Exibindo 19–36 de 37 resultados

Música e a Criança, A

Walter Howard
R$53,00

Um livro bastante atual, abordando o processo educacional como um todo. Não se destina a professores de música, mas sim a todos os educadores, no sentido mais amplo e significativo da palavra. O livro relaciona a música com a leitura, a ginástica, a percepção das cores, a arquitetura e outros campos. Uma obra simples, bela e completa.

Piaget para Principiantes

Lauro de Oliveira Lima
R$103,90

O maior especialista em Piaget no Brasil remiu neste volume mais de 30 artigos e ensaios analisando em seus mínimos detalhesa obra do genial educador suíço em torno da criança, seu desenvolvimento e o adulto.

QUANDO EU VOLTAR A SER CRIANÇA

Janusz Korczak

Um belo texto sobre a infância, a escola, os professores, escrito por um grande educador polonês. Livro cheio de ternura e verdade,amargo e áspero quando necessário. Leitura obrigatória para todos os que quiserem entender melhor a criança.

Essa edição foi substituída por uma nova revista e atualizada que pode ser acessada aqui:

Quando eu voltar a ser criança – Edição revista

 

Redenção do Robô, A

Meu encontro com a educação através da arte
Herbert Read
R$62,80

Um importante livro sobre a arte como instrumento educativo. Dá a fundamentação filosófica da educação artística, solidamenteapoiada em grandes pensadores. Um texto competente e claro, preocupado com o homem em sua totalidade.

Violência na Escola, A

C. Colombier
G. Mangel
M. Perdriault
R$58,40

O tema da violência escolar é uma presença cada vez mais constante em todos os veículos de imprensa. Ele encontra um enfoque atualizado e detalhado neste livro, do ponto de vista da pedagogia institucional. São quatro monografias que abordam a violência na escola, com descrições do ambiente opressivo que circunda os adolescentes, a agressividade entre professores e alunos entre si. É o relato de uma experiência visando meios de trabalhar com uma classe especialmente violenta. A violência selvagem e a violência simbólica aqui analisadas tornam esse livro um instrumento esclarecedor e necessário. Um texto forte e realista, de leitura imprescindível.

Causa dos Alunos, A

Marguerite Gentzbittel

Um novo olhar sobre adolescentes. Percebendo os alunos não só como um cérebro e uma nota no boletim escolar e analisando-os com um corpo, com suas roupas, ossos e tripas, como criaturas realizadas ou não, mentirosas ou solitárias, risonhas ou tristes, a autora nos coloca diante de um quadro instigante e inovador. Esta famosa diretora de um não menos famoso colégio francês nos aponta a necessidade de ver os jovens como seres humanos totais, sensíveis e merecedores de apoio integral.

Confrontos na sala de aula

Uma leitura institucional da relação professor-aluno
Julio Groppa Aquino

Focalizando a relação professor-aluno como núcleo de vínculos pedagógicos, este livro circunscreve a constituição imaginária do cotidiano escolar contemporâneo. Pelos depoimentos de professores e alunos de diferentes níveis, percebem-se pronunciadas exigências de normatização da conduta alheia, bem como diferentes estratégias normativas e de resistência em cada etapa da escolarização.

Deseducação Sexual, A

Marcello Bernardi

Um livro inteligente, extremamente atual, abrangente e interessante. Posiciona a educação sexual dentro do processo educacional. Mostra como o que se visa é muitas vezes o controle da sexualidade, a dessexualização do indivíduo. O autoritarismo, as contradições internas da família, a manipulação coletiva, são alguns dos temas tratados neste livro lúcido e instigante.

Diário de um Educastrador

Jules Celma
R$46,40

Relato da experiência vivida por um professor, na França, de 1968 a 1969, que deu liberdade total a seus alunos, instando-os a se manifestarem plenamente. Uma experiência pedagógica que mostra falhas da educação tradicional no que diz respeito à autoridade do professor, disciplina, liberdade de expressão dos alunos etc. No final, transcrição do debate em torno da experiência.

Educação de Adultos em Cuba

Raúl Ferrer Pérez

A erradicação do analfabetismo em Cuba seguiu um processo dinâmico que atingiu seus objetivos a partir de uma análise das estruturas existentes e do que se teria de fazer — com realismo e sem hesitações. O livro descreve todo esse processo, com a fundamentação teórica e a aplicação prática que culminaram na invejável situação hoje vigente em Cuba.

Estranho Mundo que se Mostra às Crianças, O

Fanny Abramovich

Por meio de livros, discos, programas de TV, brinquedos, teatro infantil, a criança é exposta a preconceitos, idéias errôneas, distorções da realidade. A autora, com sua ampla experiência pedagógica e de trato com o público infantil analisa com coragem a produção cultural destinada à criança, enfocando suas mazelas e virtudes, num livro muito atual.

Gramática da Fantasia

Gianni Rodari

Por meio da análise de variadas técnicas de invenção, Rodari oferece um eficaz instrumento para os que acreditam na criatividade infantil. Mostra como uma aula pode se tornar criativa, agradável, instigante. E não se restringe ao universo “clássico” da literatura infantil, pois também propõe técnicas a partir de notícias de jornais, fatos históricos, geográficos etc.

Essa edição foi substituída por uma nova revista que pode ser acessada aqui:

Gramática da fantasia – Edição revista

 

 

Imaginário no Poder, O

As crianças e a literatura fantástica
Jacqueline Held

Um livro muito interessante, bastante atualizado, que desenha um amplo painel das tendências da literatura infantil moderna, apoiado em múltiplos textos de autores de diferentes países. A autora propõe problemas e procura dar-lhes resposta. Associa aspectos variados na literatura infantil à evolução psicológica e intelectual da criança. Aponta caminhos para a formação de um adulto equilibrado e consciente de si mesmo. Um livro bonito, inquietante, substancial.

Linguagem do Silêncio

Expressão corporal
Claude Pujade-Renaud
R$46,40

Trata-se de um texto inteligente, não tecnista, aberto, fazendo pensar e refletir sobre o espaço educacional do corpo. Relata exercícios, coloca depoimentos, critica o atraso e o preconceito na área da expressão corporal na educação.

Mito da Infância Feliz, O

Fanny Abramovich

O mito da ‘infância feliz’ está a exigir uma ampla reflexão. Foi o que fizeram educadores, escritores, jornalistas, dramaturgos, produtores de TV, nesta antologia, que reúne contos, relatos e ensaios sobre o tema, propiciando extenso material para o estudo psicológico e pedagógico do assunto.

Professor que Não Ensina, O

Guido de Almeida

Uma análise do conteúdo semântico de redações de professores e de especialistas em educação. É um levantamento bem-humorado da ideologia educacional brasileira. Leitura obrigatória para os que atuam na área de educação e ensino, em especial para os envolvidos na formação de professores.

Quem Educa Quem?

Fanny Abramovich

Neste livro, a autora discute, entre outros temas, a necessidade do diploma universitário tal como se coloca no contexto brasileiro,as formas de aprendizagem não escolar, os desacertos da educação artística e a postura do educador. Num texto indagativo e bem-humorado, o questionamento está sempre presente.

Reflexões: A Criança / O Brinquedo / A Educação

Walter Benjamin

Aqui estão 19 pequenos ensaios de um dos mais importantes pensadores alemães de nosso século. Alguns dos temas: a vida estudantil, os livros infantis, o brinquedo, o teatro infantil, a pedagogia e a ideologia. Obra rica em reflexões válidas nocontexto atual, apoiadas na sólida tradição filosófica européia.