ISBN: 9788532311016

Vida, morte e luto

Atualidades brasileiras

Organizador(es): Karina Okajima Fukumitsu

Autor(es): Ana Catarina Tavares Loureiro, Avimar Ferreira Junior, Daniel Neves Forte, Daniela Achette, Elaine Gomes dos Reis Alves, Elaine Marques Hojaij, Elvira Maria Ventura Filipe, Emi Shimma, Fernanda Cristina Marquetti, Gabriela Casellato, Gilberto Safra, Gláucia Rezende Tavares, Karina Okajima Fukumitsu, Leo Pessini, Marcello Ferretti Fanelli, Marcos Emanoel Pereira, Maria Carlota de Rezende Coelho, Maria Helena Pereira Franco, Maria Julia Kovács, Maria Luiza Faria Nassar de Oliveira, Mayra Luciana Gagliani, Monja Coen Roshi, Monja Heishin, Nely Aparecida Guernelli Nucci, Patrícia Carvalho Moreira, Pedro Morales Tolentino Leite, Protásio Lemos da Luz, Teresa Vera Gouvea

Esta obra visa apresentar os principais cuidados e o manejo em situações-limite de adoecimento, suicídio e processo de luto, bem como reitera a visão de que, toda vez que falamos sobre a morte, precisamos também falar sobre a vida. Escrito por profissionais da saúde, este livro multidisciplinar atualiza os estudos sobre a morte, o morrer, a dor e o luto no Brasil. Destinado a psicólogos, médicos, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais etc., aborda temas como: espiritualidade, finitude humana, medicina e cuidados paliativos; cuidados e intervenções para pacientes cardíacos, oncológicos e portadores de doença renal crônica; intervenção na crise suicida; pesquisas e práticas sobre luto no Brasil e no exterior; luto não autorizado; as redes de apoio aos enlutados; a tanatologia na pós-graduação.

Em estoque

R$92,10

ISBN: 9788532311016

Assunto:

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9788532311016
REF: 11101
Edição 1
Ano 2018
Nº de Páginas 280
Peso 0.33 kg
Formato 14 × 21 cm

Karina Okajima Fukumitsu

Karina Okajima FukumitsuÉ psicóloga, Gestalt-terapeuta e psicopedagoga. Doutora e pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), é mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology (EUA). Coordena a Pós-Graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), e o Programa RAISE: Ressignificações e Acolhimento Integrativos do Sofrimento Existencial. É ainda cocoordenadora da Pós-Graduação Abordagem Clínica e Institucional em Gestalt-terapia da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Autora de diversos livros, é organizadora de Vida, morte e luto e co-organizadora da Coleção Gestalt-terapia: fundamentos e práticas (todos da Summus).

Ana Catarina Tavares Loureiro


Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará. Nefrologista pela Sociedade Brasileira de Nefrologia. Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Coordenadora adjunta do Núcleo de Estudos em Ciência e Espiritualidade da Universidade Federal do Espírito Santo (Nece/ Ufes). Nefrologista da Secretaria de Estado da Saúde do Estado do Espírito Santo – Hospital Antônio Bezerra de Faria.

Avimar Ferreira Junior


Psicanalista, psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), doutor em psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFB) e bolsista do Programa Nacional de Pós- Doutorado (PNPD/Capes) pela mesma instituição.

Daniel Neves Forte


Coordenador do Programa de Assistência, Ensino e Pesquisa em Cuidados Paliativos do Hospital Sírio-Libanês, médico assistente da UTI Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) e presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

Daniela Achette


Psicóloga da Unidade de Psicologia Hospitalar do Hospital Sírio Libanês e membro da Comissão Científica da Pós-Graduação em Cuidados Paliativos da mesma instituição.

Elaine Gomes dos Reis Alves


Psicóloga especialista em perdas, morte e luto. Pesquisadora e docente. Pós-doutoranda em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do Laboratório de Estudos sobre a Morte do Instituto de Psicologia da USP desde 2006. Fundadora da Prestar Cuidados em Psicologia. Membro do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) da USP. Doutora em Desenvolvimento Humano e Mestre em Bioética pela mesma instituição. Coordena cursos e grupos de estudo. Autora de Considerações psicossociais sobre deformidade facial (Paco, 2016) e coautora de Profissionais de saúde: vivendo e convivendo com HIV/aids (Santos, 2002). Autora de capítulos de livros e de artigos publicados.

Elaine Marques Hojaij


Psicóloga clínica hospitalar com pós-graduação em Psicologia Clínica Aplicada à Cardiologia pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor/HC-FMUSP) e em Terapia Comportamental e Cognitiva pela mesma instituição. Membro da equipe de Insuficiência Cardíaca e Transplante Cardíaco do Hospital Sírio Libanês.  

Elvira Maria Ventura Filipe


Psicóloga, doutora pela University College London, University of London. Tem experiência na área de saúde coletiva, atuando desde 1985 nas áreas de HIV/aids no Centro de Referência e Treinamento DST/aids (CRT-DST/Aids). Atualmente, atua no Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais do CRT-DST/Aids, atendendo pessoas que se submetem ao processo transexualizador.

Emi Shimma


Psicóloga pela Faculdade Paulistana de Ciências e Letras. Realizou formação em Luto no Instituto de Psicologia 4 Estações (2003) e aprimoramento no Laboratório de Estudos e Intervenções Sobre o Luto da PUC-SP (2002). Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2010). Realizou curso de formação em Cuidados Paliativos no Instituto Paliar (2011). Psicóloga clínica do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, sede do Programa Estadual DST/Aids-SP. Tem experiência em atendimentos clínicos com ênfase em aids, catástrofes, emergências, luto, doença terminal e morte.

Fernanda Cristina Marquetti


Pós-doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Professora associada da Universidade Federal de São Paulo – Campus Baixada Santista. Docente/orientadora no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da mesma instituição. Suas pesquisas se articulam na interface entre antropologia e saúde mental. Coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPQ “Percursos Suicidas”.

Gabriela Casellato


Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1995, com mestrado e doutorado em Psicologia Clínica pela mesma Universidade, Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (LELu), em 1998 e 2004, respectivamente. Especialista em Hipnoterapia Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson de São Paulo e membro do Grupo IPE entre 2001 e 2011. Cofundadora, professora e supervisora do 4 Estações Instituto de Psicologia. Organizadora do livro Dor silenciosa ou dor silenciada? Perdas e lutos não reconhecidos por enlutados e sociedade (Polo Books, 2013), autora de diversos capítulos em livros sobre o tema do luto e consultora ad hoc das revistas de psicologia da USP e PUC‑Campinas e da Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia. É coautora do livro A intervenção psicológica em emergências e organizadora e autora de O resgate da empatia, ambos da Summus Editorial e lançados em 2015.

Gilberto Safra


Professor titular do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (Ipusp). Psicanalista. Coordenador adjunto do Laboratório Prosopon (Ipusp).

Gláucia Rezende Tavares


Psicóloga clínica e mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); presidente da Rede de Apoio a Perdas (Ir)Reparáveis (API); cocoordenadora do curso de especialização em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma); organizadora dos livros Do luto à luta e E a vida continua... Professora do curso de especialização em Psico-Oncologia da Feluma.  

Karina Okajima Fukumitsu


Karina Okajima Fukumitsu

É psicóloga, Gestalt-terapeuta e psicopedagoga. Doutora e pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), é mestre em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology (EUA). Coordena a Pós-Graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), e o Programa RAISE: Ressignificações e Acolhimento Integrativos do Sofrimento Existencial. É ainda cocoordenadora da Pós-Graduação Abordagem Clínica e Institucional em Gestalt-terapia da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Autora de diversos livros, é organizadora de Vida, morte e luto e co-organizadora da Coleção Gestalt-terapia: fundamentos e práticas (todos da Summus).

Leo Pessini


Bioeticista e teólogo. Pós-doutor em Bioética pelo Centro de Bioética James Drane da Edinboro University (Pensilvânia, EUA). Autor de inúmeras obras no âmbito da bioética e da espiritualidade. Professor doutor no programa stricto sensu em Bioética (mestrado, doutorado e pós-doutorado) do Centro Universitário São Camilo (São Paulo, SP). Professor convidado do mestrado stricto sensu em Bioética da Universidade do Vale do Sapucaí (Pouso Alegre, MG).

Marcello Ferretti Fanelli


Coordenador do Serviço de Oncologia do Hospital São Luiz/ Rede D’Or (São Paulo, SP). Proprietário do Instituto Marcello Fanelli de Oncologia (Jundiaí, SP).

Marcos Emanoel Pereira


Professor associado do Instituto de Psicologia e professor permanente do programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFB). Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho. Bacharel em Psicologia e psicólogo formado pela UFB.

Maria Carlota de Rezende Coelho


Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Enfermagem pela mesma instituição. Especialista em Gestão Hospitalar pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora adjunta da Escola de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam). Professora do curso de graduação em Enfermagem e do mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da mesma instituição. Enfermeira aposentada do Hospital Cassiano Antônio de Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Maria Helena Pereira Franco


Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP), da qual é professora titular na Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde e no Programa de Estudos Pós‑graduados em Psicologia Clínica. Com pós‑doutorado no Departamento de Psiquiatria da University College London e na London School of Hygiene and Tropical Medicine, é fundadora e coordenadora do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (LELu) da PUC‑SP, responsável por ensino, pesquisa e extensão em luto e temas correlatos. Idealizadora e cofundadora do 4 Estações Instituto de Psicologia. Idealizadora e coordenadora do Grupo IPE, é autora de artigos e livros sobre morte e luto. Tradutora da obra de Colin Murray Parkes, publicado no Brasil pela Summus Editorial, é membro do International Work Group on Death, Dying and Bereavement (IWG).

Maria Julia Kovács


É professora livre-docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e coordenadora do Laboratório de Estudos sobre a Morte e do projeto de vídeos educativos Falando de Morte e Cuidados Paliativos. Foi membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia nas gestões 1998-2000 e 2002-2006.

Maria Luiza Faria Nassar de Oliveira


Mayra Luciana Gagliani


Psicóloga responsável pela Pediatria do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor/HC-FMUSP). Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP. Pós-Graduada em Medicina Comportamental pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Atual diretora do Departamento de Psicologia da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).

Monja Coen Roshi


Monja Heishin


Nely Aparecida Guernelli Nucci


Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Tem certificação pela Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO) e pela Associação Latino- Americana de Psicologia da Saúde (Alapsa). Atuou na rede básica de saúde e no Hospital Mário Gatti (Campinas, SP), onde implantou o Serviço de Psicologia no Centro de Oncologia. Supervisora de estágios em Psicologia da Saúde, docente e tutora na Residência Multiprofissional em Saúde da PUC-Campinas. Autora de livros e artigos nas áreas de oncologia, cuidados paliativos, morte e luto.

Patrícia Carvalho Moreira


Antropóloga, musicoterapeuta, psicóloga e tanatologista. Mestre em Antropologia e Arqueologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Conselheira presidente da Comissão de Tanatologia do Conselho Regional de Psicologia da 21ª Região (CRP 21). Coordenadora nacional do curso de pós-graduação em Tanatologia (Censupeg). Membro do Laboratório de Tanatologia e Psiquiatria em Outras Condições Médicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem formação e especialização em Tanatologia.

Pedro Morales Tolentino Leite


Psicanalista e especialista em Psicologia da Saúde, cursou o Aprimoramento em Clínica das Psicoses do Instituto A Casa. Atua como psicólogo em enfermaria de saúde mental no Hospital Municipal Cidade Tiradentes (São Paulo, SP) e em consultório.

Protásio Lemos da Luz


Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-Graduado em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem fellowship em Critical Care Medicine na University of Southern California e em Experimental Cardiology no Cedars-Sinai Medical Center (UCLA), em Los Angeles, Estados Unidos. Professor Sênior de Cardiologia do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Fundador e presidente da Associação Brasileira de Cardiologia Translacional (ABCT).

Teresa Vera Gouvea


Psicóloga. Especializada em Luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia (São Paulo, SP) e em Terapia Familiar e de Casal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mantém blogue (www.lacoselutos.com.br) e página (https://www.facebook. com/lacoselutos/) voltados para o tema, com sugestões de livros, filmes e textos. Autora do livro Laços e lutos (Multifoco, 2016).

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [258.48 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Vida, morte e luto”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Conversando sobre o luto

Edirrah Gorett Bucar Soares
Maria Aparecida de Assis Gaudereto Mautoni
R$42,80

Em estoque

Embora a morte seja nossa única certeza, ela se tornou um fenômeno mitificado e temido. Este livro se propõe a ajudar as pessoas a lidar melhor com momentos de tanta angústia. Por meio de depoimentos, orientações e reflexões, ele nos ajuda a perceber que o sofrimento causado pelo luto e os questionamentos que vivemos são comuns a todo ser humano.

Câncer e prevenção

Artur Malzyner
Daniele Evaristo Vieira Alves
Elge Werneck Araújo Júnior
e mais 10 autores
R$48,20 R$28,92

Em estoque

Voltado para leigos, este livro, escrito por uma equipe multidisciplinar, explica o que é câncer e como preveni-lo; aborda a prevenção primária por meio de cirurgias, medicamentos, alimentação adequada e hábitos saudáveis; esclarece sobre a importância do diagnóstico precoce; e fala sobre os principais tipos de tratamento existentes. Fundamental para pacientes, familiares, psicólogos, enfermeiros etc.

Resgatando o Viver

Psico-oncologia no Brasil
Maria Margarida M. J. de Carvalho
R$87,80

Em estoque

Um livro que oferece alguns modelos de atendimento psicológico ao paciente de câncer, em serviços hospitalares de psico-oncologia e em grupos de apoio particulares. Os relatos, provenientes de diferentes partes do Brasil, são depoimentos ao mesmo tempo didáticos e emocionantes, facilitando a leitura e envolvendo fortemente o leitor. A organizadora, Maria Margarida M. J. de Carvalho, é conselheira do CORA (Centro Oncológico de Recuperação e Apoio).

Experiências contemporâneas sobre a morte e o morrer

O legado de Elisabeth Kübler-Ross para os nossos dias
Daniela Freitas Bastos
Rodrigo Luz
R$68,80

Em estoque

Neste livro, Rodrigo Luz e Daniela Freitas Bastos contam um pouco da trajetória pessoal e profissional de Elisabeth, aprofundam-se nos estudos que ela nos legou e reproduzem os seminários no contexto brasileiro. Por meio do depoimento dos pacientes-professores, eles nos permitem enfrentar de peito aberto o tabu da morte e entrar em contato com recursos que nos ajudem a lidar com os pacientes com empatia, respeito e compaixão.

Descansem em paz os nossos mortos dentro de mim – Edição Revista

Sergio Perazzo
R$57,10

Em estoque

Este é um livro predominantemente sobre a vida que se recupera com a elaboração e a resolução do luto.A morte, a partir de sua presença histórica do homem, em seu simbolismo e em seu entrelaçamento com temas como paixão e sexualidade, é o caminho do autor para a discussão da teoria do psicodrama e da abordagem psicodramática de tratá-la. O papel do médico e suas inibições em lidar com a morte e o difícil enfrentamento do assunto nos dias de hoje são algumas das questões aqui abordadas. Tanto pelo conteúdo quanto pelo elegante estilo de Sergio Perazzo, que mescla poesia em seu texto, esta obra leva o debate para além do campo específico dos estudiosos, colocando-o ao alcance de todos os que desejam repensar esse importante tema da vida.

Resgate da empatia, O

Suporte psicológico ao luto não reconhecido
Ana Cristina Costa Figueiredo
Cristiane Ferraz Prade
Daniela Reis e Silva
e mais 8 autores
R$87,80

Em estoque

O tema do luto não sancionado é pouco abordado na literatura clínica. Neste volume, profissionais da área de saúde preenchem essa lacuna tratando de temas como aborto espontâneo, infidelidade conjugal, aposentadoria, morte de animais de estimação, perda de familiares por suicídio e o luto de cuidadores profissionais. Estratégias para lidar com a perda e os transtornos psiquiátricos decorrentes dela também fazem parte da obra.

Medicina integrativa

A cura pelo equilíbrio
Paulo de Tarso Lima
R$51,00

Em estoque

Praticada em grandes hospitais e universidades do mundo todo, a medicina integrativa vê o paciente como um todo, inter-relacionando sintomas, qualidade de vida e alimentação. O objetivo não é apenas curar, mas tornar o paciente ativo em sua recuperação e transformar seus hábitos para melhor. Escrito por um dos maiores especialistas da área, o livro traz informações sobre os tratamentos, a filosofia e os resultados da medicina integrativa.

Temas em psico-oncologia

Luciana Holtz de C. Barros
Maria Helena Pereira Franco
Maria Jacinta Benites Gomes
e mais 5 autores
R$300,10

Em estoque

Nesta obra de referência, endossada pela Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia, diversos especialistas discutem a abrangência e as especificidades da psico-oncologia, bem como a transdisciplinaridade de sua abordagem. Falam também de seus aspectos psicossociais e dos diversos tipos de tratamento, bem como de bioética e pesquisa de ponta.

Luto

Estudos sobre a perda na vida adulta
Colin Murray Parkes
R$96,50

Em estoque

Muitas vezes as pessoas sentem-se desorientadas quando perdem um parente ou um amigo querido. O estudo do sentimento de perda e do luto tem ocupado, na última década, um espaço considerável no campo da psicologia. O autor, um dos pioneiros dessa área, desenvolve novas e atualizadas teorias que ajudam a entender as raízes do pesar e do sofrimento causados pelo luto. É uma abordagem baseada na sua experiência clínica, que apresenta propostas concretas para minimizar os efeitos emocionais e psicológicos da perda. Indicado para médicos, clérigos, psicólogos e advogados que lidam com o assunto, e também para pessoas que se interessem em entender melhor esta situação emocional.

Amor e perda

As raízes do luto e suas complicações
Colin Murray Parkes
R$108,10

Em estoque

Amor e luto são duas faces da mesma moeda: não podemos amar sem temer a perda do ser amado. Neste livro, Colin Parkes traz uma nova visão sobre o apego, o amor e o luto. Ele aborda a perda de pais, filhos ou cônjuges na vida adulta, explica o mecanismo de isolamento por que passam os enlutados e mostra maneiras de oferecer apoio. Leitura imprescindível para estudantes e profissionais das áreas de psicologia, psiquiatria e sociologia.

Sobreviventes enlutados por suicídio

Cuidados e intervenções
Karina Okajima Fukumitsu
R$48,20

Em estoque

Segundo a Organização das Nações Unidas, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no planeta. São quase 800 mil casos de morte autoinfligida por ano. Esses dados alarmantes têm chamado a atenção de profissionais de saúde, educadores e responsáveis pela elaboração de políticas públicas. Porém, além de prevenir esse tipo de ocorrência, é preciso cuidar daqueles que enfrentam o suicídio de um ente querido: os sobreviventes.Maior especialista brasileira no tema, Karina Okajima Fukumitsu reúne neste livro anos de pesquisa e de trabalho de campo com mães, pais, irmãos e amigos de pessoas que se suicidaram, desvendando o processo de choque, dor, agonia e tristeza pelo qual passam. Denominando posvenção o cuidado específico com esse público, a autora aborda os impactos do suicídio, detalha as dificuldades emocionais enfrentadas pelos sobreviventes, aponta caminhos para ressignificar a dor, apresenta propostas de prevenção e propõe políticas públicas para transformar a impotência individual em potência coletiva.