ISBN: 9788532308856

Corpo, atividades criadoras e letramento

Autor(es): Daniele Nunes Henrique Silva, Flavia Faissal de Souza, Marina Teixeira Mendes de Souza Costa

Fundamentado na perspectiva histórico-cultural, este livro pretende ampliar a discussão sobre o papel do corpo nas práticas de letramento, tomando como ponto de partida as atividades criadoras na infância. Para isso, as autoras construíram um modo particular de organizar tais atividades, considerando o faz de conta e a narrativa atividades não gráficas e o desenho e as primeiras elaborações escritas atividades gráficas. Essa forma inovadora de apresentar as atividades da infância permite ao leitor redefinir seu “posto de observação”, ampliando as possibilidades de compreensão das produções infantis no espaço escolar. […] A exposição de situações do cotidiano de sala de aula aproxima as autoras dos leitores mais acostumados com o dia a dia da educação infantil. […] Assim, elas nos convidam a olhar com mais cuidado para a centralidade que o corpo assume nos processos de leitura e escritura no espaço da educação infantil: o corpo narra, cria, brinca, desenha e escreve.

Em estoque

R$42,80

ISBN: 9788532308856

Assunto:

Coleção: Imaginar e Criar na Educação Infantil

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9788532308856
REF: 10885
Edição 1
Ano 2013
Nº de Páginas 104
Peso 0.12 kg
Formato 14 × 21 cm

Daniele Nunes Henrique Silva


Daniele Nunes Henrique Silva

Professora do Programa de Pós‑Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (PG‑PDS/UnB) e do Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento (PED), Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília. Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (GPPL/Unicamp) e vice‑líder do Grupo de Pesquisa Pensamento e Cultura (GPCULT/UnB). Tem experiência nas áreas de psicologia do desenvolvimento e psicologia da educação, com ênfase investigativa nos seguintes temas: infância e cultura, psicologia da arte (funcionamento imaginativo e processos criativos no desenvolvimento), educação inclusiva, processos mediacionais no ensino e na aprendizagem, surdez e outras necessidades especiais.

Flavia Faissal de Souza


É licenciada plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutora em Educação pela Unicamp, tem experiência em educação inclusiva e interessa-se por políticas e práticas de educação inclusiva e pela relação entre corpo e desenvolvimento humano na perspectiva histórico-cultural.

Marina Teixeira Mendes de Souza Costa


É graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pelo Instituto de Psicologia da UnB, é pedagoga e professora na educação infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal).

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [158.53 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Corpo, atividades criadoras e letramento”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Vamos brincar de quê?

Cuidado e educação no desenvolvimento infantil
Anna Maria Lunardi Padilha
Clícia Assumpção Martarello de Conti
Daniele Nunes Henrique Silva
e mais 7 autores
R$57,10

Em estoque

A obra foi estruturada com o objetivo de problematizar com docentes as ações do brincar que emergem no cotidiano escolar, e o seu papel essencial para o desenvolvimento da criança. A leitura organiza-se em um formato mais dinâmico, no qual, com base em uma proposta teórico-prática, busca-se fomentar nos professores um olhar mais sensível para a infância e suas produções. As análises tecidas pelos autores, tendo como eixo teórico a perspectiva histórico-cultural, buscam subsidiar a prática de professores no que tange às expressões infantis em que a imaginação e a criação estão, majoritariamente, presentes. Vale salientar que o livro traz sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas na sala de aula. Prefácio de Ana Luiza Smolka, grande especialista em Vigotski.

Letramento

Referências em saúde e educação
Ana Claudia Balieiro Lodi
Ana Cristina Guarinello
Ana Paula Berberian
e mais 15 autores
R$112,00

Em estoque

A obra reúne estudos desenvolvidos por pesquisadores nos campos de educação e saúde em diferentes instituições do país. O tema do letramento, que tem sido objeto de discussão tanto nos Parâmetros Nacionais Curriculares como em contextos clínicos, é abordado de maneira atual, constituindo um referencial teórico-prático para fonoaudiólogos, psicólogos, educadores, lingüistas, neurologistas e pediatras.

Abordagens grupais em fonoaudiologia

Contextos e aplicações
Ana Cristina Guarinello
Ana Paula Berberian
Ana Paula Santana
e mais 1 autores
R$71,60

Em estoque

Reconhecendo a importância do contexto grupal no tratamento de diversos distúrbios, as organizadoras reuniram as experiências de vários profissionais da área de fonoaudiologia que trabalham com grupos. Entre os temas abordados estão afasia, surdez, autismo e alterações de linguagem. Obra fundamental para fonoaudiólogos, professores, médicos e terapeutas.