‘O NINHO ONDE O HOJE NASCEU’

Em artigo publicado pela Folha de S. Paulo (Seção Opinião) nesta quarta-feira, 25 de fevereiro, a psicanalista Anna Veronica Mautner questiona o fato de as pessoas se orgulharem de não conhecer ninguém da rua onde mora ou de nunca ter conversado com o vizinho. “Que diabo de orgulho é esse?”, pergunta.
Leia o artigo na íntegra: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/209529-o-ninho-onde-o-hoje-nasceu.shtml.

As crônicas de Anna Veronica são famosas. Em 2001, ela reuniu uma parte delas no livro 20800O cotidiano nas entrelinhas, lançado pela Editora Ágora. Na obra, ela escreve com carinho sobre os usos e costumes paulistanos a partir da década de 40, combinando lembranças dos bairros onde passou sua infância e adolescência, com as sensações que a cidade lhe provoca até hoje.

Cientista social, psicanalista e jornalista, Anna Veronica, que nasceu húngara e se fez brasileira, soma seus múltiplos olhares para falar dessa cidade que é tão sua. O chá de Mappin, a televisão, o casamento, a falta de capricho, os cheiros, tudo vira assunto divertido e inteligente em suas crônicas.

A partir de observações cotidianas e de suas lembranças, ela reflete sobre temas como educação, consumismo e cidadania. Com percepção aguda, muita reflexão e um texto que flui gostoso, suas crônicas são ao mesmo tempo registro social e puro deleite.

Para saber mais sobre esse e outros livros da autora, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/busca/anna+veronica/all/0

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*