RENATA DI NIZO NO PROGRAMA MUNDO CORPORATIVO, DA RÁDIO CBN

O programa Mundo Corporativo, da Rádio CBN, entrevistou a consultora em comunicação e RH Renata Di Nizo em setembro. Assista abaixo ao bate-papo com o apresentador Milton Jung sobre o livro Reinventando a liderança, da Summus Editorial.

A ética na aplicação dos valores é um assunto espinhoso no mundo corporativo. Hoje, a maioria das empresas está preocupada com a retenção de pessoas talentosas. Quando se trata da gestão bem-sucedida em longo prazo, porém, os belos discursos na tentativa de valorizar os colaboradores são no mínimo ineficazes. Como transformar o discurso em prática?

O livro oferece um panorama atual dos entraves na cultura organizacional que incidem diretamente na insatisfação e nas expectativas dos colaboradores. Respaldada por relatos de participantes de seus cursos, a autora, que é especialista em dar treinamentos de liderança, comunicação e gestão de valores em grandes empresas, incentiva o leitor a refletir sobre o maior ativo de uma empresa: funcionários motivados e dedicados à tarefa de crescer com uma vantagem competitiva sustentável.

“Todo líder antenado quer melhorar sua performance de liderança para influenciar positivamente as equipes. Revisitar as questões de cultura e valores é a base para a construção de resultados sustentáveis. É um compromisso que requer uma visão sistêmica, interpessoal e interdepartamental”, afirma Renata. Segundo ela, é importante a gestão consciente dos valores nos bastidores da empresa.

No livro, Di Nizo aponta os problemas mais sérios encontrados nas corporações, segundo os próprios profissionais de Recursos Humanos. Falta de ética, desrespeito, fofoca e favorecimento de amigos em detrimento de pessoas mais competentes foram os mais citados. “A ética de valores é o principal caminho para mudar a cultura da empresa. Esse processo consiste basicamente em agir corretamente mesmo que ninguém esteja olhando”, afirma.

Ao longo da obra, Renata resgata valores como honra, respeito, amizade, transparência e espírito de equipe a fim de incentivar os líderes a promover transformações profundas no ambiente corporativo.

Dividido em três capítulos, o livro traz depoimentos de profissionais de Recursos Humanos e de líderes que participaram de diagnósticos e treinamentos sobre o tema. Além disso, apresenta uma enquete feita com pessoas de 13 a 62 anos, na Avenida Paulista, em São Paulo. “A ideia foi captar a fala espontânea dos transeuntes sobre os valores que importam no dia a dia”, complementa.

Para saber mais sobre o livro, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1332/REINVENTANDO+A+LIDERAN%C3%87A

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*