Exibindo 19–36 de 38 resultados
Inclusão escolar
O que é? Por quê? Como fazer?
R$47,10Escrito por uma das maiores especialistas em inclusão escolar no Brasil, esta obra aborda o assunto de maneira clara e didática. Baseando-se na legislação sobre o tema, Maria Teresa Eglér Mantoan explica o que é educação inclusiva, discute os passos necessários para implantá-la e ressalta suas vantagens. Livro fundamental para educadores que desejam saltar da teoria para a prática.
Inclusão escolar: pontos e contrapontos
Neste livro, Maria Teresa Eglér Mantoan e Rosângela Gavioli Prieto adentram os labirintos da inclusão escolar analisando, com muito rigor científico e competência, suas diferentes facetas. No diálogo que estabelecem, abordam pontos polêmicos e controvertidos, que vão desde as inovações propostas por políticas educacionais e práticas escolares que envolvem o ensino regular e especial até as relações entre inclusão e integração escolar.
Essa edição foi substituída por uma nova revista e atualizada que pode ser acessada aqui:
Inclusão escolar – Pontos e contrapontos (8ª edição revista)
Inclusão na prática – 4ª edição revista
Estratégias eficazes para a educação inclusiva
R$53,00Destinado a educadores de todos os níveis de ensino e a pais, este livro mostra como a escola pode se transformar no palco da verdadeira educação inclusiva. Para Rossana Ramos, crianças e adolescentes com deficiência — seja ela física, mental ou múltipla — não devem frequentar instituições especiais. Ao contrário, precisam interagir com crianças e adultos sem deficiência para, assim, adquirir habilidades e algum grau de autonomia. Baseando-se em sua experiência como pioneira da inclusão no Brasil, ela desfaz diversos mitos que rodeiam o assunto. Além disso, relata casos bem-sucedidos de alunos que superaram dificuldades e, a seu modo, desenvolveram muitas habilidades — provando que, nesse trajeto, a parceria escola-pais-educadores é fundamental.
Linguagem Como Processo Terapêutico, A
Socioconstrutivismo - Interações eficazes
R$65,70O livro traz aos fonoaudiólogos uma nova proposta de construir ou reconstruir a linguagem do outro e, aos terapeutas ou educadores em geral, esclarece a abordagem socioconstrutivista de forma a mostrar como o interlocutor adulto pode ser eficaz quando interage com crianças que têm distúrbios no desenvolvimento da linguagem.
Linguagem Escrita
Referenciais para a clínica fonoaudiológica
R$72,30Este livro traz diferentes enfoques e reflexões sobre a aquisição da linguagem escrita e o percurso do aprendiz, incluindo a colaboração da psicolingüística e da análise do discurso. As autoras colaboradoras e as organizadoras trazem a público uma produção acadêmica de ponta, bastante atual, o que pode ajudar os profissionais que atuam em clínica fonoaudiológica com pacientes que apresentam distúrbios de leitura e escrita, ou para surdos que, em geral, encontram mais dificuldade para aprender a ler e escrever.
Musicalidade do surdo, A
Representação e estigma
R$78,80Há muitos anos a autora vem desenvolvendo pesquisas sobre a possibilidade do surdo ser, também, um ser musical. Na sua dissertação de mestrado mostrou que o surdo poderia ser privilegiado com a música ao invés de privado dela por “não ouvir”. Este livro é uma adaptação de sua tese de doutorado, trabalhando de forma mais ampla seu tema predileto: vai para os conceitos de representação e estigma usando a atividade musical para defini-los.
Papel do outro na escrita de sujeitos surdos, O
R$58,40Partindo de casos concretos, a autora demonstra que o surdo é capaz de escrever e aproximar seu texto do português padrão, desde que tenha oportunidade de interagir com a escrita por meio de atividades. Ela comprova, ainda, que o processo de aquisição da linguagem escrita baseia-se na interação com o outro, e que nessa parceria reconstroem-se os sentidos dos textos.
Pedagogia e Mediação em Reuven Feuerstein
O processo de mudança em adultos com história de deficiência
R$56,10Partindo da tese de doutorado, em que estudou a modificabilidade na educação de jovens e adultos portadores de deficiência mental usando o método indicado pelo emérito educador israelense Feurstein, a autora preparou esta obra bastante elucidativa e que traz esperança tanto para as famílias quanto para os professores de portadores de deficiência. “Não me aceite como eu sou” é a frase chave para a modificação, pois assim tanto o portador da deficiência quanto seu interlocutor se comprometem com a possibilidade de mudança.
Percursos em Arteterapia 3
Arteterapia e Educação, Arteterapia e Saúde
R$103,90Arteterapia é uma área em crescente expansão no campo da psicologia. Estaobra, dividida em três volumes traz os diferentes aspectos de estudo e aplicação da arteterapia. Neste terceiro volume, o leitor perceberá a profunda ligação entre arte e saúde, bem como arte e educação. Em educação, a utilização da arteterapia com crianças com dificuldades de aprendizagem, recursos expressivos na formação de educadores, encontros entre arteterapia e psicopedagogia. Na área de saúde, uma vasta gama de aplicações, de arte-reabilitação com pacientes vítimas de dano cerebral até trabalho com dependentes químicos, passando por aplicações em fonoaudiologia, trabalho com pacientes com HIV e câncer e tratamento de estresse.
Possibilidades de Histórias ao Contrário
Ou como desencaminhar o aluno da classe especial
R$47,10Numa perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, a autora acompanhou um caso de risco mudando condições de uma história escolar. A partir daí, discute a trajetória por que passam crianças deslocadas da classe regular para a especial. Destaca a força das instituições responsáveis pelo encaminhamento e as inconsistências de seus fundamentos teóricos. Edição revista e ampliada.
Se Essa Casa Fosse Nossa…
Instituições e processos de imaginação na educação especial
R$57,10Uma análise sensível de aspectos das condições da vida adversas e perversas de deficientes mentais institucionalizados. Dando voz aos sujeitos, que no cotidiano, são submetidos a diversas formas autoritárias de silenciamento, a autora revela suas histórias, com falas tragicamente belas. Embora docente e pesquisadora da área de Terapia Ocupacional, a autora escreve sem restrição à sua especialidade, interessando leitores de todas as áreas.
Superando obstáculos
A leitura e a escrita de crianças com deficiência intelectual
R$58,40A obra descreve a atuação da autora no processo de alfabetização de cinco crianças com deficiência mental. Utilizando a teoria construtivista como base, Elisabeth mostra, passo a passo, como os alunos foram capazes de construir significados ao longo do processo de aprendizagem. Trabalho pioneiro na área, que merece a atenção de educadores, pais, terapeutas, lingüistas e fonoaudiólogos.
Surdez e linguagem
Aspectos e implicações neurolinguísticas
R$112,60Para os pais, ter um filho diagnosticado surdo implica uma série de escolhas. Há de se decidir se ele fará alguma cirurgia, se aprenderá a língua de sinais e a língua oral e ainda se estudará em escola especial ou comum. Nesse momento, surgem vários preconceitos, como a ideia de que o surdo não tem capacidade de se comunicar.Neste livro, Ana Paula Santana faz uma reflexão sobre as visões médicas, fonoaudiológicas, sociais e (neuro)linguísticas da condição do surdo. Com base em pesquisas e em entrevistas com sujeitos surdos e seus familiares e educadores, a autora revela a importância de considerar múltiplos aspectos quando se trata desse tipo de deficiência, fugindo dos lugares-comuns e preconceitos. Nova edição revista e atualizada.
APRENDER A COMPREENDER (FÁCIL)
Atividades de linguagem e cognição
As autoras trazem a público as atividades que desenvolveram em mais de 25 anos de experiência clínica de linguagem e psicopedagógica, oferecendo ao leitor inúmeros exercícios fundamentais no trabalho com crianças que apresentam dificuldades de linguagem e cognição, além de haver a possibilidade de professores utilizarem na escola, em classes especiais ou no acompanhamento escolar. Aspectos cognitivos como seriação, raciocínio ou habilidades numéricas, com graus de dificuldades do mais fácil ao mais difícil, integram os volumes desta coleção.
APRENDER A COMPREENDER (MÉDIO)
Atividades de linguagem e cognição
Em seqüência, este segundo volume – Médio -, tem grau de dificuldade média conforme o nome diz. Os mesmos aspectos cognitivos integram a obra, na mesma seqüência apresentada no volume Fácil, preparados para o trabalho com crianças e pré-adolescentes entre 9 e 13/14 anos de idade (de 4ª a 8ª séries).
Às Margens do Sentido
R$42,80O livro é importante no atendimento da afasia, tanto para profissionais quanto para os familiares, pois aborda a teoria discursiva da linguagem com o relato de um caso clínico – Síndrome Frontal leve – revelando, de forma inédita, os sintomas lingüísticos desta síndrome até então vista apenas pelas alterações comportamentais e propondo um tratamento discursivo na linguagem patológica.
Atividade Verbal
Processo de diferença e integração entre fala e escrita
Identificar os organizadores do movimento do discurso, algumas características do desenvolvimento da narrativa, manifestações de recursos de coesão e coerência do contexto dialógico ou do texto escrito, detectar os marcadores de seqüência, elementos avaliativos e outros são alguns pontos que a autora oferece ao leitor, numa análise extensa, teórica e prática.