Segundo Viviane Pinheiro, professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, adolescentes projetam o futuro em determinada profissão, mas sem organizar ações ou traçar planos e metas para obter os objetivos. Ela é um das autoras do livro ‘Projetos de vida – Fundamentos psicológicos, éticos e práticas educacionais‘, que está sendo lançado.

Ouça abaixo a entrevista dada por Viviane Pinheiro à Petria Chaves, no programa Revista CBN.

.

.

Conheça o livro:

PROJETOS DE VIDA
Fundamentos psicológicos, éticos e práticas educacionais
Autores: Ulisses F. AraújoValéria Amorim ArantesViviane Pinheiro
SUMMUS EDITORIAL

A Base Nacional Comum Curricular é o documento de caráter normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos brasileiros devem desenvolver ao longo da educação básica. Entre seus eixos centrais está o incentivo à construção dos projetos de vida dos jovens. Estes pressupõem um desejo de fazer diferença no mundo, de realizar algo que contribua com a sociedade, tornando‑a mais ética e justa, e de promover o desenvolvimento profissional. Mas de que forma os professores podem trabalhar com essa temática em sala de aula?

Para responder a essa questão, três renomados professores e pesquisadores da Universidade de São Paulo explicitam nesta obra as origens psicológicas e epistemológicas dos projetos de vida, seus princípios norteadores e sua relação com a cidadania e a realização pessoal. Indo mais além, eles abordam as diversas modalidades de projetos vitais e dão exemplos práticos de como estes podem ser aplicados em sala de aula, sempre se baseando em dezenas de pesquisas realizadas em escolas brasileiras. Analisam, também, a formação do bom professor na construção de projetos de vida dos alunos e as metodologias mais eficazes para colocá‑los em prática. Livro fundamental para gestores e educadores preocupados com uma educação universal, transformadora e de qualidade.

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!
shares
X