ISBN: 9786555490060

Infância na Gestalt-terapia

Caminhos terapêuticos

Organizador(es): Rosana Zanella, Sheila Antony

Autor(es): Carla Cristina Poppa, Evelyn de Oliveira, Fabiana De Zorzi, Luciana Aguiar, Rosana Zanella, Sheila Antony, Taís Aparecida Augusto, Virginia Elizabeth Suassuna Martins Costa

Ampliando ainda mais o tema da clínica gestáltica na infância, Sheila Antony e Rosana Zanella compilam nesta obra um vasto conteúdo teórico, clínico e prático para tratar a criança em sofrimento. Escritos por profissionais extremamente experientes, os capítulos mergulham em temas caros à abordagem gestáltica, como a presença, o heterossuporte e o uso de atividades lúdico-terapêuticas para expandir a awareness desse público. Além disso, fica claro a cada página que a tríade terapeuta-criança-família é cocriadora de fenômenos emocionais e comportamentais que levam à cura, à transformação e à ressignificação dos dramas vividos.

“Este livro […] amplia o escopo dos cuidados e intervenções aplicados na área infantil, entrelaçando teoria e prática clínica. Aqui, a criança se torna protagonista e é figura do enredo proposto pela obra, composta de consistentes pontos de vista apresentados pelas profissionais da área infantil gestáltica que se dedicam ao acolhimento do sofrimento e do desenvolvimento de crianças.”

 

Em estoque

R$74,50

ISBN: 9786555490060

Assuntos: ,

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9786555490060
REF: 12006
Edição 1
Ano 2020
Nº de Páginas 224
Peso 0.271 kg
Formato 1 × 14 × 21 cm

Rosana Zanella

Rosana ZanellaPsicóloga, psicoterapeuta e mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e em Gestalt-terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae, onde é professora no Departamento de Gestalt e coeditora da Revista de Gestalt. Coordenadora do curso “A clínica gestáltica infantojuvenil”. Autora de capítulos de livros sobre Gestalt com crianças e adolescentes e organizadora do livro A clínica gestáltica com adolescentes (Summus, 2013). Cocoordenadora do curso de especialização em Gestalt na Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Professora do curso de Psicologia das Faculdades Metropolitanas Unidas (grupo Laureate).

Sheila Antony

Sheila AntonyMestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (UnB), atuou como psicóloga clínica da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF). Fundadora e professora do Instituto de Gestalt‑terapia de Brasília (IGTB), realizou treinamento intensivo em Gestalt‑terapia com crianças, com Violet Oaklander, em 2006. Ministrante do curso Gestalt‑terapia com crianças: teoria e arte e do workshop vivencial “Cuidando e amando a criança que existe em nós”, é organizadora do livro A clínica gestáltica com crianças: caminhos de crescimento (Summus 2010). Autora de Cuidando de crianças: teoria e arte em Gestalt‑terapia (Juruá, 2012), é colaboradora do livro A clínica gestáltica com adolescentes: caminhos clínicos e institucionais (Summus, 2013).

Carla Cristina Poppa


Carla Cristina Poppa

É doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora do curso de especialização em Gestalt-terapia e de cursos sobre psicoterapia e desenvolvimento de crianças no Instituto Sedes Sapientiae. Psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos, é supervisora de casos clínicos de adultos e crianças. Autora do livro O suporte para o contato (Summus, 2018).

Evelyn de Oliveira


Evelyn de Oliveira

Psicóloga, psicoterapeuta e supervisora clínica. Mestre e doutoranda em Psicologia da Saúde pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), é especialista em Gestalt‑terapia pelo Instituto de Gestalt‑terapia de Mato Grosso do Sul (IGT‑MS), com formação em Gestalt‑terapia com crianças pelo Dasein (Marília‑SP). Psicopedagoga e especialista em avaliação psicológica, tem formação em condução de grupos em fenomenologia. Autora de artigos sobre Gestalt‑terapia, coordena grupos de estudos teóricos e de casos em Campo Grande (MS). Professora e supervisora clínica do curso de Psicologia da UCDB.

Fabiana De Zorzi


Fabiana De Zorzi

Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Uni‑ for), atua como pesquisadora da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fun‑ cap). Graduada em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS‑RS), tem formação em terapias cognitivas pelo Centro de Controle do Stress (RS) e em Gestalt‑terapia com crianças e adolescentes pelo West Coast Institute for Gestalt Therapy with Children and Adolescents. Gestalt‑ ‑terapeuta pelo Centro de Estudos em Gestalt do Rio Grande do Sul, participou do Laboratório de Psicopatologia e Psicoterapia Humanista Fenomenológica Crítica (Apheto) e do Laboratório de Fenomenologia Experimental e Cognição (LaFEC) como pesquisadora Caps‑Procad. Atende crianças, adolescentes e adultos em clínica particular e ministra cursos sobre Gestalt‑terapia. É supervisora clínica e professora convidada nos cursos de formação em Gestalt‑terapia dos centros Encuentro e Re‑Criar.

Luciana Aguiar


É psicóloga graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Gestalt-terapeuta com treinamento intensivo em Gestalt-terapia com crianças pelo Violet Oaklander Institute, é responsável técnica do Dialógico – Núcleo de Gestalt-Terapia (RJ) e coordenadora dos cursos de Capacitação e Treinamento em Gestalt-Terapia e Gestalt-Terapia com Crianças do Dialógico. É autora do blogue http://gestaltcomcriancas.blogspot.com.br

Rosana Zanella


Psicóloga, psicoterapeuta e mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e em Gestalt-terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae, onde é professora no Departamento de Gestalt e coeditora da Revista de Gestalt. Coordenadora do curso “A clínica gestáltica infantojuvenil”. Autora de capítulos de livros sobre Gestalt com crianças e adolescentes e organizadora do livro A clínica gestáltica com adolescentes (Summus, 2013). Cocoordenadora do curso de especialização em Gestalt na Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Professora do curso de Psicologia das Faculdades Metropolitanas Unidas (grupo Laureate).

Sheila Antony


Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (UnB), atuou como psicóloga clínica da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF). Fundadora e professora do Instituto de Gestalt‑terapia de Brasília (IGTB), realizou treinamento intensivo em Gestalt‑terapia com crianças, com Violet Oaklander, em 2006. Ministrante do curso Gestalt‑terapia com crianças: teoria e arte e do workshop vivencial “Cuidando e amando a criança que existe em nós”, é organizadora do livro A clínica gestáltica com crianças: caminhos de crescimento (Summus 2010). Autora de Cuidando de crianças: teoria e arte em Gestalt‑terapia (Juruá, 2012), é colaboradora do livro A clínica gestáltica com adolescentes: caminhos clínicos e institucionais (Summus, 2013).

Taís Aparecida Augusto


Taís Aparecida Augusto

Psicóloga, psicoterapeuta e psicopedagoga clínica, é especialista em Gestalt‑terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Professora do curso de especialização em Gestalt‑terapia da mesma instituição, ministra o curso de atendimento com crianças em Gestalt‑terapia no Instituto de Gestalt de São Paulo. É neuroeducadora e especialista em atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Virginia Elizabeth Suassuna Martins Costa


Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília/ Universidade Federal de Goiás (UnB/UFG), é mestre em Educação, professora adjunta do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) e fundadora, professora e supervisora do Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia. Membro do conselho consultivo da Phenomenological Studies - Revista da Abordagem Gestáltica, fez cursos avançados em Gestalt-terapia pelo Gestalt Therapy Institute of Los Angeles (EUA) e no Canadá. Gestalt - Terapeuta de crianças, adolescentes, adultos, casais e grupos, é autora de artigos e capítulos de livro, coautora do verbete “Eu-tu-e-eu-isso” no Dicionário de Gestalt-terapia - Gestaltês (Summus, 2007) e pesquisadora do CNPq.  

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

No Url Found

Você também pode gostar de…

Arte e Gestalt

Padrões que convergem
Janie Rhyne
R$94,50

Em estoque

A autora é pioneira na integração da prática terapêutica com recursos que envolvem expressão e criatividade. Este livro descreve de forma calorosa e pessoal a experiência artística em terapia, tanto individual quanto em grupos, bem como no campo da educação e do crescimento pessoal. São apresentadas instruções simples de atividades artísticas no contexto terapêutico e educacional.

Percursos em Arteterapia 1

Arteterapia Gestáltica, Arte em Psicoterapia, Supervisão em Arteterapia
Cláudia Ranaldi Nogueira
Maria de Betânia Paes Norgren
Myrian Bove Fernandes
e mais 4 autores
R$92,10

Em estoque

Arteterapia é uma área em crescente expansão no campo da psicologia. Esta obra, dividida em três volumes traz os diferentes aspectos de estudo e aplicação da arteterapia. O primeiro volume apresenta os fundamentos teóricos do método, sua conexão com a Gestalt-terapia, a utilização de recursos artísticos no trabalho psicoterápico e os princípios que norteiam a atividade de supervisão no campo da arteterapia.

Clínica gestáltica com adolescentes, A

Caminhos clínicos e institucionais
Ana Maria Mirabella
Lia Pinheiro
Luiz Lilienthal
e mais 5 autores
R$64,20

Em estoque

São conhecidas as dificuldades vividas por professores, familiares, educadores e profissionais da área de saúde ao lidar com adolescentes. Neste livro, autores experientes mostram diversas modalidade de atendimento a adolescentes, tanto na clínica quanto em instituições. Temas como bullying, intervenção psicológica, orientação profissional e conflitos familiares são abordados em profundidade.

Clínica gestáltica com crianças, A

Caminhos de crescimento
Sheila Antony
R$68,80

Em estoque

Partindo do pressuposto de que a infância é o período ideal para trabalhar problemas e conflitos, os autores desta obra expõem sua forma de usar a Gestalt-terapia para acolher as crianças. Entre os temas discutidos estão: a necessidade de ser mais flexível e de aprender junto com o paciente; a realidade das crianças que vivem em orfanatos/abrigos; e a importância de ter a família como aliada.

Suporte para o contato, O

Gestalt e infância
Carla Cristina Poppa
R$68,80

Em estoque

Baseando-se na teoria gestáltica, em especial no ciclo de contato proposto por Zinker, e influenciada pela teoria winnicottiana, Carla Cristina Poppa oferece ao leitor novas maneiras de fazer o manejo terapêutico na psicoterapia de crianças. De forma dinâmica e inovadora, a autora reflete sobre a necessidade de construir um raciocínio clínico que permita realizar intervenções com maior segurança, tanto com a criança quanto com seus pais – aspecto por vezes deixado de lado por muitos profissionais. Assim, a psicoterapia pode representar um suporte temporário para a criança até que ela tenha atravessado o impasse em seu desenvolvimento e seus pais tenham assimilado os recursos necessários para sustentar seu desenvolvimento com maior autonomia. Embasado também em casos clínicos, este livro é direcionado tanto a Gestalt-terapeutas que desejam adquirir novos conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil quanto aos pais interessados no comportamento dos filhos e em ampliar sua capacidade de comunicação com eles.

Gestalt-Terapia

Frederick Perls
Paul Goodman
Ralph Hefferline
R$90,60

Em estoque

Esta obra é considerada a pedra angular da Gestalt-terapia. Aguardada ansiosamente pela comunidade gestáltica no Brasil, foi publicada pela primeira vez em 1951 e reeditada em 1994 para resgatar os fundamentos teóricos sobre os quais se estrutura a Gestalt-terapia. São apresentados os conceitos básicos elaborados por Perls, Hefferline e Goodman que deram origem a toda a literatura posterior e nortearam as técnicas utilizadas na prática gestáltica.

Gestalt-terapia com crianças

Teoria e prática
Luciana Aguiar
R$95,50

Em estoque

Entrelaçando teoria e prática, Luciana Aguiar constrói uma obra dinâmica, atual e completa. Entre os temas abordados estão o desenvolvimento da psicoterapia infantil, a concepção de ser humano em Gestalt-terapia, a família na perspectiva gestáltica, o funcionamento saudável e não saudável, a compreensão diagnóstica em Gestalt-terapia com crianças, o processo terapêutico e o trabalho com os responsáveis e a escola.

Descobrindo Crianças

A abordagem gestáltica com crianças e adolescentes
Violet Oaklander
R$111,20

Em estoque

As crianças falam de si mesmas destacando suas posições mediante a experiência do conhecimento. A autora desenvolve um sério estudo sobre o crescimento infantil empregando métodos altamente originais e flexíveis.