Detalhes do Livro
ISBN | 9786555491562 |
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REF: | 12156 |
Edição | 1 |
Ano | 2025 |
Nº de Páginas | 128 |
Peso | 0,166 kg |
Formato | 0,60 × 14 × 21 cm |
Autor(es): Daniela Bai, Sheila Antony
O terapeuta criativo combina arte e teoria para ajudar os clientes a explorar pensamentos, emoções e experiências que são difíceis de acessar apenas pela comunicação verbal. Utilizando diferentes formas de expressão artística, como pintura, dança, escrita e desenho, ele cria um ambiente seguro para abordar questões profundas, confrontar traumas, descobrir novas perspectivas e encontrar soluções para problemas psicológicos. Com essa abordagem inovadora e sensível, o profissional incentiva os pacientes a experimentar novas maneiras de ser no mundo. Este livro reúne uma miríade de recursos e técnicas que fazem emergir figuras escondidas no fundo das vivências dos pacientes. Entrar em contato com tais figuras amplia sua awareness e, por que não dizer, a do próprio psicoterapeuta. Permita-se mergulhar nestas páginas e ampliar seu potencial criativo!
R$55,60
ISBN | 9786555491562 |
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REF: | 12156 |
Edição | 1 |
Ano | 2025 |
Nº de Páginas | 128 |
Peso | 0,166 kg |
Formato | 0,60 × 14 × 21 cm |
Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF
Neste livro – publicado mais de 25 anos depois de Descobrindo crianças, que a consagrou –, Violet Oaklander compartilha com os leitores sua vasta experiência como Gestalt-terapeuta de crianças e adolescentes. A autora reflete sobre os principais problemas que levam crianças e adolescentes à terapia e sobre os fatores desenvolvimentais e sociais que interferem no desenvolvimento saudável. Entendendo que os comportamentos inadequados são sintomas, apresenta um processo terapêutico que visa ajudar a criança a aguçar os sentidos, reconectar-se com seu corpo, fortalecer o self, expressar suas emoções e adquirir awareness de seus padrões de resposta a situações de tensão e estresse, criando assim as condições necessárias para que a mudança aconteça. Para tanto, faz uso das mais variadas técnicas expressivas, criativas e projetivas, que apresenta de maneira clara e detalhada. O livro traz, ainda, muitos exemplos de casos, além de abordar as especificidades dos diferentes contextos terapêuticos, como o trabalho com crianças muito pequenas, o trabalho com adolescentes e a terapia individual, familiar e em grupos. Há um capítulo inteiro dedicado à raiva – este sentimento tão humano que, porque mal compreendido, está na origem de tantos problemas – e outro que traz um olhar gestáltico e humanizado para o tratamento de crianças com sintomas de TDAH. Com linguagem clara e acessível, esta obra interessará não só a psicoterapeutas, mas também a pais e mães, e a todo profissional ligado à infância e à adolescência.
Esta é a primeira exposição histórico-crítica feita em nosso país sobre a Gestalt-terapia e seus principais conceitos. O livro é útil não só a gestalt-terapeutas mas também a terapeutas de grupo de outras abordagens. Permite confrontar sua experiência como uma reflexão em nível teórico-prático.
São conhecidas as dificuldades vividas por professores, familiares, educadores e profissionais da área de saúde ao lidar com adolescentes. Neste livro, autores experientes mostram diversas modalidade de atendimento a adolescentes, tanto na clínica quanto em instituições. Temas como bullying, intervenção psicológica, orientação profissional e conflitos familiares são abordados em profundidade.
Entrelaçando teoria e prática, Luciana Aguiar constrói uma obra dinâmica, atual e completa. Entre os temas abordados estão o desenvolvimento da psicoterapia infantil, a concepção de ser humano em Gestalt-terapia, a família na perspectiva gestáltica, o funcionamento saudável e não saudável, a compreensão diagnóstica em Gestalt-terapia com crianças, o processo terapêutico e o trabalho com os responsáveis e a escola.
Baseando-se na teoria gestáltica, em especial no ciclo de contato proposto por Zinker, e influenciada pela teoria winnicottiana, Carla Cristina Poppa oferece ao leitor novas maneiras de fazer o manejo terapêutico na psicoterapia de crianças. De forma dinâmica e inovadora, a autora reflete sobre a necessidade de construir um raciocínio clínico que permita realizar intervenções com maior segurança, tanto com a criança quanto com seus pais – aspecto por vezes deixado de lado por muitos profissionais. Assim, a psicoterapia pode representar um suporte temporário para a criança até que ela tenha atravessado o impasse em seu desenvolvimento e seus pais tenham assimilado os recursos necessários para sustentar seu desenvolvimento com maior autonomia. Embasado também em casos clínicos, este livro é direcionado tanto a Gestalt-terapeutas que desejam adquirir novos conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil quanto aos pais interessados no comportamento dos filhos e em ampliar sua capacidade de comunicação com eles.
Partindo do pressuposto de que a infância é o período ideal para trabalhar problemas e conflitos, os autores desta obra expõem sua forma de usar a Gestalt-terapia para acolher as crianças. Entre os temas discutidos estão: a necessidade de ser mais flexível e de aprender junto com o paciente; a realidade das crianças que vivem em orfanatos/abrigos; e a importância de ter a família como aliada.
Ampliando ainda mais o tema da clínica gestáltica na infância, Sheila Antony e Rosana Zanella compilam nesta obra um vasto conteúdo teórico, clínico e prático para tratar a criança em sofrimento. Escritos por profissionais extremamente experientes, os capítulos mergulham em temas caros à abordagem gestáltica, como a presença, o heterossuporte e o uso de atividades lúdico-terapêuticas para expandir a awareness desse público. Além disso, fica claro a cada página que a tríade terapeuta-criança-família é cocriadora de fenômenos emocionais e comportamentais que levam à cura, à transformação e à ressignificação dos dramas vividos.
“Este livro […] amplia o escopo dos cuidados e intervenções aplicados na área infantil, entrelaçando teoria e prática clínica. Aqui, a criança se torna protagonista e é figura do enredo proposto pela obra, composta de consistentes pontos de vista apresentados pelas profissionais da área infantil gestáltica que se dedicam ao acolhimento do sofrimento e do desenvolvimento de crianças.”
Publicado originalmente em 1978 e traduzido para dezoito idiomas, este livro é o resultado do trabalho pioneiro de Violet Oaklander no uso da abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. Mesmo antes de se tornar Gestalt-terapeuta, Violet já tinha vasta experiência com crianças na educação formal e não formal. Por suas propostas educativas pouco convencionais, foi convidada a dar aulas num programa de educação especial para crianças com dificuldades emocionais. Com esses alunos, experimentou as mais variadas técnicas a fim de lhes proporcionar vivências lúdicas, sensoriais e expressivas, trabalho que, posteriormente, foi aprofundado no contexto clínico à luz da Gestalt-terapia. Ela atribui à sua capacidade de evocar memórias vívidas da infância — não dos fatos, mas de como é ser criança — sua facilidade para se conectar com as crianças e ajudá-las a construir relações saudáveis com seu meio. Nestas páginas, recheadas de ideias e relatos de caso, Violet compartilha, de maneira honesta e generosa, com seus erros e acertos, como se dá, no chão da sala de aula ou do consultório, o seu trabalho com crianças e adolescentes — e tudo que aprendeu com eles.
A Gestalt-terapia considera o indivíduo um ser em processo, dotado da capacidade de se transformar ao longo do percurso de acordo com as relações que estabelece consigo, com os outros e com o mundo. Compreendendo a adolescência como uma fase em que passado e futuro se relacionam diretamente com o presente, os autores desta obra usam de toda sua expertise para trazer uma nova compreensão dessa delicada fase da vida. Entre os assuntos abordados aqui estão a psicoterapia breve com essa faixa etária, vulnerabilidades, depressão, desconhecimento e descoberta, relações familiares, parentalidade, uso excessivo da tecnologia e rodas de conversa como modalidade terapêutica – temas atuais e contemporâneos que levam o leitor a refletir sobre a teoria e as experiências práticas aqui relatadas. Prefácio de Jorge Ponciano Ribeiro.
Este livro reúne duas áreas modernas no campo da psicologia: a terapia familiar e a arteterapia. Inova no campo ao apresentar concepções arteterapêuticas fundamentadas nas linhas sistêmicas mais conhecidas. A abordagem social construtivista, a estrutural, a estratégica e a paradoxal. Enfatiza a importância de um sólido conhecimento teórico na prática arteterapêutica, e apresenta casos que ilustram a utilização de atividades artísticas integradas ao processo psicoterápico com famílias.