Detalhes do Livro
ISBN | 9788571832640 |
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REF: | 20264 |
Edição | 5 |
Ano | 2021 |
Nº de Páginas | 280 |
Peso | 0,330 kg |
Formato | 1,30 × 14 × 21 cm |
Autor(es): Marshall B. Rosenberg
Em um mundo violento, cheio de preconceitos, conflitos e mal-entendidos, buscamos ansiosamente soluções para melhorar nossa relação com os outros. Nesse sentido, a boa comunicação é uma das armas mais eficazes. Grande parte dos problemas entre casais, pais e filhos, empregados e empregadores, vizinhos, políticos e governantes pode ser amenizada e frequentemente evitada apenas com… palavras. Porém, saber ouvir o que de fato está sendo dito pelo outro e expressar o que de fato queremos dizer, embora pareça tarefa simples, é das mais difíceis.
Nesta obra, best-seller no Brasil e no mundo, Marshall Rosenberg explica de maneira revolucionária os valores e princípios da comunicação não violenta, que se baseia em habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem nossa capacidade de manter a humanidade, mesmo em condições adversas.
Usando sua experiência como psicólogo clínico e criador do método da CNV, ele ensina o leitor a:
e dos efeitos de experiências passadas;
Nesta nova edição, que conta com um capítulo inédito sobre mediação e solução de conflitos e prefácio de Deepak Chopra, Marshall Rosenberg consolida seu trabalho, reconhecido mundialmente, e compartilha com os leitores ensinamentos testados e comprovados na prática.
R$94,50
ISBN | 9788571832640 |
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REF: | 20264 |
Edição | 5 |
Ano | 2021 |
Nº de Páginas | 280 |
Peso | 0,330 kg |
Formato | 1,30 × 14 × 21 cm |
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
Embora a mediação de conflitos não tenha surgido na escola, ela é hoje uma ferramenta vital na gestão pacífica de conflitos nesse contexto. A mediação escolar proporciona um ambiente seguro e construtivo e ajuda os alunos a desenvolver competências socioemocionais e pedagógicas. Além disso, previne a violência e amplia a solidariedade e a consciência de grupo de crianças, adolescentes, educadores, pais e de toda a comunidade escolar, fomentando assim uma cultura de paz.
Dividida em três partes, esta obra extremamente didática aborda os fundamentos da mediação de conflitos, seus modelos e âmbitos de aplicação, o passo a passo para sua implementação, seu uso específico na comunidade escolar – na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio – e o papel do mediador no processo. Apresenta, ainda, exemplos bem-sucedidos de mediação e um plano detalhado para formar mediadores no âmbito educativo.
Criada por Marshall B. Rosenberg, a comunicação não violenta (CNV) é um processo baseado em quatro componentes fundamentais: observações, sentimentos, necessidades e pedidos. Aplicada com sucesso no mundo todo, a CNV utiliza a linguagem da vida para melhorar as relações, ampliar a compaixão e promover o bem-estar pessoal e coletivo.
Além de seu grande best-seller, Comunicação não violenta — Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais, ao longo de décadas Rosenberg produziu outros livros, concedeu entrevistas e coordenou centenas de workshops. Nesta coletânea de citações, o leitor encontrará os pensamentos mais marcantes deste autor genial. Entre os temas abordados, estão:
• as bases da CNV;
• as barreiras para a sua incorporação;
• a importância da empatia e da expressão de necessidades;
• a CNV nos relacionamentos, na educação e no trabalho;
• a CNV como estilo de vida e como transformação social.
Assim, os textos aqui presentes nos convidam a transformar a nossa vida, os nossos relacionamentos e o mundo como um todo.
A mediação de conflitos traz uma nova possibilidade de resolução de problemas interpessoais e entre pessoas e organizações. A mediação traz novas alternativas para a área da psicologia, do direito, dos negócios e qualquer outra em que seja adequado trocar a imposição do poder pelo acordo entre as partes. Este livro nos dá uma breve noção teórica dos conceitos envolvidos e analisa passo a passo os procedimentos necessários para uma mediação bem-sucedida.
Toda criança precisa compreender o mundo em que vive, e pais e educadores devem fornecer exemplos diários de boa conduta e agir de maneira coerente com o que dizem. Mas muitos optam pela violência e pela humilhação para “ensinar”. Agindo assim, criam seres humanos sem capacidade crítica e também violentos. Usando a psicologia para falar de birras, medos, mentiras, vergonha, inconsciente e brincadeiras, a autora constrói um singelo manual de boas maneiras – para os pais. Prefácio de Ruth Rocha.
Aprender o processo de comunicação não violenta (CNV) costuma ser comparado com aprender uma forma completamente nova de pensar e se comunicar. De um jeito simples, Exercícios de comunicação não violenta, de Lucy Leu, ajuda você a praticar essas habilidades com o estudo por capítulos do livro fundamental de Rosenberg. Crie um ambiente de aprendizagem ou prática grupal seguro que acolha as necessidades de cada participante. Ou aprenda por conta própria, usando este livro de exercícios como guia para o seu estudo autodirigido. Você encontrará uma série de atividades, exercícios e sugestões de facilitação para refinar e praticar essa poderosa maneira de se comunicar.
Junte-se às centenas de milhares de pessoas do mundo inteiro que melhoraram seus relacionamentos e sua vida com este processo simples, mas revolucionário!
Tradução de Débora Isidoro. Revisão técnica de Nolah Lima (Instituto CNV Brasil).
Nas últimas décadas, o crescimento das cidades, o isolamento das famílias e o desenvolvimento da tecnologia prejudicaram enormemente a relação entre pais e filhos. Os primeiros, cada vez mais enfraquecidos, sentem que perderam o contato com os filhos. Estes, por sua vez, não vivenciam um senso de pertencimento e parecem estar à deriva.
Diante dessa realidade, os psicólogos Haim Omer e Heloisa Fleury apresentam neste livro instrumentos eficazes para que os pais reassumam seu papel e construam relacionamentos sólidos, sinceros e construtivos com os filhos. Baseando-se em conceitos como presença, autocontrole, persistência, apoio externo e limites amorosos, os autores desenvolvem o conceito de cuidado vigilante – que, dependendo do contexto, pode se desdobrar em atenção aberta, atenção focada e medidas unilaterais.
Entre os assuntos abordados aqui estão a superproteção, a privacidade como conceito “sagrado”, a importância da aliança entre pais e escola, as melhores formas de lidar com os medos das crianças e os perigos de negligenciar sinais que podem indicar problemas. Um capítulo especial discute o efeito devastador das telas e da internet na vida de crianças e adolescentes e oferece propostas para combatê-los.
Infelizmente, amor e bom senso não são suficientes na educação dos filhos. Eles precisam se sentir, acima de tudo, compreendidos. Partindo de sua experiência como psicóloga especialista no relacionamento pais-filhos, Dina oferece ao leitor dicas simples e práticas para percebermos o que as crianças estão sentido e, com base nisso, tomarmos a melhor decisão em caso de conflito. Mostra também como desenvolver a autonomia das crianças e oferece alternativas à crítica e aos rótulos.