ISBN: 9786555490060

Infância na Gestalt-terapia

Caminhos terapêuticos

Organizador(es): Rosana Zanella, Sheila Antony

Autor(es): Carla Cristina Poppa, Evelyn de Oliveira, Fabiana De Zorzi, Luciana Aguiar, Rosana Zanella, Sheila Antony, Taís Aparecida Augusto, Virginia Elizabeth Suassuna Martins Costa

Ampliando ainda mais o tema da clínica gestáltica na infância, Sheila Antony e Rosana Zanella compilam nesta obra um vasto conteúdo teórico, clínico e prático para tratar a criança em sofrimento. Escritos por profissionais extremamente experientes, os capítulos mergulham em temas caros à abordagem gestáltica, como a presença, o heterossuporte e o uso de atividades lúdico-terapêuticas para expandir a awareness desse público. Além disso, fica claro a cada página que a tríade terapeuta-criança-família é cocriadora de fenômenos emocionais e comportamentais que levam à cura, à transformação e à ressignificação dos dramas vividos.

“Este livro […] amplia o escopo dos cuidados e intervenções aplicados na área infantil, entrelaçando teoria e prática clínica. Aqui, a criança se torna protagonista e é figura do enredo proposto pela obra, composta de consistentes pontos de vista apresentados pelas profissionais da área infantil gestáltica que se dedicam ao acolhimento do sofrimento e do desenvolvimento de crianças.”

 

R$81,90

Calcular Frete
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada
ISBN: 9786555490060

Assuntos: ,

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9786555490060
REF: 12006
Edição 1
Ano 2020
Nº de Páginas 224
Peso 0,271 kg
Formato 1 × 14 × 21 cm

Rosana Zanella

Psicóloga e psicoterapeuta. Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e especialista em Gestalt‑terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Membro efetivo do departamento de Gestalt‑terapia e coeditora da Revista de Gestalt do mesmo instituto. Coordenadora dos cursos “Brincadeira é coisa séria” e “A clínica gestáltica infantojuvenil”, do Sedes. Professora e supervisora das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Coordenadora adjunta da especialização em Gestalt – Abordagem Clínica e Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Professora convidada em diversos cursos de formação em Gestalt no Brasil. Organizadora de A clínica gestáltica com adolescentes (Summus, 2013) e de capítulos publicados em diversos livros nas áreas de Gestalt, crianças e adolescentes. Coordenadora do Projeto Mamãe‑Bebê – Vivência com Gestantes, na Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (Apami) em São Caetano do Sul. Coordenadora do programa Psico no Chico – Acolhimento e Escuta Psicológica, em São Caetano do Sul.

Sheila Antony

Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (UnB), atuou como psicóloga clínica da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF). Fundadora e professora do Instituto de Gestalt‑terapia de Brasília (IGTB), realizou treinamento intensivo em Gestalt‑terapia com crianças, com Violet Oaklander, em 2006. Ministrante do curso Gestalt‑terapia com crianças: teoria e arte e do workshop vivencial “Cuidando e amando a criança que existe em nós”, é organizadora do livro A clínica gestáltica com crianças: caminhos de crescimento (Summus 2010). Autora de Cuidando de crianças: teoria e arte em Gestalt‑terapia (Juruá, 2012), é colaboradora do livro A clínica gestáltica com adolescentes: caminhos clínicos e institucionais (Summus, 2013).

Carla Cristina Poppa


Carla Cristina Poppa

É doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora do curso de especialização em Gestalt-terapia e de cursos sobre psicoterapia e desenvolvimento de crianças no Instituto Sedes Sapientiae. Psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos, é supervisora de casos clínicos de adultos e crianças. Autora do livro O suporte para o contato (Summus, 2018).

Evelyn de Oliveira


Psicóloga, psicoterapeuta e supervisora clínica. Mestre e doutoranda em Psicologia da Saúde pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), é especialista em Gestalt‑terapia pelo Instituto de Gestalt‑terapia de Mato Grosso do Sul (IGT‑MS), com formação em Gestalt‑terapia com crianças pelo Dasein (Marília‑SP). Psicopedagoga e especialista em avaliação psicológica, tem formação em condução de grupos em fenomenologia. Autora de artigos sobre Gestalt‑terapia, coordena grupos de estudos teóricos e de casos em Campo Grande (MS). Professora e supervisora clínica do curso de Psicologia da UCDB.

Fabiana De Zorzi


Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Uni‑ for), atua como pesquisadora da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fun‑ cap). Graduada em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS‑RS), tem formação em terapias cognitivas pelo Centro de Controle do Stress (RS) e em Gestalt‑terapia com crianças e adolescentes pelo West Coast Institute for Gestalt Therapy with Children and Adolescents. Gestalt‑ ‑terapeuta pelo Centro de Estudos em Gestalt do Rio Grande do Sul, participou do Laboratório de Psicopatologia e Psicoterapia Humanista Fenomenológica Crítica (Apheto) e do Laboratório de Fenomenologia Experimental e Cognição (LaFEC) como pesquisadora Caps‑Procad. Atende crianças, adolescentes e adultos em clínica particular e ministra cursos sobre Gestalt‑terapia. É supervisora clínica e professora convidada nos cursos de formação em Gestalt‑terapia dos centros Encuentro e Re‑Criar.

Luciana Aguiar


Psicóloga, psicoterapeuta e mestre em Psicologia pela Universida‑ de Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Gestalt‑terapeuta, fundadora e coordenadora do Dialógico – Núcleo de Gestalt‑terapia do Rio de Janeiro. Professora convidada de diversos institutos de Gestalt‑terapia do Brasil. Supervisora clínica e autora de Gestalt­terapia com crianças: teoria e prática (Summus, 2014).

Rosana Zanella


Psicóloga e psicoterapeuta. Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e especialista em Gestalt‑terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Membro efetivo do departamento de Gestalt‑terapia e coeditora da Revista de Gestalt do mesmo instituto. Coordenadora dos cursos “Brincadeira é coisa séria” e “A clínica gestáltica infantojuvenil”, do Sedes. Professora e supervisora das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Coordenadora adjunta da especialização em Gestalt – Abordagem Clínica e Institucional da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Professora convidada em diversos cursos de formação em Gestalt no Brasil. Organizadora de A clínica gestáltica com adolescentes (Summus, 2013) e de capítulos publicados em diversos livros nas áreas de Gestalt, crianças e adolescentes. Coordenadora do Projeto Mamãe‑Bebê – Vivência com Gestantes, na Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (Apami) em São Caetano do Sul. Coordenadora do programa Psico no Chico – Acolhimento e Escuta Psicológica, em São Caetano do Sul.

Sheila Antony


Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (UnB), atuou como psicóloga clínica da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF). Fundadora e professora do Instituto de Gestalt‑terapia de Brasília (IGTB), realizou treinamento intensivo em Gestalt‑terapia com crianças, com Violet Oaklander, em 2006. Ministrante do curso Gestalt‑terapia com crianças: teoria e arte e do workshop vivencial “Cuidando e amando a criança que existe em nós”, é organizadora do livro A clínica gestáltica com crianças: caminhos de crescimento (Summus 2010). Autora de Cuidando de crianças: teoria e arte em Gestalt‑terapia (Juruá, 2012), é colaboradora do livro A clínica gestáltica com adolescentes: caminhos clínicos e institucionais (Summus, 2013).

Taís Aparecida Augusto


Psicóloga, psicoterapeuta e psicopedagoga clínica, é especialista em Gestalt‑terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Professora do curso de especialização em Gestalt‑terapia da mesma instituição, ministra o curso de atendimento com crianças em Gestalt‑terapia no Instituto de Gestalt de São Paulo. É neuroeducadora e especialista em atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Virginia Elizabeth Suassuna Martins Costa


Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília/ Universidade Federal de Goiás (UnB/UFG), é mestre em Educação, professora adjunta do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) e fundadora, professora e supervisora do Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia. Membro do conselho consultivo da Phenomenological Studies - Revista da Abordagem Gestáltica, fez cursos avançados em Gestalt-terapia pelo Gestalt Therapy Institute of Los Angeles (EUA) e no Canadá. Gestalt - Terapeuta de crianças, adolescentes, adultos, casais e grupos, é autora de artigos e capítulos de livro, coautora do verbete “Eu-tu-e-eu-isso” no Dicionário de Gestalt-terapia - Gestaltês (Summus, 2007) e pesquisadora do CNPq.  

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [510.22 KB]

Você também pode gostar de…

Clínica gestáltica com crianças, A

Caminhos de crescimento
Sheila Antony
R$75,70

Partindo do pressuposto de que a infância é o período ideal para trabalhar problemas e conflitos, os autores desta obra expõem sua forma de usar a Gestalt-terapia para acolher as crianças. Entre os temas discutidos estão: a necessidade de ser mais flexível e de aprender junto com o paciente; a realidade das crianças que vivem em orfanatos/abrigos; e a importância de ter a família como aliada.

Gestalt-terapia com crianças

Teoria e prática
Luciana Aguiar
R$105,00

Entrelaçando teoria e prática, Luciana Aguiar constrói uma obra dinâmica, atual e completa. Entre os temas abordados estão o desenvolvimento da psicoterapia infantil, a concepção de ser humano em Gestalt-terapia, a família na perspectiva gestáltica, o funcionamento saudável e não saudável, a compreensão diagnóstica em Gestalt-terapia com crianças, o processo terapêutico e o trabalho com os responsáveis e a escola.

Drama da criança bem-dotada, O – Edição revista e ampliada

A busca do verdadeiro eu
Alice Miller
R$58,90

Quando crianças, muitos de nós aprendemos a esconder nossos sentimentos e necessidades para corresponder às expectativas de nossos pais e, desse modo, garantir o “amor” deles. Segundo Alice Miller, esse dom de se adaptar é uma estratégia de sobrevivência diante dos abusos sofridos na infância, e tem um custo: a supressão do próprio eu. É com base nessa compreensão que a autora examina os efeitos duradouros dos traumas de infância, que se traduzem em sentimentos de vazio e alienação. Ilustrado com relatos de pacientes, trechos de diários pessoais e excertos literários, este livro ajuda o leitor a reconhecer as próprias emoções e necessidades e descobrir sua verdade interior. Esta nova edição inclui um posfácio escrito pela autora e, ainda, o texto “As raízes da violência”, inédito em português, em que Miller faz um resumo das consequências trágicas da violência contra a criança.

Descobrindo crianças – Edição revista

Violet Oaklander
R$122,30

Publicado originalmente em 1978 e traduzido para dezoito idiomas, este livro é o resultado do trabalho pioneiro de Violet Oaklander no uso da abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. Mesmo antes de se tornar Gestalt-terapeuta, Violet já tinha vasta experiência com crianças na educação formal e não formal. Por suas propostas educativas pouco convencionais, foi convidada a dar aulas num programa de educação especial para crianças com dificuldades emocionais. Com esses alunos, experimentou as mais variadas técnicas a fim de lhes proporcionar vivências lúdicas, sensoriais e expressivas, trabalho que, posteriormente, foi aprofundado no contexto clínico à luz da Gestalt-terapia. Ela atribui à sua capacidade de evocar memórias vívidas da infância — não dos fatos, mas de como é ser criança — sua facilidade para se conectar com as crianças e ajudá-las a construir relações saudáveis com seu meio. Nestas páginas, recheadas de ideias e relatos de caso, Violet compartilha, de maneira honesta e generosa, com seus erros e acertos, como se dá, no chão da sala de aula ou do consultório, o seu trabalho com crianças e adolescentes — e tudo que aprendeu com eles.

Percursos em Arteterapia 1

Arteterapia Gestáltica, Arte em Psicoterapia, Supervisão em Arteterapia
Cláudia Ranaldi Nogueira
Maria de Betânia Paes Norgren
Myrian Bove Fernandes
e mais 4 autores
R$99,90

Arteterapia é uma área em crescente expansão no campo da psicologia. Esta obra, dividida em três volumes traz os diferentes aspectos de estudo e aplicação da arteterapia. O primeiro volume apresenta os fundamentos teóricos do método, sua conexão com a Gestalt-terapia, a utilização de recursos artísticos no trabalho psicoterápico e os princípios que norteiam a atividade de supervisão no campo da arteterapia.

Clínica gestáltica com adolescentes, A

Caminhos clínicos e institucionais
Ana Maria Mirabella
Lia Pinheiro
Luiz Lilienthal
e mais 5 autores
R$70,60

São conhecidas as dificuldades vividas por professores, familiares, educadores e profissionais da área de saúde ao lidar com adolescentes. Neste livro, autores experientes mostram diversas modalidade de atendimento a adolescentes, tanto na clínica quanto em instituições. Temas como bullying, intervenção psicológica, orientação profissional e conflitos familiares são abordados em profundidade.

Suporte para o contato, O

Gestalt e infância
Carla Cristina Poppa
R$75,70

Baseando-se na teoria gestáltica, em especial no ciclo de contato proposto por Zinker, e influenciada pela teoria winnicottiana, Carla Cristina Poppa oferece ao leitor novas maneiras de fazer o manejo terapêutico na psicoterapia de crianças. De forma dinâmica e inovadora, a autora reflete sobre a necessidade de construir um raciocínio clínico que permita realizar intervenções com maior segurança, tanto com a criança quanto com seus pais – aspecto por vezes deixado de lado por muitos profissionais. Assim, a psicoterapia pode representar um suporte temporário para a criança até que ela tenha atravessado o impasse em seu desenvolvimento e seus pais tenham assimilado os recursos necessários para sustentar seu desenvolvimento com maior autonomia. Embasado também em casos clínicos, este livro é direcionado tanto a Gestalt-terapeutas que desejam adquirir novos conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil quanto aos pais interessados no comportamento dos filhos e em ampliar sua capacidade de comunicação com eles.

Gestalt-Terapia

Frederick S. Perls
Paul Goodman
Ralph Hefferline
R$99,70

Esta obra é considerada a pedra angular da Gestalt-terapia. Aguardada ansiosamente pela comunidade gestáltica no Brasil, foi publicada pela primeira vez em 1951 e reeditada em 1994 para resgatar os fundamentos teóricos sobre os quais se estrutura a Gestalt-terapia. São apresentados os conceitos básicos elaborados por Perls, Hefferline e Goodman que deram origem a toda a literatura posterior e nortearam as técnicas utilizadas na prática gestáltica.

Arte e Gestalt

Padrões que convergem
Janie Rhyne
R$99,90

A autora é pioneira na integração da prática terapêutica com recursos que envolvem expressão e criatividade. Este livro descreve de forma calorosa e pessoal a experiência artística em terapia, tanto individual quanto em grupos, bem como no campo da educação e do crescimento pessoal. São apresentadas instruções simples de atividades artísticas no contexto terapêutico e educacional.