Da Agência Einstein, publicado no UOL Viva Bem em 24/06/2020.

A migração do trabalho para o formato home office e as aulas à distância que vieram com o isolamento social agravaram ou fizeram surgir lesões e dores nas costas. “A mudança repentina de local de trabalho ou de estudo provocou uma epidemia de dor nas costas” afirma o ortopedista e cirurgião de coluna Luciano Miller, do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

O Google Trends, ferramenta de análise de tendências do buscador, apontou o aumento de 76% nas buscas por “dor nas costas” desde o dia 26 de fevereiro, com o pico no dia 25 de maio.

O uso de cadeiras inadequadas, sentar-se incorretamente, passar muito tempo à frente do computador e o sedentarismo na quarentena estão por trás do desconforto. E o futuro próximo não trará mudanças significativas. O home office tende a ser mantido, assim como as aulas online. Por isso, é importante saber o que você pode fazer para se prevenir.

• Preferencialmente use uma cadeira ergonômica

Ela permite se sentar em posição adequada, deixando sua coluna na posição correta

• Sempre mantenha os pés em contato com solo quando estiver sentado

Importante para manter o alinhamento da coluna. Caso não consiga encostar os pés no chão, coloque alguma caixa ou outra estrutura fixa embaixo

• Apoie os braços no apoio lateral ou na mesa

Ao deixarmos os braços soltos, geramos tensão nos punhos, deixando-os vulneráveis à tendinite

• Mantenha a altura da tela do computador na mesma que a dos olhos

Dessa maneira você não força os músculos do pescoço, evitando dores também nas costas, nos ombros e na cabeça. Caso necessite, coloque alguns livros ou uma caixa embaixo da máquina para ajustar a altura

• Pare e alongue a cada 30 ou 40 minutos

Alongue o pescoço, braços e costas

• Pratique exercício físico

Fundamental para o fortalecimento dos músculos que sustentam o esqueleto

Para ler na íntegra, acesse: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/06/24/coronavirus-e-a-epidemia-de-dor-nas-costas.htm

***

.

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça:

.

ALONGAMENTO E POSTURA
Um guia prático
Autores: Christina RibeiroVictor Liggieri

Disseminado em diferentes países e culturas, o alongamento tornou-se rotina para a maioria da população fisicamente ativa. Porém, posturas inadequadas têm gerado dores e lesões no sistema musculoesquelético. Aqui, os autores apresentam informações atualizadas sobre o tema e fotos com orientações de como realizar com segurança os ajustes posturais necessários aos exercícios de alongamento.

.

DE OLHO NA POSTURA
Cuide bem do seu corpo nas atividades do dia a dia
Autores: Christina RibeiroVictor Liggieri

Hoje, quatro milhões de brasileiros são submetidos a tratamento devido a dores provocadas pela postura incorreta. Porém, com atitudes simples e consciência corporal é possível mudar tal realidade. Nesta obra didática, totalmente ilustrada com fotografias, o leitor aprenderá a desempenhar as tarefas do cotidiano – como sentar-se, digitar, dirigir, escovar os dentes, carregar objetos pesados, cuidar do bebê – sem prejudicar a coluna e as articulações.

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!

    X