ISBN: 9786555490695

Revés de um parto

Luto materno

Organizador(es): Karina Okajima Fukumitsu

Autor(es): Amanda Tinoco, Cristiana Jacó Monteiro Cascaldi, Elaine Prestes, Gláucia Rezende Tavares, Helena Taliberti, Karina Okajima Fukumitsu, Ligiane Righi da Silva, Maria Manso, Márcia Noleto, Paula Fernandes Távora, Rosana De Rosa, Sandra Moreno

Todos sabemos ser impossível catalogar a dor da perda, mas numa escala imaginária de sofrimento humano a morte de um filho certamente ocuparia o primeiro lugar. Do desespero à raiva, passando pela culpa, pela tristeza e pela aceitação, os sentimentos envolvidos nesse tipo de luto muitas vezes se misturam. Como lidar com eles sem vivenciar um aniquilamento existencial? Neste livro, doze mães trazem relatos contundentes e emocionantes sobre a experiência de perder um filho. Porém, mais do que falar da morte, elas falam da vida, honrando a memória daqueles que se foram tão jovens e mostrando que não se trata de lutar contra a dor, mas de incorporar a falta ao cotidiano, ressignificando-a. Além disso, mostram que é possível preservar a existência de quem amamos por meio da perpetuação de seu legado – seja criando grupos de apoio emocional a famílias enlutadas, seja capitaneando projetos ligados a sonhos e ideais de seus filhos. Obra fundamental para mães e pais que perderam seus filhos, bem como para sua rede de apoio, parentes e amigos.

R$53,00

Calcular Frete
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada
ISBN: 9786555490695

Assuntos: ,

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9786555490695
REF: 12069
Edição 1
Ano 2022
Nº de Páginas 120
Peso 0,156 kg
Formato 0,50 × 14 × 21 cm

Karina Okajima Fukumitsu

Karina Okajima FukumitsuPsicóloga, psicopedagoga, Gestalt-terapeuta e consultora em saúde existencial. Tem pós-doutorado e doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP e mestrado em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology. Coordena a pós-graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto e a pós-graduação em Saúde Existencial: Diversidade, Inclusão e Cuidados, ambas da Faculdade Phorte. Além disso, cocoordena a pós-graduação em Abordagem Clínica e Institucional em Gestaltterapia e a pós-graduação em Morte e Psicologia: Promoção da Saúde e Clínica Ampliada, da Universidade Cruzeiro do Sul . É produtora e apresentadora do podcast Se tem Vida, tem Jeito, palestrante e autora de diversos livros e artigos sobre prevenção dos processos autodestrutivos, posvenção, luto por suicídio, saúde existencial, acolhimento da vida e Gestalt-terapia. Preside a associação Se tem Vida, tem Jeito. Contato: https://linktr.ee/ karinafukumitsu.

Amanda Tinoco


Graduanda em Psicologia e especialista em Luto e Cuidados Paliativos, dedica-se em tempo integral à prática humanizada dos serviços de saúde. Voluntária no Instituto Nacional de Câncer (Inca), reside no Rio de Janeiro e coordena grupos presenciais e virtuais de apoio a enlutados. Criadora do grupo do Facebook Mães Para Sempre.

Cristiana Jacó Monteiro Cascaldi


Graduada em Direito (FMU) e Psicologia (Unip), participou de diversos cursos nas áreas de conciliação, posvenção, fenomenologia, luto, Gestalt-terapia e teoria do apego. Atuou como voluntária no projeto de extensão Artinclusiva (Unesp). Atualmente, participa dos grupos de estudos sobre Gestalt-terapia e suicidologia ministrados pela profa. dra. Karina Okajima Fukumitsu.

Elaine Prestes


Tenho hoje 51 anos. Minha melhor experiência foi ser mãe da Mariana, que faleceu repentinamente aos 16 anos, no dia 25 de abril de 2016. Sou psicóloga clínica e sempre me dediquei ao estudo da infância. Os quase 30 anos de profissão me ensinaram muitas coisas, inclusive a sobreviver diante de uma perda tão devastadora. Sou especialista em psicoterapia clínica psicanalítica e realizei estudos de psiquiatria, psicologia e psicoterapia infantil. Sou pós-graduada em Situação de crise existencial e comportamento autodestrutivo (Viktor Frankl). Curso a pós-graduação em Suicidologia: prevenção e posvenção, processos autodestrutivos e luto (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) e sou coautora dos livros Simplesmente Mariana, ou não! e Ágata, além de cofundadora do grupo de apoio ao luto parental Mães da Esperança e de grupo de apoio aos sobreviventes por suicídio.

Gláucia Rezende Tavares


Psicóloga clínica, realizo atendimentos individuais, de casais e famílias. Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sou cofundadora da Rede API – Apoio a Perdas (Ir)reparáveis, docente da pós-graduação em Suicidologia: prevenção e posvenção, processos autodestrutivos e luto da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Helena Taliberti


Aos 62 anos, Helena Taliberti perdeu sua filha, seu filho e sua nora grávida de 5 meses do seu primeiro neto. Viu sua vida ruir, perder a cor, o sentido. Desde então, tem se dedicado a manter o legado deles e hoje preside o Instituto Camila e Luiz Taliberti, criado em homenagem a seus filhos mortos na tragédia de Brumadinho em 25 de janeiro de 2019.

Karina Okajima Fukumitsu


Karina Okajima Fukumitsu

Psicóloga, psicopedagoga, Gestalt-terapeuta e consultora em saúde existencial. Tem pós-doutorado e doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP e mestrado em Psicologia Clínica pela Michigan School of Professional Psychology. Coordena a pós-graduação em Suicidologia: Prevenção e Posvenção, Processos Autodestrutivos e Luto e a pós-graduação em Saúde Existencial: Diversidade, Inclusão e Cuidados, ambas da Faculdade Phorte. Além disso, cocoordena a pós-graduação em Abordagem Clínica e Institucional em Gestaltterapia e a pós-graduação em Morte e Psicologia: Promoção da Saúde e Clínica Ampliada, da Universidade Cruzeiro do Sul . É produtora e apresentadora do podcast Se tem Vida, tem Jeito, palestrante e autora de diversos livros e artigos sobre prevenção dos processos autodestrutivos, posvenção, luto por suicídio, saúde existencial, acolhimento da vida e Gestalt-terapia. Preside a associação Se tem Vida, tem Jeito. Contato: https://linktr.ee/ karinafukumitsu.

Ligiane Righi da Silva


Mãe coruja da Andrielle e da Gabrielle, casada com o Flávio, empresária e ativista na busca de justiça para os jovens que foram vítimas da boate Kiss. Com a perda da Andrielle, tornou -se membro da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM). Com outras mães e colaboradoras, também desenvolve o projeto “Quadradinhos de amor”, no qual se confeccionam mantas, roupas, sapatos e toucas para recém-nascidos em situação de vulnerabilidade social.

Márcia Noleto


Carioca, casada, mãe de Mariana e João Pedro. Psicóloga clínica (IBMR/RJ), mestranda em Metafísica e Filosofia da Ciência (Uerj) e especialista em Psicologia Clínica Fenomenológica Hermenêutica (USU/RJ). Graduada em Jornalismo (Facha/RJ) e em História, Literatura e Civilização Francesa pela Universidade de Nancy II (França). Fundadora do Grupo Mães Semnome e da Clínica C -FEN. Dedica -se, desde 2011, ao tema do luto materno e à implantação de uma rede de apoio a enlutados.

Maria Manso


Maria Manso

É jornalista desde 1988. Trabalhou como repórter em todas as TVs abertas e também ajuda outras pessoas a escrever suas histórias e sonhos. Com o documentário Precisamos falar sobre isso, foi indicada pela TV Cultura ao Emmy Internacional. Prefaciadora desta obra.

Paula Fernandes Távora


Mãe de duas "lhas que moram longe, Juju no céu e Bela na Suíça. Mineira, médica, mestre em Imunologia pela University of Cambridge, especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, sócia fundadora de empresas do setor de saúde e professora assistente de Medicina Laboratorial na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais. Participante da Rede API – Apoio a Perdas (Ir)reparáveis) há dez anos. Patrona do Projeto social Núcleo Esportivo de Handebol Ju Germani. Para saber mais, acesse: https://youtu.be/G4KA5_O4CVM.

Rosana De Rosa


Formada em Psicologia pela Florida University, resido nos Estados Unidos há 23 anos e atuo como terapeuta há duas décadas. Sou fundadora do Método Terapêutico Jornada Vence(r)dores e idealizadora do Projeto Acolher Perdas e Luto, que apoia e ensina as pessoas a lidar com as suas dores. Para me conhecer melhor, visite minhas redes sociais – @rosanaderosa (Instagram, Facebook, YouTube) – ou faça parte da comunidade Rosana De Rosa no Telegram.

Sandra Moreno


Mãe de três filhos, avó de três netos e sonhadora-mor, é fundadora do Instituto Ana Paula Moreno (Impar).

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [479.63 KB]

Você também pode gostar de…

Lutos

Camila Alves
Chico Alencar
Daniel Carvalho
e mais 15 autores
R$78,40

Este livro trata, com muita delicadeza, do processo de luto, considerando sua pluralidade e revelando que existem muitos tipos de dor quando as perdas são significativas. Muito embora tenhamos a sensação de estar imersos em nossa solidão particular, a obra nos mostra o contrário. Há um universo de pessoas que tentam diariamente encontrar novos caminhos para recomeçar a vida após momentos de perda. Nesse sentido, as organizadoras trazem depoimentos de vários lutos diferentes. O materno, o masculino, o anunciado, o político. O luto neonatal e gestacional. O luto por infertilidade, por desaparecimento, pela perda de um animal. O luto trágico, amoroso, da pessoa trans, da família, do imigrante, de Deus, de um futuro, de um país. O luto por violência, pela covid-19, por suicídio. Dando voz a essas experiências singulares, podemos nos conectar com elas e, assim, encontrar maneiras de elaborar nosso sofrimento.

Experiências contemporâneas sobre a morte e o morrer

O legado de Elisabeth Kübler-Ross para os nossos dias
Daniela Freitas Bastos
Rodrigo Luz
R$75,70

Neste livro, Rodrigo Luz e Daniela Freitas Bastos contam um pouco da trajetória pessoal e profissional de Elisabeth, aprofundam-se nos estudos que ela nos legou e reproduzem os seminários no contexto brasileiro. Por meio do depoimento dos pacientes-professores, eles nos permitem enfrentar de peito aberto o tabu da morte e entrar em contato com recursos que nos ajudem a lidar com os pacientes com empatia, respeito e compaixão.

Luto Materno e Psicoterapia Breve

Neli Klix Freitas
R$62,80

A perda de um filho é um dos acontecimentos mais difíceis de aceitar, pois nenhuma mãe espera enterrar um filho. O livro focaliza as manifestações do luto em mães que perderam seu filho ainda jovem, pelo câncer, ou por uma doença repentina e fatal. A obra identifica e analisa o luto materno através de uma abordagem terapêutica individual e faz uma extensa revisão sobre psicoterapia breve, de orientação psicanalítica, apresentando vários casos com suas avaliações psicológicas.

Luto é outra palavra para falar de amor

Cinco formas de honrar a vida de quem vai e de quem fica após uma perda
Rodrigo Luz
R$47,10

A morte de um amor é uma das experiências mais devastadoras enfrentadas pelo ser humano. Apesar disso, na sociedade ocidental, a expressão da dor é muitas vezes vista como fraqueza ou exagero. O luto, entretanto, é um fenômeno inerente à nossa existência, que não pode ser evitado sem que um preço alto seja pago. O que acontece quando sufocamos nossos sentimentos, evitando entrar em contato com eles? O que perdemos quando submetemos o que sentimos às normas sociais, que nos chamam o tempo todo para a festa da vida? Neste livro, o terapeuta do luto Rodrigo Luz apresenta as muitas faces e os diversos sentimentos que constituem o luto. Além disso, com delicadeza e um embasamento teórico impecável, conta algumas das muitas histórias vividas por ele no contato com famílias e indivíduos que enfrentam a perda. De forma empática e acolhedora, o autor detalha cinco maneiras de honrar aqueles que se foram, oferecendo aos enlutados infinitas possibilidades de acolher a dor e mostrando que ela é uma das faces do amor.

Vida, morte e luto

Atualidades brasileiras
Ana Catarina Tavares Loureiro
Avimar Ferreira Junior
Daniel Neves Forte
e mais 25 autores
R$99,90

Esta obra visa apresentar os principais cuidados e o manejo em situações-limite de adoecimento, suicídio e processo de luto, bem como reitera a visão de que, toda vez que falamos sobre a morte, precisamos também falar sobre a vida. Escrito por profissionais da saúde, este livro multidisciplinar atualiza os estudos sobre a morte, o morrer, a dor e o luto no Brasil. Destinado a psicólogos, médicos, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais etc., aborda temas como: espiritualidade, finitude humana, medicina e cuidados paliativos; cuidados e intervenções para pacientes cardíacos, oncológicos e portadores de doença renal crônica; intervenção na crise suicida; pesquisas e práticas sobre luto no Brasil e no exterior; luto não autorizado; as redes de apoio aos enlutados; a tanatologia na pós-graduação.

Conversando sobre o luto

Edirrah Gorett Bucar Soares
Maria Aparecida de Assis Gaudereto Mautoni
R$47,10

Embora a morte seja nossa única certeza, ela se tornou um fenômeno mitificado e temido. Este livro se propõe a ajudar as pessoas a lidar melhor com momentos de tanta angústia. Por meio de depoimentos, orientações e reflexões, ele nos ajuda a perceber que o sofrimento causado pelo luto e os questionamentos que vivemos são comuns a todo ser humano.

Luto no século 21, O

Uma compreensão abrangente do fenômeno
Maria Helena Pereira Franco
R$81,20

Maior especialista em luto do Brasil e pioneira no tema em nosso país, Maria Helena Pereira Franco reúne aqui décadas de experiência no atendimento a pessoas enlutadas e na formação de profissionais que atuam nesse campo. Mais que isso, oferece um amplo panorama a respeito das teorias e pesquisas sobre luto, sempre se valendo do rigor científico e de uma visão peculiar desse processo, que integra aspectos psíquicos, sociais, cognitivos, espirituais e físicos. Tomando por base a teoria do apego, de Bowlby, a autora aborda, entre outros temas, os diversos tipos de luto, seus fatores predisponentes, recursos para o diagnóstico e modos de intervenção terapêutica. Obra fundamental para estudantes e profissionais de Psicologia, Tanatologia, Medicina, Enfermagem e Serviço Social.

Maternidade interrompida

O drama da perda gestacional
Maria Manuela Pontes
R$78,80

Por vezes o ciclo da vida inverte-se: morre-se antes de nascer. Estará a sociedade civil consciente da fragilidade da maternidade e do vigor desse sono eterno que nos desvincula da existência? Este livro denuncia os processos da dor e do luto em mulheres que enfrentaram o drama da perda gestacional. São testemunhos reais de uma dura realidade que, silenciosa, clama por ser ouvida. Prefácio de Maria Helena Pereira Franco.

Formação e rompimento de vínculos

O dilema das perdas na atualidade
Airle Miranda de Souza
Danielle do Socorro Castro Moura
Durval Luiz de Faria
e mais 17 autores
R$103,90

Este livro reúne grandes especialistas em formação e rompimento de vínculos. Entre os temas abordados estão os dilemas dos estudantes de medicina diante da morte, a questão das perdas em instituições de saúde, o atendimento ao enlutado, a morte no contexto escolar, as consequências psicológicas do abrigamento precoce, as possibilidades de intervenção com crianças deprimidas pela perda e a preservação dos vínculos na separação conjugal.

Amor e perda

As raízes do luto e suas complicações
Colin Murray Parkes
R$118,90

Amor e luto são duas faces da mesma moeda: não podemos amar sem temer a perda do ser amado. Neste livro, Colin Parkes traz uma nova visão sobre o apego, o amor e o luto. Ele aborda a perda de pais, filhos ou cônjuges na vida adulta, explica o mecanismo de isolamento por que passam os enlutados e mostra maneiras de oferecer apoio. Leitura imprescindível para estudantes e profissionais das áreas de psicologia, psiquiatria e sociologia.

Luto

Estudos sobre a perda na vida adulta
Colin Murray Parkes
R$106,10

Muitas vezes as pessoas sentem-se desorientadas quando perdem um parente ou um amigo querido. O estudo do sentimento de perda e do luto tem ocupado, na última década, um espaço considerável no campo da psicologia. O autor, um dos pioneiros dessa área, desenvolve novas e atualizadas teorias que ajudam a entender as raízes do pesar e do sofrimento causados pelo luto. É uma abordagem baseada na sua experiência clínica, que apresenta propostas concretas para minimizar os efeitos emocionais e psicológicos da perda. Indicado para médicos, clérigos, psicólogos e advogados que lidam com o assunto, e também para pessoas que se interessem em entender melhor esta situação emocional.