ISBN: 9788571833548

Processos grupais e intervenções psicossociais

Ações e reflexões

Organizador(es): Andréia De Conto Garbin, Bruna Suruagy do Amaral Dantas, Maria Aparecida Fernandes Martin

Autor(es): Adriana Ricci dos Santos, Aline Souza Martins, Allan Henrique Gomes, Ana Carolina Fávaro de Almeida Costa, Ana Lúcia Ramos Pandini, Andréia De Conto Garbin, Beatriz Fernandes Martin Farias, Beatriz Gomes Barbosa, Beatriz Guardino Chohfi, Bruna Castiñeiras Lopes, Bruna Suruagy do Amaral Dantas, Bárbara Nascimento Rossetto, Camilla Marques Grimaldi, Carla Belandrino Rusig, Danielle Laina de Godoi Erbolato, Denise de Moraes Zucato, Eliane Regina Pereira, Evelyn Torres Piconi, Giovana Lo Prete Fazan, Giovanna Carletti Al Makul, Giovanna Seixas Farinassi, Giovanna de Sousa Riça, Ian Garcia Yamin, Isadora Simões de Souza, Joulber Carvalho, Joyce Paiva, Julia Caldas, Lara Silveira Pillon, Luana Matsuda Torres, Lucas Cordon Martines, Luisa de Almeida Prado Arruda Pignalosa, Maria Aparecida Fernandes Martin, Mariana Bastos Deolindo, Mariana Luzia Aron, Mariana de Mello Andreis, Marina Alves Martins, Michelle Yejin Shim, Nataly Santana de Melo, Raul Alves Barreto Lima, Robson Jesus Rusche, Sabrina Giaretta Brasil, Sara Kissimoto, Susete Figueiredo Bacchereti, Thainara da Rocha Jarillo, Victor Abreu Maskalenka

Em um Brasil marcado por profundas desigualdades sociais e econômicas, a psicologia social se posiciona como um campo vital para a transformação e a emancipação. Nesse sentido, esta obra fundamental não apenas revisita a rica tradição das práticas grupais no país, mas também oferece ferramentas e insights cruciais para enfrentar os desafios contemporâneos.
Organizado por Maria Aparecida Fernandes Martin, Bruna Suruagy do Amaral Dantas e Andréia De Conto Garbin, este livro transcende a teoria, apresentando diversas experiências concretas em contextos de vulnerabilidade social. Da desconstrução do racismo em Centros para Crianças e Adolescentes (CCA) à reconstrução de existências em instituições de acolhimento para pessoas em situação de rua, cada capítulo ilustra a potência do grupo como espaço de coconstrução, conscientização e resistência.
A obra se aprofunda nas perspectivas teóricas e metodológicas dos processos grupais, dialogando com autores como Paulo Freire e Enrique Pichon-Rivière, e explora abordagens que vão do psicodrama à psicologia analítica. Contudo, seu grande diferencial reside na articulação entre a teoria e a prática transformadora, revelando como a intervenção psicossocial pode operar a partir do “comum”, desafiando a lógica individualizante e meritocrática que invisibiliza as opressões. Assim, esta é uma leitura indispensável para estudantes, pesquisadores e profissionais da psicologia e de áreas afins que buscam compreender e intervir nas complexas dinâmicas sociais brasileiras.

R$113,50

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ISBN: 9788571833548

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Editora: Editora Ágora

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Detalhes do Livro

ISBN 9788571833548
REF: 20354
Edição 1
Ano 2025
Nº de Páginas 296
Formato 1,40 × 17 × 24 cm

Andréia De Conto Garbin

Psicóloga com mestrado e doutorado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Professora e supervisora de estágio dos cursos de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) até 2024. Atuou na Secretaria de Estado da Saúde e nos municípios de Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André e São Paulo. Atualmente, é docente da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

Bruna Suruagy do Amaral Dantas

Psicóloga; mestre e doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com estágio de doutoramento na Universidad Complutense de Madrid (Espanha). Professora de Psicologia Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Desenvolve pesquisas sobre as relações entre democracia, religião e política, os novos movimentos religiosos e as crises da democracia ocidental.

Maria Aparecida Fernandes Martin

Maria Aparecida Fernandes MartinPsicóloga pela Universidade Guarulhos. Mestre e doutora em Ciências do Desenvolvimento Humano pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Psicodramatista pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS). Professora/supervisora de estágios de Práticas Psicossociais com Grupos e Psicologia Comunitária do curso de Psicologia no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde do Mackenzie (CCBS). Coordenadora do projeto de extensão Fique Vivo — Clínica Social (UPM). Professora/supervisora e presidente da ABPS. Atua principalmente nos seguintes temas: clínica psicológica infantil e de adultos, avaliação psicológica, desenvolvimento humano, psicologia social, educação, grupos clínicos e psicossociais, formação em saúde e psicodrama. Co-organizadora de Masp, 1970: o psicodrama (Summus, 2010).

Adriana Ricci dos Santos


Psicanalista e psicóloga (Universidade de São Paulo — Ribeirão Preto), mestre em Psicologia social pela Universidade de São Paulo (USP). Entre 2021 e 2023, foi docente na graduação em Psicologia e supervisora de estágios nas áreas de práticas psicossociais com grupos e psicologia organizacional e do trabalho na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Coordenou a especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho na mesma instituição, onde atua como professora convidada na pós-graduação. Trabalha com atendimento clínico em psicanálise e orientação profissional e de carreira.

Aline Souza Martins


Psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora e mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Estágio no exterior: Birkbeck University of London (2018). Psicanalista e professora de Psicologia da USP. Foi professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) entre 2019 e 2024. Coordenadora do Laboratório de Psicanálise Sociedade e Política (Psopol‐USP) e do Grupo de Estudos, Pesquisas e Escritas Feministas (Gepef). Escreveu e organizou os livros Por que a guerra? Política e subjetividade de jovens envolvidos na guerra do tráfico de drogas: um ensaio sem resposta (CRV, 2024) e Limiares: desafios contemporâneos da psicanálise (Blucher, 2024).

Allan Henrique Gomes


Professor adjunto na Universidade da Região de Joinville (Univille), lecionando no curso de Psicologia e atuando como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-Univille). Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integra o Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas para Educação e Infância (GPEI) e coordena o projeto de pesquisa-intervenção Percurso de Formação e Trabalho Docente no campo da Desigualdade Social (Performa/Univille).

Ana Carolina Fávaro de Almeida Costa


Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Estagiou na disciplina de Práticas Psicossociais com Grupos em um centro juvenil da cidade de São Paulo durante o primeiro semestre de 2023.

Ana Lúcia Ramos Pandini


Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Mestre em Psicologia Clínica e doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Psicoterapeuta na abordagem junguiana há 38 anos. Foi psicóloga hospitalar no Hospital das Clínicas da FMUSP e na Santa Casa de São Paulo. Professora universitária e supervisora há 27 anos na área de Psicologia Analítica, Psicologia da Saúde e Modalidades de Trabalhos com Grupos no curso de Psicologia, sendo há 17 anos na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Coordenadora de grupos em psicologia analítica com o uso do sandplay. Coordenadora do Laboratório de Psicologia Analítica do Laboratório Imaginando Outras Realidades (Lior) na UPM.

Andréia De Conto Garbin


Psicóloga com mestrado e doutorado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Professora e supervisora de estágio dos cursos de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) até 2024. Atuou na Secretaria de Estado da Saúde e nos municípios de Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André e São Paulo. Atualmente, é docente da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

Bárbara Nascimento Rossetto


Psicóloga voluntária na Unidade de Psiquiatra Infantil da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Estagiou na disciplina de Psicologia Comunitária, no “Elas Cuidam — Grupo de Apoio Psicológico a Trabalhadoras Domésticas”, na cidade de São Paulo, em 2022 e 2023. Pós-graduanda em Análise do Comportamento aplicado à Infância, Adolescência e Parentalidade no Instituto Par.

Beatriz Fernandes Martin Farias


Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Estagiou na disciplina de Práticas Psicossociais com Grupos em um Centro para Crianças e Adolescentes, na cidade de São Paulo, durante o primeiro semestre de 2023. Realizou estágios na área de psicologia da saúde em UBS na cidade de São Paulo e na área de psicologia comunitária em um movimento social por moradia. Especializanda no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Santos.

Beatriz Gomes Barbosa


Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Estagiou na disciplina de Práticas Psicossociais com Grupos em um Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), na cidade de São Paulo, durante o primeiro semestre de 2023. Atua como psicóloga clínica de crianças e adolescentes.

Beatriz Guardino Chohfi


Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Estagiou na disciplina de Psicologia Comunitária no “Elas Cuidam — Grupo de Apoio Psicológico a Trabalhadoras Domésticas”, na cidade de São Paulo, durante o segundo semestre de 2022 e o primeiro semestre de 2023. Especializanda em Atenção Psicossocial pelo Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS/SP pelo Centro de Atenção Psicossocial Professor Luís da Rocha Cerqueira. Atua na área da saúde mental desde 2021, como acompanhante terapêutica de crianças, adolescentes e adultos pela Equipe Passos de Acompanhamento de Terapêutico.

Bruna Castiñeiras Lopes


Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Estagiou na disciplina de Práticas Psicossociais com Grupos em uma escola de educação infantil, na cidade de São Paulo, durante o primeiro semestre de 2023 e, em 2024, na disciplina de Psicologia Escolar em uma escola municipal com um projeto de educação sexual. Estagiou ainda como acompanhante terapêutica em ambiente clínico e escolar e atuou com pesquisa na área da educação no Instituto Ayrton Senna. Atualmente, trabalha como auxiliar no projeto de desenvolvimento socioemocional do Colégio Nossa Senhora do Rosário (SP).

Bruna Suruagy do Amaral Dantas


Psicóloga; mestre e doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com estágio de doutoramento na Universidad Complutense de Madrid (Espanha). Professora de Psicologia Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Desenvolve pesquisas sobre as relações entre democracia, religião e política, os novos movimentos religiosos e as crises da democracia ocidental.

Camilla Marques Grimaldi


Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Estagiou na disciplina de Práticas Psicossociais de Grupos em 2022. Tem experiência com intervenções em saúde mental nos contextos da clínica ampliada e da luta antimanicomial. Trabalha como acompanhante terapêutica em ambiente escolar desde 2022. Nos anos de 2023-2024, realizou práticas de cuidado através de oficinas artísticas e convivência no Instituto Casa do Todos, estagiou na área de psicologia comunitária pelo projeto CCA do Dom Bosco e atuou no projeto Fique Vivo — Clínica Social (UPM) atendendo pessoas em situação de rua. Atualmente, atua como psicóloga clínica na modalidade online. Aperfeiçoou-se em Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Adolescentes e Jovens na Fundação Oswaldo Cruz (MS).

Carla Belandrino Rusig


Formada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Estagiou na disciplina de Práticas Psicossociais com Grupos em organização humanitária, na cidade de São Paulo, durante o segundo semestre de 2021. Psicóloga clínica em consultório particular e psicanalista em formação pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.

Danielle Laina de Godoi Erbolato


Graduada em Psicologia e em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e cursa especialização em Direitos Humanos pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Em sua prática clínica, atende adolescentes e adultos, de forma individual e em grupo. No âmbito social e comunitário, atua em instituições e projetos comprometidos com redução de desigualdades sociais, fortalecimento do protagonismo feminino, promoção da saúde integral e cuidados às pessoas envolvidas com o cuidar.

Denise de Moraes Zucato


Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Consultora em mudança organizacional formada pelo Tavistock Institute of Human Relations (Londres). Mestre em Sustentabilidade e Gestão de Riscos pelo Institut d’Études Politiques de Paris (Scisences Po) e bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atuou como estagiária da disciplina Práticas Psicossociais com Grupos na UPM e como bolsista de pesquisa no projeto “Avaliação de grupos psicoterapêuticos de mediação para vítimas de violência realizados no Serviço-Escola da UPM”, financiado pelo MackPesquisa.

Eliane Regina Pereira


Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pós-doutorado em Psicologia Social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua na área da psicologia e saúde, com ênfase em psicologia social e nos processos de criação em contextos de saúde.

Evelyn Torres Piconi


Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Cursou o estágio da disciplina de Práticas Psicossociais com Grupos em organização humanitária, na cidade de São Paulo, durante o segundo semestre de 2021. Psicóloga clínica em consultório particular, com experiência em atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social adquirida em atuação no conselho tutelar.

Giovana Lo Prete Fazan


Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Estagiou na disciplina de Práticas Psicossociais com Grupos em um Centro para Crianças e Adolescentes, na cidade de São Paulo, durante o primeiro semestre de 2023. Realizou estágios na área de psicologia da saúde no contexto hospitalar e na área de psicologia comunitária em um Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps IJ). Atua como educadora em escola infantil e também como psicóloga clínica.

Giovanna Carletti Al Makul


Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Estagiou na disciplina de Práticas Psicossociais com Grupos no Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo de São Paulo (Cedesp), durante o segundo semestre de 2021. Atua na área clínica com foco no atendimento infantil, fundamentado na terapia cognitivo-comportamental (TCC) e em práticas da análise do comportamento aplicada (ABA). Realiza intervenções individualizadas e orientação parental com o objetivo de promover o desenvolvimento emocional, comportamental e social das crianças.

Giovanna de Sousa Riça


Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Estagiou na disciplina de Práticas Psicossociais com Grupos de Jovens Aprendizes em um centro juvenil, na cidade de São Paulo, durante o primeiro semestre de 2023. Atuou no Projeto Quixote em 2024, com foco em promoção da saúde mental e intervenção comunitária com pré-adolescentes. Atualmente, é psicóloga clínica com abordagem analítico-comportamental, realizando atendimentos individuais com adolescentes e adultos. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Comportamento Humano e Sociedade da UPM, dedicando-se às relações entre comportamento, cultura e subjetividade.

Giovanna Seixas Farinassi


Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Estagiou na disciplina de Práticas Psicossociais com Grupos em um Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), na cidade de São Paulo, durante o primeiro semestre de 2023. Atua na área da psicologia organizacional e do trabalho.

Ian Garcia Yamin


Psicólogo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Estagiou na disciplina de Práticas Psicossociais com Grupos em um Centro para Crianças e Adolescentes, na cidade de São Paulo, durante o primeiro semestre de 2023.

Isadora Simões de Souza


Psicóloga, mestre em saúde mental pela Faculdade de Ciências Médicas pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Doutora em psicologia social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora e supervisora de estágio do curso de graduação em Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e da residência médica de psiquiatria da Escola Municipal de Saúde de São Paulo.

Joulber Carvalho


Psicólogo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Realizou o estágio de Práticas Psicossociais com Grupos no segundo semestre de 2020. Em 2022, produziu a pesquisa de iniciação científica Para que não se esqueça, para que se (re)conheça, para que nunca mais aconteça: um estudo sobre a importância da memória no enfrentamento ao trauma político.

Joyce Paiva


Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Realizou o estágio de Práticas Psicossociais com Grupos no segundo semestre de 2020.

Julia Caldas


Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Estagiou na disciplina de Práticas Psicossociais com Grupos no Serviço-Escola de Psicologia Mackenzie, na cidade de São Paulo, durante o segundo semestre de 2022.

Lara Silveira Pillon


Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Estagiou na disciplina de Práticas Psicossociais com Grupos no Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca), na cidade de São Paulo, durante o primeiro semestre de 2023. Especializanda no curso Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica: Clínica e Política na Transformação das Práticas no Instituto Sedes Sapientiae. Trabalhadora do Sistema Único de Assistência Social (Suas), em centro de acolhida para população em situação de rua na cidade de São Paulo.

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Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Estagiou na disciplina de Práticas Psicossociais com Grupos em um Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), na cidade de São Paulo, durante o primeiro semestre de 2023.

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Psicólogo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Foi pesquisador do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic) pela UPM, com projeto intitulado “Concepções e posicionamentos de estudantes de psicologia acerca da internação compulsória de pessoas que realizam uso abusivo de drogas”. Foi estagiário de psicologia no Centro de Atenção Multidisciplinar (CAM) da Regional Criminal da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Estagiou na disciplina de Práticas Psicossociais com Grupos em um Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), na cidade de São Paulo, durante o primeiro semestre de 2023. Especializando em Saúde Mental e Psicoterapia Psicanalítica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Luisa de Almeida Prado Arruda Pignalosa


Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Estagiou na disciplina de Práticas Psicossociais com Grupos em um Centro Juvenil, na cidade de São Paulo, durante o primeiro semestre de 2023. Psicóloga clínica em consultório particular e pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental no Centro de Terapia Cognitiva Veda.

Maria Aparecida Fernandes Martin


Maria Aparecida Fernandes Martin

Psicóloga pela Universidade Guarulhos. Mestre e doutora em Ciências do Desenvolvimento Humano pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Psicodramatista pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS). Professora/supervisora de estágios de Práticas Psicossociais com Grupos e Psicologia Comunitária do curso de Psicologia no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde do Mackenzie (CCBS). Coordenadora do projeto de extensão Fique Vivo — Clínica Social (UPM). Professora/supervisora e presidente da ABPS. Atua principalmente nos seguintes temas: clínica psicológica infantil e de adultos, avaliação psicológica, desenvolvimento humano, psicologia social, educação, grupos clínicos e psicossociais, formação em saúde e psicodrama. Co-organizadora de Masp, 1970: o psicodrama (Summus, 2010).

Mariana Bastos Deolindo


Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Estagiou na disciplina de Práticas Psicossociais com Grupos em organizações humanitárias, na cidade de São Paulo, durante o segundo semestre de 2021. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo (USP, bolsa Capes). Pesquisadora do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política com atuação no Grupo Veredas: Psicanálise e Imigração (USP). Atua como psicóloga clínica em consultório particular.

Mariana de Mello Andreis


Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada e Estratégias Naturalistas aplicadas ao autismo e atrasos no desenvolvimento pelo Instituto Singular. Atua como Terapeuta ABA (análise do comportamento aplicada) e acompanhante terapêutica escolar com crianças autistas.

Mariana Luzia Aron


Psicóloga (2000) e mestre em Psicologia Social (2003) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora universitária e supervisora nas áreas de psicologia da saúde e comunitária há 24 anos, sendo há sete anos na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Coordenadora do Projeto Fique Vivo — Clínica Social (UPM).

Marina Alves Martins


Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo pela Faculdade Metropolitana. Atua como terapeuta ABA (análise do comportamento aplicada) e acompanhante terapêutica escolar com crianças autistas, além de palestrante institucional sobre neurodiversidade e saúde mental.

Michelle Yejin Shim


Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) a Indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo pela Faculdade Israelita Albert Einstein. Estagiou na disciplina de Práticas Psicossociais com Grupos, em uma escola de educação infantil na cidade de São Paulo, durante o primeiro semestre de 2023, e na disciplina de Orientação Profissional no serviço‐escola de psicologia da UPM.

Nataly Santana de Melo


Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Realizou o estágio de Práticas Psicossociais com Grupos no segundo semestre de 2020. Tornou-se especialista em Saúde Mental pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Itapeva. Nicole Mayumi Nakagawa Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Educadora certificada para o ensino de adultos na língua inglesa pela Universidade de Cambridge (Celta). Estagiou na disciplina de Práticas Psicossociais com Grupos em um centro juvenil, na cidade de São Paulo, durante o primeiro semestre de 2023, e nas áreas de psicologia clínica analítico-comportamental e psicologia jurídica no Polo de Prevenção à Violência Doméstica e Sexual do Círculo dos Trabalhadores Cristãos da Vila Prudente, em 2024. Foi pesquisadora no projeto Avaliação de Grupos Psicoterapêuticos de Mulheres Sobreviventes de Violência Doméstica com o Método Fotolinguagem© na UPM. Atualmente, atende como psicóloga clínica na abordagem analítico-comportamental e integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Comportamento Humano e Sociedade da UPM, dedicando-se às relações entre comportamento, ética e políticas públicas.

Raul Alves Barreto Lima


Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor no curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Coordenador do Grupo de Apoio às Masculinidades para Estudantes de Psicologia (Gamepsi) e do Laboratório Imaginando Outras Realidades (Lior), ambos da UPM.

Robson Jesus Rusche


Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela mesma instituição. Foi coordenador de educação e cultura na Fundação de Amparo aos Trabalhadores Presos (Funap) e consultor da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos. Atualmente é professor do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Tem experiência nas áreas de psicologia institucional, grupos e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia social, processos grupais, análise institucional, pedagogia social, psicologia do desenvolvimento humano, teatro e arte-educação.

Sabrina Giaretta Brasil


Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Estagiou na disciplina de Práticas Psicossociais com Grupos em um Centro para Crianças e Adolescentes, na cidade de São Paulo, durante o primeiro semestre de 2023. Realizou estágios na área de psicologia da saúde no Centro de Referência da Diversidade e na área de psicologia comunitária no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III.

Sara Kissimoto


Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Estagiou na disciplina de Práticas Psicossociais com Grupos em uma escola de educação infantil, na cidade de São Paulo, durante o primeiro semestre de 2023. Na área da psicologia comunitária estagiou, em 2024, em um Centro Temporário de Acolhimento para homens em situação de vulnerabilidade social.

Susete Figueiredo Bacchereti


Psicóloga pela Universidade Guarulhos, com licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nove de Julho, licenciatura e bacharelado em Psicologia pela Universidade Guarulhos e mestrado em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Professora e supervisora de estágio de Psicologia Escolar e Práticas Psicossociais de Grupos da UPM. Tem experiência nas áreas de psicologia escolar, educação, formação de professores e programas de apoio aos discentes.

Thainara da Rocha Jarillo


Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Estagiária da disciplina de Psicologia Comunitária no “Elas Cuidam — Grupo de Apoio Psicológico a Trabalhadoras Domésticas”, na cidade de São Paulo, durante 2023.

Victor Abreu Maskalenka


Psicólogo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Estagiou na disciplina de Práticas Psicossociais com Grupos em um Centro para Crianças e Adolescentes, na cidade de São Paulo, durante o primeiro semestre de 2023. Plantonista psicológico na Praça do Acolhimento, que atua com a população do centro de São Paulo.

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