Exibindo 1–18 de 21 resultados

Atrás das Câmeras

Relações entre cultura, Estado e televisão
Laurindo Lalo Leal Filho
R$47,10

Um amplo panorama das relações entre a televisão, o Estado e a cultura brasileira nos últimos vinte e cinco anos, visto através da história da TV Cultura de São Paulo. Um interessante estudo da evolução da televisão brasileira como o mais abrangente instrumento de ação cultural existente no país.

Campeão de audiência, O

Uma autobiografia
Gabriel Priolli
Walter Clark
R$79,90

Walter Clark foi um dos mais importantes profissionais da televisão brasileira. Nesta autobiografia, escrita com o jornalista Gabriel Priolli, ele conta sua trajetória pessoal – marcada por grandes paixões, inúmeras mulheres e muito luxo – e profissional – sobretudo na TV Rio e, mais tarde, na Globo. Trata‑se de leitura indispensável para entender a implantação e a consolidação da TV no Brasil – até hoje o veículo de comunicação mais poderoso do país.

Como analisar filmes e séries na era do streaming

Leonardo Moura
R$56,10

A ânsia por narrativas que expliquem o mundo, inspirem jornadas individuais, tragam contentamento ou amenizem sofrimentos está presente ao longo de toda a história da humanidade, mas se ampliou ao longo dos séculos 20 e 21. Hoje, tais narrativas estão consolidadas em produtos audiovisuais, como filmes e séries.

Nesta obra, Leonardo Moura baseia-se em pensadores contemporâneos e na obra do escritor Raymond Williams (1921-1988) para analisar por que alguns produtos audiovisuais sobressaem a outros. Para tanto, enfoca o filme brasileiro Marighella e a série britânica Years and years. Cruzando as narrativas desses produtos com o tempo em que suas histórias se inserem, o autor aponta elementos residuais, dominantes e emergentes que devem ser levados em conta para o sucesso das produções. Obra fundamental para profissionais e estudantes do audiovisual brasileiro (produtores, veículos, agências), profissionais de pesquisa de mercado e pesquisadores acadêmicos.

 

“A arte, também enquanto cultura, até mesmo aquela produzida em escala, é a janela para a compreensão deste mundo. É assim que um livro, um filme ou uma série tornam-se o nosso espelho. Produzir novas formas de relatar o mundo é produzir novas formas de enxergá-lo.”

Leonardo Moura

 

Da criação ao roteiro – Edição revista, atualizada e ampliada

Teoria e prática
Doc Comparato
R$156,10

Depois de quarenta anos de uma vida dedicada ao ato de escrever para o cinema, o teatro e a televisão no Brasil e na Europa, Doc Comparato concebe uma nova visão do trabalho do roteirista.Nos apresenta de maneira única um novo recorte e panorama para quem quer se dedicar aos meios de comunicação no terceiro milênio. Nascem novas definições, atribuições e concepções, que abrangem exemplos e exercícios inovadores, aplicados em roteiros inéditos. A obra tem a missão de trazer o que existe de mais moderno na criação para streaming, realidade virtual, webséries, game e inteligência artificial, e aborda ainda contratos, adaptações, festivais, contatos profissionais, universitários e muito mais.De forma magistral, o atualíssimo Da criação ao roteiro mantém o equilíbrio entre o texto teórico e o pragmatismo do manual que ensina como fazer hoje e no futuro.O livro é uma ferramenta de conhecimento inesgotável para profissionais e estudantes.

Deusa Ferida, A

Por que Rede Globo não é mais a campeã absoluta de audiência
Gabriel Priolli
Silvia Helena Simões Borelli
R$96,60

O livro analisa a variação da audiência da TV Globo nos principais mercados, nos últimos trinta anos. Examina especialmente o desgaste inerente ao próprio padrão de qualidade, a concorrência de outras emissoras de canais abertos e da TV paga, e os novos hábitos e relações com as mídias e as novas tecnologias assumidos pelos receptores, no cotidiano.

Gêneros e formatos na televisão brasileira

José Carlos Aronchi de Souza
R$74,70

Baseado numa pesquisa de mais de dez anos, José Carlos Aronchi de Souza, experiente profissional de televisão, professor de produção e diretor de programas educativos, identifica nesta obra as características técnicas e de produção dos diferentes gêneros de programas de TV. Em linguagem clara e acessível, oferece-nos um manual prático para a estruturação de programas. Trata-se de obra imprescindível para estudantes da área de Rádio e TV, sendo fundamental na biblioteca de jornalistas, diretores de mídia e professores de Comunicação.

Jornalismo Diante das Câmeras

Ivor Yorke
R$75,70

Um guia prático, de fácil leitura, para quem deseja se aprofundar na reportagem televisiva, e aprender a enfrentar as dificuldades desta que é uma das mais exigentes áreas dentro do jornalismo. Analisa as funções e as tarefas dos repórteres de TV dentro da equipe editorial, e aborda assuntos eminentemente práticos como: entrevistas difíceis, coordenação de programas, condução de temas delicados, acesso a material de pesquisa etc. Aborda também algumas questões éticas relacionadas com a prática da reportagem.

Melhor TV do Mundo, A

O modelo britânico de televisão
Laurindo Lalo Leal Filho
R$47,10

Em qualquer parte do mundo, quando alguém quer se referir a uma televisão de alta qualidade, a primeira lembrança invariavelmente é a BBC inglesa. As emissoras educativas brasileiras e alguns canais de TV por assinatura transmitem um número cada vez maior de programas produzidos na Inglaterra. Qual é a razão desse sucesso? A resposta está neste livro que analisa o modelo britânico de rádio e televisão, onde até mesmo as emissoras mantidas por propaganda são submetidas a um rigoroso controle público. É isto que determina o surgimento de padrões de qualidade sem comparação no mundo, padrões estes analisados em detalhe nesta obra indispensável para profissionais e estudiosos.

Muito além do Jardim Botânico

Um estudo sobre a audiência do Jornal Nacional da Globo entre trabalhadores
Carlos Eduardo Lins da Silva
R$65,70

Uma brilhante análise de como um dos programas da TV de maior audiência do país é visto em duas comunidades de trabalhadores, uma em São Paulo, outra no Nordeste. Uma análise, também, da indústria cultural e do telejornalismo em nosso país.

Raios e trovões

A história do fenômeno Castelo Rá-Tim-Bum
Bruno Capelas
R$86,80

“Morcego, ratazana, baratinha e companhia: está na hora da feitiçaria!”. Lançado em 1994 pela TV Cultura, o Castelo Rá-Tim-Bum é até hoje a maior produção infantil já feita pela televisão brasileira. Nesse sentido, Raios e trovões dá a senha para os leitores que quiserem entrar nos bastidores do programa: dos detalhes de figurinos e cenários à rotina de gravações, passando pela criação dos roteiros e escolha do elenco. Baseado em mais de 30 entrevistas com quem viveu o Castelo, o livro mostra como a Cultura conseguiu, em meio a um dos piores momentos da economia brasileira, realizar um projeto que marcou gerações, unindo entretenimento, informação e educação. Para isso, Bruno Capelas faz um mergulho pela história da emissora, em uma trajetória que passa por antenas, incêndios, bonecos de espuma e muito bom humor. Raios e trovões também avança até os dias de hoje, contando por que personagens como Nino, Zequinha, Dr. Victor, Celeste, Bongô, Penélope e Etevaldo permanecem vivos no coração e na mente de crianças pequenas e de outras já bem crescidas – afinal, “porque sim não é resposta!”

Telejornalismo e poder nas eleições presidenciais

Flora Neves
R$83,60

É sabido que, em épocas de eleições, os meios de comunicação podem exercer influência no resultado ao enquadrar o pleito de acordo com sua linha editorial. Especializada no assunto, a autora oferece um impressionante campo de evidências a esse respeito ao analisar a cobertura das eleições presidenciais de 2002 e 2006 pelo telejornal mais importante do país. Para estudantes de comunicação e todos os que se interessam pelo livre exercício da cidadania.

Telejornalismo no Brasil

Um perfil editorial
Guilherme Jorge de Rezende
R$106,10

Cuidadoso estudo dos critérios que norteiam o telejornalismo. Traça uma comparação entre os diversos gêneros praticados, estudando com os status dos diversos tipos de apresentadores (repórter, comentarista etc) reflete o perfil editorial de cada telejornal. Analisa o importante papel da palavra em contraponto a apregoada soberania da imagem. Inclui reflexões de expoentes do jornalismo como Armando Nogueira e Boris Casoy.

Telenovela

Um olhar do cinema
José Roberto Sadek
R$58,40

O autor parte dos estudos consagrados das estratégias narrativas do cinema clássico e os aplica às telenovelas, mostrando ângulos inovadores. Ele analisa as organizações dramáticas que compõem um filme e uma telenovela, fala dos personagens principais e secundários e comenta os problemas do tempo na narração e do espaço em que as cenas se desenvolvem. Para interessados em dramaturgia e estudantes de audiovisual.

Televisão na era digital, A

Interatividade, convergência e novos modelos de negócio
Newton Cannito
R$105,00

Nesta obra destinada a estudantes de jornalismo, publicidade, rádio e TV e cinema, Newton Cannito discute os desafios da televisão na era digital. Entre os assuntos abordados estão o ambiente de convergência digital, os modelos de negócio do futuro, a interatividade e a democratização dos conteúdos. Longe de ser técnica, a obra aposta em uma nova era na comunicação.

TV no armário, A

A identidade gay nos programas e telejornais brasileiros
Irineu Ramos Ribeiro
R$56,10

Em pleno século XXI, os meios de comunicação ainda abordam as diferenças de gênero de forma preconceituosa – tanto no noticiário como nas novelas e em outros programas de entretenimento. Fruto de ampla pesquisa sobre a cobertura dada pela TV à questão homossexual, esta obra abre caminhos para problematizarmos a maneira pejorativa como a comunidade LGBT é retratada na telinha.Prefácio de Carlos Eduardo Lins da Silva.

TV sob controle, A

A resposta da sociedade ao poder da televisão
Laurindo Lalo Leal Filho
R$70,60

Este livro reúne 68 artigos publicados pelo autor entre 1999 e 2005. Mas, longe de serem datados, os textos refletem as mudanças pelasquais a televisão tem passado – da entrada na onda neoliberal da desregulamentação à tomada de consciência do público. Hoje, asociedade questiona a ação da TV como meio de comunicação hegemônico num país profundamente desigual como o nosso,mostrando que só uma mudança de paradigmas pode tornar o veículo realmente democrático.

Vivendo com a Telenovela

Mediações, recepção, teleficcionalidade
Maria Immacolata Vassalo de Lopes
Silvia Helena Simões Borelli
Vera da Rocha Resende
R$125,40

Combinando métodos de várias disciplinas, este é um estudo sobre a forma de recepção da telenovela por famílias de classes socioculturais distintas. Integra abordagens atuais sobre aferição de audiência, observando a presença cotidiana da telenovela. Rompe conceitos estabelecidos como o telespectador passivo ou a TV como fonte de alienação.

E a Televisão se Fez

Ellis Cashmore

Este livro analisa o real impacto que o desenvolvimento da televisão causou sobre a nossa cultura. São analisados problemas como aumento da violência, redução do hábito de leitura e alienação política. A televisão é vista como uma das forças básicas em nossa sociedade e um dos pilares da sociedade de consumo. Em estilo agradável, acessível a qualquer pessoa que se interesse pelo assunto, o livro revela conclusões surpreendentes e provocantes.