ISBN: 9788532311337

Psico-oncologia: Caminhos de cuidado

Organizador(es): Marília A. de Freitas Aguiar, Paula Azambuja Gomes, Roberta Alexandra Ulrich, Simone de Borba Mantuani

Autor(es): Camila da Costa Parentoni, Carolina René Hoelzle, Carolina Seabra, Deolinda Fernandes Matos da Silva, Dáglia de Sena Costa, Débora Cristina dos Santos Lisboa, Elisa Maria Perina, Fernanda de Souza Fernandes, Frida A. Rumen, Gabrielle Dias Duarte, Gláucia Rezende Tavares, Jacks Soratto, Jussara Dal Ongaro, Kamila Knakiewicz, Karynne Prado, Keli Virginia Ebert, Leliany Taize de Assis Ladeia, Maria Helena Pereira Franco, Maria Jacinta Benites Gomes, Maria da Glória C. Mameluque, Marília A. de Freitas Aguiar, Márcia de Carvalho Stephan, Natália Barros Maia, Nely Aparecida Guernelli Nucci, Paula Azambuja Gomes, Paula Elias Ortolan, Rafael Sebben, Rafaela Mota Peixoto, Raissa M. Simões Youssef, Raqueline Assunção, Regina Liberato, Ricardo Caponero, Rita Miranda Coessens Guimarães, Roberta Alexandra Ulrich, Sabrina Costa Figueira, Sarah Fichera, Simone de Borba Mantuani, Sérgio Silvério da Conceição, Thayane Baroni Souza, Valdemilson Cristiano Gonçalves, Ângela Maria Diehl

Psico-Oncologia – Caminhos de cuidado reúne dezenas de especialistas nessa área que cresce a cada dia no Brasil e no mundo. Dividida em sete partes – Temas básicos da psico-oncologia; Psico-oncologia pediátrica; Sobrevivendo ao câncer; Cuidados paliativos, terminalidade e luto; Espiritualidade e câncer; Os múltiplos olhares da psico-oncologia; e Psico-oncologia: interprofissional por princípio –, trata-se de uma obra multidisciplinar. Com seriedade e sensibilidade, os autores tratam de assuntos como a boa comunicação na oncologia, o papel do pai e da mãe no tratamento das crianças, o manejo da dor em oncologia, a morte e o processo de morrer em pacientes oncológicos, a espiritualidade como estratégia de enfrentamento, câncer de mama e sexualidade e o estresse dos profissionais cuidadores. Livro fundamental na área da psicologia da saúde, destina-se a oncologistas, cirurgiões, radioterapeutas, psicólogos, psico-oncologistas, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas e cuidadores.

Em estoque

R$129,50

ISBN: 9788532311337

Assuntos: ,

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:

Detalhes do Livro

ISBN 9788532311337
REF: 11133
Edição 1
Ano 2019
Nº de Páginas 280
Peso 0.659 kg
Formato 21 × 28 cm

Marília A. de Freitas Aguiar

Marília A. de Freitas AguiarPsicóloga e mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); doutora em Ciência da Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); coordenadora e docente da pós-graduação em Psico-Oncologia e cocoordenadora e docente da pós-graduação em Cuidados Paliativos da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), modalidade EaD. Certificação de distinção de conhecimento em Psico-Oncologia pela Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO); certificação de distinção de conhecimento em Psicologia da Saúde pela Associação Latino- Americana de Psicologia da Saúde (Alapsa); vice-presidente da SBPO (2008-2010) e presidente da Estadual Minas Gerais nas gestões 2006-2008 e 2010-2013; membro da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) e da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH). Presidente do Conselho Científico da Casa Aura de 2015 a 2019 e membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Felício Rocho (Belo Horizonte). Recebeu o Prêmio Jimmie Holland da SBPO como reconhecimento por sua dedicação à Psico-Oncologia.

Paula Azambuja Gomes

Paula Azambuja GomesPsicóloga; especialista em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma); pós-graduada em Medicina Tradicional Chinesa pela Faculdade Católica de Anápolis; tem capacitação profissional em Psicologia em Especialidades Médicas – Oncologia Adulto/Núcleo de Cuidados Paliativos pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA); foi residente multiprofissional de Psicologia do Programa de Residência Integrada em Saúde Multiprofissional com Ênfase em Adulto Crítico na mesma instituição; especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP); atua profissionalmente nas áreas hospitalar e clínica.

Roberta Alexandra Ulrich

Roberta Alexandra UlrichPsicóloga com especialização em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma); especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb/Hospital Santa Catarina de Blumenau). Psicóloga da Univita – Clínica de Estudos e Atendimento Integrado, onde atua com prática clínica em terapia cognitivo-comportamental com crianças, adolescentes e adultos, intervenções no contexto de morte e luto, oncologia e cuidados paliativos. Atua como psicóloga na área hospitalar e oncológica e como coordenadora do Comitê de Cuidados Paliativos do Hospital Santa Catarina de Blumenau.

Simone de Borba Mantuani

Simone de Borba MantuaniPsicóloga, especialista em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) e em Psicologia da Saúde e Hospitalar pela Faculdade Pequeno Príncipe (Curitiba, PR). Psicóloga na Corb Clínica de Radioterapia, professora do departamento de Psicologia da Faculdade Metropolitana de Blumenau (Uniasselvi/Fameblu) e do departamento de Psicologia da Faculdade Metropolitana de Guaramirim (Uniasselvi/Fameg). Coordenadora e posteriormente vice-coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos Adulto e Controle da Dor do Hospital Santo Antonio (HSA-Blumenau).

Ângela Maria Diehl

Psicóloga formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Especialista em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma); especialista em Psicologia Hospitalar e Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP); possui capacitação profissional em Psicologia em Especialidades Médicas – Oncologia Adulto/Núcleo de Cuidados Paliativos pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA); especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica pelo Instituto de Psicologia de Novo Hamburgo (Ipsi).

Camila da Costa Parentoni

Enfermeira formada pela Faculdade Estadual de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), especialista em Geriatria pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela mesma instituição. Atuou com onco-hematologia pediátrica no Centro de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini (2010-2014). Master Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) e Hipnose Moderna pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL). Atualmente trabalha como enfermeira da Psicogeriatria no Instituto Bairral de Psiquiatria e como docente do curso de Graduação em enfermagem do Centro Universitário de Itapira (Uniesi). Cursa pós-graduação lato sensu em Psicologia Transpessoal pela Associação Luso-Brasileira de Transpessoal (Alubrat).

Carolina René Hoelzle

Biomédica e especialista em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma). Mestre em Bases Moleculares do Câncer pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte (IEP-SCBH). Doutoranda do IEP-SCBH e membro do Comitê Científico da Aura – Casa de Apoio à Criança e ao Adolescente com câncer de 2015 a 2019.

Carolina Seabra

Psicóloga pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; mestre em Psicologia pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos); especialista em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma); especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP); especialista em Psicologia Médica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); especializanda em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Faculdade Unyleya; tutora nos cursos de especialização a distância em Psico-Oncologia e Cuidados Paliativos da Feluma.

Dáglia de Sena Costa

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP); especialista em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma). Atua como psicóloga hospitalar na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, em consultório particular e como tutora nos cursos de especialização a distância em Psico-Oncologia e Cuidados Paliativos da Feluma.

Débora Cristina dos Santos Lisboa

Psicóloga pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); psicóloga clínica e hospitalar no Hospital Regional Público de Araguaína (TO); especialista em Metodologia do Ensino Superior com Ênfase em Psicopedagogia pela Faculdade de Ciências do Tocantins (Cestep); especialista em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma). Atualmente cursa Neuropsicologia no Instituto Brasileiro de Análise do Comportamento (Ibac).

Deolinda Fernandes Matos da Silva

Psicóloga com equivalência do curso de Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra/Portugal; especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP); especialista em Psico-Oncologia e em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma). Membro da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO).  

Elisa Maria Perina

Psicóloga do Centro Integrado em Pesquisas Onco-Hematológicas da Infância (Cipoi) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e lotada no Centro Infantil Boldrini. Certificação em Psico-Oncologia pela Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO). Especialista em Arteterapia pela Escola de Extensão da Unicamp. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Unicamp. Ex-coordenadora dos setores de Psicologia e Saúde Mental do Centro Infantil Boldrini. Coordenadora do Programa de Cuidados Paliativos da mesma instituição. Membro-fundador e coordenadora do Phoenix – Centro de Estudos e Aconselhamento em Psicologia da Saúde e Tanatologia e da Rede de Apoio a Perdas (Ir)Reparáveis (API). Coordenadora do Comitê de Psico-Oncologia Pediátrica da SBPO e da Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica (Slaop). Presidente da SBPO no período 2006 2008 e membro do conselho consultivo desde 2008. Membro da International Psycho-Oncology Society (Ipos) e representante da SBPO na Confederação Internacional de Psico-Oncologia no período 2006 2008. Agraciada com o Prêmio Jimmie Holland pelo reconhecimento de sua dedicação à psico-oncologia.

Fernanda de Souza Fernandes

Psicóloga formada pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc); formação em Psicoterapia Corporal Reichiana pelo Holon Espaço Dinâmico (MG); especialista em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma); especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP); mestre em Saúde Coletiva pela Unesc; especializanda em Cuidados Paliativos pela Unyleya; membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH) e da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO). Atua como psicóloga hospitalar e psico-oncologista. Professora nos cursos de graduação em Psicologia, Medicina, Farmácia e Nutrição e pós-graduação em Saúde da Unesc.

Frida A. Rumen

Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); distinção de conhecimentos em Psico-Oncologia pela Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO); coordenadora do setor de Atendimento Psicossocial da Casa Ronald McDonald (2002-2008); membro da diretoria da SBPO (2008 2010); presidente da Comissão de Certificação da mesma instituição (2008-2010); tutora da disciplina “Intervenções em Psico-Oncologia”, do curso de pós-graduação em Psico-Oncologia a distância pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma).  

Gabrielle Dias Duarte

Psicóloga formada pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Assis). Especialista em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma); especialista em Psicologia da Infância pelo Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Psicóloga do Centro de Oncologia Bucal (COB) da Faculdade de Odontologia de Araçatuba (Unesp) e membro do Núcleo de Pesquisa em Psicossomática desse mesmo centro.

Gláucia Rezende Tavares

Psicóloga clínica e mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); presidente da Rede de Apoio a Perdas (Ir)Reparáveis (API); cocoordenadora do curso de especialização em Cuidados Paliativos pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma); organizadora dos livros Do luto à luta e E a vida continua... Professora do curso de especialização em Psico-Oncologia da Feluma.  

Jacks Soratto

Enfermeiro formado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc); especialista em Desenvolvimento Gerencial de Unidades de Saúde do SUS pela Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC); mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); fez doutorado-sanduíche na Scientific Software Development GmbH, em Berlim, Alemanha. É professor nos programas de graduação e pós-graduação dos cursos de Saúde na Unesc.

Jussara Dal Ongaro

Psicóloga graduada pela Universidade Franciscana (UFN). Especialista em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma). Psicóloga da Clínica Oncocentro, em Santa Maria (RS).  

Kamila Knakiewicz

Psicóloga graduada pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), com especialização em Psicologia Hospitalar e da Saúde pela Faculdade Pequeno Príncipe. Especialista em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/ Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma).

Karynne Prado

Enfermeira graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); especialista em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma); mestranda em Biotecnologia e Gestão da Inovação pelo Centro Universitário de Sete Lagoas (Unifemm). Atuação na docência, em cursos presenciais e na tutoria da especialização em Cuidados Paliativos da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma). Enfermeira na Fundação Antonio e Helena Zerrenner. Fundadora e coordenadora do Grupo Viver com Alma (abordagem da espiritualidade do paciente oncológico) em Belo Horizonte e Sete Lagoas (MG).

Keli Virginia Ebert

Graduada em Psicologia pela Universidade de Cuiabá (Unic); Especialista em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma). Especialista em Psicanálise e em Psicologia Clínica pela Unic. Realizou curso de aperfeiçoamento em Psicanálise Hospitalar no Hospital Mater Dei (MG). Membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise seção Cuiabá.

Leliany Taize de Assis Ladeia

Psicóloga e especialista em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma); mestre em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (Utad-Portugal); psicóloga clínica e docente do Centro Universitário de Tecnologia e Ciências (UNIFTC).

Márcia de Carvalho Stephan

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); mestre em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas (RJ); doutora em Psicologia pela Vrije Universiteit Amsterdam; psico-oncologista certificada pela Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO); membro da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc); presidente da estadual RJ da SBPO (2002-2018); docente do curso de especialização em Psico-Oncologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma). Docente do curso de pós-graduação em Psico-Oncologia da PUC/RJ até 2018; coordenadora editorial e autora do livro Diretrizes para atuação interdisciplinar em câncer de mama (Revinter, 2013). Recebeu o Prêmio Jimmie Holland de reconhecimento pela divulgação da Psico-Oncologia no XII Congresso de Psico-Oncologia e IV Simpósio de Cuidados Paliativos em Oncologia 2013.

Maria da Glória C. Mameluque

Tem graduação em Enfermagem, Direito e Psicologia; especialista em Terapia Familiar pelo Holon Espaço Dinâmico (MG) em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma); psicóloga voluntária no Centro de Orientação Familiar; fundadora e coordenadora da Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer (Apaz), para familiares de portadores de Alzheimer e outras demências; coordenadora da Rede de Apoio a Perdas (Ir)Reparáveis (API); membro de várias Academias de Letras, tendo 20 livros publicados e artigos em antologias e coletâneas.

Maria Helena Pereira Franco

Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP), da qual é professora titular na Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde e no Programa de Estudos Pós‑graduados em Psicologia Clínica. Com pós‑doutorado no Departamento de Psiquiatria da University College London e na London School of Hygiene and Tropical Medicine, é fundadora e coordenadora do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (LELu) da PUC‑SP, responsável por ensino, pesquisa e extensão em luto e temas correlatos. Idealizadora e cofundadora do 4 Estações Instituto de Psicologia. Idealizadora e coordenadora do Grupo IPE, é autora de artigos e livros sobre morte e luto. Tradutora da obra de Colin Murray Parkes, publicado no Brasil pela Summus Editorial, é membro do International Work Group on Death, Dying and Bereavement (IWG).

Maria Jacinta Benites Gomes

Psicóloga com especialização em Psicologia Analítica, Psicossomática e Psico-Oncologia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Foi diretora da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO), nas gestões 2004, 2006 e 2010; vice-presidente da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (gestão 2008). Obteve o certificado de distinção de conhecimento na área de Psico-Oncologia conferido pela SBPO. Trabalha em consultório há 28 anos.

Marília A. de Freitas Aguiar

Psicóloga e mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); doutora em Ciência da Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); coordenadora e docente da pós-graduação em Psico-Oncologia e cocoordenadora e docente da pós-graduação em Cuidados Paliativos da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), modalidade EaD. Certificação de distinção de conhecimento em Psico-Oncologia pela Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO); certificação de distinção de conhecimento em Psicologia da Saúde pela Associação Latino- Americana de Psicologia da Saúde (Alapsa); vice-presidente da SBPO (2008-2010) e presidente da Estadual Minas Gerais nas gestões 2006-2008 e 2010-2013; membro da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) e da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH). Presidente do Conselho Científico da Casa Aura de 2015 a 2019 e membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Felício Rocho (Belo Horizonte). Recebeu o Prêmio Jimmie Holland da SBPO como reconhecimento por sua dedicação à Psico-Oncologia.

Natália Barros Maia

Psicóloga pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma); psicóloga responsável pela psico-oncologia do Hospital Regional Unimed- Fortaleza; docente colaboradora do Instituto Ciclo em Perdas e Luto (Fortaleza).

Nely Aparecida Guernelli Nucci

Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Tem certificação pela Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO) e pela Associação Latino- Americana de Psicologia da Saúde (Alapsa). Atuou na rede básica de saúde e no Hospital Mário Gatti (Campinas, SP), onde implantou o Serviço de Psicologia no Centro de Oncologia. Supervisora de estágios em Psicologia da Saúde, docente e tutora na Residência Multiprofissional em Saúde da PUC-Campinas. Autora de livros e artigos nas áreas de oncologia, cuidados paliativos, morte e luto.

Paula Azambuja Gomes

Psicóloga; especialista em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma); pós-graduada em Medicina Tradicional Chinesa pela Faculdade Católica de Anápolis; tem capacitação profissional em Psicologia em Especialidades Médicas – Oncologia Adulto/Núcleo de Cuidados Paliativos pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA); foi residente multiprofissional de Psicologia do Programa de Residência Integrada em Saúde Multiprofissional com Ênfase em Adulto Crítico na mesma instituição; especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP); atua profissionalmente nas áreas hospitalar e clínica.

Paula Elias Ortolan

Psicóloga pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep); mestre em Ciências Médicas – Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/Unicamp); tem aprimoramento profissional e especialização em Psico-Oncologia pela mesma instituição; cursou extensão em Comportamento Suicida, Intervenções Psicoterapêuticas e Crise pela Escola de Extensão da Unicamp. Membro do Phoenix – Centro de Estudos e Aconselhamento em Psicologia da Saúde e Tanatologia e da Rede de Apoio a Perdas (Ir)Reparáveis (API).

Rafael Sebben

Psicólogo formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali); especialista em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/ Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma); psicólogo clínico no Centro Médico São Camilo, em Itajaí, na Clínica de Neoplasias Litoral, na área de psico-oncologia, e integrante da equipe técnica do Programa Vida do Núcleo Assistencial Humberto de Campos, em Balneário Camboriú. Master coach pelo ICC Brasil Coaching. Atua no Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comad) em Balneário Camboriú. Integrante da Academia Real de Inteligência Espiritual.

Rafaela Mota Peixoto

Nutricionista e especialista em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma); facilitadora de mindful eating pelo Centro de Nutrição & Consciência e instrutora em formação internacional em mindful eating no método Eat for Life (Mindfulness Based Eating Solution (MBES). Cofundadora do “Canviver”, grupo de convivência a pacientes com câncer e seus familiares. Atualmente, é nutricionista do Oncocentro Belo Horizonte.

Raissa M. Simões Youssef

Graduada em Psicologia pela Universidade Anhanguera (Uniderp); mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); especialista em Gestalt-terapia pelo Instituto Müller-Granzotto (Florianópolis, SC); pós-graduada em Hipnose Clínica e Hospitalar pelo Instituto Brasileiro De Hipnose Aplicada (IBH); especialista em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma); responsável pelo setor de psicologia do Hospital de Câncer de Campo Grande Alfredo Abrão.

Raqueline Assunção

Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); pós-graduada em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma); atua como assistente social na Casa de Apoio Aura em Belo Horizonte.

Regina Liberato

Psicóloga, psico-oncologista, especialista em cuidados paliativos e mestranda do Núcleo de Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); membro do conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO); diretora do Núcleo de Programas Multiprofissionais do Instituto Oncoguia; professora dos cursos de pós-graduação em Psico-Oncologia e em Cuidados Paliativos da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma); autora de vários capítulos de livros sobre temas relativos às áreas citadas.

Ricardo Caponero

Ricardo Caponero

Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Caponero é especialista em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc) e em Cancerologia Clínica pela Associação Médica Brasileira (AMB), além de mestre em Oncologia Molecular pelo Centro de Investigaciones Oncológicas de Madri, Espanha. Membro da American Society of Clinical Oncology (Asco), da European Society for Medical Oncology (Esmo), da Multinational Association of Supportive Care in Cancer (Mascc), da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc), da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO) e da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos (ABCP), é ex-presidente e atual diretor científico dessa última instituição. Atuou como oncologista na Clinonco – Clínica de Oncologia Médica, em São Paulo, e atualmente é oncologista Clínico e Coordenador do CATSMI – Centro Avançado de Terapia de Suporte e Medicina Integrativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. É coautor do livro Câncer e prevenção (2013) e autor de A comunicação médico-paciente no tramento oncológico (2015), ambos da MG editores.

Rita Miranda Coessens Guimarães

Psicóloga clínica, graduada em Psicologia da Saúde pelo Centro Universitário do Leste Mineiro (Unileste-MG). Especialista em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma). Psicóloga da Unidade de Oncologia e integrante da Equipe Interdisciplinar de Cuidados Paliativos do Hospital Márcio Cunha em Ipatinga (MG). Atua como psicóloga clínica em consultório particular na Vitallize Clínica Integrada, em Coronel Fabriciano (MG), com assistência e apoio psicológico para pessoas com câncer e seus familiares, cuidados paliativos e elaboração de luto. Criou o Grupo de Elaboração de Luto (GEL), pertencente à Instituição Se Toque – Casa de Apoio ao Paciente em Tratamento Oncológico, em Ipatinga (MG).

Roberta Alexandra Ulrich

Psicóloga com especialização em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma); especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb/Hospital Santa Catarina de Blumenau). Psicóloga da Univita – Clínica de Estudos e Atendimento Integrado, onde atua com prática clínica em terapia cognitivo-comportamental com crianças, adolescentes e adultos, intervenções no contexto de morte e luto, oncologia e cuidados paliativos. Atua como psicóloga na área hospitalar e oncológica e como coordenadora do Comitê de Cuidados Paliativos do Hospital Santa Catarina de Blumenau.

Sabrina Costa Figueira

Psicóloga, psicoterapeuta clínica e especialista em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma). Tem formação clínica em Biossíntese, Terapia Familiar Sistêmica e Constelações Familiares. Atua com pacientes oncológicos no Hospital Jorge Valente, em Salvador (BA), e em consultório.  

Sarah Fichera

Psicóloga pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e pedagoga pela Universidade do Estadual do Ceará (Uece). Especialista em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) e em Terapia Sexual e de Casal pelo Instituto Paulista de Sexualidade (Impasex). Membro da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO), com distinção de conhecimento em Psico-Oncologia pela contribuição à área. Psicóloga do Instituto Fichera e em clínica de oncologia em Fortaleza (CE).  

Sérgio Silvério da Conceição

Psicólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e especialista em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma). Atua na área de psicologia organizacional, com foco na sustentabilidade das relações no ambiente corporativo e no estudo e pesquisa sobre as mudanças impulsionadas pelas novas formas de laços sociais no contexto contemporâneo e as correlações com o adoecimento psíquico.  

Simone de Borba Mantuani

Psicóloga, especialista em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) e em Psicologia da Saúde e Hospitalar pela Faculdade Pequeno Príncipe (Curitiba, PR). Psicóloga na Corb Clínica de Radioterapia, professora do departamento de Psicologia da Faculdade Metropolitana de Blumenau (Uniasselvi/Fameblu) e do departamento de Psicologia da Faculdade Metropolitana de Guaramirim (Uniasselvi/Fameg). Coordenadora e posteriormente vice-coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos Adulto e Controle da Dor do Hospital Santo Antonio (HSA-Blumenau).

Thayane Baroni Souza

Psicóloga pela Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas). Especialista em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma). Pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Saúde Mental (Neisme). Psicóloga na Associação do Voluntariado de Varginha Vida Viva.

Valdemilson Cristiano Gonçalves

Psicólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), especialista em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma). Filósofo pelo Instituto Paulista São José, atuou como professor no estado de Minas Gerais e como psicólogo clínico no Programa Saúde da Família na cidade de Pimenta. Atualmente, é psico- oncologista na Amparo – Associação de Amparo aos Portadores de Câncer de Piumhi e Região, dando suporte na área de psicologia em vários setores da sociedade, como órgãos públicos e Santas Casas de Misericórdia.

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [187.80 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Psico-oncologia: Caminhos de cuidado”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Comunicação médico-paciente no tratamento oncológico, A

Um guia para profissionais de saúde, portadores de câncer e seus familiares
Ricardo Caponero
R$64,20

Em estoque

Apesar de todos os avanços médicos e tecnológicos das últimas décadas, o câncer ainda é considerado tabu para a maioria das pessoas. Assim, quando o indivíduo descobre-se portador da doença, por vezes depara com uma espécie de “conspiração do silêncio”, o que pode prejudicar o tratamento e provocar consequências psicológicas profundas. Por outro lado, a equipe médica nem sempre está preparada para transmitir ao paciente informações claras, precisas e verdadeiras. Partindo de uma experiência de mais de 30 anos com pacientes oncológicos, Ricardo Caponero explica aqui como estabelecer e manter uma comunicação respeitosa e franca com o portador de câncer. Além de ensinar técnicas que ajudam na transmissão de informações – quase sempre difíceis –, ele aborda a comunicação como forma de tratamento, os entraves a ela, as possíveis soluções e os aspectos legais ligados ao exercício da medicina. Porém, acima de tudo, quebra a aridez do tema relatando histórias verídicas de confiança, entrega e encontro.

Curador interno, O

Despertando a consciência para a autocura
Gioia Panozzo
R$53,10

Em estoque

Neste seu terceiro livro lançado no Brasil, Gioia fala sobre os fundamentos de seu trabalho, de artigos de suporte científico e psiconeuroimunologia aos exercícios de visualização.Em sua linguagem cálida, porém objetiva, Gioia não só discorre sobre vários assuntos como conta comoventes casos de pessoas que, por ela, foram atendidas. Para leigos e profissionais lidando com questões de saúde, particularmente câncer.

Cartas de um Sobrevivente

O caminho da cura através da transformação interior
Brenda Hampton
O. Carl Simonton
Reid Henson
R$67,90

Em estoque

Esta obra mostra a continuidade do trabalho de Carl Simonton, descrito no já consagrado “Com a vida de novo”, acrescida de cartas-depoimento uma pessoa que passou pelo programa. É uma versão atualizada da abordagem do Centro Simonton que envolve os processos físicos, mentais e espirituais do paciente de câncer, colaborando de forma poderosa para o seu tratamento.

Temas em psico-oncologia

Luciana Holtz de C. Barros
Maria Helena Pereira Franco
Maria Jacinta Benites Gomes
e mais 5 autores
R$300,10

Em estoque

Nesta obra de referência, endossada pela Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia, diversos especialistas discutem a abrangência e as especificidades da psico-oncologia, bem como a transdisciplinaridade de sua abordagem. Falam também de seus aspectos psicossociais e dos diversos tipos de tratamento, bem como de bioética e pesquisa de ponta.

Mente e o câncer, A

Um cientista explica como a mente pode enfrentar a doença
Mariano Bizzarri
R$81,80

Em estoque

Este livro percorre com rigor a história recente da relação mente-câncer, reunindo ampla documentação de experimentos científicos. Analisa fatos e conceitos, e indaga possíveis trajetórias futuras. A conclusão é a de que apenas uma abordagem integrada, envolvendo corpo, mente e espírito do paciente, garantindo uma terapia de apoio ao tratamento farmaco-cirúrgico-radiolágico é capaz de oferecer soluções consistentes.

Resgatando o Viver

Psico-oncologia no Brasil
Maria Margarida M. J. de Carvalho
R$87,80

Em estoque

Um livro que oferece alguns modelos de atendimento psicológico ao paciente de câncer, em serviços hospitalares de psico-oncologia e em grupos de apoio particulares. Os relatos, provenientes de diferentes partes do Brasil, são depoimentos ao mesmo tempo didáticos e emocionantes, facilitando a leitura e envolvendo fortemente o leitor. A organizadora, Maria Margarida M. J. de Carvalho, é conselheira do CORA (Centro Oncológico de Recuperação e Apoio).

Câncer como Ponto de Mutação, O

Um manual para pessoas com câncer, seus familiares e profissionais de saúde
Lawrence LeShan
R$67,90

Em estoque

Que estilo de vida faria você se levantar feliz ao acordar e ir para a cama contente à noite? Perguntas como esta são feitas pelo autor aos seus pacientes de câncer, com o objetivo de ajudá-los a perceber os possíveis “pontos de mutação” que podem transformar suas vidas e a resposta aos seus tratamentos. Um livro cheio de sabedoria, com sugestões objetivas para doentes e profissionais da área e agradável de se ler mesmo para quem não está com câncer.

Com a Vida de Novo

Uma abordagem de auto-ajuda para pacientes com câncer
James L. Creighton
O. Carl Simonton
Stephanie Matthews-Simonton
R$78,90

Em estoque

Técnicas de auto-ajuda para complementar os tratamentos usuais do câncer. Por meio de uma verdadeira mobilização para uma luta emocional, este método tem obtido excelentes resultados controlando o estresse e outros fatores psicológicos que contribuem para desencadear e desenvolver a doença e que muitas vezes são deixados em segundo plano ou esquecidos pelos médicos.

Família e a Cura, A

O método Simonton para famílias que enfrentam uma doença
Stephanie Matthews-Simonton
R$68,80

Em estoque

Neste livro, a autora, uma expert no campo das causas psicológicas e tratamentos do câncer, apresenta uma abordagem positiva de como as famílias podem trabalhar juntas para criar um ambiente terapêutico quando algum de seus membros é atingido por uma doença grave. Uma aplicação do método Simonton já utilizado com sucesso em Com a Vida de Novo.

Crenças: Caminhos para a Saúde e o Bem-estar

Robert B. Dilts
Suzi Smith
Tim Hallbom
R$65,70

Em estoque

A programação neurolingüística por um de seus maiores representantes, Robert Dilts. Um manual revolucionário para ensinar, de uma forma rápida e efetiva, a identificar e remodelar nosso limitado sistema de crenças e comportamentos. Como combater fobias e medos irracionais, como aumentar nossa capacidade imunológica para lutar contra o câncer, a AIDS e outras doenças.

Dividir para Somar

Como organizar grupo de ajuda para alguém doente
Cappy Capossela
Sheila Warnock
R$84,60

Em estoque

É a história de um grupo de 12 pessoas que se formou em torno de uma mulher em estado avançado de câncer, que não tinha família para ajudá-la nos cuidados cotidianos com a casa e os filhos. A experiência, que funcionou durante três anos e meio em Nova York, sob a orientação da psicóloga Sukie Miller, foi sistematizada e descrita por duas publicitárias que participaram ativamente do grupo. Indicado para qualquer pessoa que quer e precisa ajudar alguém muito doente e que necessita de orientação.

Brigando pela Vida

Aspectos emocionais do câncer
Lawrence LeShan
R$51,00

Em estoque

Após duas décadas de pesquisas e trabalho psicoterapêutico com pacientes de câncer, o autor apresenta novas evidências e insights surpreendentes sobre as razões que levam algumas pessoas a adquirir o câncer e outras não, e por que algumas são capazes de ter sucesso na lutas por suas vidas enquanto outras sucumbem rapidamente à doença. Este livro é anterior a O Câncer como Ponto de Mutação e de certa forma o complementa.

Câncer e prevenção

Artur Malzyner
Daniele Evaristo Vieira Alves
Elge Werneck Araújo Júnior
e mais 10 autores
R$48,20 R$28,92

Em estoque

Voltado para leigos, este livro, escrito por uma equipe multidisciplinar, explica o que é câncer e como preveni-lo; aborda a prevenção primária por meio de cirurgias, medicamentos, alimentação adequada e hábitos saudáveis; esclarece sobre a importância do diagnóstico precoce; e fala sobre os principais tipos de tratamento existentes. Fundamental para pacientes, familiares, psicólogos, enfermeiros etc.

Desfazendo Mitos

Sexualidade e câncer
Sandra Megrich Segal
R$42,80

Em estoque

Uma pergunta se coloca para os pacientes atingidos pelo câncer: como viverei, mesmo com a doença sob controle? Como será minha vida sexual? Pacientes e médicos evitam tocar nesse assunto e este livro pretende preencher esta lacuna, facilitando a retomada da vida afetiva e sexual.

Conquistando a Vida

Adolescentes em luta contra o câncer
Lea Cristina de Lázzari Bessa
R$42,80

Em estoque

A adolescência é uma fase turbulenta que exige enormes esforços de adaptação. Na ocorrência de uma doença grave e complexa nesse período, o mundo e a vida do jovem sofrem um impacto que transtorna ainda mais o seu curso. Este livro apresenta uma compreensão científica dos depoimentos de adolescentes com câncer, revelando os conflitos desencadeados pela situação, bem como suas peculiaridades e a luta para “adolescer”, apesar da ameaça de morte.