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Superando obstáculos

A leitura e a escrita de crianças com deficiência intelectual
Maria Elisabeth Grillo
R$58,40

A obra descreve a atuação da autora no processo de alfabetização de cinco crianças com deficiência mental. Utilizando a teoria construtivista como base, Elisabeth mostra, passo a passo, como os alunos foram capazes de construir significados ao longo do processo de aprendizagem. Trabalho pioneiro na área, que merece a atenção de educadores, pais, terapeutas, lingüistas e fonoaudiólogos.

Surdez e linguagem

Aspectos e implicações neurolinguísticas
Ana Paula Santana
R$112,60

Para os pais, ter um filho diagnosticado surdo implica uma série de escolhas. Há de se decidir se ele fará alguma cirurgia, se aprenderá a língua de sinais e a língua oral e ainda se estudará em escola especial ou comum. Nesse momento, surgem vários preconceitos, como a ideia de que o surdo não tem capacidade de se comunicar.Neste livro, Ana Paula Santana faz uma reflexão sobre as visões médicas, fonoaudiológicas, sociais e (neuro)linguísticas da condição do surdo. Com base em pesquisas e em entrevistas com sujeitos surdos e seus familiares e educadores, a autora revela a importância de considerar múltiplos aspectos quando se trata desse tipo de deficiência, fugindo dos lugares-comuns e preconceitos. Nova edição revista e atualizada.

TDAH e medicalização

Implicações neurolinguísticas e educacionais do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
Ana Paula Santana
Rita Signor
R$75,70

Esta obra representa uma significativa contribuição a um debate que tem mobilizado pais, educadores, estudantes e profissionais de saúde: o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e a medicalização da educação. Medicalizar significa transformar aspectos de ordem social, pedagógica, cultural e afetiva em doença (transtorno, distúrbio). Partindo dessa realidade inquietante, Rita Signor e Ana Paula Santana mostram os problemas de deixar de lado o contexto social e a história de cada criança ao avaliá-la, apontando o papel da formação dos profissionais (de educação e saúde) na produção do chamado TDAH. Seguindo esse entendimento, as autoras questionam a qualidade do ensino no Brasil, o excesso de diagnósticos voltados ao campo educacional, os testes padronizados da área da saúde, o crescente consumo de medicamentos e as políticas públicas, entre outros fatores que legitimam o fenômeno da medicalização. Amparadas na perspectiva sócio-histórica, refletem sobre essas e outras questões neste livro corajoso e pioneiro, que conta também com dois estudos de caso que comprovam que a afetividade do educador e o trabalho interdisciplinar na escola podem mudar o futuro de muitos adolescentes e crianças.

Terapia ocupacional no Brasil

Celina C. Bartalotti
Marysia M. R. do Prado de Carlo
R$70,60

Preparado por profissionais e professores, é o primeiro livro lançado por autores brasileiros que traz os fundamentos da terapia ocupacional. Escrito para ser usado como livro-texto na graduação e para profissionais se atualizarem, os capítulos tratam de temas básicos para a prática da terapia ocupacional.

Tuneu, Tarsila e Outros Mestres…

O aprendizado da arte como um rito de iniciação
Ana Angélica Albano
R$68,80

O livro é um relato em que muitas questões são levantadas com relação à arte e ao ensino da arte, começando com o fascínio por histórias e pelo desenho. Também passa por questões relativas ao aprendizado da arte, por como se dá a iniciação artística e como a relação mestre-discípulo propicia essa iniciação, por intermédio do depoimento de extrema lucidez do artista plástico Tuneu.

Voz – Partitura da Ação

Lucia Helena Gayotto
R$56,10

O ator em cena revela uma relação profunda entre seus recursos vocais e a situação vivida pelo personagem. Assim, a voz pode e deve interferir, modificar a situação e realizar-se como ação vocal. Para estudar essa ação vocal a autora criou uma partitura vocal para registrar os recursos vocais aplicados ao personagem, e, a partir daí, desenvolveu ferramentas para a elaboração da voz, em diferentes situações cênicas. O livro, fundamental na área teatral, amplia tais possibilidades, também para outros profissionais que utilizam a voz em seu dia-a-dia: conferencistas, locutores etc.

APRENDER A COMPREENDER (FÁCIL)

Atividades de linguagem e cognição
Carmem Silvia Micheletti
Estela Marques
Quézia Bombonatto
e mais 1 autores

As autoras trazem a público as atividades que desenvolveram em mais de 25 anos de experiência clínica de linguagem e psicopedagógica, oferecendo ao leitor inúmeros exercícios fundamentais no trabalho com crianças que apresentam dificuldades de linguagem e cognição, além de haver a possibilidade de professores utilizarem na escola, em classes especiais ou no acompanhamento escolar. Aspectos cognitivos como seriação, raciocínio ou habilidades numéricas, com graus de dificuldades do mais fácil ao mais difícil, integram os volumes desta coleção.

APRENDER A COMPREENDER (MÉDIO)

Atividades de linguagem e cognição
Carmem Silvia Micheletti
Estela Marques
Quézia Bombonatto
e mais 1 autores

Em seqüência, este segundo volume – Médio -, tem grau de dificuldade média conforme o nome diz. Os mesmos aspectos cognitivos integram a obra, na mesma seqüência apresentada no volume Fácil, preparados para o trabalho com crianças e pré-adolescentes entre 9 e 13/14 anos de idade (de 4ª a 8ª séries).

Às Margens do Sentido

Monica Cristina Gandolfo
R$42,80

O livro é importante no atendimento da afasia, tanto para profissionais quanto para os familiares, pois aborda a teoria discursiva da linguagem com o relato de um caso clínico – Síndrome Frontal leve – revelando, de forma inédita, os sintomas lingüísticos desta síndrome até então vista apenas pelas alterações comportamentais e propondo um tratamento discursivo na linguagem patológica.

Atividade Verbal

Processo de diferença e integração entre fala e escrita
Ana Paula M. G. MacKay

Identificar os organizadores do movimento do discurso, algumas características do desenvolvimento da narrativa, manifestações de recursos de coesão e coerência do contexto dialógico ou do texto escrito, detectar os marcadores de seqüência, elementos avaliativos e outros são alguns pontos que a autora oferece ao leitor, numa análise extensa, teórica e prática.

CRÔNICAS DA SURDEZ

Paula Pfeifer
R$53,10

Nesta obra, Paula Pfeifer discute um assunto que, por vezes, se torna tabu: a deficiência auditiva, que tanto afeta a comunicação e a interação humanas. Porém, a autora passa longe da autocomiseração e mostra que os surdos podem e devem levar uma vida feliz, independente e produtiva. Dividido em três partes, o livro relata como Paula lidou com as dificuldades e as agruras da surdez, traz textos que ela escreveu no blogue Crônicas da Surdez – que tem milhares de acessos mensais –, além de apresentar depoimentos emocionantes de leitores. Temas como preconceito, tecnologia, mercado de trabalho e bullying são apresentados de forma leve, sem julgamentos, permitindo aos deficientes auditivos, a seus familiares e a profissionais de saúde refletir sobre as experiências cotidianas e sobre a capacidade de superação inerente a todos nós.

Desenvolvimento auditivo de crianças normais e de alto risco

Luiz Celso Pereira Vilanova
Marisa Frasson de Azevedo
Raymundo Manno Vieira

São descritas as manifestações comportamentais que demonstram a evolução do ser humano em seu primeiro ano de vida, quanto ao aspecto do contato com o mundo, por intermédio do sentido da audição, permitindo, inclusive, observar como uma alteração neurológica influencia o desenvolvimento auditivo. É uma obra imprescindível para todos os profissionais que, de alguma forma, lidam com bebês.

Fonoaudiologia: Recriando Seus Sentidos

Maria Consuelo Passos
R$57,10

A organizadora M. Consuêlo Passos agrupou autores dispostos a discutir profundamente a questão da fonoaudiologia como ciência e como prática. A obra instiga o leitor a descobrir quantos mistérios se escondem nestes meandros, configurando desafios novos para o conhecimento, sem fechar a questão antes de ter considerado suas interfaces.

Fonoaudiologia: Surdez e Abordagem Bilíngue

Cristina B.F. de Lacerda
Helenice Nakamura
Maria Cecília Lima

Esta obra reflete o trabalho que tem sido feito em diversos núcleos universitários com relação ao atendimento da criança surda. A primeira parte trata das concepções básicas da prática fonoaudiológica e educacional com a criança surda; a segunda revela posturas socio-antropológicas em respeito à minoria surda; e a última parte faz considerações importantes de instrumentos e procedimentos.

Linguagem e Cognição:

As reflexões de L. S. Vygotsky sobre a ação reguladora da linguagem
Edwiges Maria Morato
R$46,40

Enfim, um livro que vem para ajudar os profissionais que trabalham com educação e linguagem em geral. Para Vygotsky é impossível ver conteúdos cognitivos fora da linguagem, assim como é impossível ver a linguagem fora dos processos interativos humanos. O texto instiga o leitor a refletir com a autora e sobre a ação reguladora da linguagem.

Novas crônicas da Surdez

Epifanias do implante coclear
Paula Pfeifer
R$53,10

Nesta obra, Paula Pfeifer conta como foi perder a audição desde a infância até chegar à surdez bilateral profunda aos 31 anos e, então, fazer um implante coclear e voltar a ouvir. A jornada em direção ao som foi cheia de altos e baixos, e o livro mostra com sinceridade os melhores e os piores momentos desse caminho: da decisão de fazer a cirurgia aos meses seguintes à ativação dos eletrodos.

Outr’Em Mim

Ensaios, crônicas, entrevistas
Alfredo Naffah Neto

Rastrear trajetórias, estilos de vida, práticas, produções culturais e artísticas que reconstroem a cultura trágica no mundo contemporâneo é o objetivo desse livro. O autor coloca autores como Nietzsche, Freud, Klein, frente a frente com Sófocles, Dostoiévski, Guimarães Rosa e os banhos na música de Wagner, na voz de Callas, na irreverência de Noel Rosa.

PORTAS ENTREABERTAS

Crescendo com os limites de minha filha
Yvone Meyer Falkas

Um comovente e raro depoimento de uma mulher que expões suas dúvidas, medos e acertos na trajetória de reabilitação de sua filha autista, que parecia ser uma menina sem estrela. Uma contribuição valiosa na compreensão dos desvios de comunicação e do tratamento desse quadro de distúrbio grave no desenvolvimento de uma criança.