
É graduado, mestre e doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É docente da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), estando vinculado ao Departamento de Antropologia, Política e Filosofia e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da mesma instituição. Entre 2005 e 2007, foi coordenador geral do Programa de Ações Afirmativas para a População Afro-Brasileira do Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão (Nupe). Atualmente, coordena o Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (Cladin), também da Unesp. É autor do livro Políticas públicas e ações afirmativas da coleção Consciência em Debate.
Livros deste autor
Exibindo todos 4 resultados
Políticas públicas e ações afirmativas – Edição revista e atualizada
R$35,10Este livro aborda as políticas públicas em dois momentos da nossa história: da conquista portuguesa ao fim do período escravista e da abolição da escravatura aos dias de hoje. Examina, ainda, os reflexos de tais políticas nas duas últimas décadas — sobretudo após a promulgação do Estatuto da Igualdade Racial (2010) e da Lei de Cotas (2012). Partindo de uma análise histórica profunda, o autor recupera os acontecimentos políticos que relegaram ao negro o lugar da exclusão e da injustiça social.
Esta obra faz parte da coleção Consciência em Debate, coordenada por Vera Lúcia Benedito, mestre e doutora em Sociologia/Estudos Urbanos pela Michigan State University (EUA) e pesquisadora e consultora da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. O objetivo da Coleção é debater temas prementes da sociedade brasileira, tanto em relação ao movimento negro como no que concerne à população geral.
Racismos
- Antonio Carlos Lopes Petean
- Dagoberto José Fonseca
- Denize Ornelas Pereira Salvador de Oliveira
- e mais 11 autores
Reunindo estudiosos de distintas áreas de atuação, este volume aponta os racismos como crimes que foram e são cometidos, desde sempre, de maneira nada ingênua e descomprometida. O racismo é sistêmico, processual, e seus tentáculos são vários, sustentados por ideias, visões de mundo e teses que advêm de diversos segmentos ou áreas do saber — teologia, filosofia, política, economia, tecnologia, sociologia, medicina, direito, linguística e antropologia. Entender essa base pseudocientífica de longa data nos dá a condição de analisar, interpretar e explicar o presente momento das relações étnico-raciais não só no Brasil como também em outras regiões do mundo.
Você conhece aquela?
A piada, o riso e o racismo à brasileira
R$56,10A piada, cujo intuito é provocar o riso e dissimular conflitos, explicita com jeitinho a fragilidade da democracia racial e social brasileira, tornando ainda transparente a tentativa padronizadora perpetrada pelo branqueamento. Aqui, o autor analisa como as piadas sobre negros contribuem para propagar o racismo e abre caminho para discutirmos mais profundamente as relações étnico-raciais em nosso país.