Detalhes do Livro
ISBN | 9786555490060 |
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REF: | 12006 |
Edição | 1 |
Ano | 2020 |
Nº de Páginas | 224 |
Peso | 0,271 kg |
Formato | 1 × 14 × 21 cm |
Organizador(es): Rosana Zanella, Sheila Antony
Autor(es): Carla Cristina Poppa, Evelyn de Oliveira, Fabiana De Zorzi, Luciana Aguiar, Rosana Zanella, Sheila Antony, Taís Aparecida Augusto, Virginia Elizabeth Suassuna Martins Costa
Ampliando ainda mais o tema da clínica gestáltica na infância, Sheila Antony e Rosana Zanella compilam nesta obra um vasto conteúdo teórico, clínico e prático para tratar a criança em sofrimento. Escritos por profissionais extremamente experientes, os capítulos mergulham em temas caros à abordagem gestáltica, como a presença, o heterossuporte e o uso de atividades lúdico-terapêuticas para expandir a awareness desse público. Além disso, fica claro a cada página que a tríade terapeuta-criança-família é cocriadora de fenômenos emocionais e comportamentais que levam à cura, à transformação e à ressignificação dos dramas vividos.
“Este livro […] amplia o escopo dos cuidados e intervenções aplicados na área infantil, entrelaçando teoria e prática clínica. Aqui, a criança se torna protagonista e é figura do enredo proposto pela obra, composta de consistentes pontos de vista apresentados pelas profissionais da área infantil gestáltica que se dedicam ao acolhimento do sofrimento e do desenvolvimento de crianças.”
R$81,90
ISBN | 9786555490060 |
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REF: | 12006 |
Edição | 1 |
Ano | 2020 |
Nº de Páginas | 224 |
Peso | 0,271 kg |
Formato | 1 × 14 × 21 cm |
Psicóloga, psicoterapeuta e mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e em Gestalt-terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae, onde é professora no Departamento de Gestalt e coeditora da Revista de Gestalt. Coordenadora do curso “A clínica gestáltica infantojuvenil”. Autora de capítulos de livros sobre Gestalt com crianças e adolescentes e organizadora do livro A clínica gestáltica com adolescentes (Summus, 2013). Cocoordenadora do curso de especialização em Gestalt na Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Professora do curso de Psicologia das Faculdades Metropolitanas Unidas (grupo Laureate).
Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (UnB),
atuou como psicóloga clínica da Secretaria de Estado de Saúde do
Distrito Federal (SES/DF). Fundadora e professora do Instituto de
Gestalt‑terapia de Brasília (IGTB), realizou treinamento intensivo
em Gestalt‑terapia com crianças, com Violet Oaklander, em 2006.
Ministrante do curso Gestalt‑terapia com crianças: teoria e arte e do
workshop vivencial “Cuidando e amando a criança que existe em
nós”, é organizadora do livro A clínica gestáltica com crianças:
caminhos de crescimento (Summus 2010). Autora de Cuidando de
crianças: teoria e arte em Gestalt‑terapia (Juruá, 2012), é colaboradora
do livro A clínica gestáltica com adolescentes: caminhos clínicos
e institucionais (Summus, 2013).
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
Quando crianças, muitos de nós aprendemos a esconder nossos sentimentos e necessidades para corresponder às expectativas de nossos pais e, desse modo, garantir o “amor” deles. Segundo Alice Miller, esse dom de se adaptar é uma estratégia de sobrevivência diante dos abusos sofridos na infância, e tem um custo: a supressão do próprio eu. É com base nessa compreensão que a autora examina os efeitos duradouros dos traumas de infância, que se traduzem em sentimentos de vazio e alienação. Ilustrado com relatos de pacientes, trechos de diários pessoais e excertos literários, este livro ajuda o leitor a reconhecer as próprias emoções e necessidades e descobrir sua verdade interior. Esta nova edição inclui um posfácio escrito pela autora e, ainda, o texto “As raízes da violência”, inédito em português, em que Miller faz um resumo das consequências trágicas da violência contra a criança.
A autora é pioneira na integração da prática terapêutica com recursos que envolvem expressão e criatividade. Este livro descreve de forma calorosa e pessoal a experiência artística em terapia, tanto individual quanto em grupos, bem como no campo da educação e do crescimento pessoal. São apresentadas instruções simples de atividades artísticas no contexto terapêutico e educacional.
Publicado originalmente em 1978 e traduzido para dezoito idiomas, este livro é o resultado do trabalho pioneiro de Violet Oaklander no uso da abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. Mesmo antes de se tornar Gestalt-terapeuta, Violet já tinha vasta experiência com crianças na educação formal e não formal. Por suas propostas educativas pouco convencionais, foi convidada a dar aulas num programa de educação especial para crianças com dificuldades emocionais. Com esses alunos, experimentou as mais variadas técnicas a fim de lhes proporcionar vivências lúdicas, sensoriais e expressivas, trabalho que, posteriormente, foi aprofundado no contexto clínico à luz da Gestalt-terapia. Ela atribui à sua capacidade de evocar memórias vívidas da infância — não dos fatos, mas de como é ser criança — sua facilidade para se conectar com as crianças e ajudá-las a construir relações saudáveis com seu meio. Nestas páginas, recheadas de ideias e relatos de caso, Violet compartilha, de maneira honesta e generosa, com seus erros e acertos, como se dá, no chão da sala de aula ou do consultório, o seu trabalho com crianças e adolescentes — e tudo que aprendeu com eles.
Esta obra é considerada a pedra angular da Gestalt-terapia. Aguardada ansiosamente pela comunidade gestáltica no Brasil, foi publicada pela primeira vez em 1951 e reeditada em 1994 para resgatar os fundamentos teóricos sobre os quais se estrutura a Gestalt-terapia. São apresentados os conceitos básicos elaborados por Perls, Hefferline e Goodman que deram origem a toda a literatura posterior e nortearam as técnicas utilizadas na prática gestáltica.
Arteterapia é uma área em crescente expansão no campo da psicologia. Esta obra, dividida em três volumes traz os diferentes aspectos de estudo e aplicação da arteterapia. O primeiro volume apresenta os fundamentos teóricos do método, sua conexão com a Gestalt-terapia, a utilização de recursos artísticos no trabalho psicoterápico e os princípios que norteiam a atividade de supervisão no campo da arteterapia.
Partindo do pressuposto de que a infância é o período ideal para trabalhar problemas e conflitos, os autores desta obra expõem sua forma de usar a Gestalt-terapia para acolher as crianças. Entre os temas discutidos estão: a necessidade de ser mais flexível e de aprender junto com o paciente; a realidade das crianças que vivem em orfanatos/abrigos; e a importância de ter a família como aliada.
São conhecidas as dificuldades vividas por professores, familiares, educadores e profissionais da área de saúde ao lidar com adolescentes. Neste livro, autores experientes mostram diversas modalidade de atendimento a adolescentes, tanto na clínica quanto em instituições. Temas como bullying, intervenção psicológica, orientação profissional e conflitos familiares são abordados em profundidade.
Baseando-se na teoria gestáltica, em especial no ciclo de contato proposto por Zinker, e influenciada pela teoria winnicottiana, Carla Cristina Poppa oferece ao leitor novas maneiras de fazer o manejo terapêutico na psicoterapia de crianças. De forma dinâmica e inovadora, a autora reflete sobre a necessidade de construir um raciocínio clínico que permita realizar intervenções com maior segurança, tanto com a criança quanto com seus pais – aspecto por vezes deixado de lado por muitos profissionais. Assim, a psicoterapia pode representar um suporte temporário para a criança até que ela tenha atravessado o impasse em seu desenvolvimento e seus pais tenham assimilado os recursos necessários para sustentar seu desenvolvimento com maior autonomia. Embasado também em casos clínicos, este livro é direcionado tanto a Gestalt-terapeutas que desejam adquirir novos conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil quanto aos pais interessados no comportamento dos filhos e em ampliar sua capacidade de comunicação com eles.
Entrelaçando teoria e prática, Luciana Aguiar constrói uma obra dinâmica, atual e completa. Entre os temas abordados estão o desenvolvimento da psicoterapia infantil, a concepção de ser humano em Gestalt-terapia, a família na perspectiva gestáltica, o funcionamento saudável e não saudável, a compreensão diagnóstica em Gestalt-terapia com crianças, o processo terapêutico e o trabalho com os responsáveis e a escola.