ISBN: 9788532309983

Leitura, escrita e ensino

Discutindo a formação de leitores

Organizador(es): Jacqueline de Fatima dos Santos Morais, Victoria Wilson

Autor(es): Bruno Araújo, Glaucia Guimarães, Isabel Cristina M. Bezerra, Iza Terezinha Gonçalves Quelhas, Jacqueline de Fatima dos Santos Morais, Mairce da Silva Araújo, Marcia Soares Alvarenga, Maria Cristina Ribas, Maria Tereza Goudard Tavares, Rafaela Corrêa Silva, Renata de Souza Moura, Rosimeri de Oliveira Dias, Simone Ribeiro Barros André, Victoria Wilson

Hoje, é consenso que o acesso ao livro é fundamental para garantir a incorporação de práticas de leitura ao cotidiano. Destinada a estudantes de pedagogia e a educadores, esta obra aborda a democratização da cultura, o ensino de literatura e a alfabetização freireana – passando por temas como contação de histórias, livros infantis, EJA, ensino de língua estrangeira e redações de vestibular.

R$78,90

ISBN: 9788532309983

Assunto:

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9788532309983
REF: 10998
Edição 1
Ano 2015
Nº de Páginas 240
Peso 0.27 kg
Formato 14 × 21 cm

Jacqueline de Fatima dos Santos Morais

Jacqueline de Fatima dos Santos MoraisDoutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Leciona na graduação e no Programa de Pós‑Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Uerj. Procientista. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação História e Memória das Escolas de São Gonçalo.

Victoria Wilson

Victoria WilsonDoutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC‑Rio). Pós‑Doutorada na Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora associada de Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Leciona na Faculdade de Formação de Professores da Uerj. Participa do grupo de pesquisa Linguagem, Cultura e Práticas Educativas da UFF. Membro do Diretório Linguagem, Identidades, Ensino (FFP‑Uerj). Conselheira da Assel‑Rio.

Bruno Araújo


Graduando de Letras na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP‑Uerj) e bolsista IC/Faperj.

Glaucia Guimarães


Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Leciona na graduação e no Programa de Pós‑Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Uerj. Procientista. Autora das obras TV e educação na sociedade multimidiática: o discurso sedutor em imagem, som e palavra, publicada pela Editora Quartet/Faperj, e TV e escola: discursos em confronto, publicada pela Cortez, entre outros artigos.

Isabel Cristina M. Bezerra


Graduada em Letras, mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutora em Letras (Estudos da Linguagem) pela PUC‑Rio. Desenvolve estudos de pós‑doutorado em Estudos da Linguagem pela PUC‑Rio. Atuou como professora de ensino médio na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Atualmente, é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), atuando na graduação de Letras (Português/Inglês) e no curso de especialização em Educação Básica – Ensino de Língua Inglesa. Coordena projetos de iniciação à docência voltados ao ensino de inglês para crianças, bem como à produção de material para o ensino do idioma no ensino médio. Seus interesses de pesquisa, além daqueles relacionados aos projetos mencionados, envolvem aquisição de segunda língua, formação e reflexão docente e construção de identidade.

Iza Terezinha Gonçalves Quelhas


Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Leciona na Graduação de Letras e no Programa de Pós‑Graduação em História Social do Território da Faculdade de Formação de Professores da Uerj.

Jacqueline de Fatima dos Santos Morais


Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Leciona na graduação e no Programa de Pós‑Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Uerj. Procientista. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação História e Memória das Escolas de São Gonçalo.

Mairce da Silva Araújo


Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Leciona na graduação e no Programa de Pós‑Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Uerj. Procientista. Vice‑líder do Diretório Vozes da Educação: Memória e História e Formação de Professores. Pesquisadora associada ao Grupalfa/UFF.

Marcia Soares Alvarenga


Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Uerj). Pós‑doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade de Évora. Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Leciona na graduação e no Programa de Pós‑Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Uerj, do qual é coordenadora adjunta. Procientista. Pesquisadora do CNPq. É membro do grupo de pesquisa Vozes da Educação: História e Memória das Escolas.

Maria Cristina Ribas


Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), do Programa de Pós‑Graduação em Estudos Literários do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores da Uerj. Procientista. Coordenadora do Núcleo de Extensão (NExt‑FFP) na mesma faculdade. Pesquisadora associada da Cátedra de Leitura da Unesco na PUC‑Rio. Autora de Onze anos de correspondência: os Machados de Assis, publicado pela 7 Letras/ PUC‑Rio, entre outros artigos.

Maria Tereza Goudard Tavares


Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Leciona na graduação e no Programa de Pós‑Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Uerj. Coordenadora do Diretório de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação: Memória e História e Formação de Professores. Membro do GT de Educação Popular da Anped. Pesquisadora associada ao Grupalfa/UFF.

Rafaela Corrêa Silva


Graduanda de Pedagogia na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP‑Uerj) e bolsista do ID/Pibid/Capes.

Renata de Souza Moura


Graduanda de Pedagogia na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP‑Uerj) e bolsista do ID/Pibid/Capes.

Rosimeri de Oliveira Dias


Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Leciona na graduação e no Programa de Pós‑Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Uerj. Autora dos livros Formação inventiva de professores e Deslocamentos na formação de professores.

Simone Ribeiro Barros André


Mestre em Educação pela Faculdade de Formação de Professores da Uerj. Graduação em Letras (Português/Literaturas) pela Uerj. Tutora a distância do Cederj‑Uerj.

Victoria Wilson


Victoria Wilson

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC‑Rio). Pós‑Doutorada na Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora associada de Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Leciona na Faculdade de Formação de Professores da Uerj. Participa do grupo de pesquisa Linguagem, Cultura e Práticas Educativas da UFF. Membro do Diretório Linguagem, Identidades, Ensino (FFP‑Uerj). Conselheira da Assel‑Rio.

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [602.78 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Leitura, escrita e ensino”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Escola que (não) ensina a escrever, A

Silvia M. Gasparian Colello
R$74,90

A fim de repensar as concepções acerca da língua, do ensino, da aprendizagem e das práticas pedagógicas, este livro levanta diversos questionamentos sobre a alfabetização como é praticada hoje nas escolas. Depois de analisar diversas falhas didáticas e tendências pedagógicas viciadas, a autora oferece alternativas que subsidiem a construção de uma escola que efetivamente ensine a escrever.

Textos em contextos

Reflexões sobre o ensino da língua escrita
Andréa Luize
Érica de Faria Dutra
Gláuci Helena Mora Dias
e mais 7 autores
R$74,50

Com o objetivo de discutir a alfabetização em sua complexidade, esta obra usa o referencial socioconstrutivista para relacionar teoria e prática em diferentes abordagens: as concepções de ensino e de escrita, as trajetórias escolares na alfabetização de crianças e adultos, os processos cognitivos na aprendizagem da escrita, a produção textual na infância e adolescência, os desafios da transposição didática e a formação de professores alfabetizadores.

Aprender a escrita, aprender com a escrita

Angela Vidal Gonçalves
Cecilia M. A. Goulart
Claudia dos Santos Andrade
e mais 8 autores
R$84,60

Esta obra apresenta reflexões sobre a produção de textos em sala de aula, na perspectiva de um processo de ensino-aprendizagem complexo e contínuo. As autoras partem da produção de crianças, jovens e adultos em diferentes momentos do processo de escolarização. Tendo como referência a teoria da enunciação de Bakhtin, os textos indicam que, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, se ensine e se aprenda a escrita em uso, ou seja, no processo de interação com os pares, professores e alunos, e no diálogo com conhecimentos de variadas origens. Assim, o livro destina-se a profissionais da educação básica – professores, coordenadores e orientadores pedagógicos –, a professores alfabetizadores e àqueles que pesquisam o tema na graduação e na pós-graduação.