ISBN: 9788532307200

Comunicação e política

Capital social, reconhecimento e deliberação pública

Organizador(es): Ângela Marques, Heloiza Matos

Autor(es): Alain Caillé, Cicilia Krohling Peruzzo, Clara Castellano, Cristiane Soraya Sales Moura, Devani Salomão, Diólia Graziano, Guilherme Fráguas Nobre, Heloiza Matos, Ilídio Medina Pereira, Luiz Santiago, Luís R. Cardoso de Oliveira, Marcello Baquero, Mirta Maria Gonzaga Fernandes, Paula Franceschelli de Aguiar Barros, Renata Barbosa Malva, Ricardo Fabrino Mendonça, Rosemary Tenhosolo Jordão, Rute V. A. Baquero, Sueli Yngaunis, Ângela Marques

Os autores desta obra abordam as dinâmicas responsáveis pela articulação entre os meios de comunicação, a prática comunicativa diária dos cidadãos e o engajamento em esferas públicas de debate. Afinal, é nessas esferas que se constitui o capital social e os sujeitos lutam contra o desrespeito e a desvalorização, procurando alterar os códigos discursivos que perpetuam formas de opressão simbólica.

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R$120,90

ISBN: 9788532307200

Assunto:

Editora: Summus Editorial

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Detalhes do Livro

ISBN 9788532307200
REF: 10720
Edição 1
Ano 2011
Nº de Páginas 368
Peso 0.6 kg
Formato 17 × 24 cm

Ângela Marques

Ângela MarquesÂngela Cristina Salgueiro Marques é professora do Programa de Pós‑Graduação em Comunicação Social da UFMG, onde cursou mestrado e doutorado em Comunicação. É pós‑doutora pela Universidade Stendhal Grenoble III, da França. Autora de artigos publicados em revistas do Brasil e do exterior, e do livro Comunicação e política (Summus, 2011).

Heloiza Matos

Heloiza MatosÉ mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Na Université Stendhal (França), fez um estágio pós-doutoral sobre o tema “Comunicação e capital social: interfaces e articulações”. É docente do Programa de Pós-graduação da ECA/USP e bolsista por produtividade do CNPq. É organizadora do livro Mídia, eleições e democracia (Scritta, 1994) e autora do livro Capital social e comunicação (Summus, 2009)

Alain Caillé


É doutor em Economia e Sociologia e professor do Departamento de Sociologia da Université Paris Ouest (Paris X) – Nanterre La Défense. Coordena a linha “Sociedade, Economia, Política e Trabalho” do mestrado em Ciências Sociais e Sociologia, integrando também, como membro da diretoria, a Escola Doutoral “Economia, Organizações e Sociedade”. É diretor, junto com Christian Lazzeri, do laboratório de pesquisa “Sociologia, Filosofia e Antropologia Política” (Sophiapol). Fundou, em 1981, o Movimento Anti-utilitarista nas Ciências Sociais (Mauss) e dirige atualmente a Revue du Mauss. Publicou, entre outros, os livros: Anthropologie du don (Desclée de Brouwer, 2000), La quête de reconnaissance – Nouveau phénomène social (La Découverte, 2007) e Théorie anti-utilitariste de l’action (La Découverte, 2009).

Ângela Marques


Ângela Cristina Salgueiro Marques é professora do Programa de Pós‑Graduação em Comunicação Social da UFMG, onde cursou mestrado e doutorado em Comunicação. É pós‑doutora pela Universidade Stendhal Grenoble III, da França. Autora de artigos publicados em revistas do Brasil e do exterior, e do livro Comunicação e política (Summus, 2011).

Cicilia Krohling Peruzzo


Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Metodista. Foi presidente (1999-2002) da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Publicou os livros Relações públicas no modo de produção capitalista e Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania.

Clara Castellano


É graduada em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Participou do Programa Especial Integrado (PEI) da Universidad de Salamanca, Espanha, entre 2007 e 2008. Atualmente, faz o curso de especialização lato sensu em Comunicação Social na Faculdade Cásper Libero e trabalha como analista em um instituto de pesquisa qualitativa na cidade de São Paulo (SP).

Cristiane Soraya Sales Moura


É mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (FCL-SP). Pós-graduada em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela Universidade de São Paulo (USP-SP), é docentedo Laboratório de Comunicação da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS-PE) e jornalista da assessoria de comunicação do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

Devani Salomão


É jornalista, mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Pós-doutora pela Universidade Metodista de São Paulo (Unimesp), é docente do programa de pós-graduação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde, Especialização – Educação em Saúde.

Diólia Graziano


É mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Faculdade Cásper Líbero, na área de concentração “Comunicação na Contemporaneidade”, linha de pesquisa “Processos Midiáticos: Tecnologia e Mercado”. Aluna do Internet Governance Capacity Building Programme 2011 pela DiploFoundation, integra os seguintes grupos de pesquisa do CNPq: Tecnologia e Cultura de Rede (Teccred) e Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais ( JorTec), abrigada na Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPjor).

Guilherme Fráguas Nobre


É economista, mestre em Economia e doutor em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Fez seu estágio pós-doutoral na Université Stendhal (França) e atualmente é pesquisador visitante na McMaster University (Canadá). Tem lecionado e publicado artigos sobre comunicação pública, marketing público e relações com a mídia.Sócio da Media Training Ltda., treinou executivos e políticos como porta-vozes institucionais ao longo dos últimos dez anos.

Heloiza Matos


Heloiza Matos

É mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Na Université Stendhal (França), fez um estágio pós-doutoral sobre o tema “Comunicação e capital social: interfaces e articulações”. É docente do Programa de Pós-graduação da ECA/USP e bolsista por produtividade do CNPq. É organizadora do livro Mídia, eleições e democracia (Scritta, 1994) e autora do livro Capital social e comunicação (Summus, 2009)

Ilídio Medina Pereira


Publicitário, é mestre em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA-UFRGS). Doutorando em Comunicação e Informação no Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFRGS, entre seus atuais interesses de pesquisa estão o debate midiático acerca de políticas de ação afirmativa, a deliberação pública e o discurso jornalístico e suas formas de reconfiguração de entendimentos e interpretações.

Luís R. Cardoso de Oliveira


É professor titular do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília (UnB) e bolsista de produtividade do CNPq. Mestre em Antropologia pelo Museu Nacional-UFRJ e doutor pela Universidade de Harvard (EUA), foi pesquisador visitante na Université de Montréal (Canadá) e na Maison des Sciences de l’Homme (França). Realizou pesquisas no Brasil, nos Estados Unidos, no Canadá e na França sobre direitos, conflito e cidadania. É autor de Direito legal e insulto moral (Relume Dumará, 2002) e coeditor do Anuário Antropológico da UnB.

Luiz Santiago


Administrador e jornalista, é mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduado em Comunicação com o Mercado pela Escola Paulista de Propaganda e Marketing (ESPM) e em Administração de Marketing pela Universidade São Judas. Executivo de comunicação e marketing com vivência profissional em grandes empresas nacionais e multinacionais, é palestrante e instrutor em treinamentos empresariais e docente em cursos de graduação e pós-graduação na área de Comunicação Corporativa.

Marcello Baquero


É Ph.D. em Ciência Política pela Florida State University (EUA). Realizou pós doutorado no Instituto Gino Germani da Universidade de Buenos Aires (Argentina) e também na Universidade de Sussex (Inglaterra). Participou de duas missões de trabalho na École de Haute Etudes (França). É coordenador do Núcleo de Pesquisa sobre América Latina (Nupesa) da UFRGS e editor executivo da revista Debates. Professor do Programa de Ciência Política da UFRGS, publicou, entre outros, os livros: Democracia, juventude e capital social no Brasil (Editora da UFRGS, 2004) e Democracia e desigualdades na América Latina – Novas perspectivas (Editora da UFRGS, 2007).

Mirta Maria Gonzaga Fernandes


É formada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (Fiam). Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero, participou dos cursos “Comunicação Social e Mercado”, da Universidade de Sorbonne (Paris), e “Comunicação e Terceiro Setor”, da Universidade Internacional de Andaluzia (Espanha). Ex-docente da Faculdade Piratininga, é conselheira de saúde do município de São Paulo e membro da Frente Paulista pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão (Frentex).

Paula Franceschelli de Aguiar Barros


É mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, especialista em Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e graduada em Comunicação Social – Relações Públicas pela Cásper Líbero.

Renata Barbosa Malva


É formada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Atualmente, faz mestrado em Comunicação na mesma instituição e é assistente parlamentar da Câmara Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes segmentos: discursos ambientais, deliberação pública, análise publicitária, enfrentamento e entrecruzamento de discursos na esfera pública online.

Ricardo Fabrino Mendonça


É professor adjunto do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em  Comunicação Social pela UFMG e graduado em Comunicação/Jornalismo pela mesma instituição, foi pesquisador da Fundação João Pinheiro e pesquisador visitante do Programa de Ciência Política da Australian National University (2007-2008). É sócio da Associação Imagem Comunitária e integrante do Centro de Referência do Interesse Público (UFMG) e do Grupo de Pesquisa sobre Democracia Digital (UFMG). Seus interesses se voltam para comunicação e política, teoria democrática e teoria da justiça. Organizou, com Juliana Leonel, o livro Audiovisual comunitário e educação: histórias, processos e produtos (Autêntica, 2010).

Rosemary Tenhosolo Jordão


É graduada em Relações Públicas e especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, atua há 27 anos em organizações privadas e do governo federal. É docente do curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas Rio Branco e leciona em cursos de pós-graduação.

Rute V. A. Baquero


Ph.D. em Educação pela Florida State University (1979). Pós-doutora pela Faculdade de Educação na Universidade de Buenos Aires, Argentina (2006). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, RS.

Sueli Yngaunis


É formada em Relações Públicas pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e mestre em Comunicação e Mercado pela Cásper Líbero. Seus atuais interesses de pesquisa abrangem temáticas associadas à comunicação organizacional e à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. É docente dos cursos de Administração e Comunicação da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid).

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