Exibindo 73–90 de 274 resultados

Educação como Práxis Política

Francisco Gutiérrez
R$53,00

Um livro lúcido em que Francisco Gutiérrez fala de uma educação socialmente produtiva, combinando estudo e trabalho, teoria e prática, escola e vida, ensino e produção. Um compromisso político-educativo que só poderá ocorrer com mudanças de atitudes e um maior envolvimento e dedicação de professores, estudantes e pais. O livro é prefaciado por Paulo Freire.

Educação de surdos: pontos e contrapontos

Núria Silvestre
Regina Maria de Souza
R$75,70

Quarto volume da coleção Pontos e Contrapontos, esta obra discute as conseqüências da inclusão da língua brasileira de sinais nos cursos de formação de professores. O tema suscita discussões: como manter o equilíbrio entre a língua oral e a de sinais? Qual a posição do implante coclear nesse processo? Podem, a escola e a família, impor ao surdo uma dessas linguagens? Livro fundamental para a era da inclusão.

Educação e competências: pontos e contrapontos

Joan Rué
Maria Isabel de Almeida
R$65,70

Como o termo competência foi introduzido na educação? O ensino por competências representa um avanço em relação aos modelos educativos existentes? Se sim, como implantá-lo? Como formar os profissionais da educação para esse modelo de ensino? Como deve ser o sistema de avaliação nessa perspectiva? Essas e muitas outras questões são tratadas ao longo desta obra, escrita por dois grandes especialistas em educação.

Educação e valores: pontos e contrapontos

Josep Maria Puig
Ulisses F. Araújo
R$65,70

Qual a origem da moralidade? Como se dão os processos de construção e/ou apropriação de valores? Como formar moralmente os alunos? Podem, escola e educadores, ensinar valores? Os autores desta obra debatem, entre outros assuntos, os processos psicológicos que levam à construção de valores, a influência da afetividade em tais processos, o papel da religião na educação moral e o conceito de inteligência moral.

Educação familiar e escolar para o terceiro milênio

José Angelo Gaiarsa
R$103,90

Neste livro, Gaiarsa combate a idéia de que o indivíduo nasce com aptidões mínimas de aprendizado. Ao contrário, a revolução pedagógica proposta pelo autor fundamenta-se no seguinte: toda criança, ao nascer, é um gênio potencial; aprender vai muito além de palavras; durante a infância são incutidas no indivíduo grande parte das perturbações mentais, psiconeuróticas e psicossomáticas que conhecemos. Obra indicada para psicólogos, educadores e leigos.

 

Conheça a página em homenagem ao centenário de nascimento de Gaiarsa:

https://news.gruposummus.com.br/gaiarsa100anos

Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos

Elie Ghanem
Jaume Trilla
R$65,70

Neste livro, os autores discorrem sobre os diferentes aspectos que contemplam essas duas perspectivas das práticas educativas, analisando seu aspecto histórico, social e político. Os pontos e contrapontos tecidos no diálogo estabelecido por Ghanem e Trilla sinalizam a importância da cooperação e da complementariedade entre a educação formal e a não formal, na busca de uma educação mais justa e mais democrática.

Educação motora em portadores de deficiência

Formação da consciência corporal
Chrystianne Simões Frug
R$47,10

O livro mostra como atividades específicas de educação motora podem desenvolver e aprimorar a consciência corporal de crianças portadoras da Síndrome de Down e de Paralisia Cerebral. A experiência da autora revela, também, como a espontaneidade e a individualidade são preservadas e estimuladas com o desenvolvimento da consciência corporal.

Educação ou o quê?

Reflexões para pais e professores
Anna Veronica Mautner
R$53,00

Atualmente, pais e professores vivem dilemas constantes: quem deve educar, a família ou a escola? A educação deve ser tradicional ou liberal? Como impor limites às crianças e aos adolescentes numa era em que as fronteiras entre o público e o privado são tão tênues? São essas as reflexões que Anna Veronica Mautner propõe neste livro. Entre suas sugestões estão valorizar o professor (não apenas com melhores salários, mas também por meio do resgate de sua importância social); deixar que as crianças tenham uma vida íntima longe das bisbilhotices dos pais; não querer proteger os jovens das frustrações da vida; incentivar, desde muito cedo, a autonomia das crianças e a superação dos obstáculos; investir na rotina para que as crianças desenvolvam bons hábitos; prover modelos de conduta éticos; coibir a prática, hoje em voga, de não corrigir para não frustrar.

Educação pela dança, A

Paulina Ossona
R$69,10

Atualmente existe uma melhor compreensão a respeito dos valores formativos e criativos da dança contemporânea para crianças, adolescentes e adultos. Neste livro, a autora analisa a importância da dança, com um enfoque metodológico claro, e orienta professores na busca de novos valores.

Enciclopédia brasileira da diáspora africana

4ª edição revista, atualizada e ampliada
Nei Lopes
R$269,90

Obra que reúne, num único volume, uma significativa massa de informações multidisciplinares sobre o universo da cultura africana e afrodescendente. Traz ao conhecimento de um público amplo assuntos até agora restritos a especialistas e de difícil acesso aos leigos. Os verbetes, em ordem alfabética, abrangem uma vasta área de conhecimentos, incluindo personalidades, fatos históricos, países, religiões, fauna, flora, festas, instituições, idiomas etc.

Ensinando a Aprender

Elementos de psicodidática geral
Louis Not
R$59,70

A didática era definida, em geral, como a arte de ensinar. Mas essa noção é confusa e refere-se a uma atividade intuitiva, dependente daquele que ensina. Pode-se, no entanto, opor a ela uma didática racional, ligada a um saber científico sistematizado, com um duplo sistema de referências: o conhecimento do objeto ensinado e do indivíduo que aprende.

Ensino de ciências: pontos e contrapontos

Attico Chassot
Nélio Bizzo
R$72,30

Transitando entre história, filosofia e ensino de ciências, esta obra aborda, entre outros temas, a origem das espécies e do homem, o papel da igreja na história da ciência, a dimensão dos conteúdos nas disciplinas científicas, as relações entre o saber popular e o saber científico, a interdisciplinaridade e a transversalidade. Livro fundamental para a formação de professores de ciência no contexto brasileiro.

Ensino de matemática: pontos e contrapontos

Nílson José Machado
Ubiratan D'Ambrosio
R$69,10

A análise sobre a teoria e a prática do ensino da matemática (bem como suas dificuldades) é o foco desta obra. Nela, os autores discorrem sobre diferentes aspectos do ensino da matemática, analisando questões históricas, epistemológicas, sociais e políticas. Esse profícuo diálogo nos conduz a uma disciplina concebida como meio para a formação pessoal e para o exercício da cidadania.

Era uma vez um casal diferente

A temática homossexual na educação literária infanto-juvenil
Lúcia Facco
R$106,10

Esta obra discute até que ponto a educação literária de crianças e adolescentes pode diminuir o preconceito e a discriminação, mostrando como determinados títulos trabalham a temática de forma adequada. Com caderno de atividades especialmente direcionadas a professores.

Erro e fracasso na Escola

Alternativas teóricas e práticas
Julio Groppa Aquino (org.)
Marli André
Marta Kohl de Oliveira
R$62,80

O que faz um aluno não aprender? Onde está o erro: no aluno, no professor, na escola? Quais são as conseqüências psicológicas, pedagógicas e sociais desse evento? Quais são, enfim, as saídas possíveis para o fracasso escolar? A partir dessa questões, dez conceituados teóricos de diferentes áreas abordam o problema, oferecendo alternativas para um estudo aprofundado e para o enfrentamento prático do erro e do fracasso no cotidiano educacional.

Escola Como Espaço de Prazer, A

Icléia Rodrigues de Lima e Gomes
R$93,00

Este livro apresenta uma análise do cotidiano dos adolescentes e adultos nas escolas, focalizando comportamentos corporais, gestuais e “ritualísticos” como aspectos de uma inter-relação não-verbal. Apoiada em vasta experiência pessoal, a autora mostra as formas como a escola disfarça, ignora ou desvirtua as manifestações corporais dos alunos. Mostra também como estes resistem e fazem do encontro escolar uma experiência de prazer.

Escola dos sonhos, A

Desejos e projetos de vida dos educadores brasileiros 
Ulisses F. Araújo
Valéria Amorim Arantes
R$74,70

Luana é uma professora da rede municipal de ensino que, como a maioria dos professores brasileiros, sonha com uma escola diferente. Relembrando sua história de vida, ela reflete sobre as deficiências e as limitações da educação tradicional que recebeu e resgata experiências inspiradoras que a guiaram na busca das transformações que deseja. Um dia, tem a oportunidade de participar de um projeto político-pedagógico alinhado com aquilo em que acredita, e ajuda a promover uma verdadeira revolução na escola onde atua.

É por meio dessa personagem fictícia que os autores deste livro, pesquisadores do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da Universidade de São Paulo (NAP/USP), compartilham conosco o que ouviram de milhares de professores de escolas públicas de todo o país no programa de pesquisas “O professor da escola pública brasileira: seus sonhos, desejos e projetos de vida”, realizado em parceria com o Instituto iungo.

Uma obra que traz a escola como lugar de construção coletiva de conhecimento e nos convida a repensar a educação a partir da ótica de seus protagonistas: docentes e estudantes.

Escola e a produção textual, A

Práticas interativas e tecnológicas
Silvia M. Gasparian Colello
R$84,60

Como as crianças entendem o papel da escola? Como o vínculo que estabelecem com ela afeta a aprendizagem? Por que os alunos têm tanta dificuldade de se alfabetizar? Como compreender o ensino da escrita no mundo tecnológico? Em um momento de tantas inovações, de que forma lidar com os desafios do ensino e renovar as práticas pedagógicas?Na busca de um projeto educativo compatível com as demandas de nosso tempo e o perfil de nossos alunos, Silvia Colello discute aqui como as condições de trabalho na escola podem interferir na produção textual, favorecendo a aprendizagem da língua. Para tanto, lança mão da escrita como resolução de problemas em práticas tecnológicas e interativas. Conhecer as muitas variáveis desse processo é, indiscutivelmente, um importante aval para a construção de uma escola renovada. Afinal, é possível transformar a leitura e a escrita em uma aventura intelectual?