Criador da Reeducação Postural Global (RPG) conta como o método vem ampliando rol de problemas que pode tratar, inclusive as dores da modernidade

Por Philippe E. Souchard*, fisioterapeuta, publicado originalmente em Veja Saúde,
em 27/11/2022

A Reeducação Postural Global, mais conhecida pela sigla RPG, nasceu na França em 1980, e vamos comemorar neste mês, no Instituto Philippe Souchard de São Paulo e no do Rio de Janeiro, 40 anos da presença do método no Brasil, juntamente com a publicação do livro Reeducação Postural Global: a Tradição, o Presente e o Futuro (Summus Editorial).

O nome do método se justificava, à época, pelo fato de que, resolvendo a rigidez corporal e analisando sua morfologia, poderíamos corrigir os desvios posturais, origem de tantas lesões e dores.

Desde então, fizemos uma grande evolução, ampliando a avaliação e o tratamento de outras patologias que pertencem ao domínio da fisioterapia. Incluo aqui deformações morfológicas, sequelas de traumatismos, problemas respiratórios, neurológicos ou reumáticos, alterações e doenças nas articulações e na coluna, disfunções temporomandibulares, fibromialgia, entre outros.

Hoje, o método se presta inclusive a lidar com problemas típicos da contemporaneidade, como o tech neck, expressão para as dores na cervical decorrentes do uso excessivo de celulares.

A segunda palavra de definição do método, a globalidade, é fundamental, porque remete aos mecanismos de fuga e compensação do corpo frente à dor e à rigidez, num processo que pode favorecer outros incômodos e patologias. A globalidade, assim como a individualidade e a causalidade, é princípio-chave da RPG.

Nessas condições, não podemos imaginar que um único tratamento analítico estereotipado possa resolver problemas complexos. A complexidade do tratamento tem que “empatar” com a complexidade das queixas individuais.

Para os fisioterapeutas especializados em RPG, a prática do método vai além da profissão; vira paixão, mas amparada em ciência.

Em resumo, eu fixei três objetivos cruciais em nossa área: fazer   progressos científicos na direção das intervenções baseadas em evidência (já temos mais de 100 publicações em periódicos revisados, por exemplo); aprimorar ainda mais os resultados clínicos; e abrir novos campos de aplicação dessa abordagem.

Agora que temos raízes profundas e um tronco sólido, podemos desenvolver novos ramos. Assim é que, no livro recém-lançado, mostramos diferentes aplicações da RPG, num trabalho que conta cada vez mais com estudos e estende o uso do método para o tratamento de problemas como escolioses, incontinência urinária, disfunções  de movimentos oculares etc.

 

No mundo científico, qualquer que seja, nunca se pode considerar algo como definitivo. A Reeducação Postural Global vai continuar a progredir e a cumprir seu papel de melhorar a qualidade de vida  de quem sofre com dores e outras queixas do corpo. Só a dedicação e a formação do terapeuta podem conseguir o sucesso do tratamento.

 

* Philippe E. Souchard é fisioterapeuta e criador da Reeducação Postural Global (RPG)

 

Para ler na íntegra, acesse: https://saude.abril.com.br/coluna/com-a-palavra/a-evolucao-do-rpg-ha-40-anos-no-brasil/

 

***

 

Conheça o livro mencionado no artigo:

 

REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL
A tradição, o presente e o futuro
Organizadores: Diego SgammaOrazio MeliPaolo PillastriniPhilippe Emmanuel Souchard

A RPG – Reeducação Postural Global, que se difundiu a partir dos anos 1980 em vários países do mundo, já é conhecida em toda parte e atingiu uma maturidade científica que a coloca entre as terapias de reabilitação mais utilizadas e solicitadas por profissionais e pacientes. A eficácia do método é amplamente corroborada por inúmeros estudos na literatura internacional. Esta obra, que aprofunda sua aplicação prática, constitui um guia completo e abrangente. Cada um dos catorze capítulos aborda um aspecto específico do método, apresentando atualizações originais e detalhadas, apoiadas em extensa bibliografia de apoio. Ao longo dos capítulos, o leitor é levado a compreender as relações que o sistema motor é capaz de estabelecer para salvaguardar e garantir a preservação de suas funções. A leitura deste volume é uma valiosa contribuição tanto para os fisioterapeutas já formados em RPG que desejam aprofundar seus conhecimentos como para aqueles que pretendem se iniciar no método. Além disso, orientado por uma visão sistêmica global, o texto oferece aos profissionais interessados ou já praticantes de terapias manuais a possibilidade de enriquecer seus conhecimentos, graças à análise detalhada dos sistemas individuais envolvidos na organização do movimento e de suas relações.

 

 

 

Entre com seu e-mail para receber ofertas exclusivas do Grupo Summus!

    X