ISBN: 9788571830295

Educação e Desenvolvimento

(Cadernos de Psicodrama)

Organizador(es): Luiza Ricotta

Autor(es): Ana Maria Fonseca Zampieri, Içami Tiba, Luiza Ricotta, Maria Rita D’Angelo Seixas, Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler, Mauro Brasil Lambert dos Santos, Rosemary Peres Miyahara, Rudolf Weschler, Suzana Londero Diaz Barreto

A relação entre o pensamento de Moreno e a prática do psicodrama com a educação – práticas e necessidades da escola e grupos específicos – e com o desenvolvimento dos indivíduos.

Indisponível

ISBN: 9788571830295

Assuntos: , ,

Editora: Editora Ágora

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:

Detalhes do Livro

ISBN 9788571830295
REF: 20029
Edição 1
Ano 1991
Nº de Páginas 96
Peso 0.11 kg
Formato 14 × 21 cm

Luiza Ricotta

Luiza RicottaÉ psicóloga, psicoterapeuta clínica e professora em cursos de pós-graduação. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie, é pós-graduada em Terapia Familiar Sistêmica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É psicodramatista e professora supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama. Articulista de jornais, revistas e sites, graduada em psicologia há 26 anos, trabalhando com Desenvolvimento pessoal e profissional. Entre seus livros estão Quem grita perde a razão: a educação começa em casa e a violência também; Me separei! E agora?; O vínculo amoroso; Psicodrama nas instituições; Educação e desenvolvimento, todos publicados pela Editora Ágora. Contatos pelo Twitter: @luizaricotta

Ana Maria Fonseca Zampieri


Pós‑doutorada e mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Doutoranda em Psicologia pela Universidad Del Salvador/Argentina (Usal/ARG) em 2013. Pós‑graduada em Terapia de Casais e Famílias pelo Serviço de Atendimento a Famílias e Casais/Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Sefam‑SP) em 1987 e PUC-SP em 1990. Professora supervisora de Psicodrama pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap, 1982). Fez pós‑graduação em Terapia Sexual pela Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH) em 1990 e pós‑graduação em Psicotrauma pela Sociedade Argentina de Psicotrauma (Sapsi/ARG) em 2006. É terapeuta EMDR‑Dessensibilização e Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares pelo EMDR Institute em 2005. Fez capacitação em Biologia Cultural pela Universidade da Indústria (Unindus) em 2012. É coordenadora científica da Fonseca Zampieri, Assessoria e Desenvolvimento em Educação e Saúde (FZ). Diretora de Ciências e assuntos acadêmicos da Associação Brasileira de Programas de Ajuda Humanitária Psicológica (Abrapahp) e membro da Rede de Eco Bioética da Unesco.

Içami Tiba


Luiza Ricotta


Luiza Ricotta

É psicóloga, psicoterapeuta clínica e professora em cursos de pós-graduação. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie, é pós-graduada em Terapia Familiar Sistêmica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É psicodramatista e professora supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama. Articulista de jornais, revistas e sites, graduada em psicologia há 26 anos, trabalhando com Desenvolvimento pessoal e profissional. Entre seus livros estão Quem grita perde a razão: a educação começa em casa e a violência também; Me separei! E agora?; O vínculo amoroso; Psicodrama nas instituições; Educação e desenvolvimento, todos publicados pela Editora Ágora. Contatos pelo Twitter: @luizaricotta

Maria Rita D’Angelo Seixas


Psicóloga clínica e psicodramatista. Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Didata e supervisora da Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Especialista em terapia de casal e de família. Mediadora de conflitos pela Mediativa. Docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) de 1998 a 2008, quando coordenou o Curso de Terapia Familiar em Hospital. Coordenadora da Escola de Sociodrama Familiar Sistêmico (Esofs). Coordenadora do Grupo de Estudo e Prevenção à Violência Doméstica da Associação Paulista de Terapia Familiar (GEV Pró-Paz APTF). Agente da Paz pelo Instituto Palas Athena. Terapeuta comunitária. Vice-presidente fundadora e coordenadora do Conselho Deliberativo e Científico da Associação Brasileira de Terapia Comunitária (CDC-Abratecom) entre 2006 e 2008. Membro do Conselho de Educadores da Escola de Pais do Brasil. Fundadora da APTF e presidente de 1992 a 1994 e de 2008 a 2010. Coordenadora do CDC da Associação Brasileira de Terapia Familiar (Abratef ) entre 2004 e 2006. Coordenadora da equipe de Histórico do CDC-Abratef de 2008 a 2010 e da equipe de formação do CDC-Abratef de 2010 a 2012. Presidente e coordenadora científica de vários congressos de psicodrama e terapia familiar. Coordenadora da V Jornada Paulista da APTF pela Paz, em 2009. Autora e organizadora de livros e artigos publicados.

Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler


Psicóloga e doutora em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo (USP). Psicodramatista, didata e supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap), com foco socioeducacional e psicoterápico. Coordenadora-geral do Departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae (DPSedes – gestão 2015-17) e professora de Psicodrama no DPSedes e no convênio entre a Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora convidada no Curso de Especialização em Psicologia da Infância promovido pelo setor de saúde mental do departamento de pediatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Especialista em Terapia Familiar pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Participante da coordenação do projeto Psicodrama Público no Centro Cultural São Paulo (CCSP) desde 2004. Membro da diretoria de Ensino e Ciência da Febrap, como coordenadora do Núcleo de Pesquisa nas gestões de 2003 a 2006. Autora de livros e de artigos publicados em revistas especializadas. Atende crianças, adultos, famílias e grupo em consultório de psicoterapia.  

Mauro Brasil Lambert dos Santos


Rosemary Peres Miyahara


Psicóloga. Mestre em Psicologia Social pela PUC‑SP, doutoranda do Programa de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP, Professora‑ supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama. Coordenadora da área de formação do Centro de Referência às Vítimas de  Violência do Instituto Sedes Sapientiae (CNRVV). Coautora dos livros: O fim do silêncio na violência familiar (São Paulo: Editora Ágora, 2002); O fim da omissão – A implantação de polos de prevenção à violência doméstica (São Paulo: Fundação Abrinq, 2004); o manual Reconstrução de vidas (São Paulo: SMADS/ PMSP, 2008); e Compreendendo a violência sexual em uma perspectiva multidisciplinar (São Paulo: Fundação Orsa e Vida, 2002).

Rudolf Weschler


Suzana Londero Diaz Barreto


Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

No Url Found

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Educação e Desenvolvimento”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Psicodrama nas Instituições

(Cadernos de Psicodrama)
Antônio C. Cesarino
Luiza Ricotta
Milene De Stefano Féo
R$51,00

Em estoque

Utilizado em situações e contextos fora do consultório, o psicodrama está assumindo feições próprias no Brasil. O psicodramatista alcança resultados satisfatórios em hospitais, ambientes de trabalho, instituições etc. Nesse volume está exposta esta prática e seus fundamentos teóricos.