ISBN: 9788532307170

Jornalistas-intelectuais no Brasil

Autor(es): Fábio Henrique Pereira

Este livro aborda as relações do jornalismo com o meio intelectual e a história de vida de dez jornalistas-intelectuais, entre eles Adísia Sá, Alberto Dines, Carlos Heitor Cony, Mino Carta e Zuenir Ventura. A obra mostra como eles conciliaram jornalismo, literatura, artes, universidade e militância política e de que forma sua identidade profissional mudou ao longo do tempo. Prefácio de Cremilda Medina.

Em estoque

R$72,50

ISBN: 9788532307170

Assuntos: ,

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9788532307170
REF: 10717
Edição 1
Ano 2011
Nº de Páginas 184
Peso 0.32 kg
Formato 17 × 24 cm

Fábio Henrique Pereira

Fábio Henrique Pereira

É jornalista e doutor em Comunicação pela Universidade de Brasilia, com estagio de doutoramento na Universite de Rennes 1 (Franca). Trabalha desde 2002 com pesquisa na area de sociologia profissional e identidade dos jornalistas. E autor de varios artigos em periodicos cientificos e de capitulos de livros editados em portugues e frances. Organizou, com Viviane Resende, a coletanea Práticas socioculturais e discurso: debates transdisciplinares, publicada em e-livro pela editora LabCom. Atualmente, e professor da Faculdade de Comunicacao da Universidade de Brasilia e pesquisador do Nucleo de Estudos sobre Midia e Politica da UnB (Nemp), além de editor do site Observatorio Midia&Politica. É autor do livro jornalistas-intelectuais no Brasil (Summus, 2011).

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [86.28 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Jornalistas-intelectuais no Brasil”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Bola e o verbo, A

O futebol na crônica brasileira
Rodrigo Viana
R$42,80

Em estoque

Em A bola e o verbo, Rodrigo Viana entrelaça três temas bastante caros aos brasileiros: literatura, futebol e jornalismo. Analisando crônicas de mestres como Mário de Andrade, Lima Barreto, José Roberto Torero e João Saldanha, o autor mostra como a crônica de futebol se instalou na imprensa brasileira e os desdobramentos desse movimento para nossa literatura e para o jornalismo. Com prefácio de Juca Kfouri e apresentação de Ignácio de Loyola Brandão, o livro conta ainda com o endosso de Roberto Cabrini e Alberto Dines. Um clássico.

Jornalismo cultural no século 21

Literatura, artes visuais, teatro, cinema, música [A história, as novas plataformas, o ensino e as tendências na prática]
Franthiesco Ballerini
R$83,70

Em estoque

No mercado editorial brasileiro e mundial, existem poucas obras dedicadas ao universo do jornalismo cultural, muito embora ele atraia cada vez mais profissionais e responda por uma fatia importante do faturamento dos veículos de comunicação. Buscando preencher essa lacuna, Franthiesco Ballerini oferece ao leitor um panorama amplo e aprofundado do tema. Partindo de um histórico do surgimento e da consolidação do jornalismo cultural no Brasil e no mundo, o autor mostra como a atuação nesse nicho se consolidou ao longo dos séculos e em seguida mergulha nas principais áreas cobertas por ele: literatura, artes visuais, teatro, cinema e música. Mas não só: atento às mudanças provocadas pelo advento da internet, Ballerini fala sobre os novos universos – como games, gastronomia e moda – e as novas plataformas – portais, redes sociais – em que os jornalistas especializados podem atuar. Contando com entrevistas detalhadas com os jornalistas culturais mais importantes em atividade no Brasil, a obra traz ainda um capítulo sobre o ensino universitário da especialidade e um ensaio sobre as inter-relações entre consumo e cultura.