ISBN: 9788532309594

Violação de direitos de crianças e adolescentes, A

Perspectivas de enfrentamento

Organizador(es): Christiane Sanches, Dalka Chaves de Almeida Ferrari, Rosemary Peres Miyahara

Autor(es): Amaia Del Campo, Ana Cristina Amaral Marcondes de Moura, Beatriz Dias Braga Lorencini, Bruna Limongi De Domenico, Christiane Sanches, Cláudio Hortêncio Costa, Dalka Chaves de Almeida Ferrari, Edson Takeyama Miyahara, Irene Pires Antônio, Jefferson Drezett, Joana Fernandes, Lilian Aparecida de Brito Alves, Manoela de Oliveira Lainetti, Marisalva Fávero, Michelle Barros Marques dos Santos, Paulo César Endo, Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, Rosemary Peres Miyahara, Sónia Oliveira

Muitos são os dilemas e impasses dos profissionais que compõem a rede de proteção integral à criança e ao adolescente em situação de violência. Muitas também têm sido suas iniciativas e possibilidades no enfrentamento da questão. Trata-se, sem dúvida, de um campo em constante construção. Este livro comemora os 20 anos do Centro de Referência às Vítimas de Violência do Instituto Sedes Sapientiae, trazendo importantes contribuições ao debate nessa área. Escritos por profissionais da equipe e por parceiros de percurso de atuação, os textos retratam de forma vívida as conquistas e os desafios daqueles que lutam pelo direito que crianças e adolescentes têm de crescer e viver num ambiente seguro e acolhedor.

R$100,90

ISBN: 9788532309594

Assuntos: ,

Editora: Summus Editorial

Se preferir, compre este livro nos sites de nossos parceiros abaixo:



Detalhes do Livro

ISBN 9788532309594
REF: 10959
Edição 1
Ano 2014
Nº de Páginas 320
Peso 0.38 kg
Formato 14 × 21 cm

Christiane Sanches

Christiane SanchesPsicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela UPM. Formação em Psicanálise da Criança pelo Instituto Sedes Sapientiae. Especialista em Psicologia Hospitalar pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Membro e docente do Centro de Referência às Vítimas de Violência do Instituto Sedes Sapientiae (CNRVV). Docente de cursos de graduação e pós‑graduação. Psicóloga Judiciária do Tribunal de Justiça de São Paulo. Foi psicóloga hospitalar concursada na Prefeitura de São Paulo e no Hospital Infantil Darcy Vargas. Membro do Departamento de Psicanálise da Criança/Grupo Acesso – Instituto Sedes Sapientiae. Psicóloga clínica, supervisora e coordenadora de grupo de estudos. Foi docente de cursos de extensão da Fundação Unesp.

Dalka Chaves de Almeida Ferrari

Dalka Chaves de Almeida FerrariPsicóloga formada pela PUC‑SP, psicodramatista, didata e supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Especialista em Violência Doméstica pelo Lacri/IP‑USP. Psicoterapeuta de criança, adolescente, adulto e família. Coordenadora geral e de parcerias do Centro de Referências às Vítimas de Violência do Instituto Sedes Sapientiae (CNRVV). Membro do Departamento de Psicodrama, docente e membro da diretoria do Instituto Sedes Sapientiae. Organizadora e coautora do livro O fim do silêncio na violência familiar – Teoria e prática (São Paulo: Editora Ágora, 2002).

Rosemary Peres Miyahara

Rosemary Peres MiyaharaPsicóloga. Mestre em Psicologia Social pela PUC‑SP, doutoranda do Programa de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP, Professora‑ supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama. Coordenadora da área de formação do Centro de Referência às Vítimas de  Violência do Instituto Sedes Sapientiae (CNRVV). Coautora dos livros: O fim do silêncio na violência familiar (São Paulo: Editora Ágora, 2002); O fim da omissão – A implantação de polos de prevenção à violência doméstica (São Paulo: Fundação Abrinq, 2004); o manual Reconstrução de vidas (São Paulo: SMADS/ PMSP, 2008); e Compreendendo a violência sexual em uma perspectiva multidisciplinar (São Paulo: Fundação Orsa e Vida, 2002).

Amaia Del Campo


Investigadora e docente na Universidade de Salamanca, Espanha. Doutora em Psicologia pela Universidade de Salamanca. Autora e coautora de livros (Programa Bienestar: el bienestar personal y social y la prevención del malestar y la violencia, 2007; Programa de Prevención de abusos sexuales a menores, 1997) e de artigos científicos.  

Ana Cristina Amaral Marcondes de Moura


Assistente social e bacharel em Direito. Coordenadora do Núcleo de Apoio Profissional de Serviço Social e Psicologia do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Membro do corpo docente do Instituto Sedes Sapientiae e coordenadora administrativa do Centro de Referência às Vítimas de Violência (CNRVV). Coautora do manual Reconstrução de vidas, editado em parceria com a SMADS/PMSP.

Beatriz Dias Braga Lorencini


Psicóloga e psicodramatista. Integrante do Centro de Referências às Vítimas de Violência (CNRVV). Docente do Instituto Sedes Sapientiae. Coautora dos livros O fim do silêncio na violência familiar e Piar em ninho virtual: ação no presente, reação no futuro. Realização da juventude em megaeventos, projeto realizado com o apoio da Childhood Brasil, editado pela Câmara Municipal de São Paulo/2014. Coordenadora do Projeto Piar em ninho virtual.

Bruna Limongi De Domenico


Psicóloga. Arteterapeuta pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atua no Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência – Unidade do Centro de Referência às Vítimas de Violência do Instituto Sedes Sapientiae – CNRVV/Butantã.

Christiane Sanches


Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela UPM. Formação em Psicanálise da Criança pelo Instituto Sedes Sapientiae. Especialista em Psicologia Hospitalar pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Membro e docente do Centro de Referência às Vítimas de Violência do Instituto Sedes Sapientiae (CNRVV). Docente de cursos de graduação e pós‑graduação. Psicóloga Judiciária do Tribunal de Justiça de São Paulo. Foi psicóloga hospitalar concursada na Prefeitura de São Paulo e no Hospital Infantil Darcy Vargas. Membro do Departamento de Psicanálise da Criança/Grupo Acesso – Instituto Sedes Sapientiae. Psicóloga clínica, supervisora e coordenadora de grupo de estudos. Foi docente de cursos de extensão da Fundação Unesp.

Cláudio Hortêncio Costa


Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC‑SP. Advogado. Atualmente é professor da Universidade Anhanguera – Unian‑SP, tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito da criança e do adolescente vítimas ou autores de ato infracional e criança e adolescente vitimizados. Já fez várias assessorias nas áreas descritas e foi professor convidado do curso do Centro de Referências às Vítimas de Violência do Instituto Sedes Sapientiae (CNRVV) da disciplina “Aspectos jurídicos da violência contra crianças e adolescentes”. Doutorando pelo Departamento de estudos pós‑graduados em Serviço Social da PUC‑SP.

Dalka Chaves de Almeida Ferrari


Psicóloga formada pela PUC‑SP, psicodramatista, didata e supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Especialista em Violência Doméstica pelo Lacri/IP‑USP. Psicoterapeuta de criança, adolescente, adulto e família. Coordenadora geral e de parcerias do Centro de Referências às Vítimas de Violência do Instituto Sedes Sapientiae (CNRVV). Membro do Departamento de Psicodrama, docente e membro da diretoria do Instituto Sedes Sapientiae. Organizadora e coautora do livro O fim do silêncio na violência familiar – Teoria e prática (São Paulo: Editora Ágora, 2002).

Edson Takeyama Miyahara


Médico psiquiatra, psicodramatista. Psiquiatra na Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae desde 1995. Coordenador e docente dos cursos “Psicopatologia e Psicofarmacologia para Psicólogos e Profissionais Afins” e “O terapeuta e a Medicação: Psicodinâmica na Clínica com Psicofármacos”. Ambos ministrados no Instituto Sedes Sapientiae.

Irene Pires Antônio


Psicóloga clínica com formação em psicanálise, psicoterapeuta de crianças, adolescentes e família. Membro da equipe do Centro de Referências às Vítimas de Violência do Instituto Sedes Sapientiae (CNRVV). Docente do Instituto Sedes Sapientiae. Psicóloga judiciária, chefe da Seção Técnica de Depoimento Especial da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Coautora do livro O fim do silêncio na violência familiar (São Paulo: Editora Ágora, 2002).

Jefferson Drezett


Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Diretor do Núcleo de Programas Especiais – Serviço de Violência Sexual e Aborto Legal do Hospital Pérola Byington. Editor científico da Revista Reprodução & Climatério, da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana. Membro do Conselho Consultivo da Fundação Abrinq – Save The Children.  

Joana Fernandes


Mestre em Psicologia da Justiça. Realizou estágio curricular na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Concelho da Trofa.

Lilian Aparecida de Brito Alves


Psicóloga com aperfeiçoamento em Violência Doméstica, cursando especialização em Dinâmicas Familiares na Atualidade pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atua no Serviço de Proteção Social do Butantã – Unidade do Centro de Referência às Vítimas de Violência do Instituto Sedes Sapientiae (CNRVV).

Manoela de Oliveira Lainetti


Psicóloga e mestre em Psicologia Social pela PUC‑SP, com experiência clínica e institucional no atendimento a crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade, adolescente autor de ato infracional e violência doméstica. Atualmente, psicóloga técnica e docente do Centro de Referência às Vítimas de Violência do Instituto Sedes Sapientiae (CNRVV) e docente de cursos nas áreas de violência doméstica, acolhimento institucional e ato infracional da SP Cursos.

Marisalva Fávero


Docente do Instituto Universitário da Maia (ISMAI), Portugal. Doutora em Psicologia pela Universidade de Salamanca. Técnica de Educação Sexual. Investigadora nas áreas de Sexualidade e Ciclo Vital e Agressões Sexuais, no ISMAI. Coordenadora do Observatório da Sexualidade. Membro do Projeto WebEducaçãoSexual. Autora de dois livros (Sexualidade infantil e abusos sexuais a menores, 2003; Vitimologia: ciência e activismo, 2010), capítulos de livros e artigos científicos

Michelle Barros Marques dos Santos


Psicóloga. Arteterapeuta pelo Instituto Sedes Sapientiae. Especialista em abordagem centrada na pessoa, pelo Centro de Psicologia Humanista de Brasília, e gerente do Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência –Unidade do Centro de Referência às Vítimas de Violência do Instituto Sedes Sapientiae – CNRVV/Butantã.

Paulo César Endo


Psicanalista e professor doutor do Instituto de Psicologia da USP e da pós‑graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Membro da Cátedra USP/Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância. Pesquisador do Laboratório de Psicanálise, Arte e Política e do grupo de trabalho Psicanálise, Política e Cultura da Associação Nacional de Pesquisa e Pós‑Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Reinaldo Cintra Torres de Carvalho


Juiz de Direito Titular da Vara da Infância e da Juventude do Foro Regional da Lapa. Membro da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Responsável pela área de infância e da juventude do Conselho Nacional de Justiça – biênio 2010/2012. Responsável pela área de infância e da juventude da Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo no período de 2004 a 2007. Representante do Poder Judiciário junto à representação brasileira na Revisão da Convenção da Haia para adoção internacional, em junho de 2010.

Rosemary Peres Miyahara


Psicóloga. Mestre em Psicologia Social pela PUC‑SP, doutoranda do Programa de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da USP, Professora‑ supervisora pela Federação Brasileira de Psicodrama. Coordenadora da área de formação do Centro de Referência às Vítimas de  Violência do Instituto Sedes Sapientiae (CNRVV). Coautora dos livros: O fim do silêncio na violência familiar (São Paulo: Editora Ágora, 2002); O fim da omissão – A implantação de polos de prevenção à violência doméstica (São Paulo: Fundação Abrinq, 2004); o manual Reconstrução de vidas (São Paulo: SMADS/ PMSP, 2008); e Compreendendo a violência sexual em uma perspectiva multidisciplinar (São Paulo: Fundação Orsa e Vida, 2002).

Sónia Oliveira


Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde. Membro do Observatório da Sexualidade. Realizou estágio no Gabinete de Apoio e Promoção de Políticas e Trilhos de Igualdade (GAPPTI).

Leia o sumário e as primeiras páginas deste livro abaixo ou, se preferir, faça o download do PDF

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [606.32 KB]

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Violação de direitos de crianças e adolescentes, A”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de…

Abordagem à família no contexto do conselho tutelar

Alciane Barbosa Macedo Pereira
Anderson Pereira de Andrade
Carmem Leotina Ojeda Ocampo Moré
e mais 11 autores
R$62,80

Reunindo conteúdo pragmático sobre a intervenção do Conselho Tutelar no Brasil, este livro visa orientar aqueles que lutam pelo direito de crianças e adolescentes à proteção integral: os conselheiros tutelares. Estudos de caso contribuem para torná-la multidisciplinar. Indicado também para psicólogos, advogados, assistentes sociais e educadores.

Conversas criativas e abuso sexual

Uma proposta para o atendimento psicossocial
Marlene Magnabosco Marra
R$46,40

Esta obra inovadora introduz um método inédito para prestar assistência às vítimas de abuso sexual e a seus familiares. Diante de um contexto de isolamento, fragilidade e insegurança, as pessoas atendidas em unidades de proteção quase sempre se fecham em copas, dificultando o enfrentamento do problema. Para Marlene Marra, no entanto, esse obstáculo pode ser superado. Ao perceber que a aplicação de um questionário do tipo pergunta-resposta restringe o contato entre o agente social – psicólogo, assistente social etc. – e a família, a autora promoveu conversas criativas com o grupo. De acordo com o construcionismo social, metodologia que embasa este livro, quando cada membro da família narra sua história, consegue perceber similaridades e coincidências entre seu percurso e o do outro. Ao rever sua história, tanto a vítima quanto seus familiares dão-se conta de fatos e dados antes ocultos e são capazes de ressignificar sua existência, escapando do discurso comum vítima-algoz e produzindo maneiras criativas de lidar com a situação.

Fim do silêncio na violência familiar, O

Teoria e Prática
Ana Carolina Cais
Arlete Salgueiro Scodelario
Beatriz Dias Braga Lorencini
e mais 10 autores
R$105,20

Os artigos aqui reunidos foram escritos por profissionais de centro de referência às vítimas de violência – CNRVV. O livro aborda temas como a retrospectiva da questão da violência, o modo de funcionamento de uma sociedade e as intervenções possíveis. É uma obra de grande importância para todos que lidam com esse tema devastador, mostrando que há, sim, saídas possíveis.

Temas da clínica do adolescente e da família

Liana Fortunato Costa
Marlene Magnabosco Marra
R$78,90

Obra que apresenta referências teórico-metodológicas e experiências que fundamentam a prática da clínica com adolescentes e com famílias. Partindo de contextos socioterapêuticos e socioeducacionais, o livro identifica o campo de trabalho da clínica na atualidade e explora novas possibilidades de intervenção em contextos não terapêuticos com adolescentes e suas famílias.