ISBN: 9788571830943

Intervenções grupais

O psicodrama e seus métodos

Organizador(es): Maria da Penha Nery, Maria Inês Gandolfo Conceição

Autor(es): André Marcelo Dedomenico, Andréa Claudia de Souza, Anna Maria Knobel, Cida Davoli, Cláudia Clementi Fernandes, Heloisa Junqueira Fleury, Luís Falivene Alves, Marcia Almeida Batista, Maria Célia Malaquias, Maria Inês Gandolfo Conceição, Maria da Penha Nery, Marlene Magnabosco Marra, Moysés Aguiar, Sergio Perazzo, She Nilson, Yvette Datner

Este livro aborda a dinâmica de diversos tipos de grupo e oferece métodos para intervir em conflitos. O foco são métodos socioterapêuticos de ação com o objetivo de amenizar o sofrimento coletivo, fomentar o diálogo empático em famílias, instituições, escolas, empresas e contribuir para a justiça. Traz ainda reflexões sobre práticas relacionadas à psicoterapia psicodramática grupal, ao sociodrama e aos jogos dramáticos.

Em estoque

R$98,00

ISBN: 9788571830943

Assuntos: ,

Editora: Editora Ágora

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9788571830943
REF: 20094
Edição 1
Ano 2011
Nº de Páginas 304
Peso 0.35 kg
Formato 14 × 21 cm

Maria da Penha Nery

Maria da Penha NeryÉ psicóloga e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Psicodramatista e supervisora de psicodrama pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap), foi presidente da Associação Brasiliense de Psicodrama. Psicoterapeuta de adultos e grupos, ministra cursos, workshops e consultorias para empresas e escolas, principalmente nas áreas de mediação de conflitos, comunicação humana e alto desempenho nas equipes. Realiza pesquisas em processos grupais e sobre vínculo terapêutico, focando principalmente os temas socionomia, grupos, psicodrama, afetividade, relações de poder e intervenção em conflitos. Autora dos livros Vínculo e afetividade e Grupos e intervenções em conflitos. Organizadora do livro Intervenções grupais. Contato: mpnery@gmail.com

Maria Inês Gandolfo Conceição

Maria Inês Gandolfo ConceiçãoPsicóloga, psicodramatista didata, supervisora, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), pós-doutora em Psicossociologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professora adjunta da UnB, coordenadora do Laboratório de Família, Grupos e Comunidades da UnB, autora de diversos livros e artigos sobre psicodrama, adolescência, inclusão social e drogadição. Contato: inesgandolfo@gmail.com.

André Marcelo Dedomenico


Médico psiquiatra pela Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB‑Unesp). Psicodramatista pelo Departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae (DPSedes). Mestre em Psicologia Clínica – Núcleo de Estudos em Subjetividade – pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Integrante da equipe de coordenação dos psicodramas públicos no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Andréa Claudia de Souza


Psicóloga. Doutoranda em Psicologia Clínica pela Universidade Autônoma de Lisboa, psicodramatista didata pela Potenciar, mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em sexualidade humana pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), autora de Sociodrama nas organizações (Ágora, 2008), psicóloga clínica, consultora e professora de psicodrama, professora de Desenvolvimento Pessoal e Social no Colégio Singular.www.potenciar.com.br  - andrea@potenciar.com.br

Anna Maria Knobel


Psicóloga clínica, psicodramatista e professora-supervisora da Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Diretora do Instituto J. L. Moreno e mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Docente do Departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae, nos níveis I, II e III. Autora de Moreno em ato: a construção do psicodrama a partir das práticas (Ágora, 2004) e de vários artigos publicados em livros e na Revista Brasileira de Psicodrama.  

Cida Davoli


Psicóloga. Psicodramatista, professora, supervisora e terapeuta credenciada pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Coordenadora do projeto Psicodrama Público no Centro Cultural São Paulo (CCSP) de 2003 a 2010. Professora e coordenadora do curso de formação de psicodramatista do Grupo de Estudos e Trabalhos Psicodramáticos (Getep).  

Cláudia Clementi Fernandes


Psicóloga pela Universidade São Marcos (USM). Psicodramatista didata no Instituto Sedes Sapientiae (DPSedes), diretora do Grupo de Teatro Espontâneo Gota D’Água e mestre em Administração de Negócios (MBA) e em Recursos Humanos pela Universidade de São Paulo (USP). Coautora do livro Intervenções grupais. O psicodrama e seus métodos (2012).  

Heloisa Junqueira Fleury


Heloisa Junqueira Fleury

É psicóloga, Psicodramatista Didata Supervisora pela Febrap – Federação Brasileira de Psicodrama. Mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Docente no Departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae. Membro do Board da IAGP – International Association for Group Psychotherapy and Group Processes. É organizadora do livro Grupos – Intervenção socioeducativa e método sociopsicodramático e co-autora dos livros Intervenções grupais na educação, Intervenções grupais na saúde; Intervenções grupais nas organizações; Intervenções grupais nos direitos humanos; Práticas grupais contemporâneas; Quando a psicoterapia trava e Psicodrama e neurociência – contribuições para a mudança terapêutica, todos publicados pela Editora Ágora. E-mail: hjfleury@uol.com.br

Luís Falivene Alves


Médico psiquiatra; professor-supervisor pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap); especialista em supervisão e didática psicodramática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás-Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (PUCG-IPPGC). É um dos organizadores do livro Psicodrama - ciência e arte (Ágora, 2011).

Marcia Almeida Batista


Psicóloga. Psicodramatista. Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Diretora adjunta da Faculdade de Ciências Humanas e Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Membro da equipe de coordenação dos psicodramas públicos no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Maria Célia Malaquias


Psicóloga, psicoterapeuta, psicodramatista didata supervisora pela Sopsp e diretora de psicodrama pelo Instituto J. L. Moreno. Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coautora dos livros: Gostando mais de nós mesmos: perguntas e respostas sobre autoestima e questões raciais; Religiões: tolerância e igualdade no espaço da diversidade; Mulher século XXI; Intervenções grupais: o psicodrama e seus métodos; Psicodrama em espaços públicos: práticas e reflexões; O racismo e o negro no Brasil: questões para a psicanálise. Pesquisadora sobre psicodrama e relações raciais. Presidente da Sociedade de Psicodrama de São Paulo (Sopsp) nas gestões 2007-2008 e 2009-2010. Atual vice-presidente e coordenadora-geral de ensino da Sopsp. Contato: mcmalaquias@uol.com.br

Maria da Penha Nery


Maria da Penha Nery

É psicóloga e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Psicodramatista e supervisora de psicodrama pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap), foi presidente da Associação Brasiliense de Psicodrama. Psicoterapeuta de adultos e grupos, ministra cursos, workshops e consultorias para empresas e escolas, principalmente nas áreas de mediação de conflitos, comunicação humana e alto desempenho nas equipes. Realiza pesquisas em processos grupais e sobre vínculo terapêutico, focando principalmente os temas socionomia, grupos, psicodrama, afetividade, relações de poder e intervenção em conflitos. Autora dos livros Vínculo e afetividade e Grupos e intervenções em conflitos. Organizadora do livro Intervenções grupais. Contato: mpnery@gmail.com

Maria Inês Gandolfo Conceição


Psicóloga, psicodramatista didata, supervisora, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), pós-doutora em Psicossociologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professora adjunta da UnB, coordenadora do Laboratório de Família, Grupos e Comunidades da UnB, autora de diversos livros e artigos sobre psicodrama, adolescência, inclusão social e drogadição. Contato: inesgandolfo@gmail.com.

Marlene Magnabosco Marra


É psicóloga. Terapeuta de família, casais, grupos e indivíduos, é doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB) e pela TelAviv University (UTA). Pesquisadora associada da UnB, é coordenadora e docente do programa de pós-graduação em Psicodrama e Terapia de Casal e Família da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e do Instituto de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (Interpsi). Coeditora da Revista Brasileira de Psicodrama, é autora de diversos artigos e capítulos de livros, além de organizadora de obras voltadas para temas como cidadania, sociodrama e intervenções grupais.

Moysés Aguiar


Psicólogo, especialista em Psicodrama e Psicologia de Arte e professor‑supervisor pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Diretor da Companhia do Teatro Espontâneo. Autor e tradutor de vários livros na área de Psicodrama e das Ciências Humanas. Pela Editora Ágora publicou os seguintes livros: Psicodrama e emancipação (org.); Quando a psicoterapia trava;  Teatro Espontâneo e Psicodrama, além de ser um dos autores dos livros  Psicodrama - ciência e arte e Psicodrama público na contemporaneidade. Faleceu em novembro de 2015.

Sergio Perazzo


Sergio Perazzo

Sergio Perazzo nasceu no Rio de Janeiro em 1943. Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especializou-se em Psiquiatria no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, onde trabalhou até 1979. Concluiu sua formação em psicodrama em 1976 pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP), sendo credenciado pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). É professor-supervisor didata de psicodrama desde 1978 pela SOPSP, além de membro da Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS). Exerce atividade clínica e de supervisão em atendimento individual e em grupo em consultório. Autor de dezenas de artigos sobre psicodrama publicados em revistas nacionais e internacionais, tem exercido inúmeras atividades didáticas (cursos, conferências, aulas, workshops etc.) e participado de congressos no Brasil e no mundo. Autor de Descansem em paz os nossos mortos dentro de mim, Ainda e sempre psicodrama, Fragmentos de um olhar psicodramático e Psicodrama: o forro e o avesso (todos pela Ágora). Coautor em 16 livros de psicodrama, prefaciador de outros doze e autor de 52 artigos (todos de psicodrama). Publicou o livro de poesias Croemas (Scortecci, 2002) e o de poemas O quintal de Joaquina (FiloCzar, 2019). Membro titular da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames-SP) desde 1998. Tem participado de antologias e coletâneas, além de colaborar com outras publicações da Sociedade. É detentor de 20 prêmios literários. É músico amador (saxofonista e violonista). Contato: serzzo@terra.com.br

She Nilson


SHE - LÚCIA HELENA NILSON Psicóloga, psicodramatista, educadora. Consultora na formulação de propostas pedagógicas no campo socioeducativo e de processos de formação de agentes públicos e educadores utilizando o psicodrama como referência para a aprendizagem. Membro especialista do Grupo de Consultoria Socioeducacional SMS.

Yvette Datner


Yvette Datner

Especialista em Psicodrama. Consultora de empresas com atuação em comportamento organizacional e gestão de mudanças. Pedagoga com licenciatura em Educação e pós‑graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Há 16 anos é professora e supervisora no curso de pós‑graduação. Formação em Psicodrama do convênio entre a Sociedade de Psicodrama de São Paulo e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (SOPSP-PUC‑SP). Autora e coautora de seis livros sobre jogos, grupos e psicodrama. Trabalhos científicos apresentados em congressos no Brasil e no exterior.

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [155.35 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Intervenções grupais”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Jogando a sério

O Psicodrama no ensino, no trabalho e na comunidade
Maria Carmen Bello
R$71,60

Em estoque

Neste livro, María Carmen Bello compartilha suas experiências como psicodramatista e mostra que o psicodrama constitui um método, uma filosofia e uma prática capaz de promover a interação grupal e a resolução de situações de crise ou conflito. Baseando-se em vivências pedagógicas, institucionais, empresariais e sociais, a autora detalha – com linguagem direta e, por vezes, irreverente – um grande leque de aplicações da abordagem criada por Jacob Levy Moreno. Grupos universitários, de mulheres, equipes profissionais e até meninos de rua: ninguém fica incólume à experiência de refletir sobre si mesmo e reconstruir a realidade com dois instrumentos humanos apontados por Moreno como únicos – a espontaneidade e a criatividade. Obra indicada a todos os profissionais que trabalham em e com grupos.

Por dentro das equipes

Luiz Contro
R$42,80

Em estoque

Partindo de sua experiência com intervenções em equipes organizacionais e institucionais, Luiz Contro analisa os caminhos para a ampliação da autonomia, o aumento da consciência crítica, a implantação de dinâmicas mais espontâneo-criativas e menos cristalizadas. Reflete ainda sobre como o trabalho pode ser integrado satisfatoriamente no dia a dia das pessoas. Ideal para psicólogos e profissionais de RH.

Psicodrama em espaços públicos

Práticas e reflexões
Ana Maria Fonseca Zampieri
André Marcelo Dedomenico
Antônio C. Cesarino
e mais 20 autores
R$64,20

Em estoque

Mariângela Wechsler e Regina Monteiro reuniram nesta obra especialistas em grandes grupos para compartilhar suas experiências em espaços públicos. Em 17 artigos, teoria e prática se entrelaçam de forma e didática, fornecendo ferramentas inestimáveis para todos os que pesquisam a área ou trabalham nela. O objetivo é transformar a comunidade e os psicodramatistas em agentes sociais, atores e autores de seus caminhos.

Psicodrama público na contemporaneidade

Cenários brasileiros e mundiais
André Marcelo Dedomenico
Ângelo Borim
Anna Maria Knobel
e mais 12 autores
R$65,70

Em estoque

Nesta obra, Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler e Regina Fourneaut Monteiro reúnem especialistas em grandes grupos para compartilhar suas experiências com psicodramas públicos realizados no Brasil e no exterior e refletir sobre elas. No encontro entre profissionais e comunidade, propostas coletivas, inseridas num contexto cultural e social, podem ser vividas e pensadas na esteira da utopia moreniana, que aponta nossa corresponsabilidade diante da realidade que vivemos. Obra indicada a todos os profissionais que trabalham em e com grupos, sobretudo àqueles que, utilizando a metodologia psicodramática, dedicam-se ao resgate da cidadania e à concretização da liberdade e da igualdade democráticas.