Exibindo 91–108 de 260 resultados

Educação e êxtase

Recuperando o prazer de ensinar e aprender
George Leonard

O autor faz uma análise avançada da educação e do potencial de prazer (êxtase) que esta pode proporcionar a todos nós, mestres e alunos. Considerando aspectos científicos da escola, a química e a biologia específicas do processo de aprendizagem, o espaço físico da escola e o seu potencial de interação, Leonard indica caminhos para o aprender: um trabalho de construção, crescimento e descoberta. Recomendado para educadores, pedagogos e pessoas ligadas à educação.

Educação e valores: pontos e contrapontos

Josep Maria Puig
Ulisses F. Araújo
R$59,70

Qual a origem da moralidade? Como se dão os processos de construção e/ou apropriação de valores? Como formar moralmente os alunos? Podem, escola e educadores, ensinar valores? Os autores desta obra debatem, entre outros assuntos, os processos psicológicos que levam à construção de valores, a influência da afetividade em tais processos, o papel da religião na educação moral e o conceito de inteligência moral.

Educação familiar e escolar para o terceiro milênio

José Angelo Gaiarsa
R$94,50

Neste livro, Gaiarsa combate a idéia de que o indivíduo nasce com aptidões mínimas de aprendizado. Ao contrário, a revolução pedagógica proposta pelo autor fundamenta-se no seguinte: toda criança, ao nascer, é um gênio potencial; aprender vai muito além de palavras; durante a infância são incutidas no indivíduo grande parte das perturbações mentais, psiconeuróticas e psicossomáticas que conhecemos. Obra indicada para psicólogos, educadores e leigos.

 

Conheça a página em homenagem ao centenário de nascimento de Gaiarsa:

https://news.gruposummus.com.br/gaiarsa100anos

Educação formal e não-formal: pontos e contrapontos

Elie Ghanem
Jaume Trilla
R$59,70

Neste livro, os autores discorrem sobre os diferentes aspectos que contemplam essas duas perspectivas das práticas educativas, analisando seu aspecto histórico, social e político. Os pontos e contrapontos tecidos no diálogo estabelecido por Ghanem e Trilla sinalizam a importância da cooperação e da complementariedade entre a educação formal e a não formal, na busca de uma educação mais justa e mais democrática.

Educação motora em portadores de deficiência

Formação da consciência corporal
Chrystianne Simões Frug
R$42,80

O livro mostra como atividades específicas de educação motora podem desenvolver e aprimorar a consciência corporal de crianças portadoras da Síndrome de Down e de Paralisia Cerebral. A experiência da autora revela, também, como a espontaneidade e a individualidade são preservadas e estimuladas com o desenvolvimento da consciência corporal.

Educação ou o quê?

Reflexões para pais e professores
Anna Veronica Mautner
R$48,20

Atualmente, pais e professores vivem dilemas constantes: quem deve educar, a família ou a escola? A educação deve ser tradicional ou liberal? Como impor limites às crianças e aos adolescentes numa era em que as fronteiras entre o público e o privado são tão tênues? São essas as reflexões que Anna Veronica Mautner propõe neste livro. Entre suas sugestões estão valorizar o professor (não apenas com melhores salários, mas também por meio do resgate de sua importância social); deixar que as crianças tenham uma vida íntima longe das bisbilhotices dos pais; não querer proteger os jovens das frustrações da vida; incentivar, desde muito cedo, a autonomia das crianças e a superação dos obstáculos; investir na rotina para que as crianças desenvolvam bons hábitos; prover modelos de conduta éticos; coibir a prática, hoje em voga, de não corrigir para não frustrar.

Educação para a Nova Era

Uma visão contemporânea para pais e professores
Maria Luiza Pontes Cardoso
R$59,70

O movimento holista já está presente nos mais diversos campos do conhecimento e do comportamento humano. Este livro analisa as possibilidades educacionais da filosofia holística, exemplificando abordagens e práticas, a partir de depoimentos e vivências que buscam contribuir para a formação de uma humanidade mais solidária, criativa e responsável.

Educação pela dança, A

Paulina Ossona
R$62,80

Atualmente existe uma melhor compreensão a respeito dos valores formativos e criativos da dança contemporânea para crianças, adolescentes e adultos. Neste livro, a autora analisa a importância da dança, com um enfoque metodológico claro, e orienta professores na busca de novos valores.

Enciclopédia brasileira da diáspora africana

4ª edição revista, atualizada e ampliada
Nei Lopes
R$252,80 R$151,68

Obra que reúne, num único volume, uma significativa massa de informações multidisciplinares sobre o universo da cultura africana e afrodescendente. Traz ao conhecimento de um público amplo assuntos até agora restritos a especialistas e de difícil acesso aos leigos. Os verbetes, em ordem alfabética, abrangem uma vasta área de conhecimentos, incluindo personalidades, fatos históricos, países, religiões, fauna, flora, festas, instituições, idiomas etc.

Ensinando a Aprender

Elementos de psicodidática geral
Louis Not
R$59,70

A didática era definida, em geral, como a arte de ensinar. Mas essa noção é confusa e refere-se a uma atividade intuitiva, dependente daquele que ensina. Pode-se, no entanto, opor a ela uma didática racional, ligada a um saber científico sistematizado, com um duplo sistema de referências: o conhecimento do objeto ensinado e do indivíduo que aprende.

Ensino de ciências: pontos e contrapontos

Attico Chassot
Nélio Bizzo
R$65,70

Transitando entre história, filosofia e ensino de ciências, esta obra aborda, entre outros temas, a origem das espécies e do homem, o papel da igreja na história da ciência, a dimensão dos conteúdos nas disciplinas científicas, as relações entre o saber popular e o saber científico, a interdisciplinaridade e a transversalidade. Livro fundamental para a formação de professores de ciência no contexto brasileiro.

Ensino de matemática: pontos e contrapontos

Nilson José Machado
Ubiratan D'Ambrosio
R$62,80

A análise sobre a teoria e a prática do ensino da matemática (bem como suas dificuldades) é o foco desta obra. Nela, os autores discorrem sobre diferentes aspectos do ensino da matemática, analisando questões históricas, epistemológicas, sociais e políticas. Esse profícuo diálogo nos conduz a uma disciplina concebida como meio para a formação pessoal e para o exercício da cidadania.

Era uma vez um casal diferente

A temática homossexual na educação literária infanto-juvenil
Lúcia Facco
R$96,50

Esta obra discute até que ponto a educação literária de crianças e adolescentes pode diminuir o preconceito e a discriminação, mostrando como determinados títulos trabalham a temática de forma adequada. Com caderno de atividades especialmente direcionadas a professores.

Erro e fracasso na Escola

Alternativas teóricas e práticas
Julio Groppa Aquino (org.)
Marli André
Marta Kohl de Oliveira
R$57,10

O que faz um aluno não aprender? Onde está o erro: no aluno, no professor, na escola? Quais são as conseqüências psicológicas, pedagógicas e sociais desse evento? Quais são, enfim, as saídas possíveis para o fracasso escolar? A partir dessa questões, dez conceituados teóricos de diferentes áreas abordam o problema, oferecendo alternativas para um estudo aprofundado e para o enfrentamento prático do erro e do fracasso no cotidiano educacional.

Escola Como Espaço de Prazer, A

Icléia Rodrigues de Lima e Gomes
R$84,60

Este livro apresenta uma análise do cotidiano dos adolescentes e adultos nas escolas, focalizando comportamentos corporais, gestuais e “ritualísticos” como aspectos de uma inter-relação não-verbal. Apoiada em vasta experiência pessoal, a autora mostra as formas como a escola disfarça, ignora ou desvirtua as manifestações corporais dos alunos. Mostra também como estes resistem e fazem do encontro escolar uma experiência de prazer.

Escola e a produção textual, A

Práticas interativas e tecnológicas
Silvia M. Gasparian Colello
R$76,90

Como as crianças entendem o papel da escola? Como o vínculo que estabelecem com ela afeta a aprendizagem? Por que os alunos têm tanta dificuldade de se alfabetizar? Como compreender o ensino da escrita no mundo tecnológico? Em um momento de tantas inovações, de que forma lidar com os desafios do ensino e renovar as práticas pedagógicas?Na busca de um projeto educativo compatível com as demandas de nosso tempo e o perfil de nossos alunos, Silvia Colello discute aqui como as condições de trabalho na escola podem interferir na produção textual, favorecendo a aprendizagem da língua. Para tanto, lança mão da escrita como resolução de problemas em práticas tecnológicas e interativas. Conhecer as muitas variáveis desse processo é, indiscutivelmente, um importante aval para a construção de uma escola renovada. Afinal, é possível transformar a leitura e a escrita em uma aventura intelectual?

Escola para todos e para cada um, A

Andreia Pinto
Augusto Galery
Deigles GiacomelIi Amaro
e mais 2 autores
R$62,80

Uma escola para todos e para cada um é um projeto inovador, que demanda radical e contínua transformação nas abordagens de ensino e aprendizagem. Mais do que uma crítica à instituição escolar atual – esse “sapato pesado” cujos problemas vêm sendo tratados em diversas pesquisas –, o paradigma inclusivo de educação requer a reinvenção da escola e de todas as suas práticas e didáticas. Trata-se de uma abordagem que não menospreza a complexidade do sujeito que aprende, inserido em contextos sociais, econômicos, ambientais e culturais diversos.Destinada a profissionais e estudantes da educação e da saúde, como professores de todos os níveis, gestores, psicólogos e alunos dos cursos de pedagogia e psicologia – e também a pessoas com deficiência e seus representantes –, esta obra apresenta, entre outros temas:• o conceito de inclusão;• os entraves à verdadeira educação inclusiva;• as principais dúvidas e angústias de pais e professores;• a inclusão na perspectiva da legislação brasileira;• recursos, procedimentos e práticas que ajudam os alunos – com e sem dificuldades físicas e/ou psíquicas – a estabelecer uma relação rica e prazerosa com o aprendizado;• casos reais de sucesso em escolas públicas e particulares de diversas localidades do país;• possibilidades de superar as barreiras à inclusão.

Escola que (não) ensina a escrever, A

Silvia M. Gasparian Colello
R$74,90

A fim de repensar as concepções acerca da língua, do ensino, da aprendizagem e das práticas pedagógicas, este livro levanta diversos questionamentos sobre a alfabetização como é praticada hoje nas escolas. Depois de analisar diversas falhas didáticas e tendências pedagógicas viciadas, a autora oferece alternativas que subsidiem a construção de uma escola que efetivamente ensine a escrever.