ISBN: 9788532308405

Afetividade na escola

Alternativas teóricas e práticas

Autor(es): Antoine Bechara, Elizabeth Harkot-de-La-Taille, Genoveva Sastre, Izabel Galvão, Maria Cristina Machado Kupfer, Maria Isabel da Silva Leme, Maria Thereza Costa C. de Souza, Marta Kohl de Oliveira, Montserrat Moreno, Nílson José Machado, Teresa Cristina Rego, Ulisses F. Araújo, Valéria Amorim Arantes

Este livro traz para o cenário da educação o tema da afetividade, raramente abordado e freqüentemente ocultado nas encruzilhadas do cotidiano escolar. Ele questiona os dualismos estabelecidos no mundo científico e escolar, que separa cognição e afetividade, razão e emoção, assumindo que tais dimensões são indissociáveis no funcionamento psíquico humano. Essa discussão apresenta a contribuição de 13 autores, estudiosos de diferentes campos do conhecimento: educação, psicologia, lingüística, neurologia e matemática.

ISBN: 9788532308405

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Coleção: Na Escola

Editora: Summus Editorial

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Detalhes do Livro

ISBN 9788532308405
REF: 10840
Edição 3
Ano 2003
Nº de Páginas 240
Peso 0,29 kg
Formato 14 × 21 cm

Antoine Bechara


É professor do Departamento de Neurologia da Universidade de Iowa (EUA). Médico e Ph.D. pela Universidade de Toronto (Canadá), entre 1991 e 1997 desenvolveu programa de pós-doutorado em neurologia comportamental na Universidade de Iowa, participando do grupo coordenado pelo neurologista Antonio Damásio, com quem divide várias publicações em algumas das principais revistas científicas internacionais. Parecerista de diversas revistas norte-americanas e européias de neurologia, vem desenvolvendo suas pesquisas no campo da neurobiologia da tomada de decisões, discutindo também o papel das emoções nas funções cognitivas.

Elizabeth Harkot-de-La-Taille


Genoveva Sastre


É professora do Departamento de Psicologia Básica da Universidade de Barcelona. Foi uma das fundadoras do Instituto Municipal de Pesquisas Psicológicas Aplicadas à educação da prefeitura de Barcelona, do qual foi uma das diretoras até 1989. No Brasil é coautora das seguintes obras: Temas transversais em educação(Ática, 1997); Falemos de sentimentos: a afetividade como tema transversal (Moderna, 1999), Conhecimentos e mudanças: os modelos organizadores do pensamento (Moderna, 2000); Resolução de conflitos e aprendizagem emocional: gênero e transversalidade (Moderna, 2002); Afetividade na escola (Summus, 2003) e organizadora do livro Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior (Summus, 2009).  

Izabel Galvão


Maria Cristina Machado Kupfer


Maria Isabel da Silva Leme


Maria Thereza Costa C. de Souza


Marta Kohl de Oliveira


Professora associada aposentada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Mestre e doutora em Psicologia da Educação pela Universidade de Stanford, Califórnia, com pós-doutorado no Laboratory of Comparative Human Cognition, da Universidade da Califórnia, San Diego. Autora de Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento – Um processo sócio-histórico (Scipione, 1993) e de Cultura e psicologia: questões sobre o desenvolvimento do adulto (Hucitec, 2009), além de diversos artigos e capítulos de livros.

Montserrat Moreno


 

Nílson José Machado


Nílson José Machado

É professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Atua tanto na graduação quanto na pós-graduação, tendo orientado algumas dezenas de mestres e/ou doutores no Programa da Feusp. No Biênio 1993-94, foi professor visitante no Instituto de Estudos Avançados da USP, no Programa Educação para a Cidadania, coordenado por Alfredo Bosi. Publicou diversos livros, entre os quais: Ética e educação; Educação – Competência e qualidade; Educação e autoridade; Conhecimento e valor; Educação – Projetos e valores; Epistemologia e didática e Matemática e língua materna. É ainda autor de mais de duas dezenas de livros infantis.

Teresa Cristina Rego


Ulisses F. Araújo


Ulisses F. Araújo

É professor titular sênior da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e presidente da Association of PBL and Active Learning Methodologies (PAN‑PBL). Seu trabalho articula as metodologias ativas com processos de construção de projetos de vida, desenvolvidos a partir de sua experiência como professor visitante nas Universidades Harvard e Stanford.

Valéria Amorim Arantes


Valéria Amorim Arantes

É professora livre‑docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e diretora do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas. Foi professora visitante nas Universidades Harvard e Stanford, nos Estados Unidos, e na Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha. Desde 2008, desenvolve pesquisas e intervenções em escolas públicas e privadas sobre a temática dos projetos de vida.

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