Detalhes do Livro
ISBN | 9788571831773 |
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REF: | 20177 |
Edição | 1 |
Ano | 2016 |
Nº de Páginas | 192 |
Peso | 0.22 kg |
Formato | 14 × 21 cm |
Organizador(es): Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler, Regina Fourneaut Monteiro
Autor(es): André Marcelo Dedomenico, Anna Maria Knobel, Camila Salles Gonçalves, Carlos A. S. Borba, Georgia Vassimon, Leandra Perrotta, Maria Carmen Bello, Mario Buchbinder, Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler, Moysés Aguiar, Pedro Mascarenhas, Regina Fourneaut Monteiro, Ronaldo Pamplona da Costa, Ângelo Borim, Úrsula Hauser
Nesta obra, Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler e Regina Fourneaut Monteiro reúnem especialistas em grandes grupos para compartilhar suas experiências com psicodramas públicos realizados no Brasil e no exterior e refletir sobre elas. No encontro entre profissionais e comunidade, propostas coletivas, inseridas num contexto cultural e social, podem ser vividas e pensadas na esteira da utopia moreniana, que aponta nossa corresponsabilidade diante da realidade que vivemos. Obra indicada a todos os profissionais que trabalham em e com grupos, sobretudo àqueles que, utilizando a metodologia psicodramática, dedicam-se ao resgate da cidadania e à concretização da liberdade e da igualdade democráticas.
R$65,70
ISBN | 9788571831773 |
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REF: | 20177 |
Edição | 1 |
Ano | 2016 |
Nº de Páginas | 192 |
Peso | 0.22 kg |
Formato | 14 × 21 cm |
Psicóloga e doutora em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo (USP). Psicodramatista, didata e supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap), com foco socioeducacional e psicoterápico. Coordenadora-geral do Departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae (DPSedes – gestão 2015-17) e professora de Psicodrama no DPSedes e no convênio entre a Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora convidada no Curso de Especialização em Psicologia da Infância promovido pelo setor de saúde mental do departamento de pediatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Especialista em Terapia Familiar pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Participante da coordenação do projeto Psicodrama Público no Centro Cultural São Paulo (CCSP) desde 2004. Membro da diretoria de Ensino e Ciência da Febrap, como coordenadora do Núcleo de Pesquisa nas gestões de 2003 a 2006. Autora de livros e de artigos publicados em revistas especializadas. Atende crianças, adultos, famílias e grupo em consultório de psicoterapia.
Psicóloga formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP) em 1966. Especializou‑se em Psicologia Clínica na Clínica Sedes Sapientiae, em 1968. Psicodramatista credenciada pela Asociación Argentina de Psicodrama y Psicoterapia de Grupo (AAPPG). Professora, supervisora e terapeuta pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Pioneira em trabalhos com grandes grupos, realizou mais de 60 psicodramas públicos, tanto em grandes auditórios como em praças e ruas de São Paulo. Membro do grupo de coordenação responsável pela realização dos Psicodramas Públicos no Centro Cultural São Paulo, desde 2004, e coordenadora do grupo de 2011 a 2013. Autora dos livros Jogos dramáticos (Ágora, 1994) e O lúdico nos grupos (Ágora, 2012) e organizadora dos livros Técnicas fundamentais do psicodrama (Ágora, 1998) e Psicodrama em espaços públicos – Práticas e reflexões (Ágora, 2014), com Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler. Também escreveu diversos artigos publicados em livros e revistas especializadas.
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Experiências diversas foram aqui reunidas mostrando trabalhos que conduzem a uma nova consciência de responsabilidade ao se viver em grupo e dos modos de intervir nas relações e na prática de cidadania. Para profissionais das áreas de saúde, psicologia, serviço social, educação e terceiro setor, entre outros.
Esta obra integra as linguagens do teatro e do psicodrama para contar a trajetória de uma modalidade brasileira relativamente pouco estudada, que interage com o público de maneira improvisada, gerando real interlocução entre palco e plateia: o Teatro de Reprise. Também reflete sobre como acontece o processo de transformação, o aprofundamento de temas e até a aprendizagem mútua, na coconstrução e corresponsabilização propiciadas pela metodologia, por meio da mobilização do coconsciente e do coinconsciente grupais.
Este livro aborda a dinâmica de diversos tipos de grupo e oferece métodos para intervir em conflitos. O foco são métodos socioterapêuticos de ação com o objetivo de amenizar o sofrimento coletivo, fomentar o diálogo empático em famílias, instituições, escolas, empresas e contribuir para a justiça. Traz ainda reflexões sobre práticas relacionadas à psicoterapia psicodramática grupal, ao sociodrama e aos jogos dramáticos.
Uma amostragem clara e objetiva do uso do sociodrama na formação de pessoas capazes de promover o resgate da cidadania e dos Direitos Humanos. A autora descreve trabalhos que permitiram a boa comunicação entre conselheiros tutelares e famílias, tendo como resultado o surgimento de multiplicadores. Para profissionais das áreas de psicologia, educação, saúde e serviço social.
O sociodrama é um método criado por J. L. Moreno que permite a validação e a resolução de conflitos entre membros de um grupo. Partindo de sua experiência clínica, os autores deste livro mostram que existe uma maneira “brasileira” de colocar o sociodrama em prática, transformando-o em um dos instrumentos científicos de ação social.
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