Exibindo 19–36 de 38 resultados

Fonoaudiologia: Surdez e Abordagem Bilíngue

Cristina B.F. de Lacerda
Helenice Nakamura
Maria Cecília Lima

Fora de catálogo

Esta obra reflete o trabalho que tem sido feito em diversos núcleos universitários com relação ao atendimento da criança surda. A primeira parte trata das concepções básicas da prática fonoaudiológica e educacional com a criança surda; a segunda revela posturas socio-antropológicas em respeito à minoria surda; e a última parte faz considerações importantes de instrumentos e procedimentos.

Fonoaudiólogo e a escola, O

Léslie Piccolotto Ferreira
R$51,00

Em estoque

O trabalho do fonoaudiólogo no Brasil, a partir de 1970, passou a integra-se às escolas, ocorrendo a produção de um novo conhecimento para a profissão e um avanço da fonoaudiologia em nosso país. Este livro é fruto do trabalho de vários profissionais, com diferentes enfoques, permitindo um profunda reflexão sobre as relações entre a fonoaudiologia e a educação.

Hiperatividade

Como ajudar seu filho
Maggie Jones
R$48,20

Em estoque

Livro precioso para pais de crianças que sofrem desse aflitivo distúrbio. A autora fornece informação essencial sobre tratamentos convencionais, tratamentos alternativos, alimentação e dietas adequadas, cuidados específicos para as diversas idades. Mostra os passos práticos que os pais podem dar para compreender, apoiar e cuidar da criança, possibilitando à família inteira progredir de forma positiva.

Identidade e surdez

O trabalho de uma professora surda com alunos ouvintes
Marília da Piedade Marinho Silva
R$51,00

Em estoque

Este livro descreve como uma professora portadora de surdez profunda se constrói como interlocutora de alunos ouvintes na pós-alfabetização. Utilizando referenciais teóricos de diferentes disciplinas, a autora constrói um estudo multidisciplinar sociocultural extremamente rico para os profissionais de fonoaudiologia e educação especial.

Inclusão começa em casa

Um diário de mãe
Iva Folino Proença
R$51,00

Em estoque

José Manoel, o filho da autora, tem síndrome de Down. Iva conta sua história com uma honestidade comovente, sem medo de se expor: raiva, frustrações, pequenas e grandes alegrias. Escrito há 35 anos, este livro continua sendo um grande conforto para os pais em situações similares.

Inclusão e educação

Doze olhares sobre a educação inclusiva
António M. Magalhães
Carlos Skliar
Catarina Tomás
e mais 12 autores
R$100,90

Em estoque

Desenvolver uma escola que rejeite a exclusão e promova a aprendizagem conjunta e sem barreiras. Trata-se de um objetivo ambiciosoe complexo porque a escola sempre conviveu com a seleção, e só aparentemente é “para todos e para cada um”. Aqui, doze especialistas apresentam suas perspectivas sobre o tema, abrindo horizontes para que os professores reflitam sobre a sua prática.

Inclusão escolar

O que é? Por quê? Como fazer?
Maria Teresa Eglér Mantoan
R$42,80

Em estoque

Escrito por uma das maiores especialistas em inclusão escolar no Brasil, esta obra aborda o assunto de maneira clara e didática. Baseando-se na legislação sobre o tema, Maria Teresa Eglér Mantoan explica o que é educação inclusiva, discute os passos necessários para implantá-la e ressalta suas vantagens. Livro fundamental para educadores que desejam saltar da teoria para a prática.

Inclusão escolar: pontos e contrapontos

Maria Teresa Eglér Mantoan
Rosângela Gavioli Prieto
R$42,80

Em estoque

Neste livro, Maria Teresa Eglér Mantoan e Rosângela Gavioli Prieto adentram os labirintos da inclusão escolar analisando, com muito rigor científico e competência, suas diferentes facetas. No diálogo que estabelecem, abordam pontos polêmicos e controvertidos, que vão desde as inovações propostas por políticas educacionais e práticas escolares que envolvem o ensino regular e especial até as relações entre inclusão e integração escolar.

Inclusão na prática

Estratégias eficazes para a educação inclusiva
Rossana Ramos
R$48,20

Em estoque

Atualmente, as escolas brasileiras já estão convencidas de que devem receber crianças com deficiência. Contudo, elas ainda têm dificuldade de lidar com as diferenças. Em linguagem simples e fundamentada teoricamente, a obra – que relata experiências bem- -sucedidas – discute as questões reais do processo de inclusão, permitindo ao professor identificar os problemas que precisa solucionar.

Linguagem Como Processo Terapêutico, A

Socioconstrutivismo - Interações eficazes
Regina Maria Freire
R$57,10

Em estoque

O livro traz aos fonoaudiólogos uma nova proposta de construir ou reconstruir a linguagem do outro e, aos terapeutas ou educadores em geral, esclarece a abordagem socioconstrutivista de forma a mostrar como o interlocutor adulto pode ser eficaz quando interage com crianças que têm distúrbios no desenvolvimento da linguagem.

Linguagem Escrita

Referenciais para a clínica fonoaudiológica
Ana Cristina Guarinello
Ana Paula Berberian
Giselle Massi
R$65,70

Em estoque

Este livro traz diferentes enfoques e reflexões sobre a aquisição da linguagem escrita e o percurso do aprendiz, incluindo a colaboração da psicolingüística e da análise do discurso. As autoras colaboradoras e as organizadoras trazem a público uma produção acadêmica de ponta, bastante atual, o que pode ajudar os profissionais que atuam em clínica fonoaudiológica com pacientes que apresentam distúrbios de leitura e escrita, ou para surdos que, em geral, encontram mais dificuldade para aprender a ler e escrever.

Musicalidade do surdo, A

Representação e estigma
Nadir Haguiara-Cervellini
R$71,60

Em estoque

Há muitos anos a autora vem desenvolvendo pesquisas sobre a possibilidade do surdo ser, também, um ser musical. Na sua dissertação de mestrado mostrou que o surdo poderia ser privilegiado com a música ao invés de privado dela por “não ouvir”. Este livro é uma adaptação de sua tese de doutorado, trabalhando de forma mais ampla seu tema predileto: vai para os conceitos de representação e estigma usando a atividade musical para defini-los.

Papel do outro na escrita de sujeitos surdos, O

Ana Cristina Guarinello
R$53,10

Em estoque

Partindo de casos concretos, a autora demonstra que o surdo é capaz de escrever e aproximar seu texto do português padrão, desde que tenha oportunidade de interagir com a escrita por meio de atividades. Ela comprova, ainda, que o processo de aquisição da linguagem escrita baseia-se na interação com o outro, e que nessa parceria reconstroem-se os sentidos dos textos.

Pedagogia e Mediação em Reuven Feuerstein

O processo de mudança em adultos com história de deficiência
Silvia Zanatta Da Ros
R$51,00

Em estoque

Partindo da tese de doutorado, em que estudou a modificabilidade na educação de jovens e adultos portadores de deficiência mental usando o método indicado pelo emérito educador israelense Feurstein, a autora preparou esta obra bastante elucidativa e que traz esperança tanto para as famílias quanto para os professores de portadores de deficiência. “Não me aceite como eu sou” é a frase chave para a modificação, pois assim tanto o portador da deficiência quanto seu interlocutor se comprometem com a possibilidade de mudança.

Percursos em Arteterapia 3

Arteterapia e Educação, Arteterapia e Saúde
Ana Alice Francisquetti
Anne Isabelle Obadic
Antonio Sidney Francisco
e mais 12 autores
R$94,50

Em estoque

Arteterapia é uma área em crescente expansão no campo da psicologia. Estaobra, dividida em três volumes traz os diferentes aspectos de estudo e aplicação da arteterapia. Neste terceiro volume, o leitor perceberá a profunda ligação entre arte e saúde, bem como arte e educação. Em educação, a utilização da arteterapia com crianças com dificuldades de aprendizagem, recursos expressivos na formação de educadores, encontros entre arteterapia e psicopedagogia. Na área de saúde, uma vasta gama de aplicações, de arte-reabilitação com pacientes vítimas de dano cerebral até trabalho com dependentes químicos, passando por aplicações em fonoaudiologia, trabalho com pacientes com HIV e câncer e tratamento de estresse.

Portas Entreabertas

Crescendo com os limites de minha filha
Yvone Meyer Falkas
R$57,10

Em estoque

Um comovente e raro depoimento de uma mulher que expões suas dúvidas, medos e acertos na trajetória de reabilitação de sua filha autista, que parecia ser uma menina sem estrela. Uma contribuição valiosa na compreensão dos desvios de comunicação e do tratamento desse quadro de distúrbio grave no desenvolvimento de uma criança.

Possibilidades de Histórias ao Contrário

Ou como desencaminhar o aluno da classe especial
Anna Maria Lunardi Padilha
R$42,80

Em estoque

Numa perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, a autora acompanhou um caso de risco mudando condições de uma história escolar. A partir daí, discute a trajetória por que passam crianças deslocadas da classe regular para a especial. Destaca a força das instituições responsáveis pelo encaminhamento e as inconsistências de seus fundamentos teóricos. Edição revista e ampliada.

Se Essa Casa Fosse Nossa…

Instituições e processos de imaginação na educação especial
Marysia M. R. do Prado de Carlo
R$57,10

Em estoque

Uma análise sensível de aspectos das condições da vida adversas e perversas de deficientes mentais institucionalizados. Dando voz aos sujeitos, que no cotidiano, são submetidos a diversas formas autoritárias de silenciamento, a autora revela suas histórias, com falas tragicamente belas. Embora docente e pesquisadora da área de Terapia Ocupacional, a autora escreve sem restrição à sua especialidade, interessando leitores de todas as áreas.