ISBN: 9788532310002

Intervenção psicológica em emergências, A

Fundamentos para a prática

Organizador(es): Maria Helena Pereira Franco

Autor(es): Adriana Silveira Cogo, Adriana Vilela Leite César, Ana Lucia Toledo, Ariana Oliveira, Cibele Martins de Oliveira Marras, Claudia Gregio Cukierman, Cristiane Corsini Prizanteli, Cristina Foloni Delduque da Costa, Eleonora Jabur, Ester Passos Affini, Gabriela Casellato, Iara Boccato Alves, Isabela Garcia Rosa Hispagnol, José Paulo da Fonseca, Julia Schmidt Maso, Karina Kunieda Polido, Lilian Godau dos Anjos Pereira Biasoto, Luciana Mazorra, Luiz Antonio Manzochi, Marcelo M. S. Gianini, Maria Angélica Ferreira Dias, Maria Helena Pereira Franco, Maria Inês Fernandez Rodriguez, Mariangela de Almeida, Priscila Diodato Torolho, Rachel Roso Righini, Reginandréa Gomes Vicente, Régis Siqueira Ramos, Samara Klug, Sandra Regina Borges dos Santos, Sandra Rodrigues de Oliveira, Suzana Padovan, Viviane Cristina Torlai

Este livro reúne experiências e reflexões sobre um campo de atuação novo no Brasil: o atendimento psicológico a pessoas em situações de emergência e desastre. Diversos especialistas abordam a importância de cuidar dessas pessoas e os procedimentos e técnicas mais indicados em cada caso. A saúde mental do psicólogo e os efeitos do transtorno de estresse pós-traumático também são analisados.

R$105,20

ISBN: 9788532310002

Assunto:

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9788532310002
REF: 11000
Edição 1
Ano 2015
Nº de Páginas 336
Peso 0.38 kg
Formato 14 × 21 cm

Maria Helena Pereira Franco

Maria Helena Pereira FrancoPsicóloga, mestre e doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP), da qual é professora titular na Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde e no Programa de Estudos Pós‑graduados em Psicologia Clínica. Com pós‑doutorado no Departamento de Psiquiatria da University College London e na London School of Hygiene and Tropical Medicine, é fundadora e coordenadora do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (LELu) da PUC‑SP, responsável por ensino, pesquisa e extensão em luto e temas correlatos. Idealizadora e cofundadora do 4 Estações Instituto de Psicologia. Idealizadora e coordenadora do Grupo IPE, é autora de artigos e livros sobre morte e luto. Tradutora da obra de Colin Murray Parkes, publicado no Brasil pela Summus Editorial, é membro do International Work Group on Death, Dying and Bereavement (IWG).

Adriana Silveira Cogo


Psicóloga, graduada pelo Centro Universitário Franciscano (Unifra), de Santa Maria (RS), em 2004. Especializada em Teoria, Técnica e Intervenção em Luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia de São Paulo (SP) em 2006 e mestre em Psicologia Clínica – Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (LELu), Núcleo de Família e Comunidade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP) em 2010, com estudo voltado para o trabalho do profissional de psicologia em emergências. Aprimoramento clínico em Luto pelo LELu, da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic da PUC‑SP (2008). Professora do curso de pós‑graduação de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein e psicóloga atuante nos projetos de filantropia da instituição. Integrante do Grupo de Intervenções Psicológicas em Emergências (IPE) desde 2007.

Adriana Vilela Leite César


Psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. em 2005. Aprimoramento clínico em Psicoterapia para Pessoas Enlutadas pelo Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (LELu) e em Psico‑Oncologia pelo Hospital A. C. Camargo. Curso de Atenção e Intervenção em Crises de Emergência Pós‑desastres pelo 4 Estações Instituto de Psicologia. Especialista em Psicologia Hospitalar pela Irmandade da Santa Casa de São Paulo. Membro do Grupo IPE de 2008 a 2013. Atualmente, trabalha em clínica e na área hospitalar.

Ana Lucia Toledo


Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1992, com especialização em Terapia Comportamental Cognitiva: Teoria e Aplicação, pelo Instituto de Psicologia da USP, em 2000; Terapia Sexual e Educação Sexual, pela Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana (SBRASH) e Faculdade de Medicina do ABC, respectivamente em 1996 e 1997. Membro do Grupo IPE de 2001 a 2014. Atualmente, realiza atendimento clínico em consultório particular.

Ariana Oliveira


Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 2001. Especialista em Psicologia da Saúde: Desenvolvimento e Hospitalização pela mesma universidade, também em 2001. Especialista em Psicologia Clínica Aplicada a Cardiologia pela FMUSP, Incor, em 2003. Especialista em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia, em 2007. Membro do Grupo IPE de 2008 a 2014. Psicóloga responsável pela UTI adulta do Hospital da Luz desde junho de 2011.

Cibele Martins de Oliveira Marras


Psicóloga formada pela PUC‑SP e mestranda em Psicologia Clínica, pelo Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (LELu), pela mesma universidade. Especialista em Psicologia Clínica Hospitalar pelo InCor‑HCFMUSP e em Psicologia Analítica pelo Cogeae da PUC‑SP. Formada para atendimento a pessoas enlutadas pelo 4 Estações Instituto de Psicologia. Cofundadora do Percurso Instituto de Psicologia, membro do Grupo de Intervenções Psicológicas em Emergências desde 2005 e psicóloga da Elipse Clínica Multidisciplinar. Trabalhou no InCor – HCFMUSP como psicóloga clínica, coordenadora da brinquedoteca hospitalar e membro do núcleo de coordenação.

Claudia Gregio Cukierman


Psicóloga formada pela PUC‑SP em 1998, com mestrado em Psicologia Clínica no Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (LELu), da PUC‑SP, em 2005. Especialização em Psicologia Hospitalar pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Atualmente realiza atendimento clínico em consultório particular. Membro do Grupo de Intervenções Psicológicas em Emergências (IPE) desde 2001.

Cristiane Corsini Prizanteli


Psicóloga pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), em 2000, com mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP), Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto, em 2008. Especialização em Psicologia Hospitalar pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 2003. Aprimoramento clínico e institucional em Psicoterapia para Pessoas Enlutadas pelo Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (LELu) da PUC‑SP, em 2006. Membro do Grupo IPE desde 2004. Coautora dos capítulos: “Morte, luto e gênero: a questão do gênero do profissional de saúde e do paciente frente às vivências do luto e da morte” e “Solidão e impotência do profissional, do familiar e do paciente diante da morte” no livro Nada sobre mim, sem mim: estudos sobre vida e morte, organizado por Maria Helena Pereira Franco (Livro Pleno, 2005). Atualmente, trabalha como psicóloga responsável pelo serviço de psicologia do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto – Fundação SOBECCan, desde 2008, e realiza atendimento clínico em consultório desde 2001.

Cristina Foloni Delduque da Costa


Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paul (PUC‑SP) em dezembro de 2006, com aprimoramento clínico no Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (Lelu) pela PUC‑SP em 2007. Acompanhante terapêutica pela Atua em 2005 e especialista em Hippoterapia e Equoterapia pela ANDE‑Brasil em 2010. Membro do Grupo IPE desde janeiro de 2008. Atualmente, trabalha no Clube Hípico de Santo Amaro como hippoterapeuta desde agosto de 2010.

Eleonora Jabur


Psicóloga formada pela PUC‑SP em 2002. Tem especialização em Psicanálise pelo Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, São Paulo, em dezembro de 2011. Especialização em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia, em junho de 2007. Aprimoramento em Psicologia clínico‑hospitalar pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia em fevereiro de 2005. Está no Grupo IPE desde janeiro de 2008. Atualmente, trabalha em consultório particular e na UTI de um hospital, fazendo o atendimento psicoterápico a adultos, crianças e adolescentes.

Ester Passos Affini


Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba, com mestrado e doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP), ambos pelo Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (LELu). Atua como psicóloga clínica nas áreas de atendimento hospitalar e domiciliar, psicoterapia familiar e individual. Integrante do Grupo IPE desde 2001.

Gabriela Casellato


Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‐SP), com mestrado e doutorado em Psicologia Clí‑ nica pela mesma universidade. Cofundadora, professora e supervisora do 4 Estações Instituto de Psicologia. Cocoordenadora do curso de Especialização e Aprimoramento em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Situações de Luto e do curso de Especialização e Aprimoramento em Intervenções Psicológicas Fundamentadas na Teoria do Apego no mesmo instituto. Organizadora do livro Dor silenciosa ou dor silenciada? – Perdas e lutos não reconhecidos por enlutados e sociedade (Polo Books, 2013). Organizadora do livro O resgate da empatia: suporte psicológico ao luto não reconhecido (Summus, 2015). Representante da International Attachment Network (IAN Brasil).

Iara Boccato Alves


Graduada em Psicologia pela PUC‑SP em 2007. Especialização em Psicologia da Saúde pela Unifesp/EPM, em 2010, em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia, em 2011, e em Epidemiologia em Saúde do Trabalhador pela UFBA, em 2013. Foi membro do Grupo IPE entre 2008 e 2011.Atualmente, atua em consultório e na Prefeitura de Taboão da Serra, São Paulo, no setor de saúde do servidor.

Isabela Garcia Rosa Hispagnol


Psicóloga, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2005, com mestrado em Psicologia Clínica pela mesma unversidade, Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto, em 2011. Aprimoramento em atendimento psicológico a pessoas enlutadas pelo Laboratório de Estudos sobre o Luto (LELu) da PUC‑SP em 2006. Especialista em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia em 2006. Membro do Grupo IPE desde 2007. Curso de extensão universitária em Psiquiatria Infantojuvenil pela Universidad Complutense de Madrid, Espanha, em 2007. Curso de Trauma e Desenvolvimento na Harvard University, Cambridge, nos Estados Unidos, em 2011. Atualmente, trabalha em clínica e cursa doutorado em Psicologia Clínica na PUC‑SP, Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto.

José Paulo da Fonseca


Psicólogo pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo, de São Paulo, em 1976. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC‑SP, Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (LELu), em 2001. Especialização em EMDR pelo EMDR Institute, Estados Unidos, em 2006. Especialização em Psico‑Oncologia pelo Neppon de São Paulo em 2002. Especialização em Psicoterapia de Casais e Famílias pela APSRC de São Paulo em 1998. Especialização em Sociodrama e Psicodrama pela APSRC de São Paulo em 1987. Especialização em Técnicas de Relaxamento pela PUC‑SP com Petho Sandor em 1979. Membro do Grupo IPE de 2001 a 2014. Autor do livro Luto antecipatório (as experiências pessoais, familiares e sociais diante de uma morte anunciada), reeditado em 2012 pela Polo Books. Escreveu os seguintes capítulos de livros: “Religião, morte e luto” em Nada sobre mim sem mim (estudos sobre a vida e a morte), organizado por Maria Helena Pereira Franco, em 2005, pela editora Livro Pleno; “Luto antecipatório” em Estudos avançados sobre o luto, organizado por Maria Helena Pereira Franco, em 2002, pela editora Livro Pleno; “Luto antecipatório” em Família e comunidade vol. I, organizado pelo Nucleo de Família e Comunidade da PUC‑SP, em 2004. Trabalha atualmente como psicólogo clínico em consultórios (São Paulo e Santo André) e em domicílios – consultor institucional.

Julia Schmidt Maso


Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP), com mestrado em Psicologia Clínica pelo Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (LELu), da mesma universidade. Especialista em Psicologia Hospitalar pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, realizou curso avançado em Reabilitação Física pela mesma instituição. Tem Aprimoramento Clínico Psicoterapia para Pessoas Enlutadas pelo LELu e em Casal e Família pela PUC‑SP. Realizou curso de Trauma e Desenvolvimento pela Harvard University (EUA). No Grupo IPÊ desde 2004, atualmente é membro do Comitê de Bioética do Hospital Alemão Oswaldo Cruz de São Paulo e psicóloga do Hospital Sírio Libanês, além de atuar como psicóloga clínica em consultório particular.  

Karina Kunieda Polido


Psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2004. Especialização em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto, pelo 4 Estações Instituto de Psicologia, em 2008. Especialização em Psicologia Hospitalar pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em 2007. Aprimoramento clínico em Psicoterapia para Pessoas Enlutadas, Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (LELu), pela Clínica Psicologica Ana Maria Poppovic, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 2006. Membro do Grupo IPE desde 2006. Coautora do livro Atendimento psicoterapêutico no luto. Sócia‑fundadora e psicóloga coordenadora do Ciclus Espaço de Cuidado Integral ao Luto, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, desde 2012.

Lilian Godau dos Anjos Pereira Biasoto


Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1993 e mestre em Psicologia Clínica (Núcleo de Família e Comunidade), pela mesma universidade, em 2002. Especialista em Mediação Familiar e em Situações de Violência com formação pelo Instituto Diálogos‑Bilden‑Entidad/Argentina, em 2000. Membro do Grupo IPE desde sua formação, em 2001. Professora universitária. Consultora em Mediação e Solução Pacífica de Conflitos, mediadora comunitária, criminal e em segurança pública. Atua como psicóloga e supervisora clinica em consultório particular.

Luciana Mazorra


Psicóloga, mestre e doutora pelo Programa de Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‐SP). Psicoterapeuta especialista em clínica e psicoterapia psicanalítica pela Universidad Pontificia Comillas (Madri). Cofundadora e Diretora do 4 Estações Instituto de Psicologia. Membro da Inter‑ national Working Group on Death, Dying and Bereavement (IWG). Coautora do livro O dia em que o passarinho não cantou (Zagodoni, 2018) e coorganizadora do livro Luto na infância: intervenções psicológicas em diferentes contextos (Livro Pleno, 2005) e outras publicações sobre formação e rompimento de vínculos. Representante da International Attachment Network (IAN Brasil).

Luiz Antonio Manzochi


Psicólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP); doutor em Psicologia Clínica pela mesma universidade, Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (LELu); mestre em Gerontologia também pela PUC‑SP; especialista em Teoria, Técnica e Intervenção em Luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia e em Psicologia Hospitalar pelo CRP/06. Membro do Grupo IPE de 2009 a 2014. Atualmente, é docente das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU‑SP), ministrando aulas na Faculdade de Psicologia e realizando atividades de supervisão na Clínica Escola. Realiza atendimentos em consultório particular desde 1996.  

Marcelo M. S. Gianini


Psicologo pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarulhos em 1993. Psicólogo clínico e hospitalar com ênfase em Psico‑Oncologia e Cuidados Paliativos. Doutorado em Psicologia da Educação em 2012 e mestrado em Psicologia Clínica em 2004 pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Professor universitário, supervisor clínico e orientador de Psicologia Hospitalar pela Universidade Paulista (Unip). Integrante do Grupo IPE desde sua formação, em 2001.

Maria Angélica Ferreira Dias


Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP), em 2003, com mestrado em Psicologia Clínica, pelo Núcleo de Família e Comunidade da PUC‑SP, em 2008. Doutorado em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, e em Gerontologia e Geriatria, com ênfase em Gerontologia, pela Universidade do Porto, em 2014 (cotutela). Tem aprimoramento em Luto pelo Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (LELu) e em Psicanálise e Sociedade, ambos pela PUC‑SP, em 2004. Está no Grupo IPE desde 2010.

Maria Helena Pereira Franco


Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP), da qual é professora titular na Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde e no Programa de Estudos Pós‑graduados em Psicologia Clínica. Com pós‑doutorado no Departamento de Psiquiatria da University College London e na London School of Hygiene and Tropical Medicine, é fundadora e coordenadora do Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (LELu) da PUC‑SP, responsável por ensino, pesquisa e extensão em luto e temas correlatos. Idealizadora e cofundadora do 4 Estações Instituto de Psicologia. Idealizadora e coordenadora do Grupo IPE, é autora de artigos e livros sobre morte e luto. Tradutora da obra de Colin Murray Parkes, publicado no Brasil pela Summus Editorial, é membro do International Work Group on Death, Dying and Bereavement (IWG).

Maria Inês Fernandez Rodriguez


Psicóloga, graduada pelo Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas (UniFMU). Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP), Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto (LELu), em 2014. Especialização em Teoria, Técnica e Intervenção em Luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia de São Paulo, em 2009. Aprimoramento em psico‑oncologia pelo Hospital do Câncer A. C. Camargo, em 2004. Esta no Grupo IPE desde julho de 2010. Atualmente, trabalha na Instituição Pró Ativa, realizando atendimento domiciliar com pacientes idosos crônicos em equipe transdisciplinar, desde junho de 2012, e realiza atendimento clínico desde fevereiro de 2003.

Mariangela de Almeida


Psicóloga clínica, graduada pela Universidade Paulista (Unip). Psicodramatista pela SOPSP – Sociedade de Psicodrama de São Paulo. Psicóloga hospitalar pelo Instituto Sedes Sapientae. Aprimoramento em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia. Atendimento clínico em consultório particular. Atendimento domiciliar, hospitalar e cuidados paliativos. Membro do Grupo de Intervenções Psicológicas em Emergências (IPE) desde 2008.  

Priscila Diodato Torolho


Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP), em dezembro de 2006, com mestrado em Psicologia Clínica, pela mesma universidade, em 2011. Aprimoramento clínico em psicoterapia para pessoas enlutadas pelo LELu, pela PUC‑SP, em 2009. Membro do Grupo IPE de 2009 a 2014. Atua como psicóloga clínica em consultório particular e em programa interdisciplinar em ambulatório.

Rachel Roso Righini


Psicóloga graduada pela Universidade São Marcos (Unisa), com especializações em Psicologia Hospitalar (Unisa), Psico‑Oncologia (Hospital Beneficência Portuguesa), Psicologia Perinatal (Gerar – Instituto Brasileiro de Psicologia Perinatal) e Neuropsicologia (Hospital das Clínicas). Integrou as equipes de Psicologia no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) como psicóloga hospitalar ambulatorial e coordenadora do Grupo de Atendimento em Câncer de Cabeça e Pescoço, no Hospital Beneficência Portuguesa e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo – Instituto de Psiquiatria. Formada na Fundação Susan G. Komen, ONG americana voltada à conscientização sobre o câncer de mama. É membro do Grupo de Intervenções Psicológicas em Emergências (IPE), do 4 Estações Instituto de Psicologia, desde 2007. Desde 2014, é psicóloga hospitalar do Hospital São Luiz – unidade Anália Franco, responsável pelos casos de pacientes de alta complexidade.

Reginandréa Gomes Vicente


Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP) em 1993, com mestrado em Psicologia Clínica (Núcleo de Família e Comunidade), pela mesma universidade, em 1999. Especialização em Mediação Familiar e em Situações de Violência com formação pelo Instituto Diálogos‑Bilden‑Entidad/ Argentina, em 2000. Está no Grupo IPE desde 2001. Atualmente, trabalha como Professora adjunta na Universidade Paulista (Unip) e supervisora no Centro de Psicologia Aplicada (CPA‑Unip). Membro do Grupo de Pesquisa Relacionamentos interpessoais e Familiares na contemporaneidade (Unip‑CNPQ) e da RIMI (Rede Internacional de Mediação Interdisciplinar), como associada e docente. Atua como psicóloga clínica em consultório particular.

Régis Siqueira Ramos


Psicólogo formado pela Universidade Paulista (Unip), em 2007. Especialização em Terapia Cognitiva‑Comportamental pelo Ambulim/IPQ/ FMUSP, em 2011, e em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto, pelo 4 Estacoes Instituto de Psicologia, em 2012. Tem aprimoramento em psicologia hospitalar pelo Núcleo de Ensino, Qualidade e Humanização em Saúde (Nelis), em 2008. Está no Grupo IPE desde janeiro de 2008. Atualmente, trabalha em consultório particular, atendimento domiciliário, interconsultas em hospitais a pacientes terminais e professor convidado do Curso de Especialização em Terapias Cognitivas do Ambulim/ IPQ/FMUSP.

Samara Klug


Psicóloga formada na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2002. Tem especialização em Dependência Química pela Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) em 2005 e em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia em 2007. Participou do Grupo IPE de 2010 a 2014. Colaboração no livro Álcool e drogas: uma visão fenômeno‑estrutural, organizado pelo prof. dr. Guilherme Messas (Casa do Psicólogo, São Paulo). Atualmente, trabalha em consultório com atendimento em português e inglês a adolescentes, adultos, casais e famílias de brasileiros e estrangeiros.

Sandra Regina Borges dos Santos


Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP) em dezembro de 1985. Mestre (2000) e doutora (2005) em Psicologia Clínica (Núcleo de Família e Comunidade), pela mesma universidade. Membro do Grupo IPE desde sua formação, em 2001, até 2014. Professora universitária. Professora do curso de especialização em Psicanálise da Família e do Casal (Laços/Instituto Pieron). Atua como psicóloga e supervisora clínica em consultório particular. Capítulos de livros publicados: “A teoria do apego e o luto”. In: Franklin Santana Santos (org.). A arte de morrer: visões plurais. 1. ed. Bragança Paulista: Comenius, 2010, v. 3; coautoria em Morte, luto e gênero: a questão do gênero do profissional de saúde e do paciente frente às vivências do luto e da morte e coautoria em “Ética e bioética”. In: Maria Helena Pereira Franco (org.). Nada sobre mim sem mim: estudos sobre a vida e a morte. 1. ed. Campinas: Livro Pleno, 2005.

Sandra Rodrigues de Oliveira


Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP) em 2003. Membro do Grupo de Intervenções Psicológicas em Emergências (IPE) desde 2004. Aprimoramento em Psicologia Clínica pelo Laboratório de Estudos sobre o Luto (LELu) e Atendimento em Abordagem Fenomenológica pela PUC‑SP em 2004. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo em 2005. Mestre em Psicologia Clínica – Casal e Família pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC‑RJ) em 2008. Doutora em Psicologia Clínica – Casal e Família pela PUC‑RJ em 2014. Primeiro‑tenente OTT Psicóloga do Exército Brasileiro. Atuações: Centro de Recuperação de Itatiaia – RJ (2008‑2011)/Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias – RJ (2011‑dias atuais).

Suzana Padovan


Psicóloga formada pela Universidade Paulista (Unip), em 1984. Aprimoramento em Psicologia Hospitalar Aplicada à Mastologia no Instituto de Ginecologia e Mastologia (IGM) do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo em 2001 e 2002. Psicóloga do Instituto de Ginecologia e Mastologia do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo de 2002 até dezembro de 2009, com especialização em Psico‑Oncologia pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Psico‑Oncologia (Neppon), em 2002 e 2003. Membro do Grupo IPE de 2004 até o momento. Psicóloga trainée da implantação do Programa Educação Salvando Vidas, pela Iniciativa Global para a Conscientização do Câncer de Mama Susan G. Komen e HIAE em 2009. Aprimoramento clínico para pessoas enlutadas no Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto da PUC‑SP em 2009.

Viviane Cristina Torlai


Psicóloga formada pela Universidade Paulista em 2009, com mestrado em Psicologia Clínica (Núcleo de Família e Comunidade, Laboratório de Estudos e Intervenções sobre o Luto) pela Universidade Pontifícia Católica (PUC‑SP) em 2010. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Nêmeton/Centro de Estudos em Psicologia e Saúde, com formação em EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing), reconhecido pelo EMDR Institute (Estados Unidos) e EMDR Iberoamerica. Membro do Grupo IPE desde 2004. Autora do capitulo “Impacto do luto em crianças hospitalizadas: o trabalho na clínica de hematopediatria”, do livro Luto na infância: intervenções em diferentes contextos (Livro Pleno, 2005), organizado por Mazorra e Tinoco. Atualmente, trabalha como professora adjunta da Unip e supervisora no Centro de Psicologia Aplicada (CPA‑Unip). Atua como psicóloga clínica em consultório particular.

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [184.45 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Intervenção psicológica em emergências, A”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Formação e rompimento de vínculos

O dilema das perdas na atualidade
Airle Miranda de Souza
Danielle do Socorro Castro Moura
Durval Luiz de Faria
e mais 17 autores
R$94,50

Este livro reúne grandes especialistas em formação e rompimento de vínculos. Entre os temas abordados estão os dilemas dos estudantes de medicina diante da morte, a questão das perdas em instituições de saúde, o atendimento ao enlutado, a morte no contexto escolar, as consequências psicológicas do abrigamento precoce, as possibilidades de intervenção com crianças deprimidas pela perda e a preservação dos vínculos na separação conjugal.

Conversando sobre o luto

Edirrah Gorett Bucar Soares
Maria Aparecida de Assis Gaudereto Mautoni
R$42,80

Embora a morte seja nossa única certeza, ela se tornou um fenômeno mitificado e temido. Este livro se propõe a ajudar as pessoas a lidar melhor com momentos de tanta angústia. Por meio de depoimentos, orientações e reflexões, ele nos ajuda a perceber que o sofrimento causado pelo luto e os questionamentos que vivemos são comuns a todo ser humano.

Luto

Estudos sobre a perda na vida adulta
Colin Murray Parkes
R$96,50

Muitas vezes as pessoas sentem-se desorientadas quando perdem um parente ou um amigo querido. O estudo do sentimento de perda e do luto tem ocupado, na última década, um espaço considerável no campo da psicologia. O autor, um dos pioneiros dessa área, desenvolve novas e atualizadas teorias que ajudam a entender as raízes do pesar e do sofrimento causados pelo luto. É uma abordagem baseada na sua experiência clínica, que apresenta propostas concretas para minimizar os efeitos emocionais e psicológicos da perda. Indicado para médicos, clérigos, psicólogos e advogados que lidam com o assunto, e também para pessoas que se interessem em entender melhor esta situação emocional.