ISBN: 9788532306500

Educação e competências: pontos e contrapontos

Organizador(es): Valéria Amorim Arantes

Autor(es): Joan Rué, Maria Isabel de Almeida

Como o termo competência foi introduzido na educação? O ensino por competências representa um avanço em relação aos modelos educativos existentes? Se sim, como implantá-lo? Como formar os profissionais da educação para esse modelo de ensino? Como deve ser o sistema de avaliação nessa perspectiva? Essas e muitas outras questões são tratadas ao longo desta obra, escrita por dois grandes especialistas em educação.

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ISBN: 9788532306500

Assunto:

Coleção: Pontos e Contrapontos

Editora: Summus Editorial

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Detalhes do Livro

ISBN 9788532306500
REF: 10650
Edição 1
Ano 2009
Nº de Páginas 168
Peso 0,2 kg
Formato 14 × 21 cm

Valéria Amorim Arantes

Valéria Amorim ArantesÉ professora livre‑docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e diretora do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas. Foi professora visitante nas Universidades Harvard e Stanford, nos Estados Unidos, e na Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha. Desde 2008, desenvolve pesquisas e intervenções em escolas públicas e privadas sobre a temática dos projetos de vida.

Joan Rué


É pedagogo, professor e pesquisador da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Autônoma de Barcelona. Atualmente preside a RED-U, rede espanhola de profissionais da educação que promovem a qualidade da docência universitária. Coordenador e conferencista de inúmeros congressos científicos, dedica-se a pesquisas sobre qualidade docente e aprendizagem, além de ser consultor de revistas internacionais de educação. Participa de vários projetos em universidades europeias e de programas de mestrado e doutorado em instituições espanholas, latino-americanas e brasileiras.  Entre suas publicações recentes estão:  Enseñar en la universidad (Narcea, 2007) e El aprendizaje autónomo en la educación superior (Narcea, 2009). Também é autor de O que ensinar e por quê (Moderna, 2003) e de um capítulo do livro Aprendizagem baseada em problemas (Summus, 2009) e autor do livro Educação e competências da coleção Pontos e contrapontos (Summus, 2009).

Maria Isabel de Almeida


  É formada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), fez mestrado e doutorado em Didática pela Faculdade de Educação da mesma instituição e pós-doutorado pela Universidade Autônoma de Barcelona. Professora da Faculdade de Educação da USP, é uma das coordenadoras do Gepefe (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação de Educadores). Tem se dedicado também a pesquisas e orientações nas áreas de didática, formação de professores, políticas e reformas educacionais e ensino superior. Foi professora de História em escolas de educação básica durante quinze anos. É uma das autoras do livro Educação e competências (Summus, 2009),  da coleção Pontos e contrapontos.

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