Exibindo 109–126 de 266 resultados

Gestaltpedagogia

Um Caminho para a Escola e a Educação
Karlheinz Scherpp
Olaf-Axel Burow
R$65,70

O primeiro livro a mostrar a contribuição que a Gestalt pode trazer à pedagogia. Bastante informativo, ajuda o pedagogo a entender a Gestalt e a aplicá-la em seu trabalho. Com exemplos práticos, os autores introduzem as técnicas e os princípios gestálticos, numa abordagem de educação integral compatível com a realidade educacional contemporânea.

Grafologia expressiva

Edição revista, atualizada e ampliada
Paulo Sergio de Camargo
R$106,40

Este é um estudo aprofundado no qual o autor unifica conceitos da escola italiana e da escola francesa e acrescenta o seu viés pessoal de atualização cultural. Tendo recolhido 15 mil escritas para esta obra, Paulo Sérgio selecionou mais de 200 que representam as diferentes espécies no trato diário. Imprescindível para quem trabalha com grafologia.

Gramática da Fantasia

Gianni Rodari
R$65,70

Por meio da análise de variadas técnicas de invenção, Rodari oferece um eficaz instrumento para os que acreditam na criatividade infantil. Mostra como uma aula pode se tornar criativa, agradável, instigante. E não se restringe ao universo “clássico” da literatura infantil, pois também propõe técnicas a partir de notícias de jornais, fatos históricos, geográficos etc.

Gramática da fantasia – Edição revista

Uma introdução à arte de inventar histórias
Gianni Rodari
R$75,70

Verdadeiro clássico publicado em diversos países, este livro é a obra-prima de um dos mais geniais escritores contemporâneos: Gianni Rodari. Jornalista, professor, poeta e militante da causa operária, Rodari dedicou boa parte da vida ao magistério e a outra a escrever livros infantis, sua grande paixão. Fruto de sua experiência como professor e de seu convívio com crianças de seu país, a Itália, e de outras regiões, Gramática da fantasia é um tesouro para pais e educadores que desejam ampliar a imaginação dos pequenos. Partindo de fábulas populares, brincadeiras, adivinhas e diversos outros recursos criativos, Rodari nos oferece um verdadeiro compêndio de estímulos à criatividade. Com humor refinado e linguagem simples, ele também critica duramente o modo como a escola e a sociedade impõem às crianças padrões rígidos e, muitas vezes, castradores.

 

Hiperatividade

Como ajudar seu filho
Maggie Jones
R$48,20

Livro precioso para pais de crianças que sofrem desse aflitivo distúrbio. A autora fornece informação essencial sobre tratamentos convencionais, tratamentos alternativos, alimentação e dietas adequadas, cuidados específicos para as diversas idades. Mostra os passos práticos que os pais podem dar para compreender, apoiar e cuidar da criança, possibilitando à família inteira progredir de forma positiva.

História da África e afro-brasileira

Em busca de nossas raízes
Elisabete Melo
Luciano Braga
R$31,90

Nesta obra, a fascinante história do continente africano e a trajetória dos vários grupos étnicos que migraram para o Brasil antes, durante e depois do processo de escravização são contadas por um jovem estudante. Ao retornar aos bancos escolares e deparar com novas práticas educativas, ele passa a desconstruir e construir conceitos, valorizando sua origem e sua autoestima.Num momento em que nosso país depara com temas polêmicos, como o Estatuto da Igualdade Racial e as cotas em universidades, a Coleção Consciência em Debate pretende discutir assuntos prementes que interessam não somente aos movimentos negros como a todos os brasileiros.Fundamental para educadores, pesquisadores, militantes e estudantes de todos os níveis de ensino. Coordenação de Vera Lúcia Benedito.

Histórias de Contar e de Escrever

A Linguagem no Cotidiano
Claudia Perrotta
Laura Wey Martz
Lucia Masini
R$42,80

Três fonoaudiólogas que trabalham com crianças, adolescentes e adultos com dificuldades de linguagem, dirigem-se a professores, dando-lhes instrumentos para a superação de barreiras, possibilitando novos horizontes sociais e psicólogos.

Histórias que educam

Conversas sábias com um professor
Ruy Cezar do Espírito Santo
R$42,80

O autor é um conceituado educador que gosta de estimular seus alunos para o autoconhecimento e para o despertar da espiritualidade. Trabalhando em sala de aula com o livro Histórias que curam, de Rachel N. Remen, Ruy inspirou-se para escrever este livro. Outros educadores, por sua vez, sentir-se-ão inspirados pela sensibilidade e poesia desta obra.

Humor e alegria na educação

Valéria Amorim Arantes
R$65,70

Se por um lado a vida escolar é composta de obrigações e deveres nem sempre prazerosos, embora necessários, por outro trata-se deum momento pleno de desafios e descobertas. Quase sempre esquecidos, humor e alegria são ingredientes preciosos e essenciais do fazer escolar. Este é o tema desta coletânea, constituída por diferentes autores e abordagens.

Identidade e surdez

O trabalho de uma professora surda com alunos ouvintes
Marília da Piedade Marinho Silva
R$51,00

Este livro descreve como uma professora portadora de surdez profunda se constrói como interlocutora de alunos ouvintes na pós-alfabetização. Utilizando referenciais teóricos de diferentes disciplinas, a autora constrói um estudo multidisciplinar sociocultural extremamente rico para os profissionais de fonoaudiologia e educação especial.

Imaginação, criança e escola

Daniele Nunes Henrique Silva
R$48,20

Partindo das contribuições da perspectiva histórico-cultural de Vygotsky, este livro analisa os processos que configuram a imaginação infantil e mostra como o espaço escolar influencia o imaginário das crianças pequenas. Além de discutir o modo como as políticas educacionais tematizam os processos criativos e estéticos e qual é a repercussão dessas diretrizes na prática pedagógica, a autora apresenta situações de sala de aula em que se manifestam as atividades criadoras das crianças em idade pré-escolar e examina como elas se organizam nas dinâmicas interativas professor-aluno e aluno-aluno. Daniele Nunes reflete ainda sobre a importância do faz de conta, do desenho e da narrativa no desenvolvimento infantil e mostra como as próprias crianças pensam e sentem o ato de imaginar na escola, indicando que imaginação e pensamento não são processos excludentes; ao contrário, encontram-se interligados e interdependentes. Ao final de cada capítulo, o leitor recebe sugestões de atividades que podem ser experimentadas em sala de aula.

Inclusão e educação

Doze olhares sobre a educação inclusiva
António M. Magalhães
Carlos Skliar
Catarina Tomás
e mais 12 autores
R$100,90

Desenvolver uma escola que rejeite a exclusão e promova a aprendizagem conjunta e sem barreiras. Trata-se de um objetivo ambiciosoe complexo porque a escola sempre conviveu com a seleção, e só aparentemente é “para todos e para cada um”. Aqui, doze especialistas apresentam suas perspectivas sobre o tema, abrindo horizontes para que os professores reflitam sobre a sua prática.

Inclusão escolar

O que é? Por quê? Como fazer?
Maria Teresa Eglér Mantoan
R$42,80

Escrito por uma das maiores especialistas em inclusão escolar no Brasil, esta obra aborda o assunto de maneira clara e didática. Baseando-se na legislação sobre o tema, Maria Teresa Eglér Mantoan explica o que é educação inclusiva, discute os passos necessários para implantá-la e ressalta suas vantagens. Livro fundamental para educadores que desejam saltar da teoria para a prática.

Inclusão escolar: pontos e contrapontos

Maria Teresa Eglér Mantoan
Rosângela Gavioli Prieto
R$42,80

Neste livro, Maria Teresa Eglér Mantoan e Rosângela Gavioli Prieto adentram os labirintos da inclusão escolar analisando, com muito rigor científico e competência, suas diferentes facetas. No diálogo que estabelecem, abordam pontos polêmicos e controvertidos, que vão desde as inovações propostas por políticas educacionais e práticas escolares que envolvem o ensino regular e especial até as relações entre inclusão e integração escolar.

Inclusão na prática

Estratégias eficazes para a educação inclusiva
Rossana Ramos
R$48,20

Atualmente, as escolas brasileiras já estão convencidas de que devem receber crianças com deficiência. Contudo, elas ainda têm dificuldade de lidar com as diferenças. Em linguagem simples e fundamentada teoricamente, a obra – que relata experiências bem- -sucedidas – discute as questões reais do processo de inclusão, permitindo ao professor identificar os problemas que precisa solucionar.

Indisciplina na Escola

Alternativas Teóricas e Práticas
Julio Groppa Aquino
Marlene Guirado
Yves de La Taille
R$53,10

Esta obra apresenta múltiplas abordagens teóricas e possíveis encaminhamentos práticos para o problema da indisciplina na escola. Um panorama contemporâneo dos novos referenciais teóricos, além do pedagógico. Psicólogos, psicanalistas, sociólogos e pedagogos enfrentam a indisciplina com visão atualizada, propondo soluções criativas para a compreensão e o manejo do problema.

Individualidade: Afirmação e Negação na Sociedade Capitalista

Isilda Campaner Palangana
R$67,90

Tratar do processo de individuação dentro da sociedade capitalista, por um lado, levando em consideração os instrumentos materiais e simbólicos e, por outro, os aspectos econômicos, políticos, técnicos e culturais é uma tarefa árdua. A autora abraçou o tema e apresenta agora nesta publicação que, sem dúvida alguma, é um marco pelas informações que traz.

Infância, liberdade e acolhimento

Experiências na educação infantil
Tânia Campos Rezende
Vitória Regis Gabay de Sá
R$93,10

Nos últimos anos, o tema da educação infantil ganhou destaque na mídia e na universidade. Cada vez mais se defende que a criança cresça num ambiente desafiador e, ao mesmo tempo, acolhedor e amoroso. Respaldadas por sua experiência de mais de 30 anos como educadoras, Tânia Rezende e Vitória Gabay de Sá apresentam neste livro a experiência vívida de uma escola baseada nesses princípios. Em linguagem leve e acessível, as autoras conjugam teoria e prática utilizando uma ampla bibliografia, as leis nacionais mais atuais e relatos de casos. Destinada a estudantes de Pedagogia, professores da educação infantil, pais e profissionais que lidam com a infância, a obra aborda temas fundamentais da área, como:• a medicalização indiscriminada das crianças pequenas; • a imposição cada vez maior de conteúdos em detrimento do tempo de brincadeira; • a dificuldade de lidar com alunos considerados difíceis; • os conflitos inerentes à relação entre pais e educadores; • os conceitos errôneos a respeito da inclusão de alunos com distúrbios físicos e/ou psíquicos.