ISBN: 9788532311269

Piaget, Vigotski, Wallon – Edição revista

Teorias psicogenéticas em discussão

Autor(es): Heloysa Dantas, Marta Kohl de Oliveira, Yves de La Taille

Jean Piaget, Lev S. Vigotski e Henri Wallon são os três maiores teóricos estudados no universo da educação e da psicologia. Nesta edição revista de uma obra consagrada por crítica e público, Yves de La Taille, Marta Kohl de Oliveira e Heloysa Dantas traduzem para o leitor o pensamento vivo desses autores.Analisando as ideias de Piaget, Yves de La Taille aborda conceitos como ser social, ética, autonomia, coerção versus colaboração e obediência versus justiça. Ao esclarecer os principais construtos da teoria construtivista, ele ressalta a importância da afetividade na educação.Debruçando-se sobre os contrutos de Vigotski, Marta Kohl de Oliveira destaca tópicos como linguagem, formação de conceitos e metacognição. Partindo de uma abordagem holística do ser humano, a autora analisa a fundo a abordagem sócio-histórica e as implicações da afetividade para a cognição.Já Heloysa Dantas dedica-se ao pensamento de Henry Wallon, destacando a emoção como instrumento típico da espécie humana e mostrando a interligação entre afetividade e inteligência – concluindo, como seus colegas, que a comunicação afetiva é fundamental para uma educação efetiva.Trata-se, definitivamente, de um livro fundamental na área da pedagogia.

Em estoque

R$62,80

ISBN: 9788532311269

Assuntos: ,

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9788532311269
REF: 11126
Edição 28
Ano 2019
Nº de Páginas 176
Peso 0.206 kg
Formato 14 × 21 cm

Heloysa Dantas


Professora pós-doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), na área de psicologia da educação. Obra publicada: A infância da razão – Uma introdução à psicologia da inteligência de Henry Wallon (Manole, 1990).

Marta Kohl de Oliveira


Professora associada aposentada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Mestre e doutora em Psicologia da Educação pela Universidade de Stanford, Califórnia, com pós-doutorado no Laboratory of Comparative Human Cognition, da Universidade da Califórnia, San Diego. Autora de Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento – Um processo sócio-histórico (Scipione, 1993) e de Cultura e psicologia: questões sobre o desenvolvimento do adulto (Hucitec, 2009), além de diversos artigos e capítulos de livros.

Yves de La Taille


Professor titular aposentado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). É especialista em Psicologia do Desenvolvimento e realiza pesquisas na área de psicologia moral, tendo publicado diversos artigos, livros e capítulos sobre o tema. Seu livro Moral e ética – Dimensões intelectuais e afetivas (Artmed, 2006) recebeu o prêmio Jabuti em 2007.

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [144.96 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Piaget, Vigotski, Wallon – Edição revista”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Imaginação, criança e escola

Daniele Nunes Henrique Silva
R$48,20

Em estoque

Partindo das contribuições da perspectiva histórico-cultural de Vygotsky, este livro analisa os processos que configuram a imaginação infantil e mostra como o espaço escolar influencia o imaginário das crianças pequenas. Além de discutir o modo como as políticas educacionais tematizam os processos criativos e estéticos e qual é a repercussão dessas diretrizes na prática pedagógica, a autora apresenta situações de sala de aula em que se manifestam as atividades criadoras das crianças em idade pré-escolar e examina como elas se organizam nas dinâmicas interativas professor-aluno e aluno-aluno. Daniele Nunes reflete ainda sobre a importância do faz de conta, do desenho e da narrativa no desenvolvimento infantil e mostra como as próprias crianças pensam e sentem o ato de imaginar na escola, indicando que imaginação e pensamento não são processos excludentes; ao contrário, encontram-se interligados e interdependentes. Ao final de cada capítulo, o leitor recebe sugestões de atividades que podem ser experimentadas em sala de aula.

Afetividade na escola

Alternativas teóricas e práticas
Antoine Bechara
Elizabeth Harkot-de-La-Taille
Genoveva Sastre
e mais 10 autores
R$78,90

Em estoque

Este livro traz para o cenário da educação o tema da afetividade, raramente abordado e freqüentemente ocultado nas encruzilhadas do cotidiano escolar. Ele questiona os dualismos estabelecidos no mundo científico e escolar, que separa cognição e afetividade, razão e emoção, assumindo que tais dimensões são indissociáveis no funcionamento psíquico humano. Essa discussão apresenta a contribuição de 13 autores, estudiosos de diferentes campos do conhecimento: educação, psicologia, lingüística, neurologia e matemática.

Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vigotski

A relevância do social
Isilda Campaner Palangana
R$62,80

Em estoque

Esta obra clássica, agora em edição revista, analisa os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano à luz das teorias de Jean Piaget e Lev Semenovich Vigotski. Para tanto, Isilda Campaner Palangana examina os fundamentos metodológicos e as raízes epistemológicas dos postulados desses dois grandes mestres da psicologia da educação. Contribui, assim, para que se compreendam as convergências e divergências conceituais entre eles, sobretudo no que diz respeito ao papel da interação social na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento das capacidades e funções psicológicas caracteristicamente humanas.

Afetividade do Educador, A

Max Marchand
R$42,80

Em estoque

Um livro que incentiva uma abertura ao crescimento pessoal do mestre e do aluno, ao equilíbrio entre suavidade e indulgência, disciplina e senso de humor. O educador manifesta seu afeto na renúncia a si mesmo e na adaptação à idade, psicologia e evolução de cada aluno. O livro nos toca pela sensibilidade, pelo humanismo, pela capacidade de dedicação à tarefa educativa que Max Marchand demonstra. Uma obra preciosa, válida em diferentes níveis culturais, sociais e econômicos.