Detalhes do Livro
ISBN | 9786599883798 |
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REF: | 42009 |
Edição | 7 |
Ano | 2024 |
Nº de Páginas | 176 |
Peso | 0,217 kg |
Formato | 0,80 × 14 × 21 cm |
Organizador(es): Eliane Cavalleiro
Autor(es): Ana Lucia Silva e Souza, Andréia Lisboa Sousa Johnson, Cidinha da Silva, Eliane Cavalleiro, Elisa Larkin Nascimento, Elisabeth Fernandes de Sousa, Isabel Santos Mayer, Nilma Lino Gomes
De que forma o racismo se estrutura no cotidiano escolar de crianças e adolescentes? Como a escola pode combater a discriminação e, além disso, promover um ambiente baseado no respeito às diferenças? Assim que foi lançado, em 2001, este livro se tornou um clássico e um guia inspirador para toda uma geração de educadores. É essa premissa que justifica a publicação desta edição revista e atualizada, na qual as autoras se aprofundam nas diversas formas de combater o racismo dentro de nossas escolas. Entre os assuntos abordados estão: a formação de educadores para o combate ao racismo; os pontos de encontro entre educação, cidadania e raça; caminhos práticos para eliminar o racismo na escola; a valorização das raízes africanas na educação; a necessidade de apreender e combater o discurso racista em sala de aula; a construção da autoestima do aluno negro; a literatura infantojuvenil como aliada na valorização do povo preto.
R$72,60
ISBN | 9786599883798 |
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REF: | 42009 |
Edição | 7 |
Ano | 2024 |
Nº de Páginas | 176 |
Peso | 0,217 kg |
Formato | 0,80 × 14 × 21 cm |
Doutora e mestra em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Foi consultora da Unesco — Oficina Regional de Educação para América Latina e Caribe/ Orealc (2005), responsável pelo desenvolvimento da pesquisa: “Discriminación y pluralismo: valorando la diversidad en la escuela”. Atuou como coordenadora -geral de Diversidade e Inclusão Educacional na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação. Foi docente na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), tutora do grupo PET- Educação, do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Educação da UnB e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). Foi pesquisadora visitante na Universidade Estadual de São Francisco (Califórnia, EUA) e no Cesar Chavez Institute. Atualmente, é pesquisadora associada do Centro de Estudos da América Latina da Universidade Stanford e conselheira da Imaginable Futures.
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
Nesta obra, a fascinante história do continente africano e a trajetória dos vários grupos étnicos que migraram para o Brasil antes, durante e depois do processo de escravização são contadas por um jovem estudante. Ao retornar aos bancos escolares e deparar com novas práticas educativas, ele passa a desconstruir e construir conceitos, valorizando sua origem e sua autoestima. Num momento em que nosso país depara com temas polêmicos, como o Estatuto da Igualdade Racial e as cotas em universidades, a Coleção Consciência em Debate pretende discutir assuntos prementes que interessam não somente aos movimentos negros como a todos os brasileiros. Fundamental para educadores, pesquisadores, militantes e estudantes de todos os níveis de ensino. Coordenação de Vera Lúcia Benedito.
Este manual para o dia a dia dos professores da educação básica (especialmente os das séries do ensino fundamental) de escolas públicas ajuda o docente a refletir sobre a própria prática. Com textos curtos e exemplos reais, a obra ensina a desenvolver uma sala de aula inclusiva, dá dicas de como melhorar a qualidade da educação e explica como promover a colaboração.
A obra oferece ao leitor, em linguagem acessível, informações sobre o universo dos afrodescendentes no Brasil. Além de abordar temas como escravidão, racismo e desigualdade social, o livro apresenta biografias de personalidades negras que se destacaram e se destacam na política, nas artes plásticas, na religião, na música, nos esportes, no ensino e em muitas outras esferas da vida cotidiana brasileira. Edição revista e atualizada.
A dicotomia “preconceito versus cidadania” tem-se apresentado como uma das questões mais inquietantes da atualidade. Como proporcionar, na trajetória escolar, uma convivência pacífica entre pessoas diferentes? Como compatibilizar, na escola e na sala de aula, as igualdades democráticas com as particularidades humanas e sociais, sejam elas de gênero, geração, étnicas, religiosas, cognitivas ou culturais? Frente a tais questões, esta coletânea de diferentes autores foi elaborada na tentativa de instrumentalizar ações conseqüentes para se enfrentar as diferenças e o preconceito no dia-a-dia da escola.
Um livro que incentiva uma abertura ao crescimento pessoal do mestre e do aluno, ao equilíbrio entre suavidade e indulgência, disciplina e senso de humor. O educador manifesta seu afeto na renúncia a si mesmo e na adaptação à idade, psicologia e evolução de cada aluno. O livro nos toca pela sensibilidade, pelo humanismo, pela capacidade de dedicação à tarefa educativa que Max Marchand demonstra. Uma obra preciosa, válida em diferentes níveis culturais, sociais e econômicos.
Este livro busca aprofundar o debate sobre as ações afirmativas, ampliando-o para além das cotas. São apresentados programas que visam garantir o acesso, a permanência e o sucesso de negros/as na universidade, possibilitando a realização do sonho de jovens que vivenciam processos estruturais de exclusão; são discutidas as metodologias de seleção de pessoas negras nesses projetos; são abordadas a África e a Afro-Ascendência na perspectiva da cultura construída pela matriz banto. Finalmente, são considerados os principais aspectos da discussão sobre as cotas para negros/as, especialmente o falso dilema – quem é negro/a no Brasil? – uma vez que, quando se trata de garantir direitos, a pessoa negra se desvanece na decantada miscigenação racial brasileira.
Um livro que reúne textos de diversos educadores que focalizam o rap brasileiro. São abordadas questões históricas e teóricas acerca das origens do rap, inserido no movimento hip hop e, com a mesma ênfase, relatos de experiências práticas de sua utilização como instrumento pedagógico em escolas públicas, particulares e instituições não-governamentais.