Detalhes do Livro
ISBN | 9786599883750 |
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REF: | 42005 |
Edição | 1 |
Ano | 2023 |
Nº de Páginas | 200 |
Peso | 0,340 kg |
Formato | 0,90 × 17 × 24 cm |
Organizador(es): Dagoberto José Fonseca
Autor(es): Antonio Carlos Lopes Petean, Dagoberto José Fonseca, Denize Ornelas Pereira Salvador de Oliveira, Isadora Brandão Araujo da Silva, Juliano Costa Gonçalves, Julie Lourau, Julio Cesar de Tavares, Julvan Moreira de Oliveira, Mari Rosa Souza, Maria Cristina Franceschini Chade, Rafael Alves Orsi, Rita Helena do Espírito Santo Borret, Roseane Maria Corrêa, Érica Pugliesi
Reunindo estudiosos de distintas áreas de atuação, este volume aponta os racismos como crimes que foram e são cometidos, desde sempre, de maneira nada ingênua e descomprometida. O racismo é sistêmico, processual, e seus tentáculos são vários, sustentados por ideias, visões de mundo e teses que advêm de diversos segmentos ou áreas do saber — teologia, filosofia, política, economia, tecnologia, sociologia, medicina, direito, linguística e antropologia. Entender essa base pseudocientífica de longa data nos dá a condição de analisar, interpretar e explicar o presente momento das relações étnico-raciais não só no Brasil como também em outras regiões do mundo.
R$84,40
ISBN | 9786599883750 |
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REF: | 42005 |
Edição | 1 |
Ano | 2023 |
Nº de Páginas | 200 |
Peso | 0,340 kg |
Formato | 0,90 × 17 × 24 cm |
Tem graduação, mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pós-doutorado em Educação
pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e livre-docência em Antropologia Brasileira pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara. É docente da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, no Departamento de Antropologia, Política e Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais do campus de Araraquara; membro do Programa de Pós-Graduação Dottorato in Scienze Umane da Università degli Studi di Perugia (Itália) e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (Unesp Franca). Coordenador do Projeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica à Docência (Pibid) no projeto “Educação de Jovens e Adultos: o letramento crítico como base para uma abordagem interdisciplinar”, vinculado a Capes/MEC; assessor da Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Foi coordenador-geral e executivo do Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão (Nupe); coordenador- geral do Programa de Ações Afirmativas para a População Afro‑Brasileira do Nupe (convênio Unesp/MEC/Secad); coordenador do Centro de Referência Afro do Município de Araraquara, em parceria com a Assessoria Especial de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Araraquara (convênio Unesp-Prefeitura de Araraquara, 2006-2008); supervisor do Grupo de Trabalho do Nupe da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara; líder do Grupo de Trabalho do Nupe-Cladin-Lead, da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara (CNPq); coordenador-geral do Programa Nacional de Qualificação Profissional e Social para as populações afro--brasileiras, indígenas, ciganos e membros das religiões afro-brasileiras (convênio Unesp/Ministério do Trabalho e Emprego, 2007-2008); coordenador do Centro de Estudos das Culturas e Línguas Africanas e da Diáspora Negra (Cladin) da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara; membro da Comissão Assessora e Técnica Nacional de Diversidade e Assuntos Relacionados aos Afro-Brasileiros (Cadara), do Ministério da Educação (2006-2010); chefe do Departamento de Antropologia, Política e Filosofia da citada faculdade da Unesp (2011‑2015). É parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e de outras instituições de fomento à pesquisa, bem como de revistas acadêmico-científicas. Tem experiência e publicações na área de Antropologia e Sociologia, com ênfase em antropologia das populações afro-brasileiras e africanas, atuando sobretudo nos seguintes temas: cidadania, educação, memória, corpo, identidade, imaginário, cultura, políticas públicas, religião, mulher negra e organizações sociais. Orcid: Orcid.org/0000- 0002-6279-6687; ID Lattes: 8483229888324823.
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
As políticas públicas no Brasil sempre foram implementadas em benefício de uns e prejuízo de outros. Resgatando o passado histórico brasileiro da época do “descobrimento” até os dias recentes, o autor mostra que o Estado brasileiro deixou sistematicamente de lado negros e indígenas na constituição da sociedade democrática. Fonseca fundamenta, assim, a necessidade de ações afirmativas que resgatem a dignidade e a autonomia dos excluídos. Num momento em que nosso país depara com temas polêmicos, como o Estatuto da Igualdade Racial e as cotas em universidades, a Coleção Consciência em Debate pretende discutir assuntos prementes que interessam não somente aos movimentos negros como a todos os brasileiros. Fundamental para educadores, pesquisadores, militantes e estudantes de todos os níveis de ensino. Coordenação de Vera Lúcia Benedito.
Tratando do legado cultural e da tradição de resistência dos descendentes de africanos no Brasil, este volume reúne ensaios e depoimentos sobre várias dimensões e aspectos. Nei Lopes e Beatriz Nascimento trazem uma perspectiva sobre o legado dos ancestrais bantos e malês; Elisa Larkin Nascimento, Joel Rufino e Abdias Nascimento, assinando pelo Conselho Deliberativo do Memorial Zumbi, esboçam uma pequena história das lutas afro-brasileiras do século XX. A questão da educação no Brasil como tema fundamental da vida e da luta dos afro-descendentes é tema de relatórios de fóruns de educadores que a abordam no seu aspecto teórico e prático. Três educadoras – Vera Regina Triumpho, Silvany Euclêncio e Piedade Marques – trazem depoimentos ricos sobre a sua experiência com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, modificada pela Lei nº 10.639 de 2003.
Sem esquecer a luta cotidiana e as adversidades que marcam a vida atual das mulheres negras, as autoras deste volume vão buscar na ancestralidade a base para a construção de um futuro permeado de conhecimento, arte, cuidado e justiça social. Assim, apelando para a força de mães de outrora, baseiam suas reflexões em um passado esquecido que, ao se revelar, mostra extrema potência transformadora. Entre os temas abordados neste volume estão: práticas ancestrais ligadas à figura feminina em Moçambique; a resistência aos casamentos prematuros naquele mesmo país; as diferenças entre mulheres negras (brasileiras e africanas) e mulheres eurocentradas; a sabedoria das moradoras do Recôncavo Baiano que exercem as profissões de costureiras e vendedoras de acarajé; a educação nos terreiros de candomblé, assentada em valores éticos ancestrais; a trajetória de professoras alfabetizadoras na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental; as lutas das mulheres negras no Brasil, nos Estados Unidos, na Europa e no continente africano; as mulheres amazônicas que atuam como “servas e empregadas” do Divino Espírito Santo de Mazagão Velho, no Amapá.
A coleção África, presente! Negritude e luta antirracista constitui um espaço de produção e divulgação do pensamento não hegemônico acerca de africanos, afro-brasileiros e indígenas. Seu objetivo é problematizar e contestar cientificamente paradigmas, falácias e metodologias euro-ocidentais.
Entre 2001 e 2010, a ativista e feminista negra Sueli Carneiro produziu inúmeros artigos publicados na imprensa brasileira. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil reúne, pela primeira vez, os melhores textos desse período. Neles, a autora nos convida a refletir criticamente a sociedade brasileira, explicitando de forma contundente como o racismo e o sexismo têm estruturado as relações sociais, políticas e de gênero. Num momento em que nosso país depara com temas polêmicos, como o Estatuto da Igualdade Racial e as cotas em universidades, a Coleção Consciência em Debate pretende discutir assuntos prementes que interessam não somente aos movimentos negros como a todos os brasileiros. Fundamental para educadores, pesquisadores, militantes e estudantes de todos os níveis de ensino. Coordenação de Vera Lúcia Benedito.