: romar61@terra.com.br

Rosane Rodrigues


Psicóloga, psicodramatista, supervisora didatanos focos socioeducacional e psicoterápico. Mestre e doutora em Artes Cênicas. Psicoterapeuta de grupo e individual. Diretora e ego-atriz de teatro de reprise. Coautora em várias publicações como livros e jogos de tabuleiro, autora de diversos artigos em revistas especializadas em Sociopsicodrama. Integrante da equipe de coordenação dos Sociopsicodramas Públicos no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Professora de formação em Psicodrama e Teatro no Departamento do Instituto Sedes Sapientiae (DPSedes).

Sissi Malta Neves


Stanley Schneider


Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Práticas grupais contemporâneas”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *