Dalmo de Abreu Dallari

Dalmo de Abreu Dallari nasceu em 31 de dezembro de 1931 em Serra Negra (SP). Graduou se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 1957, onde mais tarde obteve a livre docência. Ainda na juventude passou a atuar em defesa dos direitos humanos. Como professor e jurista, teve papel ativo na luta contra a ditadura civil-militar que se instalou no país em 1964. Por seu ativismo, foi alvo de perseguição política e chegou a ser espancado. Ao longo da década de 1980, contribuiu de maneira significativa com a Assembleia Constituinte que culminou na promulgação da Constituição Federal de 1988. Dallari jamais se omitiu diante de situações de injustiça. Faleceu em 8 de abril de 2022, em sua casa, em São Paulo, aos 90 anos, por insuficiência respiratória. Deixou esposa, sete filhos, 13 netos e dois bisnetos, e entrou para a história como um dos maiores juristas brasileiros.

Livros deste autor

Exibindo todos 2 resultados

Direito da criança ao respeito, O – Edição revista

Dalmo de Abreu Dallari
Janusz Korczak
R$53,00

Este livro reúne dois ensaios em defesa dos direitos das crianças. O primeiro, “O direito da criança ao respeito”, foi escrito em 1929 pelo pediatra, pedagogo e jornalista polonês Janusz Korczak, de tradição judaica. O segundo, intitulado “Os direitos da criança”, foi escrito em 1986 por Dalmo de Abreu Dallari, jurista e educador brasileiro, de tradição católica. Os dois autores, distantes no tempo e no espaço, tiveram a vida marcada pela oposição a regimes opressores – o nazismo na Europa e a ditadura civil-militar no Brasil – e têm em comum um olhar de profundo respeito pela criança e pela infância. O prefácio da obra é do reverendo Jaime Wright, que teve papel fundamental na defesa dos direitos humanos em nosso país. O livro conta, ainda, com uma versão condensada dos dez princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança, de 1959. Obra essencial para iluminar as discussões sobre a proteção à infância em nossos dias.

Direito da criança ao respeito, O

Dalmo de Abreu Dallari
Janusz Korczak
R$47,10

Dois grandes nomes refletem sobre o mesmo tema. Longe de se fixar em visões idealistas, os autores abordam o tema com realismo e coerência. Estabelecem critérios de validade permanente para o nosso relacionamento com crianças. O resultado é um livro vigoroso, profundo, rico de considerações humanas, pedagógicas, sociais. Texto fundamental para pais, educadores, psicólogos, e todos que quiserem melhor compreender a criança, especialmente numa época em que o problema do menor assume uma importância como jamais teve antes.