ISBN: 9786555491661

De funcionários a influenciadores

Por que ter programas de funcionários influencers vale a pena

Autor(es): Carolina Terra

O Brasil é hoje o país que mais compra produtos motivado por influenciadores digitais. Para que uma marca/empresa se transforme em influenciadora, é fundamental que ela adote práticas comuns aos influenciadores de “carne e osso”, como autenticidade, transparência e interação frequente com os seguidores.

Grande pesquisadora desse ecossistema da influência organizacional digital, Carolina Terra mostra, nesta obra, que a presença autêntica de funcionários e executivos nas redes sociais humaniza as marcas e as aproxima do público, gerando credibilidade e engajamento. Para tanto, baseia-se em estudos de ponta, além de citar casos de empresas como Cacau Show, Nubank e Magazine Luiza, cujos líderes atuam como influenciadores, fortalecendo a imagem corporativa e atraindo talentos. Além disso, mostra o passo a passo para criar um programa de influenciadores internos e aponta os 8 Cs dos funcionários influencers.

Direcionado a estudantes, profissionais e analistas das áreas de comunicação organizacional e recursos humanos, bem como a gestores e líderes estratégicos, o livro oferece uma análise aprofundada do papel crucial dos funcionários engajados na construção de empresas e marcas conectadas, transparentes e bem-sucedidas.

Disponível em: 2 de junho de 2025 às 01:00

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ISBN: 9786555491661

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Editora: Summus Editorial

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Detalhes do Livro

ISBN 9786555491661
REF: 12166
Edição 1
Ano 2025
Nº de Páginas 112
Formato 14 × 21 cm

Carolina Terra


Carolina Terra

É doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA‑USP). Especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA‑USP. Graduada em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp‑Bauru). Atuou em empresas como Fiat, Vivo, MercadoLivre e Agência Ideal (onde atendeu clientes como Google, McDonald’s, Pepsico, Nike, Avon, Hospital Albert Einstein etc.). Foi gerente de mídias sociais do grupo Nestlé, tendo sido responsável pela estratégia digital da marca Garoto como patrocinadora da Copa do Mundo. É docente dos cursos de pós‑graduação lato sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas e Gestão da Comunicação Digital da ECA‑USP. Publicou os livros Blogs corporativos: modismo ou tendência? e Mídias Sociais... e agora? Edita os blogs Rpalavreando (http://rpalavreando.com.br) e Relações (http://www.blogrelacoes.com.br).

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Clique aqui e saiba mais sobre a obra assistindo ao vídeo de apresentação com os organizadores .

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