ISBN: 9788571832244

Terapia de família com adolescentes

Organizador(es): Gisela Castanho, Maria Luiza Dias

Autor(es): Carlos Amadeu Botelho Byington, Claudia Bruscagin, Dalmiro M. Bustos, Gisela Castanho, Helena Maffei Cruz, Lisette Weissmann, Maria Amalia Faller Vitale, Maria Luiza Dias, Maria Regina Castanho França, Maria Rita D’Angelo Seixas, Marianne Ramos Feijó, Nairo de Souza Vargas, Rosa Maria Stefanini Macedo, Rosana Galina, Ruth Blay Levisky, Sandra Fedullo Colombo, Sonia Thorstensen, Suzanna Amarante Levy, Vanda Lucia Di Yorio Benedito

A clínica com adolescentes vem recebendo cada vez mais atenção de pesquisadores e profissionais da psicologia. Porém, ainda são raras as publicações que tratam da terapia de família com jovens, modalidade cuja procura cresce tanto em consultórios particulares quanto em instituições.Visando suprir essa lacuna, Gisela Castanho e Maria Luiza Dias reuniram profissionais experientes para discutir o papel do terapeuta diante das famílias com adolescentes. Oriundos de diversas abordagens, os autores desta obra compartilham seu conhecimento de forma generosa, compondo um painel rico e instigante sobre temas como conjugalidade, parentalidade, abuso físico e moral, autoridade, adoção e tecnologia. Obra fundamental para terapeutas de qualquer filiação e também para estudantes de Psicologia.

Em estoque

R$95,50

ISBN: 9788571832244

Assunto:

Editora: Editora Ágora

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:

Detalhes do Livro

ISBN 9788571832244
REF: 20224
Edição 2
Ano 2019
Nº de Páginas 288
Peso 0.469 kg
Formato 17 × 24 cm

Gisela Castanho

Gisela CastanhoPsicóloga pela Universidade de São Paulo (USP). Psicodramatista pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP). Especialista em Psicoterapia de Adolescentes e em Terapia de Casal e Família. Professora supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Professora em cursos de pós-graduação em Psicodrama. Sócia titular da Associação Paulista de Terapia Familiar (APTF). Orientadora vocacional e autora de livros e diversos artigos publicados.

Maria Luiza Dias

Maria Luiza DiasPsicóloga, cientista social e mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora e docente do curso de especialização em Psicanálise de Família e do Casal da Clínica Laços. Membro fundador da Associação Brasileira de Terapia Familiar (Abratef) e membro titular da Associação Paulista de Terapia Familiar (APTF). Membro da Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família (AIPCF), da União Brasileira dos Escritores (UBE) e da Associação Brasileira dos Orientadores Profissionais (Abop). Presidente da APTF de 2010 a 2012. Autora de diversos artigos e livros publicados. Atuação em consultório particular.

Carlos Amadeu Botelho Byington

Médico psiquiatra e analista junguiano. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-graduado em Psicologia Analítica pelo Instituto C. G. Jung de Zurique. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA) e membro analista da Sociedade Internacional de Psicologia Analítica. Título de Notório Saber em Psicologia Analítica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Criador da psicologia simbólica junguiana, do conceito de arquétipo da alteridade e da teoria arquetípica da história. Atuação em consultório particular (atendimento a indivíduos, casais e famílias). Coordenador de grupos de estudo e de supervisão e seminários no Curso de Formação de Analistas da SBPA. Docente da disciplina Psicologia Simbólica Junguiana no curso de especialização do Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo. Participa de seminários de psicologia simbólica junguiana em cursos de formação de analistas junguianos em Santiago, Buenos Aires, Caracas e Montevidéu, onde recebeu o título de professor ad honoren da Faculdade de Psicologia da Universidade Católica do Uruguai (Damaso A. Larrañaga). Publicou diversos artigos e livros.

Claudia Bruscagin

Psicoterapeuta familiar. Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora e supervisora do curso de especialização em Terapia Familiar e de Casal do Núcleo de Família e Comunidade da PUC-SP.

Dalmiro M. Bustos

Doutor em Medicina, com especialização em Psiquiatria Clínica e Higiene Mental. Formou-se diretor de psicodrama pelo Instituto J. L. Moreno, em Nova York, em 1974. É autor de vários livros e atua regularmente na Argentina, no Brasil e em vários outros países. Contato: bustosdalmiro@gmail.com

Gisela Castanho

Psicóloga pela Universidade de São Paulo (USP). Psicodramatista pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP). Especialista em Psicoterapia de Adolescentes e em Terapia de Casal e Família. Professora supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Professora em cursos de pós-graduação em Psicodrama. Sócia titular da Associação Paulista de Terapia Familiar (APTF). Orientadora vocacional e autora de livros e diversos artigos publicados.

Helena Maffei Cruz

Socióloga e psicóloga. Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Terapeuta de casal e família. Sócia-fundadora e docente do Instituto Familiae de São Paulo. Organizadora de livros e autora de artigos em revistas nacionais e internacionais.

Lisette Weissmann

Psicóloga pelo Instituto de Filosofia, Ciencias y Letras do Uruguai. Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especializada em Psicanálise de Casal e Família. Membro fundador da Asociación Uruguaya de Psicoanalisis de Las Configuraciones Vinculares. Supervisora habilitante da Asociación Uruguaya de Psicoterapia Psicoanalítica. Professora do Centro de Estudos Psicanalíticos e da Business School de São Paulo (BSP). Consultora nos treinamentos interculturais com expatriados.

Maria Amalia Faller Vitale

Terapeuta familiar. Professora doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Didata e supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Membro da diretoria da Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (Neca). Membro titular da Associação Paulista de Terapia Familiar (APTF). Organizadora de livros e autora de textos no campo da terapia familiar.  

Maria Luiza Dias

Psicóloga, cientista social e mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora e docente do curso de especialização em Psicanálise de Família e do Casal da Clínica Laços. Membro fundador da Associação Brasileira de Terapia Familiar (Abratef) e membro titular da Associação Paulista de Terapia Familiar (APTF). Membro da Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família (AIPCF), da União Brasileira dos Escritores (UBE) e da Associação Brasileira dos Orientadores Profissionais (Abop). Presidente da APTF de 2010 a 2012. Autora de diversos artigos e livros publicados. Atuação em consultório particular.

Maria Regina Castanho França

Psicóloga. Psicodramatista pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (Sopsp). Terapeuta de alunos e supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Vice-presidente da Associação Paulista de Terapia Familiar (APTF) de 1993 a 1996 e de 2002 a 2004. Coordenadora do curso de Terapia de Casal do Instituto J. L. Moreno. Coautora de livros e autora de diversos artigos em revistas. Terapeuta de casal, de família e individual.

Maria Rita D’Angelo Seixas

Psicóloga clínica e psicodramatista. Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Didata e supervisora da Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Especialista em terapia de casal e de família. Mediadora de conflitos pela Mediativa. Docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) de 1998 a 2008, quando coordenou o Curso de Terapia Familiar em Hospital. Coordenadora da Escola de Sociodrama Familiar Sistêmico (Esofs). Coordenadora do Grupo de Estudo e Prevenção à Violência Doméstica da Associação Paulista de Terapia Familiar (GEV Pró-Paz APTF). Agente da Paz pelo Instituto Palas Athena. Terapeuta comunitária. Vice-presidente fundadora e coordenadora do Conselho Deliberativo e Científico da Associação Brasileira de Terapia Comunitária (CDC-Abratecom) entre 2006 e 2008. Membro do Conselho de Educadores da Escola de Pais do Brasil. Fundadora da APTF e presidente de 1992 a 1994 e de 2008 a 2010. Coordenadora do CDC da Associação Brasileira de Terapia Familiar (Abratef ) entre 2004 e 2006. Coordenadora da equipe de Histórico do CDC-Abratef de 2008 a 2010 e da equipe de formação do CDC-Abratef de 2010 a 2012. Presidente e coordenadora científica de vários congressos de psicodrama e terapia familiar. Coordenadora da V Jornada Paulista da APTF pela Paz, em 2009. Autora e organizadora de livros e artigos publicados.

Marianne Ramos Feijó

Psicóloga. Doutora e professora assistente no Departamento de Psicologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” em Bauru (Unesp-Bauru). Pós-doutoranda em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Doutora em Psicologia e especialista em Terapia Familiar e de Casal pelo Núcleo de Família e Comunidade (Nufac/PUC-SP).

Nairo de Souza Vargas

Psiquiatra. Professor doutor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Membro fundador da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA).

Rosa Maria Stefanini Macedo

Professora emérita da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Coordenadora da pós-graduação em Psicologia Clínica no Núcleo Família e Comunidade. Coordenadora do curso de especialização em Terapia Familiar e de Casal e do curso de Mediação (Cogeae/PUC-SP). Terapeuta de casal, de família e individual. Membro da International Family Therapy Association (Ifta), da American Family Therapy Academy (Afta), da Sociedade Interamericana de Psicologia (SIP) e da Associação Brasileira de Terapia Comunitária (Abratecom). Membro e cofundadora da Associação Brasileira de Psicoterapia (Abrap). Fundadora e membro da Associação Brasileira de Terapia Familiar (Abratef ) e da Associação Paulista de Terapia Familiar (APTF). Autora de livros e artigos científicos sobre família e terapia familiar. Pesquisadora do CNPq. Presidente da comissão científica do I Congresso Abratef. Presidente do VII e do XI Congressos Abratef.  

Rosana Galina

Terapeuta de casal e de família. Mestre em Psicologia, psicodramatista, didata e supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Membro fundador da Associação Brasileira de Terapia Familiar (Abratef ) e da Associação Paulista de Terapia Familiar (APTF). Membro da International Family Therapy Association (Ifta), da American Family Therapy Academy (AFTA). Fundadora e membro da Associação Brasileira de Psicoterapia (Abrap). Membro da diretoria da APTF em diversas gestões. Autora de livros e artigos científicos na área de atendimento a casal e família.

Ruth Blay Levisky

Psicóloga. Psicanalista de casais, famílias e grupos. Mestre e doutora em Genética Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Membro da Federação Latino-Americana de Psicoterapia Analítica de Grupo (Flapag) e do Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares (Nesme). Membro efetivo da comissão científica da Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família (AIPCF). Representante brasileira da Association Internationale de Psychanalyse de Couple et de Famille (AIPCF). Membro titular da Associação Paulista de Terapia Familiar (APTF). Autora e coordenadora de publicações. Organizadora de dois encontros brasileiros de psicanálise de casal e família na Universidade de São Paulo (USP).

Sandra Fedullo Colombo

Terapeuta de famílias e casais. Assistente social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Sócia-fundadora, presidente e formadora do Instituto Sistemas Humanos. Coordenadora do Ponto de Encontro e do Grupo de Pesquisa. Interlocutora institucional voluntária da Creche Naia. Organizadora e coautora de livros e artigos. Fundadora e presidente da Associação Paulista de Terapia Familiar (APTF) de 1998 a 2000 e da Associação Brasileira de Terapia Familiar (Abratef ) de 2004 a 2006. Co-organizadora do VII Congresso Brasileiro de Terapia Familiar.

Sonia Thorstensen

Psicanalista de adulto, casal e família. Mestre em Educação pela Universidade de Stanford. Coordenou por dez anos o Projeto Caminhando (acompanhamento psicoeducativo de adolescentes em situação de risco), do Centro de Estudos e Assistência à Família (Ceaf ). Mestre e doutoranda em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Membro titular da Associação Paulista de Terapia Familiar (APTF) e da Associação Internacional de Psicanálise de Casal e Família (AIPCF). Coordenadora do Grupo Trama-Urdidura Psicanálise de Casal e Família.

Suzanna Amarante Levy

Psicóloga clínica. Terapeuta individual, de casal e de família. Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Sócia e formadora do Instituto Sistemas Humanos em São Paulo e Sorocaba. Supervisora do Projeto de Terapia Familiar do Centro de Estudos e Assistência à Família (Ceaf ). Membro titular da Associação Paulista de Terapia Familiar (APTF). Membro da diretoria da APTF de 2000 a 2014. Membro da Associação Internacional de Terapia Familiar (IFTA, sigla em inglês). Autora de diversos artigos e capítulos de livros.

Vanda Lucia Di Yorio Benedito

Psicóloga formada pela PUC‑SP. Analista junguiana pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA). Docente e supervisora no Curso de Formação de Analista da SBPA, coordenadora do Núcleo de Casal e Família da clínica da SBPA e do curso de Terapia de Casal pelo Instituto J. L. Moreno. Formação em Psicodrama pela Sociedade Paulista de Psicodrama. Autora do livro Amor conjugal e terapia de casal – Uma abordagem arquetípica (Summus). Coautora de vários livros com capítulos sobre casal e família.

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [194.43 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Terapia de família com adolescentes”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Temas da clínica do adolescente e da família

Liana Fortunato Costa
Marlene Magnabosco Marra
R$78,90

Em estoque

Obra que apresenta referências teórico-metodológicas e experiências que fundamentam a prática da clínica com adolescentes e com famílias. Partindo de contextos socioterapêuticos e socioeducacionais, o livro identifica o campo de trabalho da clínica na atualidade e explora novas possibilidades de intervenção em contextos não terapêuticos com adolescentes e suas famílias.

Clínica gestáltica com adolescentes, A

Caminhos clínicos e institucionais
Ana Maria Mirabella
Lia Pinheiro
Luiz Lilienthal
e mais 5 autores
R$64,20

Em estoque

São conhecidas as dificuldades vividas por professores, familiares, educadores e profissionais da área de saúde ao lidar com adolescentes. Neste livro, autores experientes mostram diversas modalidade de atendimento a adolescentes, tanto na clínica quanto em instituições. Temas como bullying, intervenção psicológica, orientação profissional e conflitos familiares são abordados em profundidade.

Amar um Adolescente

... mesmo quando isso parece impossível
Judy Ford
R$57,10

Em estoque

O que distingue esse livro de orientação para adolescentes é o tom cordial, de respeito e de profunda empatia com relação aos jovens. Em tópicos curtos, lê-se de uma sentada e fica-se com a sensação de que, afinal, não é tão difícil amar e entender um adolescente. Os pais e todos os envolvidos com criaturas nessa faixa etária costumam amar o livro! A autora é psicóloga, trabalha com famílias e adolescentes há trinta anos e sua filha era adolescente à época em que o livro foi escrito.