ISBN: 9786555490015

PROJETOS DE VIDA

Fundamentos psicológicos, éticos e práticas educacionais

Autor(es): Ulisses F. Araújo, Valéria Amorim Arantes, Viviane Pinheiro

A Base Nacional Comum Curricular é o documento de caráter normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos brasileiros devem desenvolver ao longo da educação básica. Entre seus eixos centrais está o incentivo à construção dos projetos de vida dos jovens. Estes pressupõem um desejo de fazer diferença no mundo, de realizar algo que contribua com a sociedade, tornando‑a mais ética e justa, e de promover o desenvolvimento profissional. Mas de que forma os professores podem trabalhar com essa temática em sala de aula?

Para responder a essa questão, três renomados professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo explicitam nesta obra as origens psicológicas e epistemológicas dos projetos de vida, seus princípios norteadores e sua relação com a cidadania e a realização pessoal. Indo mais além, eles abordam as diversas modalidades de projetos vitais e dão exemplos práticos de como estes podem ser aplicados em sala de aula, sempre se baseando em dezenas de pesquisas realizadas em escolas brasileiras. Analisam, também, a formação do bom professor na construção de projetos de vida dos alunos e as metodologias mais eficazes para colocá‑los em prática. Livro fundamental para gestores e educadores preocupados com uma educação universal, transformadora e de qualidade.

Em estoque

R$48,20

ISBN: 9786555490015

Assunto:

Coleção: Novas Arquiteturas Pedagógicas

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9786555490015
REF: 12001
Edição 1
Ano 2020
Nº de Páginas 120
Peso 0.153 kg
Formato 14 × 21 cm

Ulisses F. Araújo

Ulisses F. Araújo

É professor titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP Leste), onde coordena o Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas. Presidente da PanAmerican Network for Problem-Based Learning (PANPBL), é membro do comitê editorial do Journal of Moral Education. Foi consultor do Ministério da Educação e desde 2008 coordena os cursos de especialização em ética e cidadania no âmbito da parceria USP-Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Tem sete livros publicados no Brasil, todos versando sobre cidadania, construção de valores, educação moral e mudanças na educação.

Valéria Amorim Arantes

É docente da graduação e da pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e coordenadora do Ciclo Básico da Escola de Artes, Ciências Humanidades da Universidade de São Paulo.

Viviane Pinheiro

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [499.87 KB]

Você também pode gostar de…

O que o jovem quer da vida?

Como pais e professores podem orientar e motivar os adolescentes
William Damon
R$74,50

Em estoque

Por que muitos jovens, atualmente, não conseguem encontrar um objetivo de vida, ao passo que uns poucos sabem direitinho o que querem? Baseado em entrevistas e pesquisas, o autor oferece métodos simples para encorajar os jovens e orientá-los para uma vida produtiva e plena em todos os sentidos.

Autogestão na sala de aula

As assembleias escolares
Ulisses F. Araújo
R$42,80

Em estoque

Depois de conceituar a educação baseada na resolução de conflitos, esta obra oferece um guia prático para implantar as assembleias escolares, incluindo os passos a serem seguidos na promoção das assembleias de classe, de escola, de docentes e dos fóruns escolares. Por fim, dá voz aos sujeitos que já vivenciaram as assembleias, mostrando as mudanças vividas nas relações escolares e sua contribuição para a ética e a cidadania.

Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior

Genoveva Sastre
Ulisses F. Araújo
R$78,90

Em estoque

A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é um dos enfoques mais inovadores na formação profissional e acadêmica contemporânea. Suas perspectivas distintas situam os alunos no cerne do processo educativo, dando-lhes autonomia e responsabilidade pelo próprio aprendizado. Partindo de experiências pioneiras em universidades renomadas do mundo todo, esta obra proporciona uma excelente base conceitual e prática dos fundamentos teóricos e históricos da ABP e de sua implementação no ensino universitário nos últimos quarenta anos.

Jogo e projeto: pontos e contrapontos

Lino de Macedo
Nilson José Machado
R$51,00

Em estoque

Neste livro, Lino de Macedo e Nílson José Machado desenvolvem, de forma crítica, sistemática, metódica e objetiva, idéias sobre as complexas relações entre jogo e projeto. No diálogo que estabelecem, cruzam perspectivas divergentes e convergentes, integram novos elementos e significados à discussão, ampliam os horizontes da temática e sinalizam novas formas de organização do pensamento e das práticas educativas cotidianas.

Temas transversais, pedagogia de projetos e mudanças na educação

Ulisses F. Araújo
R$48,20

Em estoque

Nas décadas recentes a sociedade vem passando por mudanças que impactam a sala de aula, o currículo das escolas e os próprios objetivos da educação. Este livro discute como os chamados temas transversais, articulados com a pedagogia de projetos e com os princípios de interdisciplinaridade, podem apontar caminhos inovadores para a educação formal e para uma ressignificação da prática docente.

Educação e valores: pontos e contrapontos

Josep Maria Puig
Ulisses F. Araújo
R$59,70

Em estoque

Qual a origem da moralidade? Como se dão os processos de construção e/ou apropriação de valores? Como formar moralmente os alunos? Podem, escola e educadores, ensinar valores? Os autores desta obra debatem, entre outros assuntos, os processos psicológicos que levam à construção de valores, a influência da afetividade em tais processos, o papel da religião na educação moral e o conceito de inteligência moral.