ISBN: 9788571833050

Viagens virtuais psicodramáticas

A travessia da Sociedade de Psicodrama de São Paulo

Organizador(es): Adelsa Cunha, Elisabeth Sene-Costa

Autor(es): Adelsa Cunha, Ana Cristina Benevides Pinto, Denise Silva Nonoya, Elisabeth Sene-Costa, Luiz Contro, Lúcio Guilherme Ferracini, Maher Hassan Musleh, Maria Amalia Faller Vitale, Maria Célia Malaquias, Maria Luiza Vieira Santos, Marilia Josefina Marino, Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler, Rosa Cukier, Yvette Datner

No ano de 2020, a Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP) completou 50 anos. Inicialmente, a ideia era realizar uma grande festa comemorativa, mas com a chegada a pandemia de Covid-19 esse plano teve de ser cancelado. Recorrendo então à criatividade e à espontaneidade – ferramentas básicas do bom psicodramatista –, a diretoria da entidade convidou diversos profissionais renomados da abordagem para realizar lives temáticas. O resultado das primeiras dramatizações online do Brasil pode ser conferido neste livro. Entre os temas aqui abordados estão transtornos alimentares, psicodrama e constelação familiar, pandemia e psicodrama, racismo e preconceito, arte e literatura na composição de histórias psicoterapêuticas, psicodrama e cultura de paz, vergonha, resiliência, socionomia, educação e sociopsicodrama, psicodrama por meios virtuais e jogos dramáticos no enfrentamento de crises.

R$58,40

Calcular Frete
Forma de Envio Custo Estimado Entrega Estimada
ISBN: 9788571833050

Assuntos: ,

Editora: Editora Ágora

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9788571833050
REF: 20305
Edição 1
Ano 2022
Nº de Páginas 152
Peso 0,194 kg
Formato 0,70 × 14 × 21 cm

Adelsa Cunha

Adelsa CunhaPsicóloga, especialista em Psicologia Clínica pelo CRP/SP. Psicodramatista didata supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Diretora de Psicodrama e especialista em Terapia de Casal pelo Instituto J. L. Moreno de Buenos Aires. Presidente da Federação Brasileira de Psicodrama na gestão 2008/2010 e presidente do 18º  Congresso Brasileiro de Psicodrama em 2012. Coautora do livro Sociodrama: um método, diferentes procedimentos (Ágora, 2010). Contato: adelsacunha56@hotmail.com.                                        

Elisabeth Sene-Costa

Elisabeth Sene-CostaÉ médica psiquiatra. Conquistou o título de mestre em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo. É psicodramatista didata supervisora pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP), na qual exerce o papel de professora dos cursos de formação nos níveis II e III. Participa da Revista Brasileira de Psicodrama na qualidade de membro do conselho editorial. Autora dos livros: Gerontodrama: a velhice em cena e Universo da depressão.

Adelsa Cunha


Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica pelo CRP/SP. Psicodramatista didata supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Diretora de Psicodrama e especialista em Terapia de Casal pelo Instituto J. L. Moreno de Buenos Aires. Presidente da Federação Brasileira de Psicodrama na gestão 2008/2010 e presidente do 18º  Congresso Brasileiro de Psicodrama em 2012. Coautora do livro Sociodrama: um método, diferentes procedimentos (Ágora, 2010). Contato: adelsacunha56@hotmail.com.                                        

Ana Cristina Benevides Pinto


Psicóloga formada pela Universidade Federal do Ceará, psicodramatista nível III pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP) e pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Coautora dos livros Histórias de um ex‑obeso (Manole, 1994); Intervenções grupais na saúde (Ágora, 2005) e Psicodrama e emancipação – A escola de Tietê (Ágora, 2009). Psicoterapeuta da Equipe Transdisciplinar de Tratamento da Obesidade do Centro de Tratamento e Integração do Ser (Centiser), Fortaleza (CE). E‑mail: anacristina@centiser.com.br

Denise Silva Nonoya


Psicóloga, psicodramatista, supervisora didata, analista transacional. Especialista em Psicologia Social e do Trabalho com formação em Coaching. Atua há 26 anos na Universidade Estadual Paulista (Unesp) na área de Desenvolvimento de Pessoas. Realizou trabalhos na área social, como: extensão de serviços à comunidade, sensibilização de educadores ambientais, resgate da autoestima de profissionais disponíveis no mercado e jovens candidatos ao primeiro emprego. Escreve artigos em vários periódicos. Com experiência docente nos níveis de ensino médio e superior, é professora de Psicodrama no convênio SOPSP‑PUC e no Instituto Potenciar Consultores. Atua em consultório particular no atendimento psicoterápico individual e grupal de adolescentes e adultos, coaching e aconselhamento de carreira.

Elisabeth Sene-Costa


É médica psiquiatra. Conquistou o título de mestre em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo. É psicodramatista didata supervisora pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP), na qual exerce o papel de professora dos cursos de formação nos níveis II e III. Participa da Revista Brasileira de Psicodrama na qualidade de membro do conselho editorial. Autora dos livros: Gerontodrama: a velhice em cena e Universo da depressão.

Lúcio Guilherme Ferracini


Psicólogo especialista em Psicologia da Saúde/Hospitalar; psicodramatista didata supervisor com formação em Cuidados Paliativos; mestre em Ensino de Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professor supervisor e presidente da Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS) nas gestões 2019‑2020 e 2021‑2022. Psicoterapeuta em consultório particular; docente do curso de Psicologia do Centro Universitário FMU. Coautor dos livros Psicodrama e relações raciais – Diálogos e reflexões (Ágora, 2020) e Viagens virtuais psicodramáticas – A travessia da Sociedade de Psicodrama de São Paulo (Ágora, 2022). Áreas de interesse: luto, arte, fenomenologia, existencialismo e psicodrama.

Luiz Contro


Luiz Contro

É psicólogo e doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além de professor, terapeuta didata e supervisor pelo Instituto de Psicodrama e Psicoterapia de Grupo de Campinas (SP). Coordena grupos em instituições, ONGs e empresas e assessora equipes que discutem seus processos de trabalho. Autor de artigos em periódicos científicos, escreveu Psicossociologia crítica – A intervenção psicodramática (CRV, 2011) e Nos jardins do psicodrama – Entre o individual e o coletivo contemporâneo (Alínea, 2004). É coautor dos livros Psicodrama – Ciência e arte (Ágora, 2011), From one-to-one psychodrama to large group socio-psychodrama (2009, versão digital, acessível em http://www.luizcontro.com.br/livros.php) e de Práticas grupais contemporâneas (Ágora, 2006).

Maher Hassan Musleh


Psicólogo clínico, mestre em Psicologia Social e psicodramatista pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP). Tem formação em Terapia de Casal e de Família pelo Instituto J. L. Moreno de São Paulo. Full trainer, terapeuta e supervisor em EMDR certificado pela Associação Ibero‑Americana de Psicotrauma (AIBAPT). Tem formação em Terapia Cognitivo‑Comportamental pelo Centro de Estudos em Terapia Cognitivo‑Comportamental (CETCC). É counsellor pela Australian Counselling Association, membro do grupo de estudos sobre prevenção de violência para a paz e agente do programa “Gente que faz a Paz”. Professor do curso de Capacitação de Profissionais para Trabalhar com Violência Doméstica da Associação Paulista de Terapia Familiar (APTF) e do curso de Sexualidade do Centro Salesiano Universitário de São Paulo (Unisal). Tem vasta experiência no atendimento a vitimizadores sexuais e forma e supervisiona profissionais para trabalhar com essa população. É professor e supervisor do curso de Terapia Familiar da APTF. Autor do livro Comunicação pacífica – A arte de viver em paz (Umanos, 2019) e coautor de Pessoas e psicologias (Umanos, 2018); Pessoas e qualidade de vida (Umanos, 2019); Justiça restaurativa em casos de abuso sexual intrafamiliar de crianças e adolescentes (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República/ Instituto Noos, 2012); A violência doméstica e a cultura da paz (Roca, 2013). E‑mail: maher11musleh@gmail.com

Maria Amalia Faller Vitale


Terapeuta familiar. Professora doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Didata e supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Membro da diretoria da Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (Neca). Membro titular da Associação Paulista de Terapia Familiar (APTF). Organizadora de livros e autora de textos no campo da terapia familiar.  

Maria Célia Malaquias


Psicóloga. Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC‑SP). Psicodramatista, didata e professora‑supervisora pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP). Professora do curso de formação em Psicodrama nível I do convênio SOPSP-PUC‑SP, níveis II e III na SOPSP e professora convidada de algumas instituições de Psicodrama. Tem experiência nas áreas clínica e socioeducacional. Coautora de livros e pesquisadora sobre psicodrama e relações interétnicas.

Maria Luiza Vieira Santos


Psicóloga pela Universidade Federal de Santa Catarina. Psicodramatista didata supervisora com foco psicoterápico e socioeducacional pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap), diretora de psicodrama pelo Instituto J. L. Moreno de Buenos Aires. Professora e supervisora na Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP) e professora convidada em outras federadas. Consultora voluntária no projeto Amigo Monitor. Psicoterapeuta de crianças e adolescentes, orientação de pais e professores. Coautora dos livros Por todas as formas de amor – O psicodramatista diante das relações amorosas (Ágora, 2014) e Simplesmente amigo (Frente Verso, 2015). E‑mail: mluizavs@yahoo.com.br

Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler


Psicóloga e doutora em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo (USP). Psicodramatista, didata e supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap), com foco socioeducacional e psicoterápico. Coordenadora-geral do Departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae (DPSedes – gestão 2015-17) e professora de Psicodrama no DPSedes e no convênio entre a Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora convidada no Curso de Especialização em Psicologia da Infância promovido pelo setor de saúde mental do departamento de pediatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Especialista em Terapia Familiar pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Participante da coordenação do projeto Psicodrama Público no Centro Cultural São Paulo (CCSP) desde 2004. Membro da diretoria de Ensino e Ciência da Febrap, como coordenadora do Núcleo de Pesquisa nas gestões de 2003 a 2006. Autora de livros e de artigos publicados em revistas especializadas. Atende crianças, adultos, famílias e grupo em consultório de psicoterapia.  

Marilia Josefina Marino


Doutora em Psicologia e mestre em Educação pela PUC‑SP. Pedagoga, coordenadora do curso de Pedagogia e docente da Faculdade de Educação. Coordenadora e docente do curso “Universidade Aberta à Maturidade”. Psicodramatista didata supervisora pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP), membro fundador, integrante da coordenação e docente do curso de formação em Psicodrama do convênio SOPSP–PUC‑SP (1996 a 2018); docente nos cursos livres de educação continuada da SOPSP. Membro da Diretoria de Ensino e Ciência da Fede‑ ração Brasileira de Psicodrama (Febrap) – Núcleo de Formação (2003 a 2006). E‑mail: marilia_marino@uol.com.br E‑mail institucional: mmarino@pucsp.br

Rosa Cukier


Rosa Cukier

É psicóloga, desde 1974, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É psicanalista, desde 1983, pelo Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo; psicodramatista, professora e supervisora pela Sociedade de Psicodrama de São Paulo (SOPSP) e pelo Instituto J. L. Moreno de São Paulo. Autora dos livros Psicodrama bipessoal – Sua técnica, seu cliente e seu terapeuta (Ágora, 1992); Sobrevivência emocional – As feridas da infância revividas no drama adulto (Ágora, 1998), Palavras de Jacob Levy Moreno – Vocabulário de citações da sociatria: psicodrama, psicoterapia de grupo e sociometria (Ágora, 2002) e do artigo “Psicodrama da humanidade” no livro Um homem à frente do seu tempo – O psicodrama de Moreno no século XXI (Ágora, 2001).

Yvette Datner


Yvette Datner

Especialista em Psicodrama. Consultora de empresas com atuação em comportamento organizacional e gestão de mudanças. Pedagoga com licenciatura em Educação e pós‑graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Há 16 anos é professora e supervisora no curso de pós‑graduação. Formação em Psicodrama do convênio entre a Sociedade de Psicodrama de São Paulo e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (SOPSP-PUC‑SP). Autora e coautora de seis livros sobre jogos, grupos e psicodrama. Trabalhos científicos apresentados em congressos no Brasil e no exterior.

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [515.17 KB]

Você também pode gostar de…

Psicodrama e relações étnico-raciais

Diálogos e reflexões
Adriana Cristina Dellagiustina
Dalmiro M. Bustos
Denise Silva Nonoya
e mais 8 autores
R$75,70

Apesar da grande produção bibliográfica dos psicodramatistas brasileiros nas últimas décadas, o tema das relações étnico-raciais é extremamente raro tanto em livros quanto em artigos acadêmicos. A fim de preencher essa lacuna, Maria Célia Malaquias reúne neste volume profissionais renomados para discutir assuntos como racismo, protagonismo negro, representatividade, ancestralidade e inclusão. De sua posição de mulher negra, psicóloga e psicodramatista, Malaquias leva o leitor a refletir sobre a desigualdade racial no Brasil e sobre os caminhos e instrumentos que podem ajudar a debelar essa chaga que nos assola há tantos séculos.

Entre os temas aqui abordados estão:

  • A importância do Teatro Experimental do Negro, berço do psicodrama no Brasil;
  • As contribuições do intelectual e ativista negro Alberto Guerreiro Ramos para a terapia de grupo;
  • As consequências nefastas do complexo de vira-latas tupiniquim;
  • O uso das técnicas do psicodrama no enfrentamento do racismo e na ressignificação de experiências doloridas;
  • O papel transformador dos etnodramas na existência de pessoas negras e não negras.

Fundamentos do Psicodrama

J. L. Moreno
Zerka T. Moreno
R$109,20

Nesta obra seminal de Moreno, o pai do psicodrama realiza uma série de conferências para médicos, psiquiatras, sociólogos, psicólogos e professores universitários de todas as partes do mundo e depois recebe comentários sobre suas ideias. Aqui ele delineia seus conceitos fundamentais, como o de espontaneidade, tele, jogo de papéis, ego-auxiliar etc. Fundamental para estudantes e profissionais de psicodrama.

Jogo no Psicodrama, O

Júlia Motta
R$56,10

Coletânea de artigos de 11 conceituados psicodramatistas brasileiros tratando do polêmico tema dos jogos em grupos de psicodrama. São textos esclarecedores que fornecem material para reflexão e aprimoramento de seus praticantes. Indispensável para estudantes e profissionais de psicologia.

Teatro da espontaneidade, O

J. L. Moreno
R$72,30

Esta nova tradução de uma das obras seminais de Jacob Levy Moreno apresenta uma visão completa e multifacetada do teatro da espontaneidade. Além de oferecer ao leitor aspectos teóricos e práticos, traz comentários de contemporâneos de Moreno e aponta suas principais contribuições para a psicoterapia moderna. Fundamental para todos os psicodramatistas que desejam conhecer a fundo as ideias do mestre.

Jogos Dramáticos

Regina Fourneaut Monteiro
R$47,10

O jogo insere-se na psicoterapia através do psicodrama, não só estruturado como técnica de aquecimento mas também propiciando o aparecimento de uma atmosfera permissiva. A autora apresenta aqui jogos dramáticos, coleciona-os, classifica-os e os oferece aos profissionais para que os utilizem na sua prática diária e em sua própria vida.

Sociodrama

Um método, diferentes procedimentos
Heloisa Junqueira Fleury
Marlene Magnabosco Marra
R$83,60

O sociodrama é um método criado por J. L. Moreno que permite a validação e a resolução de conflitos entre membros de um grupo. Partindo de sua experiência clínica, os autores deste livro mostram que existe uma maneira “brasileira” de colocar o sociodrama em prática, transformando-o em um dos instrumentos científicos de ação social.

Por uma vida espontânea e criadora

Psicodrama e política
Ana Paula C. Scagliarini
André Marcelo Dedomenico
Andrea Raquel Martins Corrêa
e mais 9 autores
R$81,90

O psicodrama nasceu como proposta de transformação social, mas hoje, em muitos aspectos, mostra-se conformado ao sistema capitalista e a todo tipo de injustiça – sobretudo numa época em que grassam o autoritarismo, o fascismo, o conservadorismo, o fanatismo religioso e a adoração de “mitos”. Teria essa metodologia inovadora se transformado em conserva cultural encobridora da opressão? É possível resgatar a abordagem como instrumento político de mudança? Em 12 ensaios instigantes e questionadores, os autores desta obra discutem os limites do psicodrama e os muitos caminhos que ainda podem se abrir para que a prática socionômica constitua um espaço de resistência.
Textos de Érico Douglas Vieira, Devanir Merengué, Ana Paula Scagliarini, Geraldo Massaro, Pedro Mascarenhas, Maria da Penha Nery, Débora de Mello e Souza, Rosane Rodrigues, Andrea Raquel Martins Corrêa, Luiz Contro, Plínio Bronzeri e André Dedomenico.

100 Jogos para Grupos

Uma abordagem psicodramática para empresas, escolas e clínicas
Ronaldo Yudi K. Yozo
R$72,30

Este é um instrumento de trabalho indispensável para qualquer profissional que trabalha com grupos, nas áreas referidas. Seu autor, psicodramatista com experiência em várias frentes, não se limita a listar cem jogos aleatoriamente. Ele os classifica de acordo com o momento do grupo, sendo, portanto, extremamente didático. A paginação cuidadosa também facilita sua utilização como obra de consulta rápida e eficiente.

Técnicas Fundamentais do Psicodrama

Regina Fourneaut Monteiro

Neste livro, um time de primeira linha de médicos e psicólogos com intimidade com as técnicas psicodramáticas esclarecem e atualizam as propostas terapêuticas de J.L. Moreno, o criador do psicodrama. Aos “iniciados”, oferece a descoberta de novas possibilidades na área; aos “iniciantes”, apresenta um mundo novo e encantador, de insuspeita criatividade.

Essa edição foi substituída por uma nova revista e atualizada que pode ser acessada aqui:
https://www.gruposummus.com.br/livro/tecnicas-fundamentais-do-psicodrama-edicao-revista/