Detalhes do Livro
ISBN | 9788532310446 |
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REF: | 11044 |
Edição | 1 |
Ano | 2016 |
Nº de Páginas | 224 |
Peso | 0,25 kg |
Formato | 14 × 21 cm |
Autor(es): José Sérgio Carvalho
Engendrada com base nas experiências de José Sérgio Carvalho como aluno, professor e pai, “Por uma pedagogia da dignidade” questiona os discursos correntes sobre educação, aborda as relações entre escola e família e mostra que a vida escolar é uma experiência que produz significados ao configurar identidades individuais e coletivas. Uma obra primorosa, sensível e original, destinada a educadores, estudantes de Pedagogia e todos aqueles que se preocupam com o papel da instituição escolar em nossa sociedade.
R$81,90
ISBN | 9788532310446 |
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REF: | 11044 |
Edição | 1 |
Ano | 2016 |
Nº de Páginas | 224 |
Peso | 0,25 kg |
Formato | 14 × 21 cm |
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
Relato da experiência vivida por um professor, na França, de 1968 a 1969, que deu liberdade total a seus alunos, instando-os a se manifestarem plenamente. Uma experiência pedagógica que mostra falhas da educação tradicional no que diz respeito à autoridade do professor, disciplina, liberdade de expressão dos alunos etc. No final, transcrição do debate em torno da experiência.
Nesta obra, Ruy Cezar do Espírito Santo explicita os valores que, segundo sua ampla experiência, devem nortear a educação em todos os níveis. Entre os temas abordados pelo autor estão a relação professor-aluno, o papel da família no processo de ensino-aprendizagem, a interdisciplinaridade, a ligação entre escola e comunidade e os princípios da Pedagogia Waldorf, vista pelo autor como modelo ideal de educação.
Atualmente, pais e professores vivem dilemas constantes: quem deve educar, a família ou a escola? A educação deve ser tradicional ou liberal? Como impor limites às crianças e aos adolescentes numa era em que as fronteiras entre o público e o privado são tão tênues? São essas as reflexões que Anna Veronica Mautner propõe neste livro. Entre suas sugestões estão valorizar o professor (não apenas com melhores salários, mas também por meio do resgate de sua importância social); deixar que as crianças tenham uma vida íntima longe das bisbilhotices dos pais; não querer proteger os jovens das frustrações da vida; incentivar, desde muito cedo, a autonomia das crianças e a superação dos obstáculos; investir na rotina para que as crianças desenvolvam bons hábitos; prover modelos de conduta éticos; coibir a prática, hoje em voga, de não corrigir para não frustrar.
Um livro que incentiva uma abertura ao crescimento pessoal do mestre e do aluno, ao equilíbrio entre suavidade e indulgência, disciplina e senso de humor. O educador manifesta seu afeto na renúncia a si mesmo e na adaptação à idade, psicologia e evolução de cada aluno. O livro nos toca pela sensibilidade, pelo humanismo, pela capacidade de dedicação à tarefa educativa que Max Marchand demonstra. Uma obra preciosa, válida em diferentes níveis culturais, sociais e econômicos.
Com o objetivo de despertar a consciência para discutir com seriedade a educação que se pratica em nossas escolas e em nossas famílias, Anna Veronica Mautner trava com o leitor uma conversa franca, lançando questões como: a tecnologia vai suplantar a aptidão física? Em que medida a escola de hoje, mais “moderna”, é melhor que a de ontem, mais humana? Em tempos de politicamente correto e das lutas por inclusão, é possível trabalhar a diversidade nas instituições escolares? Se aprender tabuada é chato, conseguiremos formar cidadãos capazes de cuidar das próprias finanças? A autoridade em classe é mesmo uma ameaça? Estamos preparados para acolher a infância em todas as suas nuanças ou preferimos delegar a tarefa a qualquer um que se proponha a nos tirar esse “fardo” dos ombros? Assim, esta obra está organizada em sete grandes seções: “A escola hoje”, “O papel do professor”, “Corpo e sociedade”, “Família e escola”, “Informação, tecnologia e comunicação”, “Infância e adolescência” e “Depois da escola”. Destinado a pais e professores, este livro pretende ser a pulga atrás da orelha de cada leitor. Seu objetivo maior é ampliar a discussão acerca de como estamos educando nossas crianças e de que tipo de ser humano desejamos formar.
Um livro lúcido em que Francisco Gutiérrez fala de uma educação socialmente produtiva, combinando estudo e trabalho, teoria e prática, escola e vida, ensino e produção. Um compromisso político-educativo que só poderá ocorrer com mudanças de atitudes e um maior envolvimento e dedicação de professores, estudantes e pais. O livro é prefaciado por Paulo Freire.
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