Reportagem da rádio BandNews FM │ 21/09/2021

Consulta em andamento no país trata da inclusão de três medicamentos para pacientes da rede pública

A FEMAMA, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, inicia uma campanha que pode aumentar as possibilidades de tratamento de câncer de mama no SUS.

Uma consulta pública está em andamento no país sobre a inclusão de três medicamentos para pacientes da rede pública.

A participação é organizada pela CONITEC, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde.

Para colaborar com a consulta pública, é só entrar no site femama.org.br.

Para saber mais detalhes, ouça a entrevista completa do Dr. Ricardo Caponero, médico oncologista e presidente do Conselho Científico da FEMAMA, para a apresentadora Helen Braun:

.

.

Para ver na íntegra, acesse: https://www.band.uol.com.br/bandnews-fm/noticias/campanha-tenta-aumentar-possibilidades-de-tratamento-de-cancer-de-mama-no-sus-16450027

***

.

O oncologista Ricardo Caponero é autor da MG Editores. Conheça abaixo algumas de suas obras:

.

A COMUNICAÇÃO MÉDICO-PACIENTE NO TRATAMENTO ONCOLÓGICO
Um guia para profissionais de saúde, portadores de câncer e seus familiares
Autor: Ricardo Caponero

Apesar de todos os avanços médicos e tecnológicos das últimas décadas, o câncer ainda é considerado tabu para a maioria das pessoas. Assim, quando o indivíduo descobre-se portador da doença, por vezes depara com uma espécie de “conspiração do silêncio”, o que pode prejudicar o tratamento e provocar consequências psicológicas profundas. Por outro lado, a equipe médica nem sempre está preparada para transmitir ao paciente informações claras, precisas e verdadeiras. Partindo de uma experiência de mais de 30 anos com pacientes oncológicos, Ricardo Caponero explica aqui como estabelecer e manter uma comunicação respeitosa e franca com o portador de câncer. Além de ensinar técnicas que ajudam na transmissão de informações – quase sempre difíceis –, ele aborda a comunicação como forma de tratamento, os entraves a ela, as possíveis soluções e os aspectos legais ligados ao exercício da medicina. Porém, acima de tudo, quebra a aridez do tema relatando histórias verídicas de confiança, entrega e encontro.

.

CÂNCER E PREVENÇÃO
Organizadores: Artur MalzynerRicardo Caponero

Voltado para leigos, este livro, escrito por uma equipe multidisciplinar, explica o que é câncer e como preveni-lo; aborda a prevenção primária por meio de cirurgias, medicamentos, alimentação adequada e hábitos saudáveis; esclarece sobre a importância do diagnóstico precoce; e fala sobre os principais tipos de tratamento existentes. Fundamental para pacientes, familiares, psicólogos, enfermeiros etc.

.

PANCADAS NA CABEÇA
As dificuldades na formação e na prática da medicina
Autores: Ana Lucia CoradazziRicardo Caponero

A medicina é, sem dúvida, para os fortes. Os médicos precisam lidar desde muito cedo com angústias, controvérsias, desafios, incertezas. Seus sucessos e fracassos caminham de mãos dadas. Eles se envolvem em situações das quais a maior parte das pessoas fugiria, apavorada. Muitas vezes, cabe a eles executar o trabalho “sujo”. É também sobre eles que as maiores expectativas se depositam. Os médicos assumem sobre seus ombros responsabilidades que, em muitas culturas, são atribuídas a divindades. Este livro traz os percalços, as frustrações e os sofrimentos de seu dia a dia – tais como as dificuldades na formação do profissional de medicina, o primeiro contato com a morte, erro médico, entre outros –, além de discutir assuntos como a ética profissional e a relação médico-paciente e dar dicas a estudantes e jovens que pretendem ingressar nessa carreira. É assim, trocando experiências e expondo angústias, que as “pancadas na cabeça” tornam-se menos doloridas, mais fáceis de suportar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!

    X