Detalhes do Livro
ISBN | 9788532307422 |
---|---|
REF: | 10742 |
Edição | 1 |
Ano | 2006 |
Nº de Páginas | 280 |
Peso | 0,46 kg |
Formato | 17 × 24 cm |
Autor(es): Anna Maria Barros, Christine Greiner, Ciane Fernandes, Felícia Megumi Ogawa, Helena Katz, Jorge de Albuquerque Vieira, Juliana Carneiro da Cunha, Lenira Rengel, Lia Robatto, Maria Cecília P. Lacava (Cilô), Maria Cláudia Alves Guimarães, Maria Mommensohn, Norval Baitello Júnior, Paulo Petrella, Renata M. S. Neves, Sandra Lúcia Gomes, Sonia Silva, Takao Kusuno, Ulisses Ferraz de Oliveira, Yolanda Amadei
Rudolf Laban é a grande referência no estudo do movimento corporal. Ele deu início a um período de intensa investigação das potencialidades dinâmicas do corpo e ajudou a promover significativas transformações no trabalho corporal. Este livro reúne artigos que contam um pouco das experiências em educação, dança, teatro e terapia com base nos fundamentos universais da arte do movimento.
R$106,40
ISBN | 9788532307422 |
---|---|
REF: | 10742 |
Edição | 1 |
Ano | 2006 |
Nº de Páginas | 280 |
Peso | 0,46 kg |
Formato | 17 × 24 cm |
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
No Url FoundEste livro é uma combinação de movimentos diversos – dança, pesquisa, passado e presente – que envolvem a vida e obra de Rudolf Laban (1879-1958) e da reverberação de seu pensamento artístico, filosófico e científico no Brasil. Embora seja considerado um dos grandes teóricos da dança do século XX, Laban baseia-se na observação, na prática e na experiência do corpo em movimento. Neste livro, Melina Scialom resgata a introdução dos ensinamentos de Laban no Brasil e sua repercussão entre bailarinos e educadores, criando uma espécie de genealogia que explica os caminhos percorridos por diversos profissionais da arte do movimento.
Nesta obra, Fernanda de Souza Almeida apresenta uma possibilidade de aproximação da dança com as crianças da educação infantil, de modo que essa linguagem artística dialogue com as características e necessidades dos pequenos. De seu trabalho pioneiro resultaram: pressupostos da dança (linguagem artística, sujeito “socioistoricocultural”, noção do corpo, estruturação espacial e diferenciação eu-outro); estratégias (interação social, jogo, improvisação e apreciação estética); e os quatro elementos da dança (corpo, movimento expressivo, espaço e ritmo), todos acompanhados de dicas, sugestões de vivência e sequências didáticas que podem ser experimentadas na prática educativa.
Avaliações
Não há avaliações ainda.