Exibindo 19–36 de 38 resultados

Papel do outro na escrita de sujeitos surdos, O

Ana Cristina Guarinello
R$53,10

Em estoque

Partindo de casos concretos, a autora demonstra que o surdo é capaz de escrever e aproximar seu texto do português padrão, desde que tenha oportunidade de interagir com a escrita por meio de atividades. Ela comprova, ainda, que o processo de aquisição da linguagem escrita baseia-se na interação com o outro, e que nessa parceria reconstroem-se os sentidos dos textos.

Pedagogia e Mediação em Reuven Feuerstein

O processo de mudança em adultos com história de deficiência
Silvia Zanatta Da Ros
R$51,00

Em estoque

Partindo da tese de doutorado, em que estudou a modificabilidade na educação de jovens e adultos portadores de deficiência mental usando o método indicado pelo emérito educador israelense Feurstein, a autora preparou esta obra bastante elucidativa e que traz esperança tanto para as famílias quanto para os professores de portadores de deficiência. “Não me aceite como eu sou” é a frase chave para a modificação, pois assim tanto o portador da deficiência quanto seu interlocutor se comprometem com a possibilidade de mudança.

Dislexia em questão, A

Giselle Massi
R$84,60

Em estoque

A obra problematiza o reconhecimento da dislexia como distúrbio ou dificuldade de aprendizagem da escrita. Discutindo a inconsistência etiológica e sintomatológica desse suposto distúrbio, bem como a fragilidade das formas de diagnosticá-lo, a autora analisa casos de sujeitos rotulados como portadores de dislexia e mostra que eles – ao contrário dos rótulos que carregam – estão em pleno processo de construção da escrita.

Educação de surdos: pontos e contrapontos

Núria Silvestre
Regina Maria de Souza
R$68,80

Em estoque

Quarto volume da coleção Pontos e Contrapontos, esta obra discute as conseqüências da inclusão da língua brasileira de sinais nos cursos de formação de professores. O tema suscita discussões: como manter o equilíbrio entre a língua oral e a de sinais? Qual a posição do implante coclear nesse processo? Podem, a escola e a família, impor ao surdo uma dessas linguagens? Livro fundamental para a era da inclusão.

Educação motora em portadores de deficiência

Formação da consciência corporal
Chrystianne Simões Frug
R$42,80

Em estoque

O livro mostra como atividades específicas de educação motora podem desenvolver e aprimorar a consciência corporal de crianças portadoras da Síndrome de Down e de Paralisia Cerebral. A experiência da autora revela, também, como a espontaneidade e a individualidade são preservadas e estimuladas com o desenvolvimento da consciência corporal.

Se Essa Casa Fosse Nossa…

Instituições e processos de imaginação na educação especial
Marysia M. R. do Prado de Carlo
R$57,10

Em estoque

Uma análise sensível de aspectos das condições da vida adversas e perversas de deficientes mentais institucionalizados. Dando voz aos sujeitos, que no cotidiano, são submetidos a diversas formas autoritárias de silenciamento, a autora revela suas histórias, com falas tragicamente belas. Embora docente e pesquisadora da área de Terapia Ocupacional, a autora escreve sem restrição à sua especialidade, interessando leitores de todas as áreas.

Identidade e surdez

O trabalho de uma professora surda com alunos ouvintes
Marília da Piedade Marinho Silva
R$51,00

Em estoque

Este livro descreve como uma professora portadora de surdez profunda se constrói como interlocutora de alunos ouvintes na pós-alfabetização. Utilizando referenciais teóricos de diferentes disciplinas, a autora constrói um estudo multidisciplinar sociocultural extremamente rico para os profissionais de fonoaudiologia e educação especial.

Inclusão e educação

Doze olhares sobre a educação inclusiva
António M. Magalhães
Carlos Skliar
Catarina Tomás
e mais 12 autores
R$100,90

Em estoque

Desenvolver uma escola que rejeite a exclusão e promova a aprendizagem conjunta e sem barreiras. Trata-se de um objetivo ambiciosoe complexo porque a escola sempre conviveu com a seleção, e só aparentemente é “para todos e para cada um”. Aqui, doze especialistas apresentam suas perspectivas sobre o tema, abrindo horizontes para que os professores reflitam sobre a sua prática.

Inclusão começa em casa

Um diário de mãe
Iva Folino Proença
R$51,00

Em estoque

José Manoel, o filho da autora, tem síndrome de Down. Iva conta sua história com uma honestidade comovente, sem medo de se expor: raiva, frustrações, pequenas e grandes alegrias. Escrito há 35 anos, este livro continua sendo um grande conforto para os pais em situações similares.

Abordagens grupais em fonoaudiologia

Contextos e aplicações
Ana Cristina Guarinello
Ana Paula Berberian
Ana Paula Santana
e mais 1 autores
R$71,60

Em estoque

Reconhecendo a importância do contexto grupal no tratamento de diversos distúrbios, as organizadoras reuniram as experiências de vários profissionais da área de fonoaudiologia que trabalham com grupos. Entre os temas abordados estão afasia, surdez, autismo e alterações de linguagem. Obra fundamental para fonoaudiólogos, professores, médicos e terapeutas.

Inclusão escolar

O que é? Por quê? Como fazer?
Maria Teresa Eglér Mantoan
R$42,80

Em estoque

Escrito por uma das maiores especialistas em inclusão escolar no Brasil, esta obra aborda o assunto de maneira clara e didática. Baseando-se na legislação sobre o tema, Maria Teresa Eglér Mantoan explica o que é educação inclusiva, discute os passos necessários para implantá-la e ressalta suas vantagens. Livro fundamental para educadores que desejam saltar da teoria para a prática.

Caminhando sobre fronteiras

O papel da educação na vida de adultos migrantes
Fernando Frochtengarten
R$59,70

Em estoque

Esta belíssima obra examina a experiência de retomada da vida escolar por adultos trabalhadores migrantes. Partindo de sua experiência como Educador de Jovens e Adultos em São Paulo, o autor reflete sobre os papéis da escola na participação de migrantes pouco letrados na sociedade urbana. Ao mesmo tempo, analisa os impactos gerados pela condição de educador em seu olhar sobre o mundo familiar.

Atividade Verbal

Processo de diferença e integração entre fala e escrita
Ana Paula M. G. MacKay
R$59,70

Em estoque

Identificar os organizadores do movimento do discurso, algumas características do desenvolvimento da narrativa, manifestações de recursos de coesão e coerência do contexto dialógico ou do texto escrito, detectar os marcadores de seqüência, elementos avaliativos e outros são alguns pontos que a autora oferece ao leitor, numa análise extensa, teórica e prática.

Linguagem Escrita

Referenciais para a clínica fonoaudiológica
Ana Cristina Guarinello
Ana Paula Berberian
Giselle Massi
R$65,70

Em estoque

Este livro traz diferentes enfoques e reflexões sobre a aquisição da linguagem escrita e o percurso do aprendiz, incluindo a colaboração da psicolingüística e da análise do discurso. As autoras colaboradoras e as organizadoras trazem a público uma produção acadêmica de ponta, bastante atual, o que pode ajudar os profissionais que atuam em clínica fonoaudiológica com pacientes que apresentam distúrbios de leitura e escrita, ou para surdos que, em geral, encontram mais dificuldade para aprender a ler e escrever.

Fonoaudiologia em contextos grupais

Referenciais teóricos e práticos
Ana Paula Berberian
Ana Paula Santana
R$74,50

Em estoque

Este livro responde a perguntas como: por que ainda prevalece na área fonoaudiológica a visão de que o atendimento grupal visa apenas atender uma demanda pública ou diminuir custos? Por que as abordagens fonoaudiológicas grupais são pouco adotadas? A obra contribui, assim para a sistematização consistente e fundamentada de abordagens grupais fonoaudiológicas em diferentes contextos.

Percursos em Arteterapia 3

Arteterapia e Educação, Arteterapia e Saúde
Ana Alice Francisquetti
Anne Isabelle Obadic
Antonio Sidney Francisco
e mais 12 autores
R$94,50

Em estoque

Arteterapia é uma área em crescente expansão no campo da psicologia. Estaobra, dividida em três volumes traz os diferentes aspectos de estudo e aplicação da arteterapia. Neste terceiro volume, o leitor perceberá a profunda ligação entre arte e saúde, bem como arte e educação. Em educação, a utilização da arteterapia com crianças com dificuldades de aprendizagem, recursos expressivos na formação de educadores, encontros entre arteterapia e psicopedagogia. Na área de saúde, uma vasta gama de aplicações, de arte-reabilitação com pacientes vítimas de dano cerebral até trabalho com dependentes químicos, passando por aplicações em fonoaudiologia, trabalho com pacientes com HIV e câncer e tratamento de estresse.

Depois da queda… Dançaterapia!

María Fux
R$42,80

Em estoque

Neste livro, María Fux relata sua recente queda e conseqüente fratura da patela. Ela utiliza essa experiência para explicar ao leitor como as partes sadias do corpo – assim como no trabalho com deficientes – são as que determinam a reconstrução corporal integral. Num estilo informal e espontâneo, María organiza recordações e experiências, transmitindo ao leitor suas propostas para uma pedagogia artística, artesanal, que se apóia na música e no poder da palavra.

Aprender a Compreender (MÉDIO)

Atividades de linguagem e cognição
Carmem Silvia Micheletti
Estela Marques
Quézia Bombonatto
e mais 1 autores

Fora de catálogo

Em seqüência, este segundo volume – Médio -, tem grau de dificuldade média conforme o nome diz. Os mesmos aspectos cognitivos integram a obra, na mesma seqüência apresentada no volume Fácil, preparados para o trabalho com crianças e pré-adolescentes entre 9 e 13/14 anos de idade (de 4ª a 8ª séries).